simplesmente delícia

27 de fevereiro de 2013

  • Acho que já mencionei por aqui antes que as vezes as coisas mais obvias são as menos evidentes. Esse bolinho de abobrinha por exemplo, faz parte do cardápio de sempre aqui em casa e talvez por isso não tenha pensado em postar a receita por aqui. É tão simples, tão fácil de preparar, que passou despercebido no crivo que me implementei de receitas para o blog. Mas outro dia postei no Facebook uma foto de um prato aonde esse bolinho tinha um papel coadjuvante, e qual não foi minha surpresa quando a invés de curtirem o molho de gorgonzola, verdadeira estrela da foto, os olhos dos amigos que fazem partem essa comunidade só enxergavam o dito bolinho.
  • Então aqui vai a receita, perene favorita aqui em casa. Experimente também fazê-los com cenoura (cozinhando-as previamente no vapor) e usar outras ervas frescas (manjericão fica uma delicia). Você também pode grelhar os bolinhos para reduzir o aporte calórico.
  • Essa receita faz aproximadamente 7 bolinhos.
  • ingredientes

  • 2 abobrinhas medias (4 copos de abobrinha ralada grosso)
  • 2 boas pitadas de sal
  • 1/3 copo de cebolinha picada
  • ½ copo de salsinha picada
  • ½ copo de farinha de trigo
  • ¼ copo de leite
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • modo de preparo

  • 1.       Rale as abobrinhas no ralo grosso. Ponha-as num escorredor e salpique o sal por cima. Mexa com cuidado e deixe repousar por no mínimo uma hora. Isso é muito importante para retirar toda a agua da abobrinha. Ponha uma vasilha em baixo do escorredor.
  • 2.       Quando estiver pronta para usa-las, aperte ligeiramente as abobrinhas entre as mãos para acabar de retirar toda a agua. Ponha-as numa vasilha media com o resto dos ingredientes (menos o azeite). Mexa bem, com cuidado.
  • 3.       Esquente o azeite numa frigideira antiaderente. Usando uma pequena concha, ponha um pouco do creme de abobrinhas no azeite quente. Doure de um lado, antes de virar o bolinho para dourar o outro lado. Cada lado leva uns dois minutos. Retire com uma espátula e ponha em cima de papel absorvente enquanto doura os outros bolinhos.  Sirva puro ou com molho de iogurte.

Outra Boa ideia: Vagens e Abobrinhas com Molho Verde

 

11 comentários

  1. CLAUDIA SIMONI disse

    28 fev 2013, 11:22 am

    Delícia Flávia!!!Vou testar bj

  2. Flávia disse

    01 mar 2013, 5:46 pm

    Já estou pensando em comer esses bolinhos como “hamburger” vegetariano no meio de um pão francês fresquinho, com coalhada seca temperada com raspa de limão, zaatar e azeite, e um tomatinhos cerejas…. Será que fica bom???

  3. flaviapantoja disse

    01 mar 2013, 6:26 pm

    Excelente ideia Flávia! Um beijo! 

  4. Léia disse

    01 mar 2013, 11:17 pm

    Oi Flavia, parecem deliciosos.Beijos querida.

  5. Patricia disse

    05 mar 2013, 12:52 pm

    Como eu poderia fazer essa receita sem fritura! Será que ficaria bom no forno ou em um Grill tipo George Foreman?!

  6. flaviapantoja disse

    05 mar 2013, 1:12 pm

    Patricia, como está indicado no texto, voce pode grelhar os bolinhos. Porem eles nao podem ser assados. Um bj, Flavia

  7. marcia avila disse

    05 mar 2013, 9:17 pm

    Olá, Flávia!! Acabei de fazer os bolinhos de janta… Hummm, que delícia. Até meu marido, que é super exigente com abobrinha, para não dizer chato, amou! A partir de agora, fará parte do menu habitual da família. Beijo, Márcia.

  8. suzana libardi disse

    07 mar 2013, 3:56 pm

    Flavia, obrigada pela receita!
    fiz os bolinhos pro almoço de hoje. Adorei.
    Divide em duas porções: numa dela temperei como vc indicou e em outra fiz pequenas mudanças. Adicionei pimenta calabresa e, na hora de fritar, botei um pouquinho de queijo minas curado (p nao soltar água) no meio. Ficou lindo o bolinho recheado.

  9. Isabela disse

    03 mai 2013, 7:48 pm

    Flavinha, o sucesso foi tal que estou convocada a fazer os bolinhos para o almoço do Dia das Mães - que vai ser para 15 pessoas. rsrs Delícia!

  10. flaviapantoja disse

    03 mai 2013, 8:27 pm

    Isabela, MUITA abobrinha!! :) beijos querida!

  11. Mari disse

    10 jun 2013, 9:33 pm

    Flávia,
    Parabéns pela receita! Fiz como você descreveu e adicionei um pouquinho de queijo grana padano ralado. Ficou demais!

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem