simplesmentedelicia.com logo

Conhecer o Brasil nunca foi tão delicioso

pasta

Você está pronto (a) para viajar por um Brasil inteiro de novos sabores sem precisar sair da sua casa? Não? Estão se prepare. Porque é exatamente nessa viagem que você vai embarcar ao chegar por aqui.

Esse é o primeiro de muitos artigos que vão tratar a culinária brasileira do jeito que ela merece: com todo cuidado e atenção. Aqui no blog, a gastronomia do nosso país será analisada ponto a ponto, em cada detalhe.

Vamos viajar por todas as regiões do Brasil para trazer histórias, ingredientes e receitas de cada cantinho dessa terra continental. Aliás, para “dar um gostinho”, você já ouviu falar nessas receitas típicas de cada região?

  • Cueca virada, do sul;
  • Fígado com jiló, do sudeste;
  • Mojica de pintado, do centro-oeste;
  • Caruru, do nordeste;
  • Maniçoba, do norte.

E aí, quantas delas você já conhece?

Nenhuma?

Não se preocupe. Logo, logo, vamos falar de cada uma dessas delícias por aqui.

Qual é o objetivo do blog?

Conectar pessoas através da paixão pela gastronomia brasileira.

Se essa pergunta tivesse que ser respondida em uma só frase, essa seria a melhor definição.

A principal marca da culinária do Brasil é a diversidade. Seja de ingredientes, de origem das receitas, de temperos utilizados pelos chefs profissionais e amadores, tudo aqui é muito diversificado.

O brasileiro é, antes de tudo, um ser criativo. Muito por conta das dificuldades que enfrenta, nosso povo precisa encontrar alternativas de fazer muito com pouco. E isso se reflete diariamente na mesa das famílias daqui.

Com esse blog, nossa intenção é unir os amantes dessa diversidade e compartilhar ensinamentos sobre as histórias e pratos típicos do norte ao sul.

O que você vai ver por aqui?

Nosso conteúdo será sempre baseado em três assuntos que consideramos ao mesmo tempo importantes e divertidos quando falamos de gastronomia brasileira. Veja:

História

A culinária do Brasil foi criada a partir de uma grande mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos. Desde a chegada dos portugueses, todas essas culturas começaram a se misturar e, com a gastronomia, aconteceu o mesmo.

Cada prato típico carrega consigo muita história, mesmo que hoje já não seja preparado como era feito há dezenas, centenas de anos atrás.

Do café ao açaí, da carne de gado à proteína de soja, esse passeio pela história dos ingredientes vai nos fazer conhecer causos e contos que também ajudam a contar as páginas dos mais de 500 anos de Brasil.

Fatos curiosos

Existem fatos sobre a culinária brasileira que você só fica sabendo quando se interessa de verdade pelo assunto.

Por exemplo:

  • Sabia que o pastel de feira tem origem na culinária japonesa?
  • Sabia que existem mais de 2 mil sinônimos para a palavra cachaça?
  • Sabia que dá para extrair palmito da mesma árvore que dá açaí?

Curioso, né? Eu também fiquei surpresa quando soube de tudo isso.

Aqui no blog, nós não teremos – pelo menos não ainda – o orçamento milionário de Somebody Feed Phil. Na série – imperdível, por sinal – Phil viaja pelo mundo descobrindo a gastronomia de cada canto. Mas, enquanto não estamos na Netflix, vamos buscar fazer essa viagem pelo Brasil sem sair de casa, pesquisando a fundo e contando com a ajuda de cada leitor.

Receitas tradicionais

É claro que o prato principal do blog serão as receitas. Mas não pense que nós vamos apenas copiar e colar ingredientes e modo de fazer das principais iguarias da gastronomia brasileira.

Nós queremos ir além.

Vamos buscar alternativas para os ingredientes mais difíceis de encontrar, maneiras novas de se cozinhar algo tradicional e, principalmente, contar com a ajuda dos leitores para trazer novidades para quem nos acompanha.

Como já dissemos, o Brasil é enorme. De norte a sul, as pessoas consomem o mesmo alimento de maneiras totalmente diferentes. O exemplo clássico é o açaí, que no norte pode ser servido com peixe e farinha, e no sul ganhou adição de açúcar e é tratado como sobremesa.

Sim, você vai encontrar receitas por aqui. Mas nunca serão “apenas” receitas. Elas sempre virão acompanhadas de um contexto, de algo que nos ajude a entender aquela comida e, mais do que isso, nos ajude a contar um pouquinho da história do Brasil.