simplesmente delícia

20 de setembro de 2009

Peguei essa receita numa revista RÉGAL, que é minha preferida na França. Não sei dizer que mês que foi pois arranquei a pagina e não adianta nem começar a procurar na internet porque a revista não tem site. Não me peçam para explicar como isso acontece em 2009, quase 2010, porque não entendo mesmo. 

Minha mãe já havia feito esses pimentões varias vezes para comer com queijo no aperitivo e eu sempre achei uma delicia. Mas foi o amor dos meus filhos pelo queijo coalho que me fez lembrar dela. Meu conhecimento do assunto “queijo coalho” se limita a comer queijo coalho com ervas na praia de Ipanema em dias quentes de sol e de praia. É verdade que tive uma experiência memorável uma vez em Trancoso, na Praia dos Nativos, num dia perfeito de muito sol e água quente (eu já disse que não gosto de água fria?? Praia e pingüim definitivamente não combinam no meu dicionário!).  O dito queijo coalho vinha de uma fazenda ali mesmo na região e vai ficar sendo sempre, para mim, mais um motivo para voltar para Trancoso.

Essa geléia é perfeita em queijos como o  coalho mas também com um bom queijo gorgonzola ou um queijo de cabra forte. Experimente também com uma mousse de chocolate amargo e veja seu mundo se abrir para uma nova dimensão!

 

 

  • Ingredientes

  • 1 quilo de pimentões vermelhos
  • 1 limão
  • 450 gramas de açúcar mascavo
  • 4 pitadas de açafrão
  • Pimenta do reino
  •  
  • Modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno a 240ºC. Lave os pimentões e seque-os bem. Parta-os em dois no sentido do cumprimento. Retire o galho e as sementes. Arrume-os virados com a pele para cima em um tabuleiro forrado de papel manteiga. Leve ao forno por 25 minutos ou até estarem com a pele bem queimada.
  • 2. Ponha os pimentões assim que saírem do forno em um saco plástico e feche-o bem. Deixe repousar por 10 minutos. Após os 10 minutos, retire os pimentões do saco e com cuidado puxe as peles todas. Elas vão sair muito facilmente. Fatie então os pimentões em tiras finas. Reserve.
  • 3. Rale a casca do limão tomando cuidado para não retirar a parte branca. Esprema-o para retirar o suco. Numa pequena vasilha, ponho o suco de limão e o açafrão e deixe repousar uns 5 minutos. Enquanto isso, numa panela media ponha os pimentões, as raspas de limão, e o açúcar. Misture com cuidado e acrescente o suco de limão com o açafrão. Deixe repousar por 30 minutos.
  • 4. Leve a panela ao fogo médio e ferva. Quando ferver, abaixe o fogo e tempere com pimenta do reino. Deixe cozinhando em fogo baixo por no mínimo 1 hora. Com uma colher, tire um pouco da calda e deixe-a esfriar um pouco: ela deve estar grossa e ligeiramente caramelada. Ponha em um vidro esterilizado ou guarde na geladeira por até 3 meses.
  •  
  • Outra Boa Idéia: Amendoins Caramelizados

 

 

9 comentários

  1. Gina disse

    20 set 2009, 2:14 pm

    Menina, essa geleia com queijo de cabra, provolone, coalho… A aparência já é convidativa.
    Bjs.

  2. Tatiana disse

    20 set 2009, 2:48 pm

    Menina que coisa linda! As fotos são obras de arte!
    Eu adoro ver meu mundo se abrir para uma nova dimensão, mas meu marido é a pessoa mais básica e tradicional do universo (um saco!)…ainda bem que me sobram os amigos cobaias e parceiros das novas experiência.

    Bom final de domingo!

  3. flaviapantoja disse

    20 set 2009, 3:09 pm

    Oi Tatiana!! Eu tambem conto com amigos e vizinhos- mas sobretudo para me ajudar na comilança e diminuir a minha culpa!!! :) Obrigada pela visita!! bjs e boa semana!

  4. Moira disse

    21 set 2009, 11:26 am

    Esse doce é uma coisa completamente nova para mim, fiquei tão curiosa, não consigo nem imaginar qual o sabor, mas se é bom com queijo, eu acho que vou gostar. Acho que vou ter que fazer para saber, não é? Em minha casa, para além do marido as cobaias são os amigos de longa data que não se fazem rogados a experimentar tudo o que faço.
    Beijocas
    Moira

  5. Gina disse

    21 set 2009, 7:42 pm

    Flávia, estou voltando para dizer que ano passado encontrei-me com a Neyma, do blog Vó Mindoca, na Confeitaria Colombo do Forte Copacabana, mas nessa época não conhecia você.
    Tomara que haja outros encontros e eu possa conhecê-la. Quando for ao Rio novamente (tenho parentes), aviso.
    Bjs.

  6. Gasparzinha disse

    22 set 2009, 3:13 pm

    Fiquei encantada! :)
    esta receita não vai escapar. :)

    Beijinhos.

  7. cristina disse

    07 abr 2010, 8:07 pm

    oi adorei o teu blog agora sou frequentadora assídua. tentei fazer esta receita mas queimou, não sei onde errei.Tem que ser i kg de pimentões depois de limpo e assado ou um kg ao comprar / porque depois ele reduz o peso absurdamente comprei 1 kg e depois de assado ele só rendeu 400grs. obrigado

  8. flaviapantoja disse

    07 abr 2010, 9:58 pm

    Oi Cristina: voce compra 1 quilo de pimentoes e limpa, tirando as sementes. É normal que depois de assa-los, a casca fique queimada, mas a carne do pimentao permanece boa. Assim que tirar do fogo, ponha num saco bem fechado para que a umidade facilite retirar as peles. Depois é so seguir a receita direitinho. Não sei em aonde voce pode ter errado pois nao fica claro em que ponto voce queimou os pimentoes: se foi ao assar, ou ao cozinhar com o resto dos ingredientes. Essa receita é uma delicia! Eu faço sempre e deixo na geladeira para comer com um pedaço de queijo! Um bj,Flavia

  9. FoodGeekGraze disse

    18 abr 2015, 9:42 am

    thinking too much about this recipe is leaving me speechless so please allow me to just copy paste that which i wrote on my pin: the way she chooses to keep the pepper pieces intact. the addition of saffron. the phrase, “sinful yummy” just entered my mind. yes, please.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem