simplesmente delícia

18 de novembro de 2008

Acabei de voltar de uma linda viagem mas minha cabeça continua nas nuvens… Mais precisamente em Houston, no Texas, onde morei por alguns anos. O estado do Texas foi primeiro colonizado pelos Espanhóis e depois passou para as mãos dos Mexicanos em 1821 quando este ganhou independência da Espanha. E em 1836, se tornou uma República independente, e permaneceu assim até 1845 quando se tornou o 28º Estado da União. Isso tudo para explicar a importância do México e dos mexicanos na culinária texana. A cozinha Tex-Mex, muito difundida no sudoeste dos Estados-Unidos é a união da cozinha texana com a influencia da cozinha mexicana. Ela inclui tacos, chili com carne, burrito, fajitas, quesadillas e a clássica sobremesa Três Leches.

Era de longe minha sobremesa preferida: um pão-de-ló levinho, encharcado de 3 tipos de leites diferentes e de rum (eu adoro alcool em sobremesas) , e coberto com creme chantilly. O coco ligeiramente tostado ajuda a realçar os perfumes e ainda dá um leve crocante junto ao chantilly. Não tem erro.

Eu recentemente  tirei essa receita do fundo do meu baú de lembranças e tem sido uma constante delicia revivê-la. Cada pedacinho me transporta a algum lugar do passado, um “q” de Madeleine…

  • ingredientes

  • 6 ovos
  • 1 copo de açúcar
  • 1 copo de farinha
  • 1 lata de leite condensado
  • 2/3 copo de leite evaporado (se não encontrar substitua por 1/3 de copo de creme de leite fresco + 1/3 de copo de leite desnatado)
  • ½ copo de leite de coco
  • 1 ou 2 colheres sopa de rum (eu gosto com 2!)
  • 1 copo de coco ralado seco, ligeiramente tostado
  • 1 ½ copo de creme de leite fresco, bem gelado
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • modo de preparo

  • 1. Pré-aquecer o forno a 180º C. Untar um pirex de 24 cm x 32 cm (aprox) com manteiga e reservar. Separar as gemas das claras.
  • 2. Na vasilha da batedeira, pôr as gemas e o açúcar. Bater em velocidade alta por aproximadamente 5 minutos, até formar um creme amarelo bem claro. Parar a batedeira e reservar. Bater as claras em neve firme mas não deixe bater demais. Elas não devem ressecar e ficarem duras.
  • 3. Com muito cuidado, misture as claras ao creme de gemas. Tente fazer isso com uma espátula o mais rapidamente possível para a massa não perder volume.
  • 4. Em outra vasilha, misture a farinha com um garfo para aerá-la. Polvilhe a farinha em cima da mistura de gemas e claras e de novo, rapidamente misture nas claras até incorporá-la. Cuidado para não manipular o creme demais: pare assim que não houver mais sinal de farinha.
  • 5. Despeje o creme no pirex e leve ao forno por 30/35 minutos ou até o bolo começar a se desprender das laterais do pirex. Tire do forno e imediatamente fure o bolo todo com um palito. Deixe esfriar 15 minutos.
  • 6. Enquanto o bolo esfria, misture numa vasilha o leite condensado, o leite de coco, o leite evaporado (OU  creme de leite + leite desnatado), e o rum. Despeje tudo bem devagarzinho sobre o bolo tomando cuidado para molhar toda a superfície. Deixe esfriar mais 45 minutos, cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por pelo menos 6 horas (eu costumo fazer de véspera)
  • 7. Numa pequena frigideira antiaderente, toste o coco ralado em fogo baixo. Não descuide da frigideira, pois o coco queima muito rápido. Assim que estiver levemente dourado, retire do fogo e reserve numa vasilha (isso pode ser feito de véspera também)
  • 8. Na vasilha da batedeira, ponha o creme de leite fresco e o açúcar. Bata o creme em chantilly (cuidado para não bater demais pois vira manteiga) . Sirva o bolo com o chantilly por cima salpicado de coco tostado.

 

12 comentários

  1. claudia disse

    19 nov 2008, 12:00 am

    aaaaaaaaaaaaaaaaagora sim está mais fácil :)
    mas lá vem vc de novo com esse leite evaporado! :P
    vc faz com qual? tem onde achar o evaporado ou evaporou? :))))

    só achei os medidores na spicy, vc sabe de algum outro lugar mais barato?

    vou tentar fazer esta receita semana q vem, depois te conto rsssss

    bjz

  2. Flavia -Simplesmente Delicia disse

    19 nov 2008, 9:17 am

    Claudia: eu nao tenho encontrado leite evaporado (acho que nao estao mais fabricando) entao tenho feito da outra forma e fica 100%.
    quanto aos copos medidores, tenta em outras lojas como JJ Rodrigues, e até mesmo Loja Americanas. Eu ja vi inclusive no Hortifruti !! bjs

  3. Ana Paula disse

    19 nov 2008, 4:12 pm

    Não tem jeito! è doce atrás de doce….
    Acho que ninguém come nada salgado na sua casa, não é? hehehehe

  4. claudia disse

    20 nov 2008, 12:39 am

    nao adianta, ela insiste em adoçar as nossas vidas :)

  5. Phyllis disse

    17 dez 2008, 11:49 pm

    Eu sou norte-americana que mora aqui no Brasil. Eu liguei para a Nestlé, que antigamente produzia leite evaporado, mas não produzem mais!
    Então, eu uso leite A. Não é a mesma coisa, mas chega perto.

  6. florinda disse

    14 jan 2009, 1:29 pm

    oi meu nome é florinda…
    gostaria de obter uma receita de bolo tres leite q vai leite ninho em pó na receita..
    comi em um aniverssario mas a pessoa q fez nao da a receita pq disse q é muito antiga,mas sei q a origem dessa receita é de São paulo agradeceria muito pla receita s conseguirem..
    desculpe-me pelo encomodo..
    e obrigada desde ja

  7. Luciana disse

    17 jun 2011, 3:32 pm

    Essa receita é muito boa mesmo, super facil de fazer e muito rápida, Adorei….

  8. Ana S. disse

    09 fev 2012, 11:07 am

    Moro nos EUA e aqui nao se encontra creme de leite tao facil. Entao comprei apenas o leite evaporado e o leite condesado. Dai eu lembrei que minha batedeira nao estava comigo. Fiz o bolo a mao mesmo! O bolo ficou maravilhoso! Coloquei coco ralado na mistura dos dois leites e choguei por cima do bolo que sugou todo o liquido. Tambem usei 5 ovos em vez de 6 e 1tsp (1 colher de sopa de fermento). Super macio! Na proxima vez colocarei tambem uma colher de sobremesa (1tsp) de essencia de baunilha para dar um gostinho diferente.

    * E para quem nao tem leite evaporado, mas tem o creme de leite e o leite condesado pode-se usar o creme que coloca no café. No Brasil tem um “leite” de caixinha que é metada creme e metade leite (para café). Esse é bem parecido com o leite evaporado. Coloque o liquido aos poucos para que o bolo não fique sobrecarregado. O meu bolo coloquei apenas uma lata de leite condesado e a mesma medida de leite evaporado e isso ja era o suficiente para que o bolo ficasse beeemmm molhado. Amei!

  9. flaviapantoja disse

    09 fev 2012, 12:22 pm

    Oi Ana, o creme de leite que eu uso qui no Brasil é o whipping cream ( não o produto tipo ‘chantilly’) nos Estados Unidos. Um bj, Flavia

  10. SILVANA disse

    23 fev 2012, 6:31 pm

    peguei a receita e todos que comem adoram,ta fazendo o maior sucesso,quando tiver outras da mesma qualidade, é só mandar.beijão.

  11. Nena disse

    07 out 2016, 12:23 pm

    Oi Flavia.

    A tua medida de “copo” corresponde a quantos ml?

    Beijo

  12. flaviapantoja disse

    07 out 2016, 6:33 pm

    Nena, o copo tem 250 ml. Um bj, Flavia 

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem