simplesmente delícia

5 de julho de 2010

  • Confesso que não tinha a menor intenção de postar essa receita agora já que postei a receita de geléia de morangos há pouquíssimo tempo.  Fiz essa geléia para minha mãe, que adora figos. Outro momento confissão do dia: não adoro figos. É uma dessas frutas que como de vez em quando, não tenho nem amor nem aversão. Mas a geléia ficou tão boa, mas tão boa que surrupiei um dos potes que havia preparado para minha mãe e ele terminou num espaço de tempo recorde. Comi com iogurte, comi com um queijo de cabra delicioso que comprei na Feira de orgânicos da Glória, comi com pão, e comi com sorvete. E vou entregar os outros potes para minha mãe imediatamente pois creio não poder me controlar.
  •  
  • Eu pus as favas de baunilha como opcionais já que são freqüentemente difíceis de encontrar, mas elas dão uma dimensão toda especial a essa geléia. Veja na ultima foto, as sementes de baunilha namorando as sementes dos figos!
  •  
  • Receita inspirada na Christine Ferber, a Fada-Madrinha das geléias na França!
  •  
  • ingredientes

  • 1,5 kg de figos maduros
  • 900 gramas de açúcar cristal
  • 1 limão (suco)
  • 2 favas de baunilha (opcional)
  •  
  • modo de preparo

  • 1.       Lave os figos e seque-os com cuidado. Corte os cabos e fatie-os. Não corte as fatias muito finas pois eles acabam se desmanchando demais durante o cozimento. Ponha os figos fatiados numa panela grande com o açúcar e o suco do limão. Parta as favas de baunilha no sentido do comprimento e retire as sementes com a ponta de uma faca. Junte as favas partidas e as sementes aos figos.
  • 2.        Leve ao fogo médio e deixe ferver. Assim que ferver, mexa com uma colher de pau somente até o açúcar dissolver. Assim que o açúcar dissolver, apague o forno, e cubra os figos com um pedaço de papel-manteiga ou um pano de cozinha. Reserve em temperatura ambiente por 24 horas.
  • 3.       Esterilize 4 ou 5 vidros (de 350 ml) e suas tampas levando ao forno pré-aquecido a 100 graus por 10 minutos ou mergulhando-os em água fervente por 5 minutos.
  • 4.       Leve a panela com os figos ao fogo médio/alto. Ferva os figos até começarem a engrossar. Se você tiver um termômetro de cozinha, os figos têm que atingir 105ºC. Se não tiver um termômetro, não tem problema. Leve um prato ao freezer e teste a geléia de vez em quando pondo um colherzinha da geléia no prato gelado: ela não pode escorrer no prato. Se isso acontecer, cozinhe mais um pouco.
  • 5.       Eu evito especificar o tempo exato de cozimento da geléia já que frutas são imprevisíveis. Já fiz essa receita em 10/15 minutos com já  fiz em 20/25 minutos.
  • 6.       Quando a geléia estiver pronta, desligue o fogo, e retire as favas. Ponha as favas num pratinho. Usando um funil (se você tiver um), vá entornando a geléia quente nos vidros esterilizados. Quando houver enchido todos os potes (ponha geleia até a borda), corte as favas e divida-as entre os potes. Tampe os potes com suas respectivas tampas apertando bem, e imediatamente vire os potes de cabeça para baixo. Isso ajuda na vedação. Deixe os potes esfriarem assim. Etiquete-os e guarde em um local fresco.  Depois que abrir o pote de geleia, guarde na geladeira. Se os potes tiverem sido esterilizados direito, a geléia guarda por pelo menos 6 meses.
  •  
  • Outras Boas idéias: Sorvete de Canela Caramelizada e Figos e Tapenade de Azeitonas e Figos Secos

 

30 comentários

  1. fenanda disse

    05 jul 2010, 8:50 pm

    incrível!
    com sorvete deve ficar maravilhoso!
    onde consigo comprar as favas de baunilha aqui no rio?
    obrigada!

  2. christiane disse

    05 jul 2010, 8:56 pm

    tambem quero um potinho !!!!! ADORO figo e essa receita deve ser tudo de bom ….

  3. Gourmet disse

    05 jul 2010, 11:39 pm

    Hum, adoro figos, para mim têm gosto de, sei lá, comida antiga, saboreada desde sempre… Essa geléia parece maravilhosa! Também estou em fase geléia, fiz uma de bergamota e postei no lilica.

  4. flaviapantoja disse

    05 jul 2010, 11:44 pm

    Fernanda, aqui no Rio, o lugar mais certo é as Casas Pedro. Nao sei aonde voce mora mas tem em Copacabana e no Centro. Dê uma olhada no site deles e ligue antes para confirmar se tem na loja! Um beijo,Flavia

  5. karina batista disse

    06 jul 2010, 12:44 am

    menina, estou com água na boca só de pensar nessa sua geleia. E, por falar nisso, vi que muita gente gosta e faz seus proprios frascos. Poderiamos pensar em uma troca de geleias, ne? ehehe

  6. Carla disse

    06 jul 2010, 5:15 am

    Bom,
    Eu não gosto de figos, mas o marido adora e acho que lhe vou dar um miminho com esta geleia. E se calhar até vou provar…
    Beijinhos

  7. Moira disse

    06 jul 2010, 10:47 am

    Flávia,
    Pois eu cá adoro figos, e essa geleia está mesmo do jeito que eu gosto e quase como eu faço, só não coloco a baunilha e junto algumas nozes, com chévre fica uma verdadeira delícia.
    Beijo

  8. Vandinha Adams disse

    06 jul 2010, 11:16 am

    Suas receitas de geléia são ótimas e lindas.
    Gosto demais do teu blog :o)
    Parabéns !!

  9. octavio disse

    06 jul 2010, 11:21 am

    Boa tarde,

    O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

    Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Petitchef.com.

    Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)

    Neste momento contamos com mais de 150 000 visitantes por dia e enviamos mais de 200 000 emails com o menu do dia, se adicionar o seu site / blog e colocar a nossa TAG no seu site poderá receber milhares de visitantes, esperamos a sua inscrição.

    Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em “Adicionar o seu blog-site” sobre a barra laranja.

    Se já se encontra registado no Petitchef, agradecemos a sua participação e pedimos-lhe o favor de nos ajudar a divulgar este site pelos seus amigos.

    Atentamente,

    Octávio
    Ptitchef.com

  10. Carol disse

    06 jul 2010, 2:17 pm

    Fláaaaaaaaaaaavia do céu!!!
    O que é isso?
    Que geléia linda!!!
    E eu estava precisando de uma geléia nova para colocar no cheesecake. Morangos e framboesas não tem surtido mais o mesmo efeito de antes =~
    Será que funciona se eu fizer só metade da receita?
    Ando com problema de falta de potes e de espaço…
    =D

  11. flaviapantoja disse

    06 jul 2010, 3:22 pm

    Carol: pode dividir a receita a vontade! Voce ja experimentou uma calda de maracuja no cheesecake?? Um beijo, Flavia

  12. Érica disse

    06 jul 2010, 7:45 pm

    Esse post faz jus ao nome do blog!

    Adoro figos…

  13. Verena disse

    06 jul 2010, 8:26 pm

    Flavia…pelamordideus! Amo figos e esta geléia está uma loucura de linda! Vai para a lista! E tem uma fava de baunilha por aqui…preciso só achar os figos em conta…estão carinhos!
    Beijos!

  14. Claudia disse

    07 jul 2010, 5:06 am

    Flávia,

    que maravilha, este é um sonho de geléia. Eu amo geléia de figo, principalmente de figo roxo e com baunilha é tudo. Essa é uma daquelas frutas que simplesmente não rola por aqui!!!!

    Bj,

    C.

  15. Gasparzinha disse

    07 jul 2010, 10:16 am

    Já eu adoro figos!
    O problema maior é conseguir que eles durem até chegar o momento de fazer o doce. :)

    Beijinhos

  16. Luciana disse

    12 jul 2010, 1:48 pm

    Flávia,

    vou testar essa receita hoje ainda! Parecem maravilhosos, hein?
    Um dúvida: é só açúcar e limão mesmo? Não precisa de água?

    Obrigada!

  17. flaviapantoja disse

    12 jul 2010, 2:34 pm

    Luciana, nao precisa de agua, porem nao equeca de deixar os figos de molho de um dia para o outro. Um bj, Flavia

  18. Luiza disse

    16 jul 2010, 10:44 am

    Flávia!

    Meu Deus, que tristeza! Fiz a geléia e…ficou MARAVILHOSA! AMO figos e simplesmente me apaixonei com a geléia. Mas..estava hoje no meu 3o dia de uso quando ao ir coloca-la na geladeira, eis que me excapole das mãos e meu unico pote (fiz meia receita e pus tudo num potão de 700ml), espatifou no chão, quabrando em mil pedaços!! chorei durante toda a manhã, estou inconsolável e de mochila pronta para ir no mercado comprar mais figo!

    muito obrigada por essa receita tão gostosa!
    beijinhos

  19. flaviapantoja disse

    16 jul 2010, 11:39 am

    Luiza, eu tive que sair comprar mais figos ontem tambem!! A familia toda está me “buzinando” pedindo mais!!! que bom que voce gostou! Um beijo e bom final de semana!

  20. claudia maria disse

    16 jul 2010, 7:30 pm

    FLAVIA,
    FIZ ESTA RECEITA MARAVILHOSA E SE VC ME PERMITE TE DAR UMA DICA QUE APRENDI COM MINHA AVÓ (TERIA 110 ANOS E NASCEU NUMA FAZENDA ONDE A TRADIÇÃO ERAM DOCES DE FIGO). EXPERIMENTE USAR UMA OU MAIS FOLHAS DE
    FIGO DURANTE O COZIMENTO. É INACREDITÁVEL COMO AUMENTA O GOSTO.
    oBRIGADA POR SUAS RECEITAS MARAVILHOSAS ELAS SÃO UMA GRANDE INSPIRAÇÃO
    BOM FIM DE SEMANA

  21. flaviapantoja disse

    17 jul 2010, 11:30 am

    Claudia, adorei a dica! Alias adoro dicas e palpites: são sempre bemvindos especialmente quando veem de fontes tão seguras como uma avó! Infelizmente aqui no Rio os figos são vendidos sem as folhas, o que claro, eu já estou achando pessimo depois dessa tua dica… Vou ficar de olho em folhas de figo agora!! um beijo!! Flavia

  22. Leticia Zero disse

    19 dez 2011, 3:35 pm

    Flavia, o seu blog é sempre uma fonte segura de delícias. Esse ano com certeza vai ter bread pudding de panetone na ceia de ano novo novamente, e esse final de semana fiz o bolo salgado de milho para uma reunião de família. Assei nas forminhas de muffin e fizeram um sucesso enorme! Na mesma reunião, minha irmã fez o bolo de frutas e rum…

    Mas enfim, não estou comentando no post errado não. Esse ano vou fazer geléias, biscoitos e manteiga de amêndoas como presente de natal. Estou faz tempo pensando em uma geleia de figos com vinho torrontés, que na minha cabeça combina muito bem, e um toque de tomilho, que sei que casa lindamente com figos. Estava navegando em busca de uma receita base de geleia de figos e, surpresa, cheguei na sua receita. Queria pedir a sua opinião quanto a como adicionar o vinho. Gosto de geléias um pouco mais desmanchadas, mas com um pouco de pedaços. Então pensei em simplesmente cortar parte dos figos um pouco mais finamente, e adicionar o vinho na segunda parte da receita, cozinhando por um pouco mais de tempo até ele incorporar. O que você acha? A parte boa é que tenho em casa um pacote de açucar com pectina que uma amiga trouxe da Inglaterra!
    Muito obrigada pela opinião.

  23. flaviapantoja disse

    19 dez 2011, 4:00 pm

    Leticia, o vinho pode ser usao tanto direto nas frutas (primeira parte da receita) quando no dia seguinte, na hora do cozimento. Eu não conheço esse vinho portanto não sei se ele é muito doce ou seco. Se for doce, talvez seje melhor voce usa-lo na ultima hora (depois da geleia pronta!) , e só usar um pouco. Se for um vinho seco, voce pode usa-lo para macerar as frutas e depois cozinha-as ou só na hora de cozinha-las. Tanto faz. O tomilho pode ficar muito bom. Um bj e feliz 2012! Flavia

  24. graca disse

    15 fev 2012, 10:43 pm

    achei simples,vou tentar fazer, só não entendi porque não consegui salvar.

  25. Sra. N disse

    03 abr 2012, 3:34 pm

    Fiquei salivando. ADORO figo.

  26. mariana disse

    04 abr 2012, 5:29 am

    Esse doce se vê delicioso, maravilhoso, guloso, enfim sem mais palavras….
    Obrigada pela partilha Flávia,

    beijos!!

  27. patricia oliveira disse

    10 out 2012, 6:00 pm

    Oi!
    Acompanho o seu site e gosto muito! As receitas que fiz anteriormente deram certo. Porém, eu acho que nessa Geleia algo passou.
    Segui a receita com exceçao do uso do açucar cristal, usei o medianamente refinado na seguinte proporçao: 55% de fruta e 45% de açucar.
    Enfim… realizei todo o processo. Na hora do ponto da geleia, seguindo as instruçoes, fiz o teste do pratinho gelado. Me pareceu raro porque demorou um pouco até que a geléia deixasse de escorrer do “dito cujo”.
    E achei que o doce ficou com a textura bem grossinha, pelo menos assim me pareceu o pouco que restou na panela, parecido com um quase caramelo molinho. De todos os modos, coloquei a geléia ainda quente nos dois potes que resultaram.
    Ainda nao a provei, vou esperar até amanha. Mas eu acho que algo falhou. Fiquei ansiosa…
    Voce pode me dar sua opiniao?

    Obrigado!

  28. flaviapantoja disse

    10 out 2012, 7:18 pm

    Patricia, a tua proporção de açucar está errada. Para uma geleia dar o ponto, ela tem que ter 65% de açucar. Mesmo contando com o açucar das frutas (em torno de 10 a 15%), ainda assim necessita-se de pelo menos 55% de açucar. Para obter uma consistencia correta, voce provavelmente cozinhou demais a geleia; Um bj, Flavia

  29. patricia disse

    09 nov 2012, 2:27 pm

    Querida Pantoja,
    Outro dia desses te escrevi sobre um intento fracassado na elaboraçao da geleia de figo. Pois bem, depois de deglutir o error. Fiz uma nova tentativa e deu superrrr certo. Como nao é mais época de figo por aqui, eu fiz com peras utilizando os mesmos principios da receita acima. Ficou deliciosa! um verdadeiro manjar.
    Obrigado, pelas dicas.
    Ps: Hoje como eu tenho um jantar familiar, estou fazendo outras de suas receitas do blog: o folhado de tapenade para compartir com queijos e vinhos de entrada. Só estou esperando o “povo” para colocar os “biscoitinhos” no forno.
    besos…

  30. Karin disse

    15 fev 2014, 8:07 pm

    Fiz a receita, de diferente, usei açúcar demerara e coloquei 3 folhas de figo, conforme sugestão de alguém aqui nos comentários.
    Ah! Nao usei a baunilha, pois nao tinha…
    Ficou simplesmente perfeita!!!
    Obrigada :)

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem