simplesmente delícia

4 de maio de 2009

A tapenade é um desses condimentos que se encontra pronto em provavelmente muitos cantos do mundo. É uma pasta típica do sul da França, Toulon na Provence, à base de alcaparras (a palavra tapenade é derivada de tapeno, alcaparra no dialeto provençal), anchovas e azeitonas, triturados com azeite e suco de limão. È claro que existem mais variantes de tapenade hoje do que de pretendentes ao infeliz posto de candidatos aos BBB 36… Essa receita é adaptada do David Lebovitz e o figo adiciona um certo je-ne-sais-quoi delicioso alem de criar mais um adendum à um  textura já interessante. Mas de qualquer forma, é um desses pratos que não consigo imaginar comprar pronto. Só a lista de ingredientes das versões prontas me dá arrepios- alem de não entender como alguém se intimida em fazer algo que basicamente é só jogar no processador para a versão mais rápida!  A tapenade é normalmente feita num pilão, o que confere a ela uma textura mais grossa. Eu a fiz dessa vez no processador mesmo mas experimente fazer no pilão pois o produto final tem mais textura.

Use a tapenade no aperitivo com fatias de baguette torradas, ou com tomates-cerejas e aipo, mas também com peixes e aves grelhados ou, um clássico, com ovo cozido. Usa-se a tapenade também para incrementar uma sopa ou como condimento em sanduíches. Mantenha a tapenade na geladeira mas deixe-a voltar à temperatura ambiente antes de usar.

  

  • Para 1 copo de tapenade
  •  

  • ingredientes

  • ½ copo de figos secos, cortados
  • 1 copo de água
  • 1 copo de azeitonas sem caroço, e lavadas para retirar o gosto da salmoura
  • 1 ½ colher de sopa de suco de limão
  • 2 colheres de sobremesa de mostarda tipo Dijon
  • 1 dente de alho, pequeno e picado
  • ½ colher de sopa de alcaparras, lavadas
  • ½ colher de sobremesa de alecrim fresco (eu usei o seco, reduzindo um pouco a quantidade)
  • ½ copo de azeite extra-virgem, bem perfumado
  • Sal e pimenta a gosto
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Em uma panela pequena, cozinhe os figos na água, por 25 a 30 minutos ou até ficarem tenros. Eu adicionei mais um pouco de água no meio do cozimento. Escorra os figos, guardando o liquido, e reserve.
  • 2. No processador, ponha as azeitonas lavadas e sem caroço, o suco de limão, a mostarda, o alho picado, as alcaparras lavadas e escorridas, o alecrim e os figos. Triture por 1 ou 2 minutos. Cuidado para não triturar demais pois ainda vamos adicionar o azeite. Com uma espátula, limpe as laterais da vasilha para retirar algum resíduo de ingrediente e triture até incorporá-los.
  • 3. Adicione o azeite aos poucos, pelo tubo de alimentação do processador, e pare a maquina assim que a tapenade estiver na consistência certa. Eu acabei usando um pouco menos do que ½ copo de azeite e adicionei um pouco do liquido dos figos para diluir um pouco a tapenade. Tempere com sal e pimenta e ajuste o limão. Eu adicionei mais um pouquinho de limão.
  • 4. Se for fazer no pilão, primeiro bata as azeitonas com o alho, as alcaparras, a mostarda e o alecrim. Depois vá adicionando os figos até ficarem bem quebrados. E por fim adicione o suco de limão, o azeite pingando-o e sal e pimenta.

Outra boa idéia:    biscoito de azeite 

 

 

18 comentários

  1. Canela disse

    04 mai 2009, 1:46 pm

    Olá Flavia
    Nunca fiz tapenade com figo,nem consigo imaginar o sabor adocicado do figo com as alcaparras e azeitonas….
    Já guardei esta receitinha para a minha never endig roll….
    Bj

  2. Ana Paula Ribeiro disse

    11 mai 2009, 2:38 am

    Deve ser bem interessante. Mandei a indicação do blog com esta receita para alguns amigos que sei que aprovarão de imediato. Beijo!

  3. zezé disse

    16 mai 2009, 2:41 am

    Sabe que estou encantada com este blog? Não parei de olhar tudo e copiar algumas receitas. Agora já são 2h40m e não pude deixar de lhe mandar um agradecimento especial, por compartilhar suas pesquisas gastronômicas. Um abraço e pode saber que tem uma grande fã.

  4. thelma cristina disse

    15 jul 2009, 11:33 am

    Fantastica a receita, muito original - vou experimentar -
    Parabens pelo Blog.
    Abraços/Thelma Cristina

  5. Teresa disse

    31 jul 2009, 8:50 pm

    Procurava receita de Tapenade e achei seu site. Adorei e vou experimentar receitas. Flávia, v. é generosa.

  6. celmy quilelli disse

    11 fev 2010, 11:33 am

    Que bom achar a receita de tapenade com esta variação dos figos. Vou tentar hoje como aperitivo para um jantarzinho. Pena que não vi antes para tentar fazer um sorvete de tapenade que, em algum tempo, comi de enre-met num jantar delicioso. Será que dá para tentar?

  7. flaviapantoja disse

    12 fev 2010, 3:01 pm

    Celmy querida! Nunca vi mas certamente fiquei com a “pulga atras da orelha” ! Voce lembra se era um sorbet ( a base de agua) ou mais como um sorvete a base de creme?? Vou dar uma pesquisada ! Um bj, Flavia

  8. Fernando Rangel disse

    29 mar 2011, 11:05 am

    Flavia, parabéns pela sua receita de Tapenade e pelo seu site. Eu gosto muito de usar frutas secas nos meus pratos. Uma sugestão, que tenho certeza, vai ficar excelente; faça um Tapenade usando Tâmaras, usando um pouco de Vinho do Porto para amolecer(fazendo o mesmo processo do figo.Já existem no Brasil umas Tâmaras graúdas, macias e muito saborosas. Na finalização, adicione Macadamias triturads.
    Abraços,
    Fernando

  9. flaviapantoja disse

    29 mar 2011, 1:45 pm

    Oi Fernando, obrigada pelo elogio mas o credito dessa receita não é meu! De qualquer forma, é mesmo uma delicia. Tua ideia das tamaras deve ficar otima tambem. Eu até prefiro uma boa tamara a figo seco as vezes, e como voce disse, já encontramos algumas boas por aqui. Aque em casa, a tapenade sempre faz sucesso entre os amigos e eu acabo usando o resto (quando resta…) para molho de salada, para fazer sanduiche etc. Da proxima vez, vou seguir tua dica! Um bj!

  10. Estella disse

    05 nov 2011, 9:27 pm

    Flávia,adorei a receita do tapenade e eu só consegui descobrir ela porque minha filha ve o programa que se chama ICarly e,em um dos episódios a Carly vai conhecer um menino e ela trás um aperitivo que é o tapenade e desde então,ela não me para de me pedir pra fazer o tapenade.Eu fiz e foi o maior sucesso.

    Obrigada,adoro suas receitas.

    Beijos

  11. flaviapantoja disse

    05 nov 2011, 9:43 pm

    Que legal Estella! Não sabia que ICarly tambem era cultura culinaria!!! rsrsrsr Adorei! Bjss

  12. Sully Turon disse

    13 dez 2011, 8:09 pm

    Fiz o tapenade e o misturei num vitelo ( cozido durante 3 horas q desmanchava) e usei como recheio de um ravioli com molho de funghi(creme)….ficou fantástico!!! Obrigado pela receita.

  13. Vó Eli disse

    29 ago 2012, 7:59 am

    Experimentarei com certeza! Tem todo o que eu gosto!

  14. Eloisa Vidal Rosas disse

    09 nov 2012, 8:36 pm

    Oi Flávia, essa receita é simples e deliciosa, tem feito um sucesso tremendo! Você alguma vez experimentou adicionar aliche, como em algumas tapenades? Eu não tive coragem ainda… Um beijo, obrigada sempre!

  15. flaviapantoja disse

    10 nov 2012, 7:43 am

    Oi Eloisa, eu adoro anchovas e faço muito tapenade simples, a normal, só com alcaparras e anchovas. Mas nesse caso, não use os figos! Um bj, Flavia

  16. Alda Benguella disse

    08 fev 2013, 9:19 pm

    Amei essa receita de tanapede d figos -

  17. Hanna disse

    29 jan 2015, 6:27 pm

    Eu gosto muito.

  18. Marcia disse

    07 set 2016, 2:29 pm

    Eu fiz…divino!

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem