simplesmente delícia

2 de abril de 2009

Sabe aqueles pratos que é impossível alguém não gostar?? Bem, esse é um deles… Analisei profundamente todos os lados da moeda e cheguei a conclusão que não há a menor chance de não agradar gregos e troianos. Tem a massa folhada por cima e por baixo (é sempre importante abrir o coração para todas as posições!!), o brócolis que como todos nos sabemos é o verde preferido de todos, e tem o gorgonzola para  atiçar as papilas e tornar tudo ainda mais cremoso. Ah e esqueci de mencionar que essa torta é perfeita fria ou quente. Acompanhada de uma salada de tomates, talvez com um pouquinho de cebola roxa e azeitonas pretas. Ou uma salada verde, com um molho de vinagre branco e alho. Ou então acompanhando uma linda fatia de presunto.

 Serve 4 a 6 pessoas

  •  
  • ingredientes

  • 500 gramas de massa folhada (eu usei 1 1/2 rolos da massa AROSA)
  • 500 gramas de brócolis (eu prefiro, para essa receita, o brócolis tipo americano), cozido al dente em água salgada - os brócolis têm que ficar crocantes!!
  • 150 ml de creme de leite fresco
  • 80 ml de água
  • 1 ½ colher de sopa de ciboulette* fresca bem picada
  • 3 colheres de sopa de mostarda tipo DIJON
  • Sal e pimenta do reino
  • 100 gramas de queijo gorgonzola
  • 1 ovo
  • * se voce não tiver ciboulette, substitua por 1/2 copo de cebolinha picada.
  •  

  • modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno a 200°C.
  • 2. Forre uma forma redonda de 25 cms com a massa folhada. Aperte-a bem no fundo e nas laterais. OBS: A massa pronta da Arosa nao tem largura para cobrir a forma de 25 cms, por isso cortei 2 pedaços  e fiz uma emenda já na forma- é só tomar cuidado e apertar bem os dois pedaços para nao se separarem no forno. Apare as bordas com uma faca e leve ao freezer por 10 minutos. Com um outro pedaço de massa, faça um circulo de 25 cms , que irá servir de tampa para a torta, ponha num prato e leve ao freezer também por 10 mns.
  • 3. Retire a forma pronta com a massa do freezer e ponha sobre ela um pedaço de papel alumínio ou papel manteiga. Encha de feijões secos e leve ao forno por 15 a 20 mns ou até a massa começar a ficar dourada. Quando estiver levemente dourada, retire do forno, e com cuidado tire o papel alumínio com os feijões (guarde os feijões para serem re-utilizados em outra massa). Leve a forma com a massa de volta ao forno por mais 5 minutos. Retire e reserve.
  • 4. Enquanto isso, numa vasilha, misture o creme de leite fresco, a água, a mostarda, e a ciboulette. Tempere com sal (atenção ao sal pois o gorgonzola ainda vai acrescentar mais sal ao paladar final) e pimenta e reserve.
  • 5. Corte os cabos mais duros dos brócolis e use para outra finalidade (como uma sopa, por exemplo), e guarde somente as flores.  Depois da massa da torta pronta, ponha os brócolis bem escorridos no fundo. Pique o gorgonzola sobre os brócolis e despeje o creme reservado por cima. Com uma espátula, esparrame o creme por toda superfície da torta.
  • 5. Numa vasilha pequena, bata o ovo com um garfo. Com um pincel de cozinha, passe o ovo batido por toda a parte de cima da lateral da massa, aonde vamos por a tampa da torta. Agora ponha o circulo de massa em cima e aperte bem nas laterais para vedar a torta. Use o pincel para passar o resto do ovo sobre a tampa da massa. Asse por 30/40 minutos ou até estar bem dourado. Retire do forno e deixe repousar 5 mns antes de servir.
  • Receita adaptada do The Guardian, que tem uma primorosa seçao de comidas e receitas.

 

12 comentários

  1. Dani B. disse

    03 abr 2009, 10:45 am

    Ai, adoro as receitas e dicas que você dá aqui! Com certeza vou testar esta!
    Beijos!

  2. Maysa disse

    04 abr 2009, 2:51 pm

    Nossa que site maravilhoso! Estava procurando receitas de brownie e achei, e já está favoritado agora. Parabéns pelo visual da página!

  3. Claudia disse

    05 abr 2009, 12:03 pm

    Ficou linda a torta, amo tortas salgadas com massa folheada.

    Sabe que em São Paulo este brócoli é chamado de japonês, ou ninja, já que foram eles que introduziram este tipo de brócoli no Brasil. Por que é que você chama de americano?

    Até!

    C.

  4. Flavia Pantoja disse

    05 abr 2009, 2:30 pm

    Oi claudia: aqui no Rio, é como o chamamos. Deve ser como a tua mandioquinha e a nossa batata-baroa… Cada estado com seu nome..Bj

  5. Malu Ramos disse

    05 abr 2009, 3:55 pm

    Nossa que delícia!, estava mesmo esperando vc. postar alguma receita salgada. Vou já experimentar. Parabéns, mais uma vez, pelo blog, é lindo. bjs.

  6. gabi disse

    06 abr 2009, 9:18 am

    flavia,
    e se eu nao gostar de gorgonzola? teria outro queijo mais suave que eu poderia substituir?

  7. Canela disse

    06 abr 2009, 9:01 pm

    Olá Flavia
    Esta eu vou testar,até consigo adivinhar os sabores…
    Aspecto fabuloso!
    Bj

  8. Flavia Pantoja disse

    08 abr 2009, 11:52 am

    Gabi: substitua por queijo de cabra, outro favorito meu!! Nesse caso voce pode até por mais do que as 100 gramas ja que ele é um queijo mais fraco. Bj!

  9. Ana disse

    17 mar 2011, 7:18 pm

    Prezada Flávia, qual é a função do feijão?
    Obrigada!

  10. flaviapantoja disse

    17 mar 2011, 7:28 pm

    Ana, os feijoes servem como peso na massa. Se voce nao usar algum tipo de peso na massa, ela vai levantar toda no forno. Mas voce pode re-utilizalos varias vezes depois. Eu  guardo um pote com feijoes só para esse proposito.Um bj, Flavia

  11. Sergio Guedes disse

    09 jul 2013, 1:17 pm

    Olá Flávia,
    “Simplesmente Delícia” já está entre os meus favoritos, faz tempo! Parabéns! Acabei de fazer essa receita da torta de brócolis com gorgonzola e deu muito certo. Ficou muito boa mesmo! Comprei a massa folhada numa loja exclusiva da Arosa, onde encontrei os discos prontos de 30 cm, assim não precisei fazer nenhuma emenda…
    Abraço.

  12. regina sa disse

    02 dez 2013, 9:45 am

    Maysa,

    Este brocolis é chamado de ‘ americano’ pois os americanos só usam este, não existe o outro lá.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem