simplesmente delícia

18 de abril de 2009

Uma das razões pela qual o inverno carioca é minha estação preferida é que temos a oportunidade de nos aventurar no mundo das sopas novamente. Pessoalmente não sou muito fã das sopas frias. Gosto mesmo daquelas sopas bem quentes, cheias de texturas e cores vibrantes, que por si só substituem uma refeição. Claro que acompanhadas de um pão quentinho, uma manteiga deliciosa e uma taça de vinho tinto! E foi nesses últimos dias, quando a temperatura por aqui deu um sinal de trégua ao calor, que tirei do armário minha adorada caçarola Le Creuset,  filha única-de-mãe-viúva, que guardo com tanto carinho para essas ocasiões.

 Essa sopa só pode ser feita com o arroz Arborio, pois somente ele é capaz de absorver uma grande quantidade de liquido sem perder a forma ou a textura. O Arborio quando cozinha também libera amylopectina, uma espécie de amido que permite aos grãos de ficarem aglomerados sem portanto ficarem gelatinosos ou melados. Procure servir a sopa imediatamente para o arroz estar no ponto certo ! Apesar de que, há quem diga que na calada da noite eu fui vista requentando essa sopa…

 Serve 4 pessoas

  •  
  • ingredientes

  • 3 dentes de alho
  • 2 abobrinhas médias
  • 1 colher de sopa, bem cheia, de tomilho seco (eu usei o tomilho fresco pois acho o perfume irresistível)
  • 1 lata de tomates pelados, inteiros
  • ½ copo de arroz Arborio
  • 300 gramas de cogumelos frescos, fatiados
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 3 a 4 copos de caldo de legumes
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Corte as abobrinhas em rodelas grossas de aproximadamente 2 cm e em seguida corte as rodelas em cubos. Reserve.
  • 2. Numa panela grande, aqueça o azeite e frite os dentes de alho picados e o tomilho. Quando o alho começar a ficar dourado, junte as abobrinhas. Deixe-as dourarem no alho, mexendo ocasionalmente. Quando estiverem douradas mas ainda firmes, junte os tomates em lata. Cozinhe por uns 10 minutos, mexendo com uma colher de pau para quebrar os tomates e liberar o suco que fica dentro. Acrescente 2 copos de caldo de legumes e deixe ferver em fogo médio.
  • 3. Adicione os champignons e o arroz Arborio. A partir daqui, ligue o cronometro: são 16 minutos. Vá acrescentando (ou não) mais caldo se necessário. Pessoalmente prefiro a sopa menos aguada, mas se gostar junte o resto do caldo. Ao fim dos 16 mns, o arroz deve estar al dente.  Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Sirva a sopa imediatamente, com queijo ralado à parte

 

9 comentários

  1. Susana B. disse

    18 abr 2009, 10:01 pm

    Que delícia! Fiquei com vontade de exerimentar. Adoro arroz na sopa. :D

  2. Joana disse

    19 abr 2009, 6:05 am

    também sou uma amante das sopinhas/caldos/creminhos, e prefiro, de longe, que sejam bem quentinhos! a sua ficou lindona.. =)

  3. Canela disse

    19 abr 2009, 8:34 pm

    Flavia
    Cores vibrantes mesmo!Adoro estas sopas reconfortantes,com tomate,arroz ou massa……
    Bj

  4. Maria G. disse

    22 abr 2009, 4:04 pm

    Adoooooooooooooooooooro abobrinha, cogumelos e sopas!!! Vou experimentar com certeza até pq parece ser de preparo rapido!
    Beijos

  5. claudia serrano disse

    23 abr 2009, 1:49 am

    se deixar secar mais um pouquinho vira um grande risoto :)
    quem sabe um dia eu ainda consigo ganhar minha homenagem?! :P
    bjzzz

  6. Maria G. disse

    11 mai 2009, 4:31 pm

    Eu fiz!!!!!! e foi tão rapido quanto planejado: piquei os legumes em tamanho maior ainda que os da foto e não somente ficou lindo o verde da abobrinha sobre o vermelho do tomate e o marronzinho do cogumelo de paris como ficou uma delicia! Dica: Flavia me confirmou que a lata de tomates pelados é inteira com molho e tudo,

    Beijos,
    Maria

  7. Eloiza disse

    05 mar 2013, 8:22 pm

    Acabei de fazer esta sopa para o jantar (sim, com este calor) e estou apaixonada! Que delícia!

  8. Raquel disse

    20 dez 2013, 11:46 am

    Fiz essa sopa, é simplismente deliciosa!!

  9. ehcdvyzbevf disse

    05 fev 2015, 2:48 pm

    LbUJtr ganhoqcdxfuz, [url=http://trlnswamygkb.com/]trlnswamygkb[/url], [link=http://dvmhftuwinqu.com/]dvmhftuwinqu[/link], http://nlbmrsmjwloz.com/

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem