simplesmente delícia

28 de fevereiro de 2010

  • Eu acho que o calor está me afetando. Ou pelo menos afetando o meu paladar. Quer dizer, deve ter algo profundamente errado comigo quando eu prefiro comer sobremesas com frutas ao invés de sobremesas a base de chocolate. Sim, eu sou Presidente do Clube dos que acredita que sobremesa só de chocolate. Ou pelo menos, tem que haver uma (no minimo, na pior das hipoteses) sobremesa com chocolate.  

  • Mas com esse calor, tenho vislumbrado mais receitas com frutas, talvez vendida pela exuberância atual de algumas delas, como as ameixas, que estão lindas. De qualquer forma, esse crumble ficou delicioso ao fim de um simpático jantar com amigos queridos, servido morno com uma bola de sorvete. Eu usei 2 tipos de ameixas mas você pode fazer somente com uma, ou misturar mais tipos.  E a adição de amêndoas a farinha deu outra dimensão a esse prato, tão simples e fácil.
  •  
  •  
  • ingredientes

  • 1 quilo de ameixas (pesadas com caroço)
  • ¼ copo de amêndoas inteiras
  • ¾ copo de farinha de trigo
  • 100 gramas de manteiga sem sal, temperatura ambiente
  • ½ copo de açúcar
  • 1pítada de sal
  • ¼ de copo de amêndoas fatiadas (opcional)
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Unte um pirex pequeno (26 cm x 18 cm) com manteiga e reserve. Pre-aqueça o forno a 180°C. Lave as ameixas e corte as para retirar os caroços. Descarte os caroços e ponha todas as ameixas partidas no pirex espalhando-as .
  • 2. Processe as amêndoas inteiras até formar uma farinha grossa. Cuidado para não processar demais pois a farinha começa a ficar oleosa. Ponha a farinha de amêndoas numa vasilha com a farinha de trigo, a manteiga, o açúcar e o sal. Amasse com um garfo até não haver mais traças de manteiga mas não deixa formar uma massa compacta. Queremos um farelo grosso.
  • 3. Espalhe a farinha de amêndoas por cima das ameixas sem apertar. Termine com as amêndoas fatiadas. Se você não tiver amêndoas fatiadas pode picar amêndoas inteiras e jogar por cima. Leve ao forno por 45-50 minutos ou ate ficar dourado. Se começar a queimar , cubra com papel alumínio e prossiga ate a farinha estar dourada. Sirva morno. Com uma bola de sorvete…
  • Outra Boa Idéia:  Clafoutis de Ameixas Frescas e Bolo de Frutas Frescas

 

10 comentários

  1. conceição disse

    28 fev 2010, 3:01 pm

    Adoro crumble é muito bom. Sempre que tenho ameixas faço.
    Bjs

  2. Sarinha disse

    28 fev 2010, 3:29 pm

    Flavinha, tô rosa chiclete! Que escandalo hein?? Amei a receita…e as fotos estão de babar!
    Bjos

  3. Gina disse

    28 fev 2010, 5:27 pm

    Flávia, crumbles são sobremesas deliciosas e prefiro mil vezes a qualquer coisa com chocolate… Gosto não se discute, certo?
    Ainda bem que o tempo deu uma guinada pra amenizar esses 40°. Aqui chegou a 15, com sensação térmica de 9,8° dias atrás! E dizem que é verão…rs!
    Bjss.

  4. moranguita disse

    28 fev 2010, 7:51 pm

    nunca fiz este gernmero de sobremesa mas esta uma delicia este crumble.
    beijinhos

  5. Helena disse

    28 fev 2010, 9:16 pm

    Como é que vc consegue cozinhar e selecionar receitas assim, tão bem? Que injustiça conosco, reles aprendizes de cozinha…

  6. Cacahuete disse

    01 mar 2010, 11:08 am

    Crumble de ameixa nunca provei, mas este ficou com uma cor linda.

    Beijinhos

  7. Fabiana disse

    02 mar 2010, 12:20 pm

    Bela crumble. Amo crumbles, dá pra inventar mil recheios com elas. Vi uma receita bem parecida com esta outro dia no blog da Chez Pim. Ficou maravilhosa a sua crumble!
    Bjinhos

  8. Delfina disse

    05 ago 2011, 3:50 pm

    olá!Tenho feito crumbles doces nos ultimos dias, esta tornou-se a minha receita preferida!!
    hoje fiz crumble de ameixa + pêra e juntei raspa de laranja e avela à farinha, ficou divinal.
    Outra diferença foi que assei a fruta 20 minutos antes de por a farinha por cima.
    no cozinhado anterior a esta fiz: crumble de maça reineta e ameixa e juntei à farinha coco ralado e pepitas de chocolate! delicioso.

  9. Jô Bibas disse

    01 dez 2011, 9:35 pm

    Vou fazer essa receita! Tenho feito uma “série” no ArteAmiga, sempre mostrando um prato novo que ganhei ou comprei e uma nova receita de algo com amêndoas (não tem muita lógica, mas fazer o que?). E as ameixas… Já fiz em strudel, mas em crumble ainda não. Não fica azedo sem açucar nas ameixas?

  10. flaviapantoja disse

    02 dez 2011, 8:34 am

    Jô, como toda receita com frutas, tem que usar frutas bem maduras. De qualquer forma, minhas sobremesas não são super doces (sou reconhecida pela minha aversão à leite condensado em sobremesa!). EU adoro esse crumble, e sempre faz muito sucesso quando eu o faço. Um bj, FLavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem