simplesmente delícia

30 de abril de 2009

Eu estou sempre à procura de doces com limão. Qualquer coisa serve desde que o limão seja muito presente, isto é, sabor pronunciando, límpido e sem duvidas. Nada de doces que não dizem-a-que-veem ou com aroma artificial. Ou então encharcados de leite condensado. Veja bem, não tenho nada contra leite condensado mas o excesso do produto mata quase totalmente o frescor do perfume do limão. Já nem discuto mais com minha querida irmã que deveria pedir perdão todos os dias aos Deuses dos Doces (cujo altar eu venero diariamente…) por fazer juras de amor àquela torta de limão com suspiro daquela loja cujo nome não consigo nem pronunciar. Torta de limão essa que de limão não tem nada. Bem talvez uma ou outra raspinha de limão perdida naquele monte de suspiro com gosto de isopor…

Bem mas agora que eu já denunciei a mãe de minha afilhada por atentado ao limão (não se preocupem pois estou cuidando para que minha afilhada e sobrinha não caia na tentação errada!!! ) vamos ao que interessa: um bolo clássico, cheio de sabor, fácil de fazer e totalmente viciante. Foi na revista Gourmet que a dita irmã trouxe para mim que achei essa receita. Alias são uma serie de 5 receitas que parecem promissoras, assim não se espantem se durante um tempo pelo menos, os ares do Simplesmente Delicia ficarem perfumados com meu querido limão…

Obs: Para sobremesas de uma forma geral, eu prefiro usar o limão Siciliano, ao inves do nosso limão verde. Acho o Siciliano mais perfumado e mais agradavel na lingua do que o nosso verde (dito Tahiti) . Mas essa receita pode ser feita com o limão verde tambem !

  •  ingredientes

  • 3 copos de farinha
  • 3 colheres de sobremesa de fermento em pó
  • ½ colher de sobremesa de sal
  • 3 colheres bem cheias de raspas de limão (cuidado para não ralar a parte branca da fruta)
  • 1 colher de sobremesa de baunilha
  • 200 gramas de manteiga sem sal, temperatura ambiente
  • 1 ½ copo de açúcar
  • 6 ovos
  • 1 copo de leite, temperatura ambiente
  • 2 copos de açúcar de confeiteiro
  • ½ copo de suco de limão
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma de 24 cms com laterais removíveis forrando o fundo com papel manteiga, untando de manteiga e polvilhando com farinha. Reserve.
  • 2. Numa vasilha, misture a farinha, o fermento e o sal e reserve.
  • 3. Numa outra vasilha ponha o açúcar e as raspas de limão. Com os dedos, esfregue bem as raspas ao açúcar para as raspas liberarem todo o seu perfume. Ponha esse açúcar perfumado na vasilha da batedeira, e junte a manteigae a baunilha. Bata em velocidade alta até formar um creme bem leve e clarinho, uns 3 a 4 minutos. Junte os ovos um por um, batendo bem entra cada um.
  • 4. Em velocidade baixa, adicione 1/3 dos secos e depois 1/3 do leite. Junte o restante dos secos e do leite, sempre terminando com os secos (farinha+fermento+sal). Páre a batedeira quando acabar de incorporar o ultimo 1/3 de farinha e entorne a massa na forma preparada. Leve ao forno por 45/50 minutos, ou quando uma faca sair limpa do centro do bolo. Ponha o bolo em cima de uma grelha e deixe esfriar 5 minutos.
  • 5. Enquanto isso, numa pequena vasilha, misture o açúcar de confeiteiro e o suco de limão. Mexa até diluir todo o açúcar.
  • 6. Assim que possível (mas com o bolo ainda quente), desenforme o bolo e ponha de volta na grelha. Ponha a grelha em cima de um papel manteiga ou outra superfície de fácil limpeza para simplificar na hora de limpar a calda que escorrer do bolo. Fure todo o bolo com um palito. Devagar, entorne a calda de limão em toda a superfície do bolo. Use um pincel de cozinha para passar a calda nas laterais também. À medida que for entornando a calda, deixe a calda entrar bem no bolo antes de pôr mais calda. Deixe o bolo descansar pelo menos 1 hora antes de partir. A calda vai formar uma crosta por fora e o bolo vai estar umedecido por dentro.

 

51 comentários

  1. Leticia disse

    30 abr 2009, 6:36 pm

    experimente deixar do bolo na forma depois de desemformado e prossiga da mesmo modo. Assim fica mais molhadinho. xoxo

  2. Paula disse

    01 mai 2009, 11:24 am

    Está de fazer água na boca, este bolinho!

    Parabéns pelo magnífico blog.

  3. anabela martins disse

    01 mai 2009, 12:46 pm

    Ola

    Vc menciona no preparao do bolo, juntar o leite, mas deve ter esquecido de por nos ingredientes a quantidade de leite a usar,o bolo tem um aspecto delicioso, vou mesmo faze-lo. um abraço anabela

  4. Flavia Pantoja disse

    01 mai 2009, 1:15 pm

    Anabela: Nossa, eu li e reli a receita um monte de vezes e não vi que tinha esquecido o leite !!! Já corrigi ! Obrigada por me chamar atençao!!
    Leticia: essa dica é boa ! Vou experimentar da proxima vez!

    Um bj,
    Flavia

  5. Sabine Coll disse

    01 mai 2009, 2:02 pm

    Hummmmmmmm, que delícia, Flávia, suas receitas só de olhar me faz engordar rsrsrsrs
    Vou tentar fazer essa loucura de bolo, adoro limão também!
    Bjs

  6. LuLu disse

    02 mai 2009, 5:39 am

    Oi Flavia,
    Eu me chamo Maria Luiza, mas pode me chamar de LuLu. Tive muito prazer em conhece-la e seu simplismente delicioso blog. Como pode perceber jà virei fan (meu teclado nao tem a maioria da acentuaçao da lingua portuguesa, entao nao repare nas adaptaçoes que faço) e tenho vindo constantemente aqui aprender com suas dicas e sorver a maneira agradabilissima com que voce as descreve.
    Hoje resolvi comentar, pois fiquei particularmente encantada com esse bolo de limao, que também adoro, pelo fato de que aqui na Sicilia, onde moro, o limao siciliano abunda de uma maneira tao grande e o ano todo que, mesmo criando milhares de idéias para aproveità-lo às vezes perco alguns, sabe? Como tenho um compromisso de fazer a minha parte para um mundo melhor, cultivo um principio de vida sagrado contra o desperdicio de maneira geral e principalmente de alimentos e, entao, procuro fazer malabarismos com sobras, cascas, sementes, talos e aproveito TUDO! Imagine a minha tristeza ao encontrar limoes murchinhos e inproveitaveis na minha cesta de frutas… Mas de agora em diante, parece que uma luz surgiu no meu caminho, pois além de ser uma formiguinha contumàs, meu doce preferido é de longe um BOLO bem feito e de preferencia molhadinho e depois dessa maravilha que voce nos ensinou, desperdicio de limao siciliano, aqui no meu humilde mundinho, nunca mais.
    Beijo grande.
    LuLu.

  7. anabela martins disse

    04 mai 2009, 1:40 pm

    Ola Flavia!

    Ja fiz o seu Bolo de limão, e ficou delicioso, aqui em casa toda a gente adorou, e como tenho limoeiro no quintal , tem sempre limao sobrando, entao agora ja tenho uma receita fantástica, mto obrigado por dividir a sua receita conosco, um abraço. anabela

  8. Flavia Pantoja disse

    04 mai 2009, 3:28 pm

    Anabela e Lulu !: experimentem usar seus limoes para fazer limoes em conserva. Os limoes partidos sao guardados em suco de limao e agua, com algumas especiarias tipo pimenta rosa, etc.Depois de preparados, eles precisam ficar guardados em portes esterilizaos e bem fechados por algum tempo (4 a 6 semanas) antes de serem usados mas é uma forma maravilhosa de usar os limoes que tiverem> Fica incrivel em saladas ! bjs

  9. Malu Ramos disse

    05 mai 2009, 6:23 pm

    Olá Flavia. este bolo, realmente, parece maravilhoso (próxima receita à preparar) mas, quero comentar dos bolinhos de couve flor. ficaram ótimos. muito obrigada pelas receitas deliciosas e mais uma vez, parabéns!
    beijos
    Malu

  10. Luciana Betenson disse

    17 jun 2009, 2:17 pm

    Flávia do céu… o que é isto… fiz o bolo e quase desmaiei de tão bom que é!! Socorro… da segunda vez que fiz o pessoal atacou de tão maneira que quase não tirei foto para o blog. Vou publica-lo em julho. Bjs!!

  11. MARGARET disse

    15 ago 2009, 7:12 pm

    Nossa já tinha tentado fazer d todos os jeitos…e essa sua receita e maravilhosa..
    O melhor é q vc explica tudo tão certinho..
    brigada,,agora acertei,,só da bolo d limão na minha casa
    bjs

  12. Viviane Diniz disse

    23 nov 2009, 10:31 am

    Fiz este bolo e adorei…

  13. Mariana disse

    14 dez 2009, 11:11 pm

    Nossa, esse bolo parece uma delícia, mas gostaria de saber uma coisinha: qual o copo que você usa? O americano ou aqueles maiores (de requeijão)?
    Obrigada e parabéns pelo blog!!!!

  14. Mariana disse

    14 dez 2009, 11:31 pm

    Olá, sou eu novamente!
    Como sou nova aqui (descobri seu blog hoje!), acabei de ler seu post falando sobre as medidas!!! :)
    Vou utilizar o peso: 140g de farinha e 200g de açucar, para cada copo!
    E PARABÈNS novamente pelo seu blog, ele é VICIANTE!!!

  15. flaviapantoja disse

    14 dez 2009, 11:52 pm

    OI Mariana: que bom que voce esta gostando do blog! Como voce viu no post que fiz sobre medidas, o copo que eu uso tem 250 ml. Tomara que voce goste desse bolo de limao! É bem simples de fazer e é um  dos meus preferidos!!! Um bj, Flavia

  16. lucia maria disse

    17 dez 2009, 12:14 pm

    É simplesmente D E L I C I O S OOOOOOOOOOOO!!! Fiz tudo como manda a receita e o resultado foi excelente. Não tem que tirar e nem acrescentar nada, absolutamente nada! Já divulguei a receita para as amigas e quem tem o prazer de degustar quando faço aqui em casa, não deixa de perguntar sobre a mesma.Parabéns Flávia! Um feliz natal!

  17. MARIA ÂNGELA disse

    10 fev 2010, 10:43 am

    FLÁVIA,
    BOM DIA. FIZ O BOLO E É SIMPLESMENTE DELICIOSO. EU TAMBÉM GOSTO DE SENTIR O SABOR DO LIMÃO. PARABÉNS PELA RECEITA DELICIOSAAAAAAAAAA. QUE DEUS A ABENÇÕE E ABENÇÕE AS SUAS MÃOS MARAVILHOSAS NA COZINHA. BEIJOSS

  18. Ana Gelada disse

    13 fev 2010, 12:54 pm

    Óis!
    Adoro limão: limonada, na salada, gelado, doce, aroma, e tudo o que possa imaginar.
    Em busca de novas receitas, passei pelo seu blog.
    E o que mais gostei de ver foi essa aversão pelo “Leite condensado”!
    Sabor tradicional é bem diferente!

  19. victoria maria de mello disse

    03 mai 2010, 2:04 am

    Flavia, Todas as suas receitas são divinas,pena você não aceitar encomendas.Parabéns,vc. é fora de série. Minha neta fica enlouquecida qdo.digo que vou tentar fazer uma receita sua.Suas mãos são de fada.Obrigada por ensinar coisas tão maravilhosas e bem detalhadas.Deus a proteja.Beijos Victoria Mello

  20. maria lucia disse

    20 jul 2010, 11:42 am

    Fiz este boloe é uma delíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicia. É um problema parar de comer fatias, fatias e mais fatias.
    Parabéns.

  21. valeria oliveira disse

    06 ago 2010, 7:22 pm

    Adorei, aliás amei de paixao…….
    Aqui em casa o meu filho Leandro só quer saber de comer
    este bolo maravilhoso na hora do lanche …..
    Parabens …muito obrigada

  22. Lorenna disse

    24 set 2010, 4:20 pm

    Flávia, a melhor coisa das suas receitas e, consequentemente do seu blog, é que quase tudo é acessível a todas as pessoas… Visito blogs onde só se usam ingredientes importados ou então uma colherzinha de nada de um ingrediente caríssimo que não compensa comprar. Parabéns mais uma vez.

  23. Marisa disse

    17 nov 2010, 1:45 pm

    Que delícia!!! estava a procura de uma receita de bolo de limão na net e vim ter a esta… Este bolo é, de facto, uma delícia! Estive a dar uma vista de olhos pelo resto do blog e de certeza que vou experimentar muitas destas receitas!

  24. DaniMoreno disse

    06 fev 2011, 9:25 pm

    oi Flávia!! Cheguei aqui pela tua receita do bolo de limão!! Acabei de fazer… ficou MA-RA-VI-LHO-SO!!!! Essa receita, com certeza agora faz parte do meu caderno!!
    Estou apaixonada pelo teu blog, pelas tuas receitas e pela forma como vc escreve!!! Parabéns!!!

    beijinhos

  25. Marcos disse

    11 mar 2011, 6:54 pm

    Flávia,

    Seu blog é um sucesso por um motivo simples: as suas receitas são isso tudo mesmo.

    Eu já fiz várias, cada uma melhor do que a outra. Hoje fiz esse bolo de limão… sensacional! Parabéns pelo texto, pelas fotos e pela boa vontade em compartilhar o seu conhecimento!

    Abraço!

  26. livia disse

    16 abr 2011, 1:07 pm

    A calda vai ao fogo?
    O bolo é maravilhoso! Aprovadíssimo aqui em casa

  27. Tânia disse

    21 jun 2011, 5:39 pm

    Flávia, vou fazer este bolo depois de amanhã e gostaria de confirmar, uma vez que sou portuguesa, se o limão a que se refere é o limão siciliano ou lima. A quantidade de raspa de limão são 3 colheres de sopa ou de sobremesa?
    Obrigada pelo esclarecimento

  28. flaviapantoja disse

    21 jun 2011, 10:07 pm

    Tania, o limão siciliano aqui no Brasil é o limão amarelo, comum na Europa. O nosso limao verde, é chamado tahiti, é a ‘lima’ de voces. E sim, são 3 colheres de sobremesa bem cheias. Um bj, Flavia

  29. Tânia disse

    22 jun 2011, 7:45 am

    Obrigada:)

  30. lucia disse

    27 set 2011, 12:28 pm

    ola, muito prazer! Uma sorte muito grande achar voce aqui, meu nome é lucia e faço bolo para vender aos pedaços, tudo muito simples, mas desde que me separei tem sido o “DOCE NOSSO DE CADA DIA”. Estou fazendo hoje o de limão, para variar o sabor, depois te conto como foi…muito agradecida por partilhar tão generosamente suas delícias culinárias…abraço.

  31. leonia disse

    07 out 2011, 2:25 pm

    como é feita a calda que coloca em cima do bolo.

  32. flaviapantoja disse

    07 out 2011, 2:34 pm

    Leonia, está explicado no Nº5 da receita. Um bj. 

  33. leonia disse

    07 out 2011, 3:10 pm

    e a quantidade do acucar e do limão para o recheio.
    me descupe pela duvida.
    beijos.

  34. flaviapantoja disse

    07 out 2011, 3:23 pm

    Leonia, está tudo especificado na receita. Os ingredientes da calda são os 2 ultimos da lista. Eu sempre ponho os ingredientes na ordem de uso. Entao voce vai ver que está tudo bem explicadinho. É sempre bom ler bem todas as receitas, e tambem ler o texto e os comentarios, pois muitas vezes as respostas estão todas ali. Um bj, Flavia

  35. Liliane disse

    21 out 2011, 6:34 pm

    Poss usar o limão taitir ? e qual a medida do copo ?

  36. flaviapantoja disse

    21 out 2011, 7:35 pm

    Liliane, o copo tem 250 ml, e sim, voce pode usar o limao tahiti. Um bj, Flavia

  37. José Emmanuel Fontes Pereira disse

    25 out 2011, 7:55 pm

    Olá, Flávia, embora silencioso, acompanho seu blog com constância. Pra vc ter uma idéia: o meu Rainha de Sabá, uma deliciosa calda de chocolate e a calda de maracujá saíram desse seu espaço saborosíssimo. Meus resultados apresento aos amigos, no face (José Emmanuel Fontes Pereira: seria muito legal encontrà-la por lá), dando os devidos créditos aos blogs que me apoiaram generosamente. Tudo isso para dizer que tenho uma dúvida: a colher de sobremesa. Tenho aqueles medidores com colher de sopa, chá etc… Procurei na internet um conversor e encontrei a seguinte relação: 01 colher de sobremesa equivale a 05 colheres de chá, mas estranho essa proporção. Vc poderia me socorrer? Abraço,

  38. flaviapantoja disse

    26 out 2011, 7:20 am

    José Emmanuel, a tua duvida é muito compreensiva. É dificil achar um padrão aqui no Brasil. Até a medida do copo é estranha: pode ser de ‘requeijão’, pode ser ‘americano’. Na culinaria, em termos de medidas, não existe a colher de sobremesa. Existe a colher de chá (5ml) e a colher de sopa (15ml). A colher de sobremesa ficaria entre as duas (10 ml), mas ela não é um padrão na cozinha. 

    O copo que eu uso, dito ‘americano’, tem 250 ml. Eu sei que muito copos vendidos aqui no Brasil como copos medidores tem 240 ml, mas acho essa diferença infima, entao continuo usando os copos americanos. De qualquer forma, a melhor forma de medir ainda é a boa e velha balança! Um bj! 

  39. José Emmanuel disse

    26 out 2011, 10:50 am

    Obrigado, Flávia, não mais estremecerei ao ver escrito as tais colheres de sobremesa. Rs. Bj,

  40. felícia zenobsky disse

    27 out 2011, 10:45 am

    Oi,Flávia! Cheguei ao teu blog por acaso e já está nos meus Favoritos,afinidade na hora pela paixão comum pelo limão,especialmente o siciliano e a “certa” reserva ao uso indiscriminado do leite condensado em qualquer tipo de doce…Ah,outra coisa que gostei muito é que tuas fotos parecem(e devem ser) reais,diferente de outros lugares,onde a foto não condiz com a receita,é só ilustativa e “enganativa…rs…
    Aos fatos: fiz o bolo de limão ontem,O MELHOR BOLO DE LIMÃO que já assei,(*(usei 4 limões sicilianos grandes)bateu facinho a minha receita que eu considerava ótima…ficou fofo,molhadinho,crostinha sequinha por fora e DELICIOSO !!!!!
    E como nem tudo são limões…rs…só achei chato as medidas em copos…sempre prefiro em mililitros e gramas…mas…vc está perdoadíssima….rs…

    Obrigada,Flávia,por compartilhar tuas receitas!
    Estarei sempre por aqui,viu?
    bjus
    felícia

  41. felícia disse

    21 dez 2011, 1:39 am

    Flávia,não retiro nada do que escreví no comentário anterior,só faço uma ressalva agora:fiz esta semana de novo o bolo de limão e quis experimentar só o bolo sem a calda…hummm,não foi legal,o bolo continua supermacio ,mas sem gosto de nada,como disse o marido
    ” igual bolo fofo de padaria…”…portanto,vale acrescentar que a calda é indispensável.
    bjus
    felícia

  42. Gabriel disse

    24 jan 2012, 7:08 pm

    Flávia, não sei se você irá ver esse comentário, porque o post é de 2009 e eu estou escrevendo nesse ano de 2012. Gostaria de dar uma sugestão de cobertura: uma caixinha de leite condensado com suco de três limões. Ao mexer, o leite condensado cria uma consistência bem firme (acho que o limão “azeda” o leite condensado), e essa textura fica otima pra por em cima do bolo. Talvez você já saiba disso.

  43. flaviapantoja disse

    24 jan 2012, 8:32 pm

    Oi Gabriel, eu leio todos os comentarios, nao importa de quando é o post! Obrigada pela dica! Eu não sou fã de leite condensado por isso uso com muita parcimônia… :) Mas esse uso do leite condensado é classico, sendo inclusive muito usado para recheio de tortas de limao. Um bj, Flavia 

  44. Regina Fernandes disse

    10 fev 2012, 7:01 pm

    Flávia,
    Eu sou simplesmente apaixonada por bolo de limão,tanto que no meu blog tenho alguns,rsrs.
    Essa receita é fantástica,amei!
    Seu blog também é espetacular,parabéns!
    Super bju. Re

  45. Marlene Canova disse

    22 fev 2012, 4:00 pm

    Olá, Flávia!
    Fiz na 2ª feira o bolo de limão. Ficou fantástico! Eu também adoro tudo o que é feito com limão, o azedinho faz uma grande diferença. Meses atrás, como tenho um pé de limão siciliano no quintal, fiz o limoncello, famoso licor italiano, cuja receita ganhei de uma senhora italiana. É ótimo! Acho que você deve já ter feito, mas se não tiver a receita, mando-a com prazer. O seu blog é tudo de bom! Abraços
    Marlene

  46. Roberta disse

    05 mar 2012, 10:33 am

    Oi Flávia, fiz seu bolo de limao e o sabor ficou maravilhoso, porém a massa ficou meio pesadona. O que será que eu fiz errado? Medi td direitinho, usando copo de 250 ml, bati bem a manteiga com o açucar….nao sei o q houve. Obrigada desde já, um abraço!

  47. flaviapantoja disse

    05 mar 2012, 11:37 am

    Roberta, a distancia, fica dificil dizer, mas verifique se o fermento em po´estava na validade. OUtra coisa, é depois que acrescentar a farinha, só mexer até incorpora-la. Se bate muita a massa depois que adiciona a farinha, a massa endurece, fica mais pesada. Bate-se bem a manteigacom o açucar e em seguida os ovos. Depois que acrescenta o leite e a farinha, bate-se bem pouco, só mesmo até não sobrar traças de farinha. E verifique que teu forno está bem calibrado. Um forno quente demais pode estragar o bolo tamebm. Espero que isso te ajude, um bj, Flavia

  48. Lúcia Helena Gomes disse

    19 mar 2012, 1:29 am

    Congratulações pela receita, fiz o bolo e realmente ficou maravilhoso, também não gosto de bolo muito açucarado, ficou bem equilibrado, simples e de grande efeito.
    Você só não disse qual a temperatura do forno no momento de assar.
    Obrigada por compartilhar.
    Abraços,
    Lúcia

  49. flaviapantoja disse

    19 mar 2012, 10:02 am

    Lucia Helena, que bom que voce gostou do bolo. A temperatura está indicada sim, na primeira linha da receita: pré-aqueça o forno a 180 graus. Um bj, Flavia

  50. Jorge Junior disse

    21 out 2013, 2:25 pm

    Olá Flávia, venho aqui para tirar uma dúvida recorrente. Você disse que a medida de copo americano é de 250ml, ok, concordo, mas farinha de trigo e açúcar têm densidades diferentes e obviamente apresentam pesos diferentes, quando a referência é o copo americano. Para uma pesagem mais precisa, o que você sugere? No caso dessa receita: 3 copos de farinha de trigo, equivale a quanto em gramas? e o Açúcar?

  51. flaviapantoja disse

    22 out 2013, 7:33 am

    Jorge, um copo de farinha de trigo são 140 gramas e um copo de açucar são 200 gramas. Dê uma olhada nos post que fiz sobre isso: http://www.simplesmentedelicia.com/?p=329

     

    um abraço, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem