- Simplesmente Delícia - http://www.simplesmentedelicia.com -

Molhos de Salada

Posted By flaviapantoja On março 18, 2009 @ 10:54 pm In molhos | 25 Comments

  • Muitas vezes, a diferença entre uma salada sem graça e outra cheia de bossa está no molho. Para simplificar a minha vida, eu procuro ter pelo menos 2 molhos frios prontos na geladeira: para enfeitar uma salada ou dar um toque especial a legumes grelhados ou uma carne fria. Até minha filha faz uso dos molhos para mergulhar seu snack preferido, palmitos (orgânicos, KING OF PALMS, claro). E devo confessar que até a salada de alface (momento de confissão: não entendo mesmo qual a graça na tal folha verde) fica um pouco mais atrativa com um molho de mostarda por exemplo…
  • Esse molho de gergelim é uma pura delicia… isso claro, se você gosta de gergelim. Como eu adoro, esse molho está sempre na geladeira e ele fica perfeito com a [1] salada de cenouras por exemplo. Ou também com peixes grelhados. Esse molho engrossa depois de gelado, portanto quando tirar da geladeira, não deixe de mexer bastante com um garfo e possivelmente pingar um pouquinho de água para diluí-lo. 
  • O molho de iogurte é um básico e fica delicioso com folhas verdes: alface, agrião, rúcula etc. Você pode facilmente adaptá-lo e usar outros temperos como coentro, dill, e hortelã. Às vezes gosto de por um pouquinho de mostarda tipo Dijon também.
  • E o molho de mostarda, é uma versão da clássica vinagrete francesa. Esse molho é mais puxado na mostarda e fica particularmente bom com salmão e com carnes brancas frias.
  •  

 molho de gergelim

ingredientes

150 ml da tahine (pasta de gergelin)

150 ml de água

80 ml de suco de limão

2 dentes de alho

½ colher de sobremesa de sal

 modo de preparo

1. Ponha todos os ingredientes no liquidificador e bata até formar um creme. Se o molho ainda estiver grosso demais, acrescente um pouco de água. O molho deve estar cremoso mas não liquido.

 molho de iogurte e ervas

ingredientes

1 copo de iogurte natural, ou natural desnatado

2 colheres de sopa de azeite extra-virgem

1 copo de salsinha

2 colheres de sopa de manjericão

1 colher de sopa cebolinha

Sal e pimenta a gosto

Tabasco a gosto

 modo de preparo

1. Ponha todos os ingredientes no liquidificador e triture bem. Triture até não haver mais pedaços de folhas (eu ponho no turbo do aparelho).

 Vinagrete de mostarda

ingredientes

1 colher de sopa de mostarda tipo Dijon

1 ½ colher de sopa de vinagre de vinho tinto

1 colher de sopa de suco de limão

¾ copo de azeite de oliva extra-virgem

Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

 modo de preparo

1. Misture numa vasilha a mostarda, o vinagre, o suco de limão, e o sal. Com um garfo, adicione o azeite aos poucos, quase no gota a gota, batendo sem parar para criar um molho bem cremoso. Vai demorar um pouquinho mas não deixe de ir pingando o azeite e batendo sem parar, para criar uma emulsão.

 Os molhos guardam na geladeira, em recipiente fechado,  por varios dias.


Article printed from Simplesmente Delícia: http://www.simplesmentedelicia.com

URL to article: http://www.simplesmentedelicia.com/?p=555

URLs in this post:
[1] salada de cenouras: http://www.simplesmentedelicia.com/?p=457

Copyright © 2009 Simplesmente Delícia. All rights reserved.