simplesmente delícia

28 de agosto de 2009

Na minha opinião (e a palavre-chave aqui é minha) o mundo é dividido em dois: os que esperam pela sobremesa e os que preparam a sobremesa (isso porque me recuso em acreditar que existam os que não gostam de sobremesa: meu querido cunhado está somente esperando pela sobremesa certa para virar-a-casaca).  Esse ultimo grupo, do qual me considero membro honorário, portadora de uma bela coroa imaginaria, está sempre a procura de uma receita brilhante. Bolos de chocolate por exemplo. Não há uma receita de bolo de chocolate. Há um numero infinito de receitas maravilhosas e a procura da próxima “receita perfeita” torna tudo ainda mais apaixonante. Eu tenho umas 15, talvez 20 receitas perfeitas de bolos de chocolate. Mas não estou nunca satisfeita e continuo à procura, como se houvesse a possibilidade de uma receita mágica que fosse mudar o rumo da minha vida. Na realidade, o que importa é a procura: é a descoberta de uma receita incrivel que vai mexer com os nossos sentidos, que vai fazer nossa imaginação vagar por mundos ainda não descobertos, que vai fazer nossos amigos (os do outro grupo) implorar de joelhos no chão pela receita.

Cheios de amêndoas e com o perfume distante da água de flor de laranjeiras, esses biscoitinhos são perfeitos servidos após um jantar caprichado. Acompanhando um sorvete ou uma xícara da café, eles nos levam imediatamente a África do Norte e ao mundo Árabe. Não se deixe intimidar por eles pois são de simples execução: apenas 2 etapas. Assar os biscoitos e encharcá-los com a calda, passando-os em seguida pelo açúcar.

Receita de James Beard, do seu livro Beard On Food.

Rende aproximadamente 52 biscoitos

  • ingredientes

  • 460 gramas de amêndoas (inteiras ou laminadas)
  • 1 copo de açúcar
  • 1 colher de sopa de raspas de limão
  • 2 ovos
  • ½ copo de açúcar
  • ½ copo de água
  • 1 colher de sopa de água de flor de laranjeira (a venda em lojas de produtos do Meio Oriente e bons supermercados)
  • Açúcar de confeiteiro
  • modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno a 180° C. Forre 2 tabuleiros com papel manteiga e reserve.
  • 2. Asse as amêndoas no forno por 8 minutos. Retire as do forno, deixe-as esfriar por 10 minutos e triture-as bem no processador. Ponha as amêndoas trituradas numa vasilha com o açúcar e as raspas de limão. Abra um buraco no centro e junte os ovos. Misture com uma espátula até formar uma massa. Eu gosto de misturar com as mãos para incorporar bem todos os ingredientes.
  • 3. Divida a massa em dois. Com uma metade de cada vez, faça um rolo fino e corte em rodelas. A massa provavelmente vai estar macia por isso vai ser necessário refazer as rodelas de massa. Você pode também por os rolos de massa na geladeira por 30 minutos para facilitar na hora de partir. Disponha os biscoitos nas formas preparadas. Asse por 15 minutos, retire do forno e deixe esfriar.
  • 4. Enquanto os biscoitos estiverem no forno, prepare a calda. Ponha o açúcar e a água numa pequena panela. Leve ao fogo médio e ferva uns 5minutos até o açúcar dissolver por completo. Deixe esfriar a calda e junte a água de flor de laranjeira misturando bem.
  • 5. Ponha o açúcar de confeiteiro num prato fundo ou numa cumbuca. Ponha a calda em outra cumbuca. Quando os biscoitos estiverem frios, mergulhe cada biscoito na calda e imediatamente ponha no açúcar de confeiteiro. Eu gosto de fazer 2 biscoitos de cada vez: com uma mão mergulho os biscoitos e ponho-os no açúcar. Com a outra mão enrolo os biscoitos no açúcar. Disponha os biscoitos numa grelha para que sequem um pouco.
  • Outra Boa Idéia: Brownies de Capuccino

 

60 comentários

  1. Tânia Saj disse

    28 ago 2009, 4:20 pm

    Ah, o que eu não faria por um biscoito desse agora!
    Bem aromático….
    Gostei!
    Beijinhos

  2. Gina disse

    28 ago 2009, 9:40 pm

    Os biscoitos de amêndoas estão na categoria de favoritos para mim. Assim como você procura a receita ideal de bolo de chocolate, vivo procurando o biscoito perfeito. Tenho mais de 30 receitas aprovadíssimas e vou publicando aos poucos.
    Bjs.

  3. flaviapantoja disse

    28 ago 2009, 10:22 pm

    Gina: essa receita é super simples e uma delicia!! Aproveito para te deixar um abraço pelo falecimento de teu pai: tenho certeza que a estrela dele ha de continuar a te guiar. Um beijo, Flavia

  4. Canela disse

    29 ago 2009, 7:45 am

    Flavia
    Esses biscoitos com amendoa devem ser fantasticos!
    Tal como você,tambem sou movida pela busca incessante da receita perfeita…
    Beijinhos

  5. anabela martins disse

    29 ago 2009, 9:17 pm

    Ola

    Estes biscoitos teem um aspecto delicioso, gostaria de faze-los mas tou com uma dúvida, a amendoa que vc usa é pelada, ou fica com aquela casquinha castanha por fora?È que na foto, parece que a amendoa é moída com a pele .Obrigado . anabela

  6. flaviapantoja disse

    30 ago 2009, 9:29 am

    Anabela: a receita original pede amendoas peladas. Mas eu usei a amendoas com peles mesmo, tostei no forno, e o resultado ficou maravilhoso. Se voce quizer usar as amendoas peladas, mergulhe as amendoas com pele em agua fervente 1 minuto, escorra, passe na agua fria e retire as peles. Depois leve ao forno 8 minutos para seca-las. Sinceramente, acho que não é necessario. Esse biscoito ficou uma delicia usando as amendoas com pele mesmo! Um beijo,Flavia

  7. anabela martins disse

    30 ago 2009, 1:30 pm

    Ola Flávia

    Obbrigado pela dica, vou fazer . um bjo anabela

  8. AndreaDomingas disse

    30 ago 2009, 1:46 pm

    Também sou fã de amêndoas e estes biscoitinhos ficaram lindos Flávia! Vou procurar a àgua de flor de laranjeira e fazê-los para a próxima visita que receber!
    Bjs

  9. Luciana Betenson disse

    30 ago 2009, 7:04 pm

    Flávia, ficaram incríveis com esta “casquinha” de calda e açúcar - muito fotogênicos :-) Te juro que eu não tenho, ainda, uma boa receita de bolo de chocolate… Ontem fiz uma Sacher Torte mas não ficou de morrer não… Pode publicar um bolo de chocolate que eu vou amar!

  10. Claudia disse

    31 ago 2009, 5:48 pm

    Os biscoitos ficaram uma beleza, parecem muito com um biscoito chamado bola de neve que eu faço sempre e que também é conhecido pela aí como swedish tea cakes ou mexican wedding cake, vai entender esses nomes… O sabor deve ficar bem interessante com a água de rosas.

    Abs,

    C.

  11. Maura disse

    03 set 2009, 1:03 pm

    Nossa Flávia,

    Eu vou ter que fazer essa delícia!
    Bjs

    Maura

  12. Patricia Rossi disse

    16 set 2009, 11:11 am

    Olá! Estou aqui para dizer que visito o seu Blog diariamente e adoro as receitas! Ontem fiz esses biscoitinhos e ficaram DIVINOS!! Ainda bem que fiz só meia receita…
    Muita paz para você e um ótimo meio de semana!
    Patricia

  13. grazi disse

    26 nov 2009, 6:27 pm

    que maravilha!!!

    eles se conservam bem ?

    obrigada!!

  14. flaviapantoja disse

    26 nov 2009, 6:33 pm

    Grazi: esses biscoitos se conservam super bem! Alias, eles so melhoram com o tempo!! um bj,Flavia

  15. sibele disse

    20 dez 2009, 11:48 am

    fiz essa receita ontem e os biscoitos ficaram muiiito bons! e o perfume deles? uma delícia!
    agora vou por pequenas porções em saquinhos transparentes, amarrar com uma fita bem bonita e dar como lembrancinhas de Natal.
    obrigada!

  16. Bia disse

    13 mai 2010, 6:43 pm

    Gostaria de saber se posso substituir as amendoas por nozes ou castanhas do pará, será que dá certo?

  17. flaviapantoja disse

    13 mai 2010, 9:27 pm

    Oi Bia, eu nunca tentei com nozes ou castanhas. Mas me parece que tem tudo para dar certo. No caso das castanhas do Pará eu poria raspas de laranja ao inves do limao porque acho que castanha combina super bem com laranja. ME conte como ficou depois!! um beijo, Flavia

  18. Alessandra Castro disse

    07 ago 2010, 1:05 am

    Flavia.
    Tudo bem?
    Sou nova por aqui.. estava procurando uma receita de biscoitinho de amendoas para o dia dos Pais no domingo agora, e cheguei no seu Blog!!
    Sou descendentes de armenia, e temos um doce muito parecido com este, mas sou pessima para nomes… gosto so de come-los ou faze-los!! Depois eu pergunto para minha mae e te conto…
    Vou fazer amanha e depois volto e comento como ficou!!
    Parabens pelo blog, uma graca e voce é muito atenciosa com seus leitores…
    beijos
    Alessandra

  19. flaviapantoja disse

    07 ago 2010, 9:52 am

    Oi Alessandra, eu adoro esses biscoitinhos e frequentemente levo de presente para algum jantar de amigos e sempre fazem bastante sucesso! Nao deixe de passar na agua de flor de laranjeiras no final porque isso dá todo o toque especial!! Se voce e/ou tua mãe tiver alguma receita original, vou adorecer conhecer! Espero que voces gostem ! um Beijo! Flavia

  20. Anna Terra disse

    08 set 2010, 3:32 pm

    Ah, Flávia, eu AMEI o biscoito.
    Pena que não encontrei a água de flor de laranjeiras, mas o toque do limão deu um sabor super especial.

    Eu adoro o seu blog, ele é lindo, as fotos são lindas e as receitas maravilhosas. Parabéns.

    Beijos e um ótimo restinho de semana :)

  21. Melissa disse

    02 nov 2010, 7:09 am

    Oi.Flavia. Lindos os biscoitos. Estou com dificuldade para encontrar a agua de flor de laranjeira. Moro numa cidade pequena. Tem alguma sugestão de como conseguir ou uma idéia de substituir por outra essencia?

  22. flaviapantoja disse

    02 nov 2010, 10:07 am

    Melissa, use um pouco de casca de laranja ou de limão, mas não use a essencia de limao ou laranja pois a grande maioria delas tem um gosto artificial muito ruim. Rale a casca bem fina na calda e deixe dentro da calda pelo menos uma meia hora antes de banhar os biscoitos. É mesmo para dar um perfume suave, nada muito forte. Um bj, Flavia

  23. grazi disse

    20 dez 2010, 12:48 pm

    MIAMMM, É 1 VERDADEIRA DELÍCIA!!!!

    OBRIGADA POR TER COMPARTILHADO A RECEITA CONOSCO.

    FELIZ NATAL!!

  24. Lilian disse

    08 fev 2011, 7:42 pm

    Que biscoitinho divino!!! Fiz em casa e as visitas amaram, tem um que de surpresa, um sabor maravilhoso! Aprovadíssimo!

  25. Patrícia disse

    04 abr 2011, 5:39 pm

    Oi Flávia,

    Gostaria de saber que tipo de açúcar (refinado ou cristal)vc usou neste biscoito. Comprei as amêndoas e estou louca para testar esta receita, mas às vezes fico em dúvida qual o melhor. Obrigada, Patrícia.

  26. flaviapantoja disse

    04 abr 2011, 5:57 pm

    Patricia, quando não ha especificação, é porque uso o açucar normal mesmo. Quando é qualquer outro tipo (cristal, confeiteiro, mascavo) está escrito. Um bj, Flavia

  27. Patrícia disse

    20 abr 2011, 8:10 pm

    Flávia,

    Um sonho. Adoro fazer biscoitos e este virou o meu favorito, tanto pelo sabor, como pela facilidade. obrigada por compartilhar conosco. Simplesmente delícia… Feliz Páscoa! Beijos.

  28. Carol disse

    03 set 2011, 10:53 pm

    Flávia!
    Tomei a liberdade de fazer umas mudanças dessa vez: coloquei as sementes de 1 fava de baunilha na massa (estou com 20 favas pedindo para serem usadas aqui em casa), e na calda acrescentei a fava e mel. Fez o maior sucesso! =)

  29. Ana disse

    12 nov 2011, 6:29 pm

    Flávia, não consegui fazer a sua receita. A consistencia da massa foi muito mole e não consegui fazer as rodelas… Logo, o biscoito ficou super fininho e crocante. Alguma idéia do que pode ter ido errado?
    Beijinhos,
    Ana

  30. flaviapantoja disse

    12 nov 2011, 8:34 pm

    Ana, se a massa ficou mole é porque tinha liquido demais nela (no caso os ovos), portanto é provavel que voce tenha errado na quantidade certa de amendoas (460 gramas ou 3 1/2 copos de amendoas) . É o unica forma de errar essa receita que é super simples e facil! Um bj, Flavia

  31. Cibele disse

    09 dez 2011, 10:19 pm

    Oi Flavia!
    Essa receita é linda!
    Parabéns pelo blog!
    Hoje mesmo comprei farinha de amêndoas…será que posso torra-la e usar nessa receita?
    Obrigada!

  32. Cibele disse

    09 dez 2011, 10:21 pm

    Ah…mais uma coisinha…tenho açucar impalpável. Funciona como o de confeiteiro? Obrigada pela ajuda! Sou novata nesse lado de quem prepara a sobremesa, sabe? Era da parte de lá (dos que só as comem). Um abraço!

  33. flaviapantoja disse

    09 dez 2011, 11:46 pm

    Cibele, voce pode usar a farinha de amendoas sim. Voce  vai perder um pouco da textura um pouco mais grossa do biscoito mas vai dar certo. Quanto ao açucar impalpavel, ele não é o mesmo que o confeiteiro. (ele é ainda mais fino) mas eu acho que dá para fazer  essa receita aqui com o impalpavel tambem (não é o caso com outras receitas!) . Um bj, Flavia

  34. helen disse

    18 jan 2012, 1:35 am

    Olá Flávia,
    parabéns pela receita, fiz e ficou uma delícia, a água de flor de laranjeira da todo o toque,huummm perfume. Abraços
    Helen

  35. Paola disse

    18 jan 2012, 12:05 pm

    Parabéns, Flávia, pela receita deliciosa!!

    Estava procurando uma receita de biscoito de amêndoas e a sua foi a escolhida!

    Mas confesso que o que me atraiu mesmo foi o seu texto maravilhoso!

    Isso de “fazer nossa imaginação vagar por mundos ainda não descobertos” é lindo!

    Parabéns!

  36. Giancarlo disse

    04 mar 2012, 3:33 pm

    Devem ser muito bons mesmo estes biscoitos, mas antes de me arriscar a fazer gostaria de confirmar qual a temperatura usada para assar os biscoitos?

  37. flaviapantoja disse

    04 mar 2012, 4:51 pm

    Giancarlo, a temperatura está especificada no texto: 180° graus! Um bj, Flavia

  38. Janaina disse

    30 mar 2012, 11:01 am

    Oi Flávia, esses biscoitos tem uma cara maravilhosa!!
    Qual a validade deles?
    Bjos

  39. flaviapantoja disse

    30 mar 2012, 12:04 pm

    Janaina, não posso te afirmar com certeza absoluta mas provavelmente uns 4 ou 5 dias. Um bj, Flavia

  40. Claudia Guimarães Simoni disse

    31 jul 2012, 8:20 pm

    Água na boca, dilissssss!!!

  41. Andrea disse

    13 ago 2012, 4:38 pm

    Amei, sou viciada por receitas que levam amendoas, comprei a farinha de amendoas e fiz com essencia de amendos…ficaram divinoss….Valeu…Beijocas

  42. Luiz Eduardo de Queiroz disse

    04 out 2012, 3:14 pm

    Flávia, muito prazer, procuro feito louco quem fabrica os biscoitos de amêndoas do Café com Pimenta do Barrashopping.Poe favor, se você souber, me diga.Agradeço, antecipadamente, a sua colaboração.
    Um abraço,
    Luiz Eduardo

  43. Monica Simigaglia disse

    28 nov 2012, 1:55 pm

    Flávia, essa receita faz quantos biscoitinhos ? Fico no aguardo, obrigada. bjs.

  44. flaviapantoja disse

    28 nov 2012, 4:50 pm

    Monica, está especificado no texto. Um bj, Flavia

  45. Marina disse

    20 jul 2013, 6:28 pm

    Oi, fui comprar agua de flor de laranjeira em duas casas de produtos orientais e dois mercados e nao achei no Rio de Janeiro. Onde encontrar? Como quero fazer logo, posso substituir pelo que? Por esencia de amendoas, baunilha?
    Obg

  46. flaviapantoja disse

    20 jul 2013, 7:33 pm

    Marina, tem nas Casas Pedro. Não tem substituto pois seu paladar é muito caracteristico. Se nao encontrar, nao use nada no lugar. Um bj, Flavia

  47. Eliane Cabral disse

    28 jul 2013, 9:45 am

    Oi Flávia, bom dia! Adoro seu blog!!!! Me tira uma dúvida, o copo que voce usou é o americano ou requeijão?

  48. flaviapantoja disse

    28 jul 2013, 11:36 am

    Oi Eliane, eu sempre uso o copo de 250ml (copo americano). Um bj, Flavia 

  49. gina disse

    17 set 2013, 10:38 am

    Flavia,eu não tenho processador.Será que funciona eu triturar no liquidificador?

  50. flaviapantoja disse

    17 set 2013, 2:00 pm

    Gina, voce teria que triturar as amendoas aos poucos, e muitas vezes, para ficar igual a uma areia. Vai depender da força do teu liquidificador. Um bj, Flavia

  51. Luciana disse

    15 out 2013, 12:06 pm

    Olá Flavia. Moro na Noruega e nao sei bem como perguntar por agua de flor de laranjeira por aqui.. comprei na lojinha arabe uma garrafinha que diz “rose water”. É a mesma coisa? Posso usar pra fazer os biscoitos? Obrigada! :)

  52. flaviapantoja disse

    15 out 2013, 8:59 pm

    Oi Luciana, nao é a mesma coisa. ‘Rose water’ é Agua de rosas mesmo. Agua de flor de laranjeiras é ‘orange blossom water’. Os perfumes são totalmente diferentes. Se voce gostar de agua de rosas, use, mas prove primeiro pois tem um sabor bem distinto. Um beijo, Flavia  PS: se nao gostar de agua de rosas, e nao encontrar a agua de flor de laranjeiras, é so omitir a agua da receita. Fica gostoso tambem! bjs

  53. Thatiane disse

    18 out 2014, 9:36 am

    Parece delicioso e muito chic de servir! Vou procurar água de flor de laranjeira. Bjs

  54. Elaine Lara disse

    16 mar 2015, 3:06 pm

    Li os comentários e as sua respostas Flávia e percebi o qto vc é atenciosa e simpática! Parabéns por ser assim!
    Estou ansiosa pra fazer esses biscoitinhos que comi em uma pizzaria acompanhando o cafézinho…combina demais e a sensação é que esses biscoitinhos ajudam a purificar o hálito após o jantar! rsrs Um beijo Flávia!

  55. flaviapantoja disse

    17 mar 2015, 12:57 pm

    Obrigada pelo carinho Elaine! Espero que goste dos biscoitos! Um bj, Flavia

  56. Elisa Aragao disse

    28 nov 2016, 2:05 pm

    Boa tarde, Adorei a receita!! se eu fizer pra presentear no natal, eu posso já começar a fazer?? qual a validade??

  57. flaviapantoja disse

    28 nov 2016, 6:43 pm

    Oi Elisa, esses biscoitos guardam bastante tempo mas eu não os faria mais de 3 ou 4 dias antes de presentea-los. Um bj, Flavia

  58. Marise disse

    02 mar 2017, 12:54 pm

    Gostaria de receitas sem gliten e sem lactose e ovo

  59. Cleidy disse

    26 jun 2017, 5:58 pm

    Olá!!! Posso substituir a amendoa pela farinha de amendoa comprada pronta?

  60. flaviapantoja disse

    27 jun 2017, 10:37 pm

    Cleidy, pode sim. Certifique-se que a farinha de Amendoas está bem fresca pois ela tende a ficar rançosa muito rápido. Por isso, inclusive, prefiro triturar minha própria amêndoa . Um beijo, Flavia 

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem