simplesmente delícia

30 de junho de 2009

Mais um pequeno milagre. Não como o nascimento de uma criança ou um eclipse total do sol claro, mas um pequeno milagre no sentido de como alguns poucos ingredientes fazem uma sobremesa tão simples e tão gostosa. A massa, parte que muitas vezes nos intimida, é tão simples que você vai passar a usá-la para outras tortas. Essa receita dá para duas tortas e você pode congelar a segunda metade envolvendo bem com filme plástico. E a torta montada pode ser feita com antecedência de até 8 horas. Só deixe para assá-la perto de servir, ou até enquanto o jantar estiver na mesa, assim a torta é servida quente, com uma bola de sorvete. Gostaria de dizer que a torta é enorme e serve 6 pessoas, mas tenho que confessar também que aqui em casa serviu 4… Minha irmãzinha querida veio jantar (ela mora longe demais de nós) e os ânimos renovados fizeram a torta terminar no final do jantar!

Se você não quiser fazer a calda, use um pouco de geléia de damasco, ou mel, derretidos para passar nas maças depois de assadas. Essa é mais uma receita do delicioso livro do David Tanis, A Platter of Figs.

  •  
  • ingredientes

  • 2 copos + 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 200 gramas de manteiga sem sal, gelada, picada
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 ovo ligeiramente batido com um garfo
  • Água gelada
  • 8 maças misturadas, eu gosto de Fuji e a maçã verde
  • 1 copo de açúcar, para a calda
  • 1 copo de água
  • ¼ copo de açúcar, para polvilhar a torta

  •  
  • modo de preparo

  • 1. Em um copo medidor, ponha o ovo ligeiramente batido. Complete com água gelada até obter ½ copo de liquido. Reserve. Numa vasilha grande, ponha a farinha, o sal e a manteiga. Com as pontas dos dedos, vá amassando rápido até a manteiga estar praticamente toda incorporada mas ainda com alguns pedaços não absorvidos pela farinha. Junte então de uma só vez o ovo com a água e, bem rápido, amasse tudo com os dedos até formar uma bola. Faça isso o mais rápido possível pois essa massa perde muito de sua textura com a manipulação.
  • 2. Faça um retângulo com a massa, polvilhe com um pouco de farinha e embrulhe com filme plástico. Leve a geladeira por no mínimo 2 horas.
  • 3. Após as 2 horas na geladeira, retira a massa e divida em 2. Guarde uma metade para outra sobremesa. Numa superfície ligeiramente polvilhada de farinha, abra a massa com um rolo em um retângulo um pouco maior que o tabuleiro de 28 x 44 cm. Ponha a massa no tabuleiro sem se preocupar muito com as laterais. É para ser mesmo uma torta rústica! Embrulhe o tabuleiro e a massa no filme plástico e leve a geladeira por 1 hora pelo menos.  
  • 3. Enquanto isso descasque as maças. Parta- as em 4, retirando o miolo com uma faca pequena e reservando-os. Vá pondo todos os miolos das maças numa panelinha.
  • 4. Fatia cada pedaço de maça em fatias finas, arrumando em cima de uma tabua para facilitar a montagem da torta. Não tem problema se as maças começarem a escurecer.
  • 5. Na panela com os miolos de maças, ponha o copo de açúcar e o copo de água e leve ao fogo médio. Cozinhe até formar uma calda grossa. Coe a calda e reserve.  Pegue o tabuleiro pronto com a massa e arrume as maçãs em fileiras, com as fatias bem apertadas umas nas outras. As maças vão encolher no forno então não deixem de usar todas! Quando o tabuleiro estiver pronto com as maças, você pode guardá-lo na geladeira por até 8 horas, bem envolto em filme plástico. As maças vão escurecer mas isso não tem problema.
  • 6. Pré-aqueça o forno a 190º C. Polvilhe as maças com o ¼ de copo de açúcar e leve o tabuleiro pronto com a massa e as maçãs para o forno por 45/50 minutos ou até a massa estar dourada. Quando a torta estiver pronta, retire do forno, deixe esfriar um pouco e pincele a calda nas maçãs. Sirva morno ou a temperatura ambiente.
  •  
  • Outra Boa Idéia: Bolo de Maças Caramelizadas

 

12 comentários

  1. Glau disse

    30 jun 2009, 11:26 am

    Flavia, adoro suas receitas.. suas fotos! seu blog é lindo!
    bjo, Glau

  2. teresa disse

    30 jun 2009, 2:46 pm

    gostei muito da receita ,é a primeira vez que eu entro no seu blog.

  3. Vânia Costa disse

    30 jun 2009, 2:54 pm

    Adoro tarte de maçã! Ficou tudo lindo!
    Beijinho grande*

  4. Karla disse

    30 jun 2009, 5:10 pm

    Flávia,
    parabéns pelo talento.
    Suas receitas, fotos e blog são encantadores e tudo delicioso.
    O bolo mármore é perfeito, aspecto de bolo bem batido, fofíssimo e saboroso.
    Bjs de fã

  5. Maura disse

    30 jun 2009, 7:32 pm

    Oi Flávia,

    Adorei mesmo a receita e muitas outras do seu blog, acho que vc tem fotos lindas, eu tb faço e fotografo, mas sou péssima para fotos, e tb acho que preciso de um curso de fotoshop.
    Obrigada
    bjs
    Maura

  6. Gina disse

    30 jun 2009, 11:58 pm

    Flávia, essa torta ficou “simplesmente delícia”. E a apresentação bem legal.
    Bjs.

  7. Paula disse

    01 jul 2009, 12:20 pm

    Flávia, que receita ótima (aliás, como sempre!)… Adoro torta de maçã, e essa foi pra fila das próximas a serem testadas!

  8. Canela disse

    01 jul 2009, 5:04 pm

    Flavia
    Que visão maravilhosa!Só o aspecto convence até os mais renitentes….
    Bj

  9. Ana Paula Ribeiro disse

    03 jul 2009, 7:55 pm

    Flávia, eu sou apaixonada pelo seu blog … ainda estou procurando tortas de maçã como as da vovó, pode?!?!
    Vou testar com muito carinho.
    Beijo!

  10. helena bricio disse

    09 jul 2010, 6:21 pm

    Flávia
    Que beleza de foto! Vou fazer, no almoço de Domingo.
    bjs
    helena bricio

  11. Danielle Vignoli disse

    01 jan 2014, 8:05 pm

    Descobri seu site ontem e estou adorando ler cada receita.
    Adorei seu jeito de iniciar cada texto.
    Beijos e Feliz Ano Novo

  12. flaviapantoja disse

    01 jan 2014, 9:29 pm

    Oi Danielle, Feliz Ano Novo para voce tambem! Um bj, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem