simplesmente delícia

26 de outubro de 2009

  • Essa receita me pegou de surpresa porque não esperava muito dela. Na realidade, a fiz unicamente porque meus rebentos, ao contrario de mim, adoram chocolate branco. Eu não vou nem entrar no mérito de que chocolate branco não é chocolate mas o acho sempre doce e gorduroso demais. Mas como não há nada que não façamos pelos filhotes, resolvi testar a receita; e que bom que o fiz porque é mesmo uma delicia! O azeite combina perfeitamente bem como o chocolate branco e a baunilha (as favas, não o aroma sintético!) adiciona um requinte incomparável ao paladar. Esse creme é para ser usado com pão, tipo Nutella ©, mas eu tenho certeza que ficaria delicioso usado como recheio ou cobertura de bolo. Experimente com um pão com pouco açúcar, como um pão australiano, bem escuro.
  • Essa receita foi adaptada da revista ELLE à Table

  • ingredientes

  • 360 gramas de chocolate branco para cobertura
  • 120 gramas de creme de leite fresco
  • 1 fava de baunilha
  • 100 ml de azeite de oliva (eu prefiro aqui um extra-virgem italiano)
  •  
  •  
  • modo de preparo

  • 1.  Numa pequena panela, ponha o creme de leite fresco. Com uma faca afiada, parta a fava da baunilha no sentido do comprimento e retire as sementes com uma pequena colher. Eu gosto de usar a ponta de uma faca redonda. Ponha todas as sementes e a fava partida na panela com o creme de leite. Leve ao fogo médio e assim que ferver, desligue. Tampe a panela e deixe as favas dentro por no mínimo 30 minutos.
  • 2. Ponha o chocolate branco numa vasilha que encaixe em cima de uma panela. Ponha 2 dedos de água na panela e leve ao fogo baixo para derreter o chocolate em banho-maria. Quando o chocolate estiver bem amolecido, junte o creme de leite e misture bem devagar com uma espátula.  Use movimentos lentos pois não queremos incorporar ar no creme.
  • 3. Assim que o creme estiver homogêneo, com o chocolate todo derretido, retire do banho-maria. Deixe o creme ficar morno antes de adicionar o azeite, mexendo de vez em quando para não formar uma película na superfície. Use o melhor azeite que puder e mexa devagar até incorporá-lo todo. Ponha num vidro e leve a geladeira por no mínimo 24 horas para os perfumes se aprumarem.  Retire o pote da geladeira 10 a 15 minutos antes de usar.
  •  
  • Outra Boa Idéia: Abacate com Azeite de Baunilha

 

31 comentários

  1. Carol disse

    26 out 2009, 9:38 pm

    Amiga, porque demora tanto a aparecer? Gente, se minha filha ve isso ela surta!! Ela ama nutella e chocolate branco. Vai ficar doida com esse creme. Anotado. Beijo grande e uma linda terça feira.

  2. flaviapantoja disse

    26 out 2009, 9:43 pm

    Oi Carol! Obrigada pelo carinho! Eu de fato tive que me afastar do blog por motivos pessoais mas ja estou de volta! Alias, ja pensando no Natal, vou tentar me organizar com antecedencia e preparar receitas natalinas pro mes de dezembro. Alguma sugestão?? bjs e boa semana!

  3. Camila disse

    26 out 2009, 10:06 pm

    Parece ótimo! Vou guardar a receita para quando encontrar baunilha para vender aqui no Rio…bjs

  4. flaviapantoja disse

    26 out 2009, 10:16 pm

    Camila, aqui no Rio voce vai encontrar baunilha nas Casas Pedro (Copacabana, Centro, etc). um bj e boa semana!

  5. Marina disse

    26 out 2009, 11:12 pm

    Que surpresa!
    Estou tentada a experimentar!

  6. conceicao disse

    27 out 2009, 3:17 am

    Deve ser uma delícia, uma óptima ideia para rechear um bolo.
    Parabéns pelo blog.
    Bjs

  7. Cacahuete disse

    27 out 2009, 7:13 am

    Ficou com uma consistência e cor linda. Parece ser uma delicia.

    Bjs

  8. Daniela disse

    27 out 2009, 7:26 am

    Menina, que loucura é essa? Chocolate branco com azeite… se vc não tivesse dito que a mistura é boa, eu nunca iria experimentar…vai entrar pra lista! obrigada e beijos

  9. Sarinha disse

    27 out 2009, 8:58 am

    Flavia, que escândalo!!! Perfeição de sabor e aparência!

    Bjos e otima semana!

  10. leila disse

    27 out 2009, 11:13 am

    Eu já estava acostumada a acessar o seu site toda semana procurando novidades e de repente vc some… Nem acreditei quando entrei e vi receita nova. Que bom! Gostaria de saber se pode ser esse azeite extravirgem ou se é algum especial, com aroma e sabor diferenciado.

  11. Camila disse

    27 out 2009, 1:08 pm

    Sério que tem na Casa Pedro?!?! Nunca reparei, vou lá! Muito obrigada! Bjs

  12. Samanta disse

    27 out 2009, 5:06 pm

    Flávia

    Antes de qualquer coisa, parabéns pelas suas receitas fantásticas, já tenho o hábito de consultar o seu blog para ver as novidades e sempre adoro. Estou aguardando as receitas para o Natal e só depois delas planejarei a ceia da minha família.

  13. flaviapantoja disse

    27 out 2009, 5:14 pm

    Oi Samanta: Obrigada pelo carinho! Falando em Natal, vou começar a preparar algumas coisas pra essa data e queria pedir sugestoes desde ja! Doces, salgados, saladas, carnes?? o que voces gostariam de ver por aqui??? Um beijo!

  14. flaviapantoja disse

    27 out 2009, 5:18 pm

    Oi Leila,  Tive 2 semanas muito complicadas e tive que dar uma parada com o blog, infelizmente… Quanto ao azeite, use um bom extra-virgem. Eu ainda prefiro os italianos mas tem alguns bons espanhois tbem (Eu acho os azeites portugueses um pouco fortes para essa receita). Nao deixe de me contar se gostou! Eu acabei de lanchar umas torradinhas com esse creme e estou viciada!!! Um bj,Flavia

  15. Glau disse

    27 out 2009, 6:43 pm

    Flavia, tbém não sou muito fã de chocolate branco, mas o aspecto do seu creme ficou incrível! as fotos estão lindas, como sempre!

    bjos, Glau

  16. Carla Duclos disse

    27 out 2009, 8:23 pm

    Eu fico sempre receosa com azeite de oliva em doces.

    A foto está linda e parece delicioso. Adoro ver os pontinhos da baunilha. Gostei dessa receita, achei ela interessante.

    Embora eu tenho que confessar que como você não sou a maior fã de chocolate branco, sou mais do time do amargo. Mas, antes de tudo eu sou formiga. To pra ver doce que me faça dizer “não gosto”. :)

    Abraço,

  17. Meyrielem disse

    27 out 2009, 10:11 pm

    Olá Flávia,

    Acompanho seu blog há um certo tempo.Tomei conhecimento através do blog da Laély(sala da la) e desde então sou viciada!!!Quantas maravilhas você faz…digo mais, o ato de cozinhar se tornou muito mais encantador e prazeroso desde que conheci seu blog!!!Você está de parabéns pela escolha das receitas e também pela maneira como escreve…conforme vai descrevendo a receita vou sentindo o aroma, o paladar, incrível…é muita sinestesia!!!Acabei de fazer o bolo de chocolate com calda de caramelo e amendoim,FANTÁSTICO!!!Bom, fico feliz que esteja pensando nas receitas de natal, já estou sentindo os aromas,rs!!!Este creme deve ficar realmente uma delícia…Será que fica bom com o bolo de limão siciliano(estou sem a interrogação)!Bom, fica na paz e obrigada por nos proporcionar estas maravilhas!!!

  18. Miriam/El invitado de invierno disse

    28 out 2009, 7:06 am

    This looks sooooooo good!

  19. Verena disse

    28 out 2009, 9:08 am

    O que que é isso????? Flávia do céu!!!!
    Eu sou fã de Nutella, de chocolate, de chocolate branco…você acha que não vou amar isso????
    Ai, meu Jesus Cristinho!
    Beijos!

  20. Gina disse

    28 out 2009, 7:53 pm

    Pelo que parece, a consistência fica ótima para decorar. Você acha que pra usar com bicos de confeiteiro, mantém o formato?
    Bjs.

  21. flaviapantoja disse

    28 out 2009, 8:01 pm

    Gina: acho que não dá para bico de confeiteiro não. Como nao tem conservantes, ele fica mole muito rapido no calor. Nao que isso seja um impecilio em cima de uma fatia de pão rsrsrs mas para decorar bolo, acho que não rola… Um beijo!

  22. Claudia disse

    28 out 2009, 8:30 pm

    Flávia,

    eu sou da turma do chocolate branco, adoro misturar chocolate branco com os outros tipos, mas tem que levar baunilha aí a mágica do chocolate branco funciona, do contrário fica bem sem graça, manteiga pura… Interessante a mistura do chocolate com azeite.

    Bj,

    C.

  23. Mariana disse

    30 out 2009, 2:52 pm

    Flávia, adorei esse creme de chocolate branco. Acho que vou guardar para rechear um bolo de chocolate daqueles bem amargos, para contrastar. Depois eu conto!

    Beijo *
    Mariana

  24. Gisele disse

    11 nov 2009, 8:09 pm

    Flávia… Vc deixa as pessoas sem palavras! Fiquei horas no seu site e cada vez me encanto mais!

    Morro de orgulho de ter vc no meu facebook. Vou anunciar seu site para os chefs seguidores do twitter. Todos merecem ver suas obras de arte!

    bjáo

    Gisele Veiga

  25. Leny disse

    29 set 2011, 10:47 am

    Oi Flavia estava eu procurando uma receita de trufas de pimenta e encontrei vc.Realmente vc esta de parabéns. Gostaria de saber se posso rechear bombons trufados com esse creme, bjos e muito obrigada por vc existir.Aguardo retorno

  26. flaviapantoja disse

    29 set 2011, 12:05 pm

    Leny, eu não sou expert em bonbons mas acho que deve funcionar. Um bj, Flavia

  27. osiane disse

    14 mai 2012, 2:56 pm

    ola quero saber se posso coloca gotas de azeite em bombons de cnocolate obrigado

  28. flaviapantoja disse

    14 mai 2012, 7:37 pm

    Osiane, eu nao vejo porque voce não poderia por um pouco de azeite no chocolate. Um bj, Flavia

  29. Andréa disse

    22 mar 2013, 8:32 pm

    Olá flavia! Seu blog é simplesmente incrível! O melhor que ja encontrei de culinária!!! Ja fiz seu bolo dr. Cookie com caramelo Salgado, sey spagetti de camarao ao molho cremoso de alho e óleo e agora quero experimentar essa receita!
    Pensei em utiliza-la como recheio de cookie no lugar da nutella, como aquela sua receita, sera que da certo?
    Parabéns pelo blog!

  30. Aryadne disse

    05 ago 2013, 4:09 pm

    Flávia, acredito que seria quase impossível achar a fava da baunilha aqui onde eu moro ‘ahsuhahshas. Seria possível substituí-la pela essência ou alguma outra coisa??

  31. flaviapantoja disse

    05 ago 2013, 7:51 pm

    Oi Aryadne, a essencia aqui não vai ficar muito legal. Eu sugiro voce não por nada no lugar e deixar so o chocolate com azeite. Um beijo, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem