simplesmente delícia

4 de abril de 2011

  • Para a maioria das pessoas uma salada constitui-se de um monte de folhas verdes, salpicadas aqui e ali de uma rodela de tomate e algum outro ingrediente, servidos no inicio da refeição. Mas em algumas regiões desse nosso planeta terra, como o sul da Europa, o norte da África e algumas partes do Oriente Médio, algumas saladas não possuem nenhuma folha verde sequer: tabule, caprese, saldas de frutos do mar, etc.
  • O momento de servir a salada também pode variar. Aqui no Brasil mais freqüentemente servimos as saladas no inicio da refeição mas na França, ela é servida no final, para limpar o paladar antes de servir os queijos e a sobremesa. E muitas vezes, saladas são uma refeição completa (o nome salada é derivado de sale, do latim para sal). Esse tipo é de longe meu preferido. Adoro saladas consistentes, com texturas e sabores diferentes. E a melhor parte é que ao contrario dos doces, saladas não são uma ciência exata: se você puser um tomate a mais, não vai fazer muita diferença. É mais uma questão de achar o balanço entre os ingredientes (textura, sabor, etc.) e entre o sal, o acido (suco de limão, vinagre) e algum tipo de gordura (azeite, óleo, iogurte, maionese, creme de leite, etc.
  • Nessa salada aqui, os verdes frescos são contrastados com as ameixas mornas, assim como o doce da fruta é realçado com a pimenta caiena e o alho. È essa a justaposição que faz dessa salada um prato tão simples e tão interessante, e profundamente sensual.
  •  
  • ingredientes

  • 2 ameixas maduras mas ainda firmes
  • 1 a 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 dente e alho
  • 1 colher de chá de mel
  • 1 colher de sopa de água
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • Sal, pimenta do reino e pimenta Caiena
  • 1 ou 2 molhos de rúcula
  • modo de preparo

  • 1. Lave bem as rúculas e seque-as. Reserve.
  • 2. Corte as ameixas em quatro, retirando os caroços. Reserve as ameixas.
  • 3. Numa frigideira pequena/media, esquente 1 colher de azeite e refogue o dente de alho bem picado. Quando o alho começar a ficar levemente dourado, adicione as ameixas e refogue-as por uns 3 a 5 minutos (o tempo exato vai depender do frescor das frutas) mexendo sempre a frigideira.
  • 4. As frutas têm que estar ainda levemente crocantes; uma faca tem que entrar com alguma resistência mas ameixas. Adicione então o mel, a água, sal, pimenta do reino e pimenta caiena. Mexa rápido e por fim inclua o vinagre balsâmico. Retire a frigideira do fogo e deixe amornar um pouco.
  • 5. Junte então mais 1 ou 2 colheres de azeite às ameixas. Ponha as folhas de rúcula num prato e arrume as ameixas com o molho em cima. Sirva imediatamente.

Outras Boas Idéias: Salada de Rucula com Melancia e Queijo Feta e Salada de Abacate com Pesto e Rucula 

 

14 comentários

  1. marina mott disse

    04 abr 2011, 5:19 pm

    Nossa que coisa boa!! Excelente dica!! beijo!

  2. Beta disse

    04 abr 2011, 7:26 pm

    Adoro saladas, das mais simples as mais sofisticadas. Sempre que quero uma diferente passo por aqui, essa é mais uma que vai para lista! bjs

  3. Carla disse

    05 abr 2011, 9:04 am

    Procuro sempre ter um pratão de salada para acompanhar a refeição, mas no Verão não é preciso muito para de acompanhamento passarem a verdadeiras refeições. Adoro experimentar misturas de sabores e texturas e gostei imenso desta sugestão.
    Beijinhos

  4. Muryel Fernandes Santana disse

    07 abr 2011, 12:56 pm

    Amei o seu blog.. cheio de receitas super criativas e deliciosas, relmente é de babar!! rsrs
    espero que continue com esse trabalho lindo por muito tempo ainda!!

  5. dida disse

    10 abr 2011, 7:01 pm

    PS: linkei o “simplesmente delícia” no meu blog, espero que não se importe! =)

  6. Dani Corrêa disse

    13 abr 2011, 1:21 pm

    Flaviaaaa, sumiu!
    Só pode estar viajando… Haha, brincadeira!
    Quando você some por uns dias assim é até bom, porque quando volta, vem com cada receita de cair o queixo!
    Bjs da fã, Dani Corrêa/Sampa.

  7. flaviapantoja disse

    13 abr 2011, 10:11 pm

    Oi Dani! Eu infelizmente nao estou viajando dessa vez mas estou totalmente sem tempo para postar nada novo aqui! Mas adorei voce ter me deixado esse bilhete carinhoso… Eu tenho posto algumas coisas na pagina do Facebook, entao se voce estiver conectada ali, me adicione que tenho sempre alguma novidade rolando por lá! O nome é Flavia Pantoja (Simplesmente Delicia). Um bj e obrigada pelo carinho

  8. Mónica Pinto disse

    14 abr 2011, 6:17 pm

    Ando a revisitar outras cozinhas e parei aqui ao ver a receita acima descrita. Achei-a fabulosa. Simples mas com um aspecto super saboroso. A experimentar.
    Beijinhos

  9. Carol disse

    15 abr 2011, 11:37 pm

    Flávinha, quanto tempo não passo por aqui! Ai, minha vida mudou tanto, agora estou voltando as raízes culinárias e relembrando velhos amigos! Saudades de suas fotos apetitosas e as receitas incríveis! Quando puder vá me visitar na casa nova!

    Um super beijo

    Carol

  10. Ameixinha disse

    16 abr 2011, 2:30 pm

    Adorei as “ameixas mornas” :) Acho que se trocar de nick name vai ser de ameixa seca para ameixa morna! Adorei esta salada.

  11. Patrícia disse

    11 mai 2011, 10:18 am

    Oi Flávia,
    fiz a salada e o sabor ficou ótimo, mas o molho nõa ficou encorpado como o seu. O que posso ter feito errado? Será que tem que deixar mais tempo para engrossar? Obrigada, Patrícia

  12. flaviapantoja disse

    11 mai 2011, 10:21 am

    Patricia, da proxima vez, deixa a agua + o mel reduzir um pouco antes de adicionar o balsamico. Um bj, Flavia

  13. rodrigo disse

    16 mai 2011, 12:46 pm

    Excelete! Simples e deliciosa! E olha que eu nem gosto muito de ameixa… Mas vou repeitr sempre quando qusier impressionar alguem hahahahahahha

  14. Danielle Arraes disse

    08 out 2012, 4:56 pm

    Fiz esta salada hoje! Ameeeeei!

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem