simplesmente delícia

19 de maio de 2010

  • Acho que não tem mais jeito: não há terapia que vai resolver o porquê desse meu amor por sopas. Mas como ouvi dizer por aí que o importante é assumir as neuroses (vou deixar pra lá a questão do porquê…) voltei às lentilhas que há muito tempo não usava, para tristeza da filhota.  
  • Eu tenho que confessar que prefiro as lentilhas francesas, as Du Puy ou as verdes, pois elas retém sua forma e textura. Mas se você não puder usá-las, use a nossa lentilha mesmo e faça uma adaptação no tempo de cozimento. O estragão aqui adiciona um sabor levemente picante mas você pode substituir por tomilho ou até usar os dois.  Servida com uma linda fatia de pão italiano e uma taça de vinho, é minha idéia de um jantar perfeito.  
  • Obs.: essa sopa congela muito bem!
  • Serve 6 pessoas

  • ingredientes

  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola media
  • 2 cenouras
  • 3 dentes de alho, grandes
  • 2 copos de lentilha
  • 1 lata de tomates inteiros
  • 7 a 8 copos de caldo de legumes (2 litros)
  • ½ colher de sopa de estragão seco
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • Sal e pimenta a gosto
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Pique a cebola e a cenoura, em pedaços pequenos. Corte os dentes de alho ou amasse-os. Numa panela grande, ponha o azeite e junte a cebola, a cenoura e os alhos. Refogue em fogo médio/ baixo até a cebola começar a dourar, de 5 a 8 minutos. Junte então a lata de tomates, com o liquido inclusive, e o estragão e deixe cozinhando por mais 5 minutos. Use uma colher de pau para quebrar os tomates e liberar o suco que fica dentro.
  • 2. Junte então as lentilhas e uns 6 copos de caldo de legumes. Eu prefiro ir adicionando o restante aos poucos pois só assim consigo ter controle sobre a textura final da sopa.
  • 3. Deixe cozinhando, mexendo de vez em quando por 25 minutos, ou até as lentilhas estarem no ponto (isso vai depender das lentilhas que você for usar). Vá adicionando o restante do caldo até chegar à textura desejada. Eu gosto de sopa mais cremosa e menos liquida. E lembre que a sopa sempre resseca um pouco depois que esfria.
  • 4. Tempere com sal e pimenta a gosto. Retire então 2 ou 3 conchas de sopa da panela e ponha na vasilha do processador. Processe até formar um creme e devolva-o a panela. Mexa bem, desligue o fogo e acrescente o vinagre balsâmico. Sirva quente com um lindo pedaço de pão.

Outras Boas Idéias: Sopa de Couve-flor e Salmão e Sopa de Almondegas com Massa

 

16 comentários

  1. moranguita disse

    19 mai 2010, 1:55 pm

    esta uma bela sopa
    apesar do calor vai sr sopinha o meu jantar
    eu adoro
    beijinhos

  2. Paula disse

    20 mai 2010, 12:01 am

    Sopa de lentilhas é a minha preferida, me deu até fome… Lindas fotos, só você pra fazer uma sopa ficar tão fotogênica!

  3. conceicao disse

    20 mai 2010, 12:54 am

    Babei só de olhar.
    Bjs

  4. Moira disse

    20 mai 2010, 10:28 am

    Acreditas que eu nunca comi lentilhas? Sempre tive a sensação que não iria gostar, mas acho que é só maluqueira minha. Um dia tenho que experimentar.

  5. grazi disse

    20 mai 2010, 10:57 am

    adoro sopa de lentilha !

    a sua está bem original e parece ser deliciosa!!!

  6. Maria G. disse

    20 mai 2010, 3:02 pm

    Depois de alguns meses de licença maternidade, volto ao ar, snif, snif.. pelo menos essa sopa veio algrar minha tarde longe dos meus pimpolhos. Linda, linda!!!

  7. Cacahuete disse

    20 mai 2010, 5:17 pm

    Parece até que consigo cheirar essa rica sopinha. Ficou deliciosa. Irei fazer esta receita, oh heeee.

    Beijinhos

  8. Maria G. disse

    24 mai 2010, 11:50 am

    Fiz a sopa la em casa, mas nao ficou com o mesmo aspecto da sua. Vc coloca a lata de tomate com o molho todo ou só os tomates? A minha ficou parcendo mais uma sopa de tomate de tão vermelha (e o gosto um pouco acido dos tomates pelados)… Acho que ficará melhor coclocando apenas os tomates!

  9. flaviapantoja disse

    24 mai 2010, 1:12 pm

    Maria, a lata de tomates vai inteira , o que me faz acreditar que provavelmente voce nao deve ter usado os 2 litros de caldo de legumes necessarios pois essa sopa nao fica nem um pouco com sabor acentuado dos tomates, nem tampouco vermelha! Dá uma checada nas medidas que voce usou e me fala. Bjs

  10. Fabi Mariano disse

    27 mai 2010, 3:30 pm

    Hummm, vou experimentar.
    Se ficar boa posto lá no meu blog e te aviso.
    Um abraço

  11. beta disse

    17 jun 2010, 9:38 pm

    Eu fiz essa sopa e ficou uma delícia. Estava procurando uma boa receita de sopa de lentilhas há tempos! Usei lentilhas nacionais mesmo, mas aprendi que deixando elas de molho por pelo menos 15 minutos, elas não desmancham tanto e ficam no formato certinho.
    Ótimo blog. Parabéns!

  12. Ana Helena disse

    04 mai 2011, 9:48 am

    Olá Flávia… a minha pergunta pode parecer completamente idiota… mas eu sou completamente novata na cozinha! Eu tenho que deixar as lentilhas de molho na água antes ou posso joga-las cruas?

    obrigada desde já!

    beijo

  13. flaviapantoja disse

    04 mai 2011, 12:01 pm

    Ana Helena, as lentilhas não precisam ficar de molho. Eu procuro especificar bem as receitas portanto se não tem escrito no texto, é que não tem necessidade! :)  um bj, Flavia

  14. Giovana Gomes disse

    22 mai 2011, 4:29 pm

    Oi Flávia!
    Que felicidade conhecer o seu site. Já testei algumas receitas e realmente, você especifica tão no detalhe que é quase impossível errar.
    Acabei de fazer - e servir - a sopa de lentinhas e ficou muito gostosa! A única coisa que senti, bem de leve, foi um fundinho de acidez, provavelmente por causa do tomate. O que você sugere que eu faça pra tirar essa sensação?
    No mais, ficou perfeita.
    Beijos,
    Giovana

  15. flaviapantoja disse

    22 mai 2011, 4:42 pm

    Giovana, voce usou toda a quantidade de caldo recomendada? Porque normalmente 2 litros de caldo para 1 lata de tomate seria o suficiente para cortar a acidez. De qualquer forma, um truque que eu uso muito é por 1 pitada de açucar quando se usa muito tomate em lata. Quando eu faço molho de tomate por exemplo, eu uso só os tomates em lata, dentes de alho e azeite. Nesse caso, ponho tambem 1 pitadinha de açucar para quebrar a acidez. Mas cuidado com a pitada, ok?? Nao queremos adoçar o molho!!! :)

    Um bj, Flavia

  16. helena bricio disse

    11 jul 2012, 6:23 pm

    Flavia,
    Fiz a sopa de lentilhas, acrescentei um pedacinho de linguiça de lombo, vinda de Minas feita, por amigo. Abri ela, e só coloquei uns pedacinhos do lombo. Ficou maravilhosa, obrigado pela receita. bjs Helena

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem