simplesmente delícia

6 de maio de 2009

Eu normalmente não gosto de chocolate misturado com frutas. Eu descobri isso há relativamente pouco tempo. Acho que sou um pouco lenta para fazer grandes definições na minha vida mas cada vez que via/comia um doce com limão, laranja, morango, etc. combinado com meu amado chocolate era como um átomo incomodo de desgosto e repulsão que se manifestava dentro de mim. Mas existem exceções, claro. Quando a fruta não é muito acida ou úmida, ela pode acompanhar a intensidade do chocolate e a sua textura amanteigada. A banana é uma das poucas frutas cujo paladar maduro e adocicado casa bem, a meu ver, com o chocolate. E esse bolo é cheio de bananas… Alias ele é um perigo na bancada da cozinha… daqueles bolos que se passa o dia beliscando portanto não venha me dizer que não avisei sobre seu alto poder de sedução!

Use frutas bem maduras, e por mais tentador que seja, não deixe de usar a canela na mistura de chocolate e castanhas pois ela confere uma dimensão deliciosa ao crocante desse bolo. Com um café ou uma xícara de chá, esse bolo fica perfeito por alguns dias, graças à umidade que a banana proporciona à massa.

  • ingredientes

  • 1 ¼ copo de chocolate meio-amargo picado (230 gramas)
  • ½ copo de açúcar mascavo (bem apertado no copo)
  • ½ copo de castanhas do Pará, picadas grosso *
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 3 copos de farinha de trigo
  • 1 ½ colher de  chá  de bicarbonato de sódio
  • 1 ½ colher de  chá  de fermento em pó
  • ½ colher de  chá  de sal
  • 1 ½ copo de açúcar
  • 200 gramas de manteiga sem sal, temperatura ambiente
  • 2 ovos, temperatura ambiente
  • 5 bananas bem maduras ou 2 copos e meio de bananas amassadas
  • * as castanhas podem ser substituidas por nozes

  • modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre uma forma de 24 cms de laterais removíveis com papel manteiga, unte com manteiga e polvilhe de farinha. Esse bolo também pode ser feito num pirex (untado e polvilhado) mas não será possível desenformá-lo.
  • 2. Numa pequena vasilha, misture o chocolate picado, as castanhas do Pará picadas, o açúcar mascavo e a canela. Reserve.
  • 3. Numa outra vasilha, misture a farinha, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Reserve.
  • 4. Na vasilha da batedeira, ponha a manteiga e o açúcar e bata em velocidade media/alta até formar um creme claro e bem fofo. Adicione os ovos um por um, deixando incorporar na massa entre cada ovo. Quando acabar de juntar os ovos, junte toda a banana amassada com um garfo. Bata somente até a massa estar homogênea. Junte agora metade da mistura de farinha em velocidade baixa. Pare a batedeira, raspe as laterais com uma espátula, e adicione a outra metade de farinha. Bata mais um pouco só ate não haver mais traças da farinha. Pare a batedeira.
  • 5. Ponha metade da massa na forma pronta. Por cima dessa massa, ponha metade (eu usei um pouco menos da metade) da mistura de chocolate e castanhas, espalhando sobre toda superfície. Cubra como restante da massa, espalhando com uma espátula pra cobrir toda a forma. Agora use o resto da mistura de chocolate e castanha e cubra todo o bolo. Aperte levemente com a palma da mão para afundar um pouco  as castanhas e o chocolate na massa.
  • 6. Leve ao forno pré-aquecido por 55-60 minutos (no meu forno ficou 70 mns).  Retire do forno e deixe esfriar antes de partir, para as castanhas e o chocolate acabarem de se assentar dentro da massa.

Outra Boa Idéia: Cookies de Banana com Chocolate

 

23 comentários

  1. Vânia disse

    06 mai 2009, 2:32 pm

    Amei esse bolo… é como o blog: Simplesmente Delicia!!

    Beijinho*

  2. BETO disse

    06 mai 2009, 5:08 pm

    Que delícia de bolo. Adoro a combinação de chocolate com bananas.

  3. gabi disse

    06 mai 2009, 6:11 pm

    flavia!
    ficou otimo agora o “outra ideia”
    tem que ficar assim mesmo.
    ah, lindo bolo!

    bjs
    gabi

  4. Pam disse

    06 mai 2009, 9:16 pm

    Nossa esse bolo parace delicioso, já vi vários comentarios em blogs sobre essa combinação de banana com chocolate, mas nunca acreditei, mas acho que talvez também vou dar uma chance…haha
    beijinhos

  5. Malu Ramos disse

    07 mai 2009, 10:32 am

    Flávia!!!! não é possível. mais uma receita incrível!! como você consegue? quero só ver a “minha” balança…, mas não vou resistir
    vou ter que fazê-lo também, junto com o de limão. rsrsrs
    beijos
    Malu

  6. maria eduarda disse

    07 mai 2009, 3:52 pm

    Oi Flavia, tudo bem? Uso banana prata mesmo?

  7. Flavia Pantoja disse

    07 mai 2009, 4:30 pm

    Eduarda: eu sempre fiz esse bolo com banana-prata, nunca tentei com outra. Se voce quizer experimentar, me conte como ficou! Um bj

  8. Fabi disse

    08 mai 2009, 3:18 pm

    Flavia, também adoro banana com chocolate. Este bolo parece delicioso!
    Ah, te falei que fiz os seus cookies? Ficaram divinos e em breve vou postar!!

    Beijos!

  9. Canela disse

    09 mai 2009, 7:08 pm

    Olha Flavia
    Nunca experimentei……mas fiquei curiosa!
    O aspecto é irresistivel!
    Bj

  10. Rodrigo disse

    09 mai 2009, 9:29 pm

    Após um dia de muito trabalho (sou médico), chego em casa e me deparo com este bolo! Eu e minha família (principalemte eu!) temos a sorte de tê-la como vizinha e amiga. Então…cheguei com a adrenalina a mil e vi o bolo…podem apostar que é maravilhoso.

  11. Vivi Japa disse

    13 mai 2009, 2:10 pm

    Achei o seu blog…nooooooosa !!! Só de olhar me deu fome. Esse bolo está lindo. Adorei todas as receitas e já estou divulgando o seu blog para o pessoal aqui do meu trabalho. Beijos,

  12. pimenta disse

    13 mai 2009, 6:41 pm

    tenho de experimentar esta receita o quanto antes!!
    adicionei o teu blog pois gostei muito dele

  13. Lorraine Olivier disse

    05 jun 2009, 10:13 am

    Olá Flávia!!!! Lindo e irresistível seu blog!!! Eu sou fanática por banana e chocolate, então quando vi sua receita, arrisquei-me a fazê-la. Nunca, e quando digo nunca é sério!!! Nunca acertei um bolo… sempre achei que era o forno..kkkkkk.. Mas esse!!! Ficou fantástico, delicioso e lindo!!!!! Não posso lhe dizer se ficaria perfeito por alguns dias…rs Aqui não dura 24h!!! Enquanto ele existiu, minha mente dizia… Ah!! Só mais um pedaçinho…kkkkk. Enfim, MARAVILHOSO!!!! Parabéns pelo blog!!!! Abraços!!!

  14. Lorraine Olivier disse

    05 jun 2009, 10:19 am

    Ah!!! Aliás.. a foto do meu mereceu ser postado…rs Está no meu orkut… Arte de Olivier…. http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=17118664875222252397&pid=1244157518061&aid=1pid=1244157518061 Abraços!!!

  15. Zeana disse

    08 jun 2009, 11:09 pm

    Olá Flávia!
    Fiz o bolo e ficou simplesmente PERFEITO!
    Usei chocolate branco e nozes e fiz com farinha integral.
    Uma variaçãozinha… que deu certo!

  16. claudia disse

    10 jun 2009, 7:11 pm

    Ola Flavia acho q vou faser esse bolo p/ meus filhos so q eles nao gostan de noses por isso vou por pedaços de chocolate branco e pedaços de chocolate ao leite acho que vao amar …Espero que de certo .Volto a comentar o assunto bjos….hammm estou com agua na boca DEIXE EU CORRER PRO FOGAO .

  17. isabel disse

    03 out 2009, 1:59 pm

    oi flávia!
    já fiz esse bolo várias vezes, simplemente adoro :)
    já fiz em versão muffin, ficou uma delícia, e também já fiz com banana d’água (do meu quintal) e amei, vale a pena experimentar, a massa fica super molhadinha e o sabor da banana bem mais intenso!
    beijos

  18. Sueli Vale disse

    16 out 2009, 8:27 pm

    Fiz esse bolo e ficou maravilhoso realmente, quem ainda não o fez não deixe de fazer pois fica delicioso,muito obrigada pela receita. Sueli

  19. patricia berrelha albarici disse

    20 nov 2009, 11:30 am

    Prezada Flávia

    Fiquei com muita vontade de fazer este bolo, então comprei os ingredientes. Enquanto ele assava, permaneceu um perfume delicioso em minha casa. Bom, só preciso dizer que o resultado foi um sucesso, tanto em casa, como na de meus pais, pois levei um pedaço para eles. Meu pai, pessoa que aprecia muito doces, adorou!
    Quero manifestar meus parabéns, novamente, ao seu site. Esta é a segunda receita sua que faço e os resultados foram maravilhosos. Já virei sua fã.

  20. katia cilene disse

    18 mar 2011, 2:05 pm

    Querida Flavia
    Fiquei maravilhada com tantas receita mais eese bolo de banana
    e chocolate me dixou com água na boca fui obrigada a fazer o meu umumum umum que delicia
    Parabens!

  21. Cidalia Brocca disse

    30 dez 2011, 12:55 pm

    Prezada Flávia,

    Fiz este bolo ontem para um almoço de Natal com colegas de trabalho. Foi um sucesso total! Todos acharam espetacular pois além de super gostoso é muito lindo! Muito obrigada pela excelente receita e pelo cuidado em passar instruções claras e fáceis de seguir. Parabéns e que o 2012 seja um ano maravilhoso para você.

  22. Jurema Briggs de Andrade disse

    05 out 2013, 9:15 am

    Flavia, Parabéns pelo site, não conhecia, estou maravilhada com as suas receitas e fotos, que Deus lhe abençoe. irei fazer este bolo de banana hj. felicidades

  23. Viviane De Oliveira Pires Ramos disse

    30 jun 2015, 11:04 am

    Parabéns!!!Seu bolo é maravilhoso.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem