simplesmente delícia

3 de junho de 2009

O Michael Ruhlman tem em minha opinião um dos blogs de culinária mais interessantes da blogosfera, e agora a ZAHAR acaba de lançar o Elementos da Culinária de A a Z, que eu ainda não tinha lido. Foi uma bela surpresa.

O livro é dividido em duas partes: a primeira parte aborda 8 tópicos que Ruhlman considera fundamentais para todos os amantes da boa cozinha e potencias excelentes cozinheiros. São eles: caldo, molho, sal, ovos, calor, utensílios, acervo bibliográfico, e finesse. Na segunda parte do livro, Ruhlman fala de mais de 800 verbetes oferecendo definições, traduzindo a linguagem da cozinha e tornando-a acessível para os leigos.  São detalhes que fazem toda a diferença na hora de um cozinheiro amador passar de bom para excelente.

O capitulo sobre o sal foi fundamental para mim pois tenho que confessar que nunca havia dado muita importância a esse condimento. Ruhlman explica não somente a importância do sal no paladar mas também a vital necessidade de se salgar o alimento na hora certa. Gostei muito também da parte dos utensílios, quando Ruhlman mostra mais uma vez sua inteligência na cozinha explicando a inutilidade dos gadgets de cozinha que vimos tanto nas cozinhas atuais, e a necessidade de se usar material de qualidade: melhor investir em 2 panelas excelentes do que ter um jogo medíocre de 7 panelas de segunda.

O livro é também muito bem traduzido e passou por uma revisão técnica excelente. Esse livro é essencial para qualquer cozinheiro, amador ou não, que se importe verdadeiramente com que está fazendo e com o que esta comendo. Elementos da Culinária tem lugar em todas as cozinhas.

 

Outra Boa Idéia: Uma Maçã Por Dia

 

7 comentários

  1. Cecília Catro disse

    03 jun 2009, 6:12 pm

    Olá, Flavia. Tudo bem? Sou a Cecília e trabalho na Edelman, agência de comunicação da Jorge Zahar Editor. Ficou muito bacana seu post sobre o livro. Gostaríamos de saber de podemos linká-lo na página Culinária de A a Z no site da Zahar. Um abraço

  2. Flavia Pantoja disse

    03 jun 2009, 6:42 pm

    Oi Cecilia,
    Claro, vai ser um prazer! Eu adorei o livro!
    Um bj,
    Flavia

  3. gabi disse

    03 jun 2009, 7:09 pm

    vamos ver se a Ana se anima nas resenhas!!
    quero o Livros e Nada Mais funcionando

  4. Daniela Narciso Pacheco disse

    18 jun 2009, 12:02 pm

    Flávia,
    Fiquei imensamente contente com seu elogio ao meu trabalho de revisão técnica da tradução do Elementos da Culinária de A a Z.
    É importante saber que nosso esforço e dedicação foram válidos, principalmente quando reconhecidos por quem entende do assunto!
    Aproveito para cumprimentá-la pelo seu blog, simplesmente delicioso de ler, parabéns!
    Um abraço,

  5. Carla disse

    07 set 2009, 3:19 am

    Olá Flavia,

    Eu estou lendo esse livro, mas o original em inglês. Não posso avaliar a tradução, mas tenho que concordar com você que o livro é excelente. Gosto também do blog do Ruhlman. Ele escreve muito bem e tem um texto muito agradável. Esse livro é mesmo essencial e muito gostoso de ler.

    Parabéns pelo seu trabalho no blog. Já assinei!

    Abraço,

  6. flaviapantoja disse

    07 set 2009, 8:32 pm

    Oi Carla! Eu acabei de comprar o ultimo livro dele , Ratio, e estou amando. É super inteligente, um livro onde voce de fato aprende aluma coisa, no caso aprende a cozinhar com as  proporçoes. É tao bom quando agente lê alguma coisa boa não?? Um bj!
    Flavia

  7. Carla disse

    16 set 2009, 1:39 pm

    Oi Flávia,

    Legal saber que também está gostando do último livro dele. Já vai pra minha wish list. :)

    Sim, é muito bom ler coisa boa.

    Beijo,

    Carla

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem