simplesmente delícia

31 de outubro de 2009

  • Três das coisas que eu mais gosto: chocolate, caramelo e flor de sal. Juntos num mesmo biscoitinho. Minha idéia de um pequeno paraíso. Só tem um porem, como ele é fininho, é fácil de comer. E foi isso que aconteceu. Eu comi e comi e comi. Então vou logo avisando: esse biscoito é altamente irresistível e eu não me responsabilizo pela dieta de ninguém nas portas do verão! Mas ele tem uma vantagem: é também super versátil e se você não gosta de flor de sal (não que eu ache isso possível mas enfim…) use alguma noz picada, amêndoas em laminas, ou deixe tal qual. Afinal, não se pode dizer que tenha nada, absolutamente nada, de errado em um biscoitinho com uma camada de chocolate e outra de caramelo…
  • Receita adaptada do David Lebovitz.
  • ingredientes

  • 1 caixa de placas de wafer (só precisamos de umas 2 folhas) Obs: aqui no Rio, comprei nas Casas Pedro
  • 200 gramas de manteiga sem sal
  • 1 copo de açúcar mascavo, bem apertado no copo
  • 1 pitada de sal
  • ½ colher de sobremesa de baunilha
  • 170 gramas de chocolate meio-amargo, picado pequeno
  • Flor de sal (opcional)
  • modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno a 170°C. Forre completamente um tabuleiro grande com papel alumínio, inclusive as laterais. Por cima do papel alumínio, forre o fundo do tabuleiro com um pedaço de papel manteiga. Corte as placas de wafer para forrar todo o tabuleiro. Reserve.
  • 2. Numa panela pequena, derreta a manteiga e o açúcar mascavo. Deixe borbulhar por uns 3 minutos. Retire do fogo e acrescente o sal e a baunilha. Entorne no tabuleiro preparado com os wafers e espalhe o caramelo por toda superfície com uma espátula.. Leve ao forno por 15 minutos. Cheque de vez em quando e se estiver queimando, vire o tabuleiro ou retire- o alguns segundos para o caramelo resfriar um pouco.
  • 3. Retire do forno e imediatamente salpique todo o chocolate por cima. Espere uns 4 ou 5 minutos e espalhe o chocolate derretido com uma espátula, ou faca, por toda superfície.
  • Salpique flor de sal (ou nozes, ou nada) e deixe esfriar totalmente antes de cortar. Para agilizar esse processo, eu ponho o tabuleiro na geladeira por uns 15 minutos. Guarde em recipiente fechado.
  • Outra Boa Idéia: Cookie de Aveia e Chocolate com Flor de Sal

 

36 comentários

  1. anabela martins disse

    31 out 2009, 1:15 pm

    Nossa que coisa mais boa, ate da vontade de entrar pela tela do computador, vou fazer, alias faço quase todas as receitas suas e os resultados sao sempre fantásticos. obrigado por partilhar a receita,um bjo :) anabela

  2. Moira disse

    31 out 2009, 2:10 pm

    Hummmm! Parece delícioso. Nunca vi dessas placas à venda, vou procurar.
    Beijinho
    Moira

  3. conceicao disse

    31 out 2009, 2:30 pm

    Com chocolate e caramelo é mesmo fantástico. Mas por aqui nunca vi essas placas de wafer.
    Bjs

  4. Carol disse

    31 out 2009, 5:05 pm

    Quando eu crescer, eu quero cozinhar bem que nem você!
    Obrigada por mais uma receita fantástica!

    =)

  5. flaviapantoja disse

    31 out 2009, 9:42 pm

    Moira e Conceiçao: na receita original é usado o “biscoito” Matzoh, que eu nao encontro aqui no Rio. Mas talvez tenha na sua cidade! E´le é um pouco mais grosso e o resultado final deve ficar ainda mais gostoso! Um beijo!

  6. flaviapantoja disse

    31 out 2009, 9:42 pm

    Moira e Conceiçao: na receita original é usado o “biscoito” Matzoh, que eu nao encontro aqui no Rio. Mas talvez tenha na sua cidade! E´le é um pouco mais grosso e o resultado final deve ficar ainda mais gostoso! Um beijo!

  7. Daniela disse

    01 nov 2009, 8:37 am

    Oi Flavia, que delicia de receita! Eu amo caramelo au beurre salé, principalmente se tem cristaizinhos de flor de sal no meio! Quando estivemos na Bretanha, fomos em uma fabrica de biscoitos que vendiam os melhores caramelos que ja comemos… eles derretiam instantaneamente na boca e ficavam os cristaizinhos no final!Aiaiai…
    Bom, mas a minha questão é, vc ja viu pra vender dessas placas de waffer aqui na França? obrigada e beijo grande!

  8. flaviapantoja disse

    01 nov 2009, 9:13 am

    Oi Daniela: não sei te dizer se tem as placas de wafer mas aí voce encontra os Matzohs que são usados na receita original e que eu não encontro aqui no RIo! Eu acho que o resultado fica ainfa mais gostoso porque o MAtzoh é mais crocante e menos doce! Um beijo

    Flavia

  9. Cuca disse

    01 nov 2009, 10:08 am

    Amei esses biscoitinhos!!! Ficaram LINDOS e com um aspecto divinal!!!
    Beijos*

  10. Carol disse

    01 nov 2009, 5:26 pm

    Flávia, no words for this!! Que maravilha, eu não posso produzir uma coisa dessas, eu comeria sem parar, com certeza!! Show, como sempre. Beijos

  11. Cacahuete disse

    02 nov 2009, 5:57 pm

    Só de olhar para as fotos já estou quase a salivar. Ficaram um show. Tenho de ver se encontro essas plaquas de waffles fininhas.

    Bjs

  12. Lau Verrengia disse

    03 nov 2009, 11:04 am

    Este biscoitinho tem tudo que eu adoro também, impossível não ser delicioso.
    Você não tem idéia da vontade que me fez passar com aquele creme de chocolate branco com azeite e baunilha… nossa, tem um aspecto lindo, com toda aquela baunilha que eu amo, deve ser muito, muito bom. Quero experimentar o biscoitinho também, todos já estão na minha lista. :)
    Flavia, gosto muito de tudo por aqui, tuas receitas são ótimas, as fotos são muito tentadoras também. Estou linkando teu blog, ok?
    Beijos!

  13. Mary disse

    04 nov 2009, 7:40 am

    Olá,
    Que aspecto delicioso,e devem ser óptimos.
    conheci o teu blog ao acaso e gostei bastante.Se quiseres conhecer o meu terei muito gosto em receber-te na minha cozinha.

    bjs

  14. Dani disse

    04 nov 2009, 10:51 am

    Nossa, isso deve ficar crocante e muito saboroso. Pensar em dieta não, penso no sabor bom que deve ter…rs

    Bjs

  15. Carol disse

    06 nov 2009, 10:36 pm

    Oi, Flavia!

    Fiz a receita com biscoito tipo saltines, sabe? E ficou MUITO boa!
    Obrigadinha!

    =)

  16. flaviapantoja disse

    07 nov 2009, 4:07 am

    Oi Carol: que delicia!! Eu até posso imaginar que o sal do saltines tenha dado até mais um contraste ao resultado final! Vou experimentar tambem! um bj, Flavia

  17. Elisa disse

    17 nov 2009, 2:35 pm

    Puxa, meu caramelo não ficou tão clarinho quando o seu mas está uma delícia!
    Obrigada por essa belissima receita!

  18. Thais disse

    24 nov 2009, 10:12 pm

    Oi Flávia,
    Se não me engano, matzoh é um biscoito judaico, tipo cracker… se for isso mesmo, você encontra aqui no Rio em delis que vendam produtos kosher como a Ginseng, na Gávea.
    Estou louca para experimentar essa receita! Adoro misturar doce e salgado!

  19. flaviapantoja disse

    25 nov 2009, 3:07 pm

    Oi Thais: o matzoh é um cracker judaico mesmo. Eu procurei em diversas lojas aqui no Rio e nao encontrei! Obrigada pela dica! vou checar la na Ginseng. Um bj, Flavia

  20. grazi disse

    26 nov 2009, 6:20 pm

    miammm , irresistível!!!!!

  21. Andrea disse

    02 jun 2010, 8:04 pm

    Flavia, porque o meu caramelo ficou escuro? Pode ser a marca do açucar mascavo? As bolachinhas estão no forno, espero que fiquem tão apetitosas quanto as suas!

  22. flaviapantoja disse

    03 jun 2010, 9:05 am

    Andrea: pode ser o açucar mascavo mas provavelmente o caramelo cozinhou um pouco demais. O caramelo queima muito rapido e nao se deve descuidar da panela 1 segundo (nao estou exagerando!!). Esse biscoitinho fica um delicia! Espero que tenha gostada! Um bj, Flavia

  23. Gabriela disse

    25 ago 2011, 2:25 pm

    Oi Flávia,
    Primeiro queria dizer que este seu site mas faz uma pessoa mto mais feliz!
    Eu tô com uma dúvida…Eu já fiz esse biscoito duas vezes e o caramelo saiu bem diferente. Na primeira vez eu mexi, o que fez com que o caramelo açucarasse um pouco. Da segunda vez eu não mexi, porém a manteiga não misturou direito com o açucar e quando joguei por cima das placas elas absorveram a manteiga e o biscoito ficou bem quebradiço. Cê teria alguma dica pra me dar para fazer o caramelo? De qualquer maneira todas as duas vezes os biscoitinhos ficaram divinos. Obrigada, bj

  24. flaviapantoja disse

    25 ago 2011, 4:37 pm

    Oi Gabriela, primeiro, obrigada pelo carinho! Eu ando um pouco desanimada com o blog e um elogio desse é um bom motivo para voltar a postar coisas novas! Quanto ao caramelo,  é chato mesmo. Depois que derreter a mantiega, eu tentaria mexer vigorosamente com um ‘fouet’ a manteiga e o açucar mascavo (nao deixe de usar um açucar peneirado, bem liso) para incorpora-los melhor e em seguida, deixar borbulhar. Esse processo de emulsão da manteiga com o açucar mascavo é importante para eles nao se separarem depois, o que aconteceu com voce. Use uma boa panela tambem, de fundo bem espesso, para o calor se espalhar uniformemente. Espero que isso ajude. Um bj e depois me conta… Flavia  

  25. Gabriela disse

    31 ago 2011, 10:03 pm

    Olá Flávia, obrigada pelas dicas! Fiz de novo e não saiu igual a sua foto. Está fantástico, mas ainda não ficou perfeito… Isso é o que eu chamo de um ótimo motivo pra continuar fazendo essa delícia, sendo assim continuarei tentando…
    Quanto ao site, por favor não desanime muito. Isso aqui é dos deuses e quem gosta de cozinhar sabe que tem momentos que vc não quer vê nem uma panela na frente!
    Obrigada mais uma vez. Beijos

  26. Vanessa disse

    12 abr 2012, 5:40 pm

    Oi Flávia!
    Parabéns pelo site! mto interessante, com receitas deliciosas!
    será que vc poderia me dizer passo a passo a parte do caramelo?
    não to conseguindo fazer tanta manteiga se homogeneizar com o açucar mascavo! e por ele já ser escuro dificulta o ponto.
    Obrigada, beijos,
    Vanessa

  27. flaviapantoja disse

    12 abr 2012, 10:47 pm

    Vanessa, use um ‘fouet’ para mexer bem o açucar na manteiga. Voce apertou bem o açucar no copo medidor (o copo medidor  tem 250 ml)? Um copo apertado de açucar, como a receita pede, pesa 220 gramas. Depois que começar a ferver (borbulhando ferozmente) conte 3 a 5 minutos. E use MANTEIGA e não margarina…Um bj, Flavia

  28. Karinny disse

    17 jul 2012, 11:30 pm

    Querida Flávia, minhas aventuras na cozinha se resumem em A.F e D.F (antes de Flávia e depois de Flávia). Depois de te conhecer e fazer suas receitas, eu recebo só elogios. Mas assim como a Vanessa comentou, tb tenho dificuldade em homogeneizar a manteiga com o açúcar. Minha mistura de longe se aproxima do caramelo liso e brilhante apresentado na sua foto. O meu açúcar nao derrete, ao contrario, fica com um aspecto arenoso.
    O que estou fazendo errado? Karinny

  29. flaviapantoja disse

    18 jul 2012, 9:50 am

    Oi Karinny, obrigada pelo carinho! Eu acho que o teu caramelo talvez tenha que ser cozido mais tempo do que os 3 minutos da receita. E tente tambem mudar a marca do açucar mascavo. Eu ja reparei que não existe nenhum ’standard’ para o mascavo: tem açucares de todas as cores! E isso pode mudar totalmente o rseultado. Um beijo,Flavia

  30. Luana disse

    31 jul 2012, 11:44 am

    Oi Flávia! Parabéns! Seus biscoitinhos parecem deliciosos. Será que consigo faze-los sem o papel manteiga? Obrigada!

  31. flaviapantoja disse

    31 jul 2012, 12:28 pm

    Oi Luana, se voce não tiver papel manteiga, é melhor untar o papel aluminio com manteiga e polvilhar de farinha para não grudar tudo. Um bj, Flavia

  32. Ana Cláudia disse

    19 set 2013, 11:48 am

    Olá!! Nem sei você vai ver esta mensagem, mas vou tentar assim mesmo. :-) A etapa do forno é para deixar o caramelo bem quente e derreter o chocolate? Se for por isso, posso já colocar o chocolate derretido no caramelo? Meu forno estragou e eu queria tanto comer estes biscoitos… Um beijo e obrigada!!

  33. flaviapantoja disse

    19 set 2013, 3:09 pm

    Oi Ana Claudia, a etapa do forno não é somente para esquentar: ela serve para firmar o caramelo. Eu nao tenho certeza que o caramelo vá endurecer o suficiente se voce nao leva-lo ao forno… Um bj, Flavia

  34. Carolina disse

    28 mar 2015, 12:21 pm

    Como faço pra cortar tão direitinho !! O meu se despedaçou todo !

  35. MARCIA CRISTIANE ROCHA RAMOS disse

    29 jul 2015, 1:31 pm

    Por favor me ajuda onde posso comprar essa placa de waffle, se poder me ajudar agradeço.Telefone, site ou email.

  36. Solange velloso disse

    11 jun 2017, 3:01 pm

    Oi Flávia, parabéns e obrigada pela receita. Acabo de receber de presente estes biscoitinhos vindos de San Francisco e já fui procurar a receita pois gostei muito. O que ganhei não parece levar a placa de waffle ou qualquer outro biscoito, apenas caramelo, amêndoas, chocolate e flor de sal. Mas acho que o seu deve ficar tão bom quanto e ser um pouco mais fácil de fazer. Vou tentar fazer a sua receita e depois dou noticia. Beijo.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem