simplesmente delícia

4 de outubro de 2009

  • Eu já havia mencionado aqui meu amor por receitas de sobremesas de limão, aquelas sobremesas com gosto de limão de verdade, nada de leite condensado para mim! E esta receita é particularmente interessante porque alem de ser uma delicia, é muito simples de fazer. O mais demorado é esperar a massa esfriar antes de por o recheio para assar!
  • Aqui, o amargo do limão é perfeitamente balanceado com o açúcar. E a massa de manteiga faz um balanço ideal com a cremosidade do recheio. Para simplificar na hora de cortar as barras em pedaços, você pode forrar todo o pirex de papel alumínio. Na hora de partir, é só levantar o papel aluminio pelos cantos e partir com uma faca grande.
  • ingredientes

  • 2 copos de farinha de trigo
  • 2/3 copo de açúcar de confeiteiro
  • 200 gramas de manteiga sem sal, gelada
  • 8 ovos
  • 3 copos de açúcar
  • 1 ¼ copo de suco de limão (aproximadamente 6 limões)
  • ½ copo de farinha de trigo
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)
  •  
  • modo de preparo

  • 1.  Pré-aqueça o forno a 180°C. Na vasilha da batedeira, ponha a manteiga picada, o açúcar e a farinha. Bata até formar uma massa ou até a manteiga estar bem esfarelada. Ponha num pirex grande de 23 x 35 CMN e vá apertando bem com os dedos até a massa cobrir todo o fundo. Leve ao forno por 25 minutos ou até estar bem dourado. Retire do forno e deixe esfriar antes de prosseguir com o recheio. Reduza a temperatura do forno para 160°C.
  • 2. Misture o suco de limão, o açúcar, os ovos e a farinha e despeje na massa assada.  Leve ao forno por 40 minutos ou até o creme estar firme. Deixe esfriar, corte em pedaços e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
  • Outra Boa Idéia: Biscoitos de Amendoas e Cereja

 

17 comentários

  1. Luciana Betenson disse

    05 out 2009, 12:14 pm

    Flá, que delícia! Amei ;-) Fiz um creme de limão siciliano ontem, mas como você bem diz, faltou limão para ter personalidade… rsrsrs! Claro que esta eu vou testar. Um beijo!

  2. AndreaDomingas disse

    05 out 2009, 12:47 pm

    Oi Flávia!
    Engraçado que eu havia copiado uma receita parecida para fazer,mas vou anotar a sua, porque ficou lindíssima e o seu blog é confiável! :) Uma perguntinha: posso trocar o limão pelo limão siciliano? Fica mais em conta para mim aqui.
    Bjs

  3. leila disse

    05 out 2009, 2:06 pm

    Posso colocar a mistura do recheio no liquidificador?

  4. Carol disse

    05 out 2009, 2:31 pm

    Oi Fla. Como sempre arrazando. Eu também sou alucinado por doces com limão, mas ao contrário de você, a formiga aqui não deixa o leite condensado de lado, hehehehe. Receita bacanérrima e já está entre meus próximos testes. Grande beijo

  5. flaviapantoja disse

    05 out 2009, 2:43 pm

    Oi Leila: não precisa por no liquidificador. Se voce nao tiver batedeira, é melhor usar um “fouet” ou uma colher de pau mesmo. Eu acho que o liquidificador vai incorporar muito ar a massa, e pode ficar com uma textura diferente no final.

    Espero que isso te ajude!

    um beijo!

    Flavia

     

     

     

  6. flaviapantoja disse

    05 out 2009, 2:45 pm

    Andrea: claro que pode trocar os limoes! Eu inclusive faço muito com limao siciliano mesmo. So que o numero de limoes aumenta um pouco. Acho que são uns 10 limoes para obter a quantidade de suco necessaria! Quando voce fizer, posta aqui um comenatario dando a dica do numero exato assim eu ponho na receita !

    um beijo!

    Flavia

     

     

     

  7. Paula disse

    08 out 2009, 9:53 am

    Que aspecto divinal! Deve ser uma delícia, esse doce!

  8. Cláudia disse

    12 out 2009, 11:19 am

    Flávia, mas que maravilha!! Logo eu, que adoro tudo o que leve limão, estou com vontade de ir reproduzir essa receita JÁ! Vou fazer em breve, pode escrever :)

    Flávia, já mudei lá nas definições do meu blog a questão dos comentários, eu nem me lembrava qual a opção que tinha escolhido. Qdo quiser voltar lá, para mim será um prazer receber a sua visita.

    bjs

  9. Verena disse

    24 out 2009, 5:03 pm

    Flavia,
    degusto o seu site há um bom tempo, mas ainda não tinha feito nenhuma receita sua.
    Sorte a minha escolher essas barrinhas como primeira. As minhas estão no forno soltando um cheiro surreal. Como é bom sair do pensamento e ir pra ação.
    Tenho uma enorme admiração por você, sua comida e teu talento.
    Obrigada.

  10. Tamara disse

    25 mai 2010, 1:43 pm

    Eu adoro essa receita! Uso uma versão do site da Hallmark.com que chama “lemon tree lemon bars”. Minha irmã diz que é a verdadeira lembrança de mim em forma de doce =]

  11. Silvia disse

    20 mai 2011, 2:37 pm

    Olá Flávia.
    Fiz sua receita e é simplesmente a melhor coisa de limão que eu já comi. Sensacional.
    Fiz meia (somos em 2)e usei limão rosa, que adooooro.
    A casquinha crocante de manteiga, misturada com o creme de limão é delicioso.
    Parabéns e obrigada.

    beijo.

    Silvia.

  12. Monique disse

    03 dez 2011, 2:53 pm

    Sei que a receita é antiga mas descobri seu blog tem pouco tempo e resolvi experimentar essa receita que está linda e oarece deliciosa. Mas fiquei com uma duvida. Qual o tamanho do copo que vc usa como medida?
    Bj

  13. flaviapantoja disse

    03 dez 2011, 11:24 pm

    Monique, o copo que eu uso tem 250 ml. Um bj, Flavia

  14. Michelle disse

    25 jul 2012, 11:54 pm

    Oi Flávia, td bem? Estou com uma dúvida nesta receita. Qd vc fala para misturar na batedeira a manteiga , a farinha e o açúcar, é o de confeiteiro ou o normal? Bjs

  15. flaviapantoja disse

    26 jul 2012, 1:13 am

    Michelle, os ingredientes estão sempre listados na ordem em que são usados portanto na massa de baixo, é o açucar de confeiteiro. Um bj,Flavia

  16. Karinny disse

    30 jul 2012, 4:31 pm

    Olá, Flávia, eu sou sua fã. Adoro suas receitas e o seu jeito “apetitoso” de descrevê-las, que é sempre um convite para que nós possamos testá-las. O seu blog só tem um defeito: o de não publicar receitas todos os dias. Todos os dias dou uma passadinha por aqui, na esperança de encontrar uma receita nova.
    Adoro utensílios de cozinha e sempre busco comprar aqueles que me ofereçam melhor desempenho e que realmente facilite a minha vida na hora de cozinhar. E observando suas fotos, reparei como os seus limões ficam bem espremidinhos e gostaria de saber o que você usa para espremê-los.
    Bjos

  17. flaviapantoja disse

    30 jul 2012, 4:51 pm

    Oi Karinny, o suco de limão eu espremo com um espremedor de madeira, velho, mas que eu adoro! Eu tinha uma maquina eletrica de espremer suco mas acabava usando o utensilio manual mesmo, entao quando a maquina quebrou, nunca a repus. Quanto as raspas de limão, eu uso um utensilio incrivel,  o Microplane. Não sei se tem no Brasil mas se voce puder obter um vale muito a pena, pois raspa casca de limao, noz moscada, queijo parmesão , na prefeição! Um beijo,Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem