simplesmente delícia

17 de outubro de 2011

  • É olhando um prato desses que realizo a importância da sedução na comida, nas cores e texturas daquilo que servimos. Até aqueles que não gostam de manga - sim, vocês sabem quem são - não vão poder negar a atração entre essa fruta e o tomate. E por cima ainda se derrama a cebola roxa, que cria uma textura conflitante, tão perfeita e o manjericão, com seu indomitavel perfume e colorido. Eu poderia criar varias desculpas mas a verdade é que essa salada é perfeita para mim. As cores, os contrastes de texturas e perfumes são altamente sedutores. É assim que eu entendo quando falamos em ‘comer com os olhos’… Pensando bem, é uma salada muito sexy. Perfumada, interessante, surpreendente, e simples.  Depois de um prato como esse, só uma sobremesa de chocolate com alguma calda indecente e eu sou uma pessoa feliz, feliz.

  • E sim, acho que comida tem que ser bonita, colorida, interessante. Pessoalmente, não gosto de enfeitar pratos: um morango partido ao lado do bolo de chocolate, um ramo de salsinha em cima do arroz, etc. não tornam, pelo menos para mim, o prato mais interessante. Acho que a comida deve falar por si própria- se a comida for bonita, não precisa de enfeites desnecessários.  Prefiro arrumar meus pratos apenas com algum produto que, de fato, foi usado na receita ou que agregue real valor à comida.

  • Se você não conhece a flor de sal, essa salada é um excelente motivo para sair comprar sua primeira caixinha. A flor de sal é um luxo, um requinte, e hoje em dia indispensável aqui em casa. Ela é usada sempre como acabamento (e não para salgar a comida enquanto cozinha) por isso, apesar da caixa de flor de sal ser mais cara (ok, bem mais cara), ela rende muito. Nessa salada esse sal serve para criar outra dimensão. O sal vai potencializar os sabores e fazer com que tudo se harmonize. Eu trouxe alguns tipos de Flor de Sal temperados de viagem, que a filha adora salpicar por aí e uso muito também em cima de sobremesas de chocolate e caramelo. Experimente por um pedaço de chocolate meio amargo em um pedaço de pão, levar ao forno alguns minutos e em seguida salpicar alguns grãos de flor de sal em cima. Você vai ver o que é viajar para outra galáxia.

  • Eu tinha calculado que essa salada serviria umas três pessoas. Logico, teriam que ser três pessoas normais, razoáveis, e isso obviamente não me inclui, pois comi a salada toda sozinha.
  • ingredientes

  • 1 manga grande, madura porem ainda firme
  • 4 tomates bem maduros (é o único ‘segredo dessa salada: MADUROS)
  • ½ cebola roxa
  • 4 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
  • 6 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • Manjericão fresco
  • Azeite
  • Flor de sal
  • modo de preparo

  • 1.       Corte a cebola roxa em fatias bem finas, ponha numa vasilha media e regue com 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto. Salpique uma boa pitada de sal e deixe as cebolas amolecerem 10 minutos.
  • 2.       Enquanto isso, Descasque a manga e corte-a em fatias. Reserve. Parta os tomates ao meio, retire as sementes, e corte em fatias ou pedaços. Em um prato de servir, arrume os tomates e a manga partida. Disponha as cebolas por cimas e salpique o todo com o manjericão fresco
  • 3.       Numa vasilha pequena, misture bem as 2 colheres restantes de vinagre de vinho tinto com o azeite. Mexa bem e regue a salada, ou sirva a parte. Salpique um pouco de flor de sal. Sirva imediatamente.
Outras Boas Idéias:  Salada de Repolho com Maçã e Molho de Curry e Salada de Laranjas e Beterraba

 

15 comentários

  1. Lylia disse

    17 out 2011, 12:50 pm

    Você tem razão, Flávia. A sedução na comida é muito importante. Essa salada ficou muito sedutora!
    Bj,
    Lylia

  2. Flavia disse

    17 out 2011, 9:37 pm

    Que coisa mais lnda!

  3. meire disse

    18 out 2011, 2:17 pm

    Uauu, que visual maravilhoso!Flavia, vc tem alguma receita legal que inclua hortela?
    bjs

  4. Cristina disse

    18 out 2011, 9:21 pm

    Se alguém me contasse, eu duvidaria…mas olhando para essa salada,com esse visual…fui conquistada!!

  5. Helena disse

    19 out 2011, 10:08 am

    Olá Flávia
    Pertenço ao grupo dos que se deixam seduzir e afirmo que essa salada ficou maravilhosa.Fiquei curiosa quanto ao sabor, vou experimentar :)
    Beijo

  6. Laura disse

    19 out 2011, 7:41 pm

    Fazia tempo que eu não via uma salada tão fresquinha e colorida. Vou querer fazer!

  7. Maria Guimarães disse

    21 out 2011, 11:24 am

    Sou do grupo que não gosta de fruta na comida salgada. Mas a flechada foi certeira e meu coração se abriu :)))
    Bjsss
    Maria

  8. Helena disse

    21 out 2011, 10:46 pm

    Flávia, dessa vez vou deixar uma pergunta para vc: por que não se atreve a fazer um curso de um dia, com inscrição e pagamento (claro) para os privilegiados daqui do RJ (rs) se entrosarem, conhecerem vc e seu trabalho e ainda jantarem ou almoçarem com todo o protocolo que uma boa refeição merece (entrada, principal, sobremesa)? Eu adoraria dar esse crédito a vc e não às chefs tão badaladinhas de hoje em dia… fica a ideia.

  9. Juliana Campelo disse

    22 out 2011, 8:47 pm

    Nossa! amo tomates e amo manga. Ganhei de uma amiga um pouco de flor de sal, mas ainda não usei. Essa vai ser a primeira receita com ela!
    Adorei seu blog!Parabéns!
    =)

  10. Falou, Tchau! disse

    24 out 2011, 9:52 pm

    Nossa, ficou linda esta salada! Nunca vi desta flor de sal! Tem o gosto marcante, como um manjericão? Vou procurar por aqui em BH pra comprar e experimentar!

  11. Falou, Tchau! disse

    24 out 2011, 9:55 pm

    Ahhh na primeira vez que eu vi pensei que o manjericão fosse flor de sal. Eu não conheço flor de sal! O que é e onde encontro?

  12. Susana Almeida disse

    18 nov 2011, 6:41 am

    Uma mistura de sabores surpreendente! Adoro!

  13. Simone disse

    09 mar 2012, 9:15 pm

    Como pode alguém não gostar de mangas? Adorei a receita, vou tentar (re)produzir essa saladinha aqui em casa!

  14. vanessa santiago disse

    17 fev 2015, 11:00 am

    Amei!Linda salada cores maravilhosas vou fazer hoje…Espero que marido e filha gostem rsrs!!!!

  15. Beth Salgueiro disse

    21 jun 2016, 3:11 pm

    ah, que salada perfeita…
    impressionante como a manga se entrosa tão bem com legumes nas saladas.
    vou fazer agorinha mesmo.
    tenho todos os ingredientes aqui.
    valeu, querida!

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem