simplesmente delícia

8 de junho de 2009

Livro novo, vida nova!!! Bem, claro que não é bem assim, mas poucas pessoas ficam mais felizes com a compra de um livro novo do que eu. Pode ser livro de cozinha, ficção, não-ficção, romance, historia, auto-ajuda. Cada livro é como uma caixinha de surpresas onde podemos descobrir uma receita nova maravilhosa, uma historia de amor improvável, uma versão nova da vida da incrível Catarina a Grande (adoro ela!!), uma dica genial de como fazer para agüentar nossos adolescentes em plena crise de eu-te-odeio-mas-me-leva-ao-shopping? .

E quando o livro é bom (vamos combinar aqui e agora que nem todos são…), para mim é como se eu tivesse ganhado a loteria. Eu fico completamente desnorteada, saio falando para todos os que têm paciência de ouvir o quão incrível tal e tal autor é, re-leio o livro tantas vezes que começo a achar que tem algo errado comigo e saio lendo tudo que há disponível do mesmo autor . Enfim, isso tudo para tentar explicar como cheguei a essa receita de bolo de espinafre. Tudo começou com a chegada do livro do David Tanis, A Platter of Figs. Não é nada revolucionário mas é o tipo de cozinha que eu adoro: simples e maravilhosa. Cheia de sabor, fácil e sem pretensões. Rica em sabores e texturas mas nada complicadíssimo de se fazer.

Esse bolo, alguma coisa entre um pudim e uma frittata, fica melhor se servido a temperatura ambiente, portanto você deve fazê-lo com antecedência e servir como entrada ou acompanhando uma salada de ervas, ou como eu fiz, junto com uma salada de beterraba

 

 ingredientes

  • 1 quilo de espinafre (3 molhos)
  • 2 alhos poros médios
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • Sal, pimenta do reino, noz moscada
  • 2 copos de leite
  • 6 ovos
  • Pimenta caiena
  • 2 ou 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Lave o espinafre muito bem, trocando a água varias vezes para sair toda a sujeira. Tire os caules e guarde só as folhas. Seque-as bem e reserve. Corte a parte verde do alho poro e descarte. Corte as partes brancas em rodelas ou pedaço grandes e lave-os bem. Deixe escorrer.
  • 2. Numa panela bem grande, derreta a manteiga e refogue o alho-poro por uns 5 minutos até ele murchar. Tempere com pimenta do reino e bastante noz moscada. Ponha uma parte dos espinafres por cima do alho-poro, salpique de sal e ponha mais uma camada de folhas, salpicando com mais sal.. Tampe a panela e deixe o espinafre suar por uns 5 minutos. Vire todo o espinafre e qualquer liquido que sobrar na panela, em um prato grande e deixe esfriar. Recomece a operação com todo o resto do espinafre, salgando sempre entre as camadas de folhas. Se preciso, derreta mais um pouco de manteiga na panela para as folhas não aderirem antes de por os espinafres. Deixe o espinafre e o alho-poro esfriar ante de continuar.
  • 4. Pré-aqueça o forno a 200º C e unte um pirex ou refratário de vidro com manteiga (meu pirex redondo tem 26 cms de diâmetro) Reserve.
  • 5. Numa jarra, misture os ovos com o leite. No liquidificador ou no processador, processe uma parte das folhas (e seus líquidos) com uma parte do leite e os ovos. Apesar de o meu processador ser grande, para usar todo o espinafre tive que fazer isso em duas vezes. Bata bem o espinafre; pare o liquidificador ou o processador e use uma espátula para retirar qualquer folha que tenha ficado grudada nas laterais. Continue batendo até formar  um liquido uniforme. Prove e tempere com mais sal e pimenta caiena. Esse creme tem de estar bem temperado.
  • 6. Entorne todo o liquido no pirex preparado e salpique queijo ralado. Leve ao forno quente por 45 minutos ou até uma faca sair limpa do centro do bolo. Ele deve estar levemente dourado. Sirva a temperatura ambiente.  

Outra Boa Idéia: Torta de Brocolis e Gorgonzola

 

6 comentários

  1. Canela disse

    08 jun 2009, 5:40 pm

    Olá Flávia
    Os livros para mim são jóias!Adoro,mas não leio tudo,mas quando gosto faço como você ,vou comprando todos do mesmo escritor,desde menina que faço isso…….
    Esse novo deve ser bem interessante avaliando a receita.Gostei muito!
    Bj

  2. Luciana Betenson disse

    08 jun 2009, 6:50 pm

    Flavita, amei este bolo de espinafre!! Para mim é “gosto de infãncia”, tínhamos uma cozinheira maravilhosa quando eu era criança e ela fazia este bolo e um pão de sálvia que eu e a minha mãe nunca conseguimos reproduzir com perfeição… E toca por mais um livro na minha wish list… :) Ficou maravilhoso e deu água na boca. Beijos!!

  3. Gina disse

    08 jun 2009, 7:19 pm

    Deve ter ficado uma delícia, a julgar pelos ingredientes. Adoro espinafres e alho-poró.
    Boa semana!

  4. Ana Paula disse

    09 jun 2009, 2:19 pm

    Fiz em casa a receita e deu super certo! Servimos ele com a salada de tomates cereja e mais uma salada de palmito pupunha. Uma refeição mais que completa que agradou todos os gostos. Merci

  5. Maria G. disse

    10 jun 2009, 11:59 am

    Adoro espinafre!!! e adorei a idéia de não ter que me preocupar com a massa como é no caso das tortas… Parece fofo e apetitoso até para os resabeados quanto a legumes: pai e filha aqui em casa devem sucumbir facil facil ehe! Vou fazer o teste e dou noticias, beijos,
    Maria

  6. Malu Ramos disse

    13 jun 2009, 3:29 pm

    Flávia, adorei esta receita. Além de saborosa, rica é muito fácil fazê-la. Continuo sua fã e adorando teu blog.
    Beijos

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem