simplesmente delícia

4 de julho de 2009

Estou com varias revistas e livros de culinária novos na minha mesa de cabeceira mas muito pouco tempo tem me sobrado para ir à caça de novas receitas. O meu modus operandis normalmente consiste em uma primeira lida rápida para entender o conceito da revista ou do livro. Em seguida volta com um bloco de post-its e uma caneta calibrada e vou marcando cada receita que por um motivo ou outro me chama a atenção. Marco cada uma com um papelzinho e escrevo o nome. Depois de algum tempo (e isso pode variar muito conforme o meu tempo disponível e meu interesse no assunto), se for uma revista, eventualmente corto a pagina e arquivo em pastas especificas: aperitivos, doces, biscoitos, salgados, bebidas, etc. Já os livros permanecem na mesa de cabeceira enquanto a próxima leva nova não chega; ou enquanto meu interesse perdura, o que pode ser muito tempo no caso de alguns livros (por exemplo, meu grande e eterno namoro com o Ottolengui) ou quase nada como os livros que prefiro não mencionar por aqui….

Na ultima leva de revistas americanas (presentes do meu irmão!) Bon Appetit, Saveur, Gourmet, etc. 100% delas são dedicadas a hambúrgueres, grelhados e afins. Isso porque a festa da independência americana (4 de Julho) é tradicionalmente uma data onde amigos e familiares se reúnem em torno de um BBQ (barbecue= churrasco!!). Mas no meio de tanta carne, na Bon Appetit meu olho clinico rapidamente detectou o que realmente interessava: chocolate chip & peanuts (amendoins). Só me resta a dizer que eu literalmente sonhei com esses brownies -chamados de blondies por lá já que não contém chocolate- por dois dias seguidos. Minha geladeira ainda estava cheia da barrinha de limão com cobertura de coco queimado que eu havia feito por isso estava tentando ser razoável esperando alguns dias até surgir mais uma desculpa para eu atacar essa receita. Mas eu estava apenas me enganando. Não consegui esperar. Vamos combinar que paciência é uma qualidade superestimada???

 

  • ingredientes

  • 1 copo de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 200 gramas de manteiga sem sal
  • 2 ½ copos de açúcar mascavo, bem apertado no copo medidor
  • 4 ovos
  • 2 colheres de chá de baunilha
  • 1 copo de amendoins salgados
  • 1 copo de chocolate meio-amargo picado (180 gramas)
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno a 180º. Forre um tabuleiro de 32 x 24 cm com papel manteiga. Unte o tabuleiro todo de manteiga e polvilhe de farinha. Reserve.
  • 2. Numa vasilha, misture a farinha, o sal e o bicarbonato de sódio. Reserve.
  • 3. Numa panela grande, derreta a manteiga em fogo baixo. Quando ela estiver toda derretida, retire do fogo e adicione o açúcar mascavo. Mexa bem com uma colher de pau ou uma espátula. Deixe esfriar uns 2 minutos e acrescente os ovos e a baunilha, mexendo bem entre cada ovo.
  • 4. Junte todos os secos (farinha+sal+bicarbonato) e misture bem com uma colher de pau. Adicione metade dos amendoins (1/2 copo) e metade do chocolate picado (1/2 copo). Entorne o creme no tabuleiro reservado. Numa pequena vasilha, misture a segunda metade dos amendoins e a segunda metade do chocolate picado. Salpique-os por cima do creme todo. Leve ao forno por aproximadamente 50 minutos. O palito deve sair ainda um pouco úmido do centro do tabuleiro. Deixe esfriar totalmente antes de partir.
  •  
  • Outras Boas Idéias: Amendoins Caramelizados e Bolo de Chocolate com Calda de Amendoins

 

17 comentários

  1. Laély disse

    05 jul 2009, 12:25 am

    Já comentei uma vez aqui, que fico salivando ao ver essas fotos das receitas: simplesmente perfeitas! Agora, a última imagem, evidenciando toda a cremosidade do brownie, foi simplesmente covardia!…
    Está na minha lista de prioridades de gostosuras!
    Não sou muito fã de amendoim. Será que fica bom com castanha do Pará?

  2. patanisca disse

    05 jul 2009, 8:21 am

    Hummmm, a última foto dá mesmo vontade de dar uma dentada. Que delícia :)

  3. Flavia Pantoja disse

    05 jul 2009, 11:32 am

    Laély: voce pode fazer com castanhas do pará porem voce vai perder o contraste entre os amendoins salgados e o chocolate, que é um dos atrativos dessa receita ! Um abraço, Flavia

  4. Gina disse

    05 jul 2009, 2:34 pm

    Não posso nem deixar a filha ver essa receita, que vai pedir pra eu fazer, com certeza! Pronto, já está na lista de espera…
    Bom domingo!

  5. Talita disse

    05 jul 2009, 3:25 pm

    Que foto de dar água na boca!!! Simplesmente uma delícia!

  6. Vânia Costa disse

    05 jul 2009, 3:33 pm

    Flavia,

    eu tambem nao conseguiria esperar por realizar essa maravilha!
    Quanta tentação!

    Beijinho*

  7. Verena disse

    05 jul 2009, 4:23 pm

    Uau!!!! Lindo o brownie…quase mordi o monitor!!!
    Um beijo!
    PS: quantas maravilhas à cabeceira…bons sonhos!

  8. STA disse

    05 jul 2009, 6:29 pm

    Que tentação tão provocadora…
    Que escândalo tão delicioso…
    Amendoins e chocolate parece-me uma excelente combinação.
    Vou-me já por andar pois essa última foto dá cabo de mim…
    Bjs

  9. Paula disse

    08 jul 2009, 10:13 pm

    QUE LOUCURA esses blondies! Suas fotos estão incríveis, principalmente essa última com o chocolatinho derretendo, hmmmmm…

  10. Maureen Garcia disse

    29 jul 2009, 3:23 pm

    Eu fiz no fim de semana! Ficou uma delícia!!!! Obrigada pelas maravilhas sempre postadas por aqui… Beijos…

  11. Juliana disse

    09 set 2010, 1:28 pm

    Que copo é esse? Americano? Em peso, isso correspoderia quantas gramas de cada medida?

  12. flaviapantoja disse

    09 set 2010, 2:23 pm

    Juliana, o copo tem 250 ml. Um beijo, Flavia

  13. Morgana disse

    07 out 2010, 1:40 pm

    Muitoooo bom!!! Recomendo!!!

  14. Juliana disse

    16 jun 2011, 10:34 pm

    Olá Flávia! Namorei essa receita por muito tempo, até ter coragem de fazer. Semana passada resolvi arriscar, mas algumas coisas não ficaram exatamente como eu imaginava. Meu brownie ficou fofinho e os chocolates desceram para o fundo da forma (usei manteiga aviação e um bom chocolate). Segui direitinho os passos da receita. Será que sabe me dizer o que pode ter acontecido? Sempre quis fazer um brownie que ficasse com cara de brownie! (risos). Desde já agradeço pela atenção e por compartilhar essas maravilhosas receitas.

  15. flaviapantoja disse

    16 jun 2011, 11:17 pm

    Oi Juliana, Não sei o que aconteceu. Voce usou o copo medidor correto? O que eu uso tem 250 ml. Pergunto isso porque a falta ou o excesso de farinha, etc pode afetar a consistencia da massa. Outra possibilidade seria deixar assar uns 3 a 5 minutos a mais, para ele nao ficar tão fofinho (mas isso nao explica o chocolate ter afundado todo na massa). Voce por acaso usou batedeira? Porque isso tambem afetaria a massa já que ela ficaria cheia de ar. Cheque tambem se usou a forma de tamanho certo, porque esse ‘brownie’ fica bem fino (2cms de altura +/-) e apesar de não ficar firme, ele não é exatamente ‘fofinho’… Espero que isso te ajude um pouco. Comida é uma coisa ‘viva’ e as vezes coisas como a temperatura do forno, um pouco de liquido a mais ou a menos, afetam toda a estrutura do doce. Dê uma olhada no posts que fiz com dicas: http://www.simplesmentedelicia.com/?p=1683

    http://www.simplesmentedelicia.com/?p=329

    Um beijo, Flavia

     

  16. Juliana disse

    19 jun 2011, 7:52 pm

    Olá Flávia. Estou muito contente. Dessa vez ficou o brownie ficou lindo! Eu não havia usado batedeira, mas fui colocando a farinha bem aos pouquinhos para misturar e talvez tenha batido demais a massa, acho que o copo medidor estava um pouco menor também. Prestei mais atenção aos detalhes e ficou muito bom! Foi aprovado por todos. Muitíssimo obrigada pela atenção. Juliana

  17. Clara e Manon disse

    27 jul 2012, 3:52 pm

    Fizemos o brownie hoje e ficou uma delicia !!! Obrigada pela receita ! beijos Clara e Manon <3

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem