simplesmente delícia

3 de setembro de 2009

Poucas coisas são tão previsíveis quanto o biscoito de polvilho GLOBO das praias do Rio de Janeiro. Na realidade após uma investigação primorosa eu concluí que existe mesmo é uma confraria  secretissima de vendedores de biscoito GLOBO que se reúne periodicamente em local ainda não descoberto pelos não iniciados, para entoar um canto da chuva infalível ou para fazer uma simpatia para piorar o  já impossível transito da minha cidade. Apoiados por tecnologias avançadíssimas de comunicação, assim que a primeira gota de chuva cai ou os primeiros carros começam a desacelerar, eles surgem de todos os cantos com seus enormes sacos de biscoitos para fazer a alegria dos que esperam pacientemente o tempo passar.

Mas os biscoitos de polvilho têm surgido também nas mesas de um grande numero de restaurantes e nas prateleiras de supermercados, em embalagens caprichadas e sabores novos. Foi num dia desses em que minha preocupação maior era saber se ia à manicure ou se meu supermercado preferido já havia recebido o gengibre cristalizado para o bolo que eu queria fazer que me deparei com uma caixa linda de biscoitos de polvilho na prateleira. O que me chocou foi o preço: a caixinha linda tinha 90 gramas de biscoitos de polvilho, 10 ou 12 biscoitos, com um vago sabor de queijo a um preço totalmente não mencionavel. Quer dizer, eu tinha certeza que por aquele preço poderia fazer um caminhão de biscoitos. E claro, como não podia deixar de ser, sonhei com biscoitos de polvilho. Literalmente. Sonhei com os ingredientes e com a infinita possibilidade de sabores: queijo parmesão, queijo gorgonzola, orégano, tomilho, páprica, açafrão-da-terra. Esses biscoitos são super fáceis de fazer e ficam perfeitos servidos de aperitivo. E você ainda pode arrumá-los em alguma caixinha linda, envolta com um laço,  incluir uma etiqueta com a receita e dar de presente para alguem de quem voce realmente goste. Afinal coisa boa agente passa adiante não?

Essa receita faz uns 80 biscoitos, dependendo do tamanho

  • ingredientes

  • 500 gramas de polvilho azedo
  • 1 copo de leite
  • 1 copo de óleo canola
  • 1 copo de água
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de sal
  • 3 colheres de sobremesa de curry
  • ½ colher de sobremesa de pimenta caiena (opcional)
  • modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno 220 º C. Forre os tabuleiros com papel-manteiga ou com um silpat. Reserve (você vai precisar varias fornadas pois a receita é grande). Na vasilha da batedeira, ponha o polvilho azedo e o sal. Reserve.
  • 2. Numa panela pequena, ponha o leite e o óleo. Leve ao fogo médio mexendo de vez em quando até ferver. Quando ferver, ponha o curry e a pimenta caiena e misture até dissolver. Imediatamente entorne o liquido fervente no polvilho para escaldá-lo.
  • 3. Leve a batedeira e bata em velocidade baixa com a pá até misturar os ingredientes. Junte o ovo e a água aos poucos. Quando tiver incorporado toda a água, aumente a velocidade da batedeira e bata por mais 2 minutos. Pare a batedeira e ponha a massa em um saco de confeiteiro. Use um bico bem pequeno pois os biscoitos crescem muito!! E espaçe-os bem no tabuleiro. Asse por uns 20 minutos, checando sempre. Os biscoitos ficam ligeiramente dourados e bem secos.
  • Outra Boa Idéia: Biscoitos de Azeite

 

48 comentários

  1. Moira disse

    03 set 2009, 11:19 am

    Flávia,
    Esses biscoitos estão uma maravilha, apetece comer um atrás do outro. Agora vou fazer as perguntas da praxe, você sabe que do lado de cá tudo tem nomes diferentes. O que é óleo de canola? Posso usar de amendoim ou de girassol em substituição ? Se em vez de curry eu colocar queijo, que quantidade devo pôr?
    Beijos
    Moira

  2. flaviapantoja disse

    03 set 2009, 12:01 pm

    Oi Moira! O oleo de canola é o oleo de colza, segundo o Wikipedia..eheheh mas o oleo de girassol ou o de amendoin tambem servem ! Quanto ao queijo, eu fiz uma leva de biscoitos de polvilho com gorgonzola e usei 120 gramas de gorgonzola. Deixei o queijo amolecer fora da geladeira, passei pela peneira e dilui na agua para fazer um creme antes de por no polvilho escaldado. Ficou uma delicia!! acho que o parmezao seria mais ou menos a mesma coisa, so que ralaria bem fino e poria direto na massa. Um beijo!!

  3. Carine disse

    03 set 2009, 12:11 pm

    Flavia, O oleo de canola não dá gosto demais? E ótimo pra saúde mas eu acho o gosto dele muito forte… prefiro o girasol que é mais neutro.

  4. flaviapantoja disse

    03 set 2009, 12:20 pm

    Carine: jura que voce prefere o oleo de girassol?? Eu nao me encomodo nem um pouco com o de canola mas voce pode trocar aqui sem problemas!  O oleo de milho tambem deve ficar bom. Beijos!!

  5. AndreaDomingas disse

    03 set 2009, 3:34 pm

    Flávia,
    Há muito tempo copiei uma receita deste biscoito nem sei mais de onde, e só agora me dei conta que me esqueci! Horrível, já que sou fã dos Biscoitos Globo! Mas a boca enche dágua e o que fazer? Aqui eu só encontro o polvilho doce. Você saberia me dizer se daria certo se eu fize com este? Acha que resultaria no biscoito de polvilho doce do Globo? Este eu também adoro!
    Bjs

  6. Gina disse

    03 set 2009, 9:58 pm

    Flávia, quando você descreve os vendedores surgindo “do nada”, aí na minha cidade, fico lembrando dos engarrafamentos…
    Mas os biscoitos são realmente tentadores. Há algum tempo tenho vontade de fazê-los, até tenho uma receita e vou comparar com a sua, mas vou adiando… Nunca comi com sabores, mas é uma boa ideia!
    Bjs.

  7. Helena disse

    04 set 2009, 11:52 am

    Oba!!!! Meu filho de 1 ano adora biscoito de polvilho! Vou fazê-los e me sentir a mãe mais prendada do mundo por dar biscoito de polvilho caseiro para ele!!!

  8. flaviapantoja disse

    04 set 2009, 12:07 pm

    Helena: lembre de tirar a pimenta caiena e reduzir o curry pois essa versão é um pouco apimentada para teu filhote! Voce pode tambem usar queijo parmesão e as outras ervas secas (ver minha resposta para a Moira) . E forno bem quente!! Ficam uma delicia !! Um bj!

  9. Luciana Betenson disse

    04 set 2009, 8:07 pm

    Flá, amei aprender a receita deste biscoito que eu também adoro. Será que eu dou conta desta bisnaga de espremer biscoito?? Vamos ver :-)Um bj

  10. Claudia disse

    04 set 2009, 8:14 pm

    Flávia,

    De uma carioca para outra, eu nunca fiz mas sou uma fissurada. Será que dá para fazer a versão do Globo doce usando tua receita e tirando o curry e a pimenta e adicionando açúcar? É que a minha paixão sempre foi o Globo doce e eu sou uma rata de doces… Mas as crianças aqui preferem o Globo verde, salgado. E eu ainda estou com duas caixas de matte Leão em pó…

    Cara, sabe que eu sempre pensei nisso, que os vendedores do biscoito Globo deveriam ter uma rádio especial deles para informar o tempo e o trânsito no Rio. Eles não falham… Mas minha fissura eram os cones de amendoim torrado. Aiii! Dava tudo por um engarrafamento na avenida perimetral agora….

    C.

  11. flaviapantoja disse

    04 set 2009, 8:23 pm

    Claudia, não é incrivel como eles se multiplicam!! Deve ter a MAIOR organizaçao  por trás!!! :)

    Quanto ao biscoito doce, tambem é meu preferido mas ele é feito com o polvilho doce, enquanto o salgado é feito com o polvilho azedo. Mas se voce tentar usar o azedo e acrescentar açucar, me fala com ficou. Adoro experiencias!!

    Agora, eu vou descordar de voce quanto ao engarrafamento na perimetral…..:)

     

    Bjs e bom final de semana!

    Flavia

  12. flaviapantoja disse

    04 set 2009, 8:26 pm

    Lu, a massa é bem liquida; voce vai tirar de letra a bisnaga!! Bjs!!

  13. Canela disse

    06 set 2009, 7:59 am

    Olá Flavia
    Desconhecia esses biscoitos que parecem tão delicados.
    Tenho polvilho azedo em casa,vou experimentar…
    Bom domingo!

  14. mônica disse

    06 set 2009, 6:07 pm

    Adorei. Minha mãe fazia, mas os feitos com gordura são mais gostosos. Mas ficam deciliosos também com óleo. Queria descobrir como faz o biscoito cascudo. O meu marido, às vezes, os trazem de Belo Horizonte. Não consegui fazê-los ainda. Eles são bem duros e são meio marrons. Se souberem, por gentileza mande-me a receita. Um beijão!!!!

  15. Verônica disse

    07 set 2009, 12:31 am

    Adorei tudo! Quero fazer esses biscoitos, so que sem curry, e para minha filha levar para a escola, espero conseguir!
    Gostei de todas as receitas, vi todas e vou experimentar.

  16. Dani disse

    08 set 2009, 11:43 am

    Olá Flávia,

    A primeira vez q fui ao RJ um dos itens da minha lista era justamente comer o biscoito Globo… tão famoso era, então num dom de sol em plena praia de Copa avistei um vendedor e parecia uma louca fazendo sinal para ele vir…rs

    Gostei, apesar dos meus estarem levemente moles, mas matei as bichas.
    Nunca imaginei que fosse tão simples produzir em casa.

  17. flaviapantoja disse

    08 set 2009, 4:50 pm

    Oi Dani: o teu forno estava bem quente?? Porque da primeira vez q fiz, nao aqueci o forno o suficiente e ficaram moles. Mas com o forno a 220º ficaram perfeitos!! Bjs!

  18. Claudia disse

    11 set 2009, 7:18 am

    Flávia,

    descobri pelos links antigos da Neide para uns artigos sobre tapioca que o polvilho azedo é o ideal para os biscoitos de polvilho salgado e doce. O polvilho azedo é o polvilho fermentado que fica levemente azedo mas que deixa os biscoitos, sequilhos e o pão de queijo crocantes. O polvilho doce é a goma normal depois de seca e que não dá o mesmo efeito. O polvilho doce serve para outras finalidade, tipo broas, bolos e pães macios. O biscoito polvilho doce é feito com o polvilho azedo e açúcar.

    Abraços,

    C.

  19. flaviapantoja disse

    11 set 2009, 7:55 am

    Claudia: Obrigada pela pesquisa!! Estava mesmo com a informaçao errada! um bj e bom final de semana!

  20. Solange disse

    15 set 2009, 8:24 pm

    Oii
    Adorei a receita mas naum fiz ainda

  21. aurelia disse

    05 out 2009, 3:16 pm

    ol alguem conhece uma receita;;; biscoito de polvilho azedo que leva 20 óvos?
    e uma receita especial …..
    obrigada

  22. Karina Vale disse

    21 out 2009, 10:45 pm

    Oi,oi Flávia, tudo bem? Apesar de morar aqui em São Luís-MA e encontrarmos variados biscoitos de polvilhos eu mostrei essa receita pra minha mãe e ela ficou louca pra fazer(na verdade mostrei de propósito, pois não sou muito de cozinhar mas fiquei com água na boca)!!!! Bom, o que ela gostaria de saber é a quantidade de ml do copo. É o famoso copo americano?

    Abraços,
    Karina Vale.

  23. flaviapantoja disse

    22 out 2009, 9:16 am

    Oi Karina: sim, é o copo americano: 250ml. Para mais dicas de medidas, tem um post no blog: detalhes que fazem diferença.

    Um bj,
    Flavia

  24. Samanta disse

    23 nov 2009, 2:35 pm

    Flávia,

    Ontem fiz essa receita com queijo para o meu filho de 1 ano, que por sinal adorou, mas como eu tive que fazer biscoitos pequenos, rendeu muuuito!!! Fiquei um tempão asssando biscoito, então queria saber se você já congelou essa massa e como ficou, o que seria a solução para a minha pequena demanda. Obrigada!

  25. flaviapantoja disse

    23 nov 2009, 4:55 pm

    Oi Samanta: de fato a receita produz um monte de biscoitos! mas eu nunca experimentei congelar a massa portanto nao sei te dizer se funciona ou nao. O meu instinto acha que não funciona rsrsrsrs mas se voce testar, me conta como ficou! um bj, Flavia

  26. grazi disse

    26 nov 2009, 6:15 pm

    que delícia , deu vontade de pegar todos!!!!

  27. Oswaldo disse

    03 dez 2009, 5:05 pm

    Oi, tudo bem?

    Eu faço os biscoitos de polvilho e embalo para vender. Eu uso a gordura vegetal hidrogenada no lugar do óleo, para que o biscoito não fiquem com cheiro de “ranso” depois que ele já esta um tempo embalado. Já tentei substituir pela gordura animal, mas da o mesmo problema. Como a gordura hidrogenada é muito cara, eu gostaria de saber se vc pode me indicar outro produto para substitui-la, que tenha um custo menor e não deixe cheiro no biscoito… obrigado, abc, Oswaldo

  28. Daniele disse

    14 dez 2009, 10:10 am

    Ola vc poderia me falar oque é curry?

  29. flaviapantoja disse

    14 dez 2009, 3:27 pm

    Daniele,  Este condimento é feito à base de pó amarelo de açafrão-da-índia, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Voce encontra em vidros nos supermercados. Um abraço,Flavia

  30. geana disse

    25 jan 2010, 7:10 pm

    Um fiz e adorei muito gostoso

  31. Priscilla disse

    27 fev 2010, 4:18 pm

    Flávia, tentei fazer o biscoito mas nao deu certo, a massa ficou liquida demais, nao dava nem para fazer o formato. Coloquei mais polvilho para engrossar um pouco e conseguir fazer circulos, levei ao forno quente a 220º, cresceram, mas quando tirei do forno murcharam e ficaram molhe. Tem alguma receite de biscoito de polvilho doce? Abraços. Priscilla

  32. flaviapantoja disse

    27 fev 2010, 6:55 pm

    Priscilla: Como voce diz que a massa estava liquida demais, acho que deve ser um problema com o tamanho do copo medidor que voce usa. O copo que eu uso em todas as minhas receitas tem 250 ml (que é o padro americano). Fiz inclusive um post sobre isso pois aqui no Brasil nao tem um padrao estabelecido. O link é esse: http://www.simplesmentedelicia.com/?p=329

    Outro fator importante é o forno. Ele tem que estar pré-aquecido, e na temperatura certa: 220ºC. Se teu forno nao estiver bem calibrado, isso pode ser um problema nessa receita. Eu sempre acho que os fornos estao calibrados àbaixo da temperatura certa, mas o unico jeito de verificar isso é usando um termometro de forno e chamando um tecnicio. De qualquer forma, a massa liquida demais nao ia dar certo mesmo. Espero que isso te ajude e que voce nao desista da receita! Eu a faço sempre e nunca tive problemas!! Um  beijo!

     

  33. renato scharlau disse

    13 dez 2010, 3:56 pm

    Estes biscoitos devem ser uma delicia, gostaria de saber se dá para diminuir o curry, o quanto, e usar queijo,o quanto na receita, desde já obrigado.

  34. flaviapantoja disse

    13 dez 2010, 4:09 pm

    Renato, voce pode diminuir o quanto quizer o curry, ou omitir totalmente, fica a teu gosto. Eu nunca fiz com queijo portanto não posso te especificar quant precisaria. O melhor seria voce ir adicionando aos poucos até ficar do jeito que voce gosta. Um bj, Flavia

  35. lidi disse

    27 fev 2011, 3:51 pm

    ola, eu poderia substituir o polvilho azedo pelo doce?

  36. flaviapantoja disse

    27 fev 2011, 4:55 pm

    Lidi, me parece que sim, porem eu nunca usei. Um bj, Flavia 

  37. Clarice disse

    20 jun 2011, 11:15 am

    Flavia, vc unta a forma?
    Obrigada!!
    Ah!! E adoro o seu blog!!!!!

  38. flaviapantoja disse

    20 jun 2011, 12:25 pm

    Clarice, não unte a forma!!! Use papel manteiga ou silpat. Um bj, Flavia

  39. MARILENE CARVALHO disse

    25 nov 2011, 9:00 pm

    Eu faço os biscoitos de polvilho e embalo para vender. Eu uso o óleo de soja, acontece que está muito caro! E hoje me informaram que tem como substituir o óleo, por um pó ou alguma coisa do tipo. Gostaria de saber se vc pode me indicar outro produto para substitui-lo, que tenha um custo menor. Obrigada

  40. flaviapantoja disse

    26 nov 2011, 9:08 am

    Marilene, eu não sei te ajudar com essa questão… Um bj, Flavia

  41. Cibele disse

    13 dez 2011, 9:22 pm

    Oi Flavia!
    Você descreve na receita para forrar a forma e depois unta-la com manteiga e polvilhar farinha. Depois, quando a Clarisse pergunta se deve untar a forma você diz que não, mas usar papel manteiga ou silpat. O que devo fazer?
    Obrigada pela ajuda!
    Sou sua fã!!
    Bj

  42. flaviapantoja disse

    13 dez 2011, 11:33 pm

    Cibele, realmente existe um erro e eu não tinha visto. Use somente o papel manteiga ou o silpat. Um bj, Flavia

  43. Barbara disse

    01 jul 2012, 4:54 pm

    Precisa trocar o papel manteiga entre as fornadas?

  44. Thatiana Contador disse

    18 jan 2013, 10:52 pm

    Oi eu fiz essa receita e adoreiii são perfeitos. só fiquei na duvida da medida do copo. acabei usando o americano e coloquei mais dois dedos de agua pra fazer a segunda receita. e lendo os comentários aqui vc diz q utiliza sim o copo americano. A duvida é usar copo americano ou 250 ml de água..
    o copo americano que conheço não contem 250 ml de medida!
    mas a receita é maravilhosa

  45. Sandra Patrício disse

    29 mar 2013, 1:43 pm

    Olá Flávia, (sou portuguesa) e fiquei na duvida se esta receita é o que aqui chamamos “pão de queijo”. Fiz e adorei ;). Fiz duas “fornadas” e o resto congelei. Duvida: Numa fornada eles ficaram secos e estaladiços e cresceram uma brutalidade. Noutra ficaram mais parecidos com a tua fotografia, com a textura mto semelhante ao “pão de queijo”, mas mais macios que os anteriores.
    Qual dos dois é que deve ser? LOL

  46. flaviapantoja disse

    29 mar 2013, 6:21 pm

    Oi Sandra, eu não conheço o pao de queijo português mas o biscoito de polvilho é bem crocante e seco. Pela tua rapida descrição parece mais com a primeira versão pois o biscoito de polvilho não é nada macio… Um beijo! Flavia

  47. clide venturini disse

    24 nov 2013, 4:38 pm

    fes a reseita fico uma delisia so que cuando fico embalado por alguns dias fico com gosto de ransso como evitar isto

  48. flaviapantoja disse

    24 nov 2013, 7:27 pm

    Clide, nao tem como evitar o ranço pois é um produto natural, sem conservantes e preservantes. Os produtos industriais estão cheios de aditivos e isso permite que eles fiquem ‘bons’ mais tempo. Em produtos naturais, não tem jeito. Um abraço, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem