simplesmente delícia

18 de março de 2009

  • Muitas vezes, a diferença entre uma salada sem graça e outra cheia de bossa está no molho. Para simplificar a minha vida, eu procuro ter pelo menos 2 molhos frios prontos na geladeira: para enfeitar uma salada ou dar um toque especial a legumes grelhados ou uma carne fria. Até minha filha faz uso dos molhos para mergulhar seu snack preferido, palmitos (orgânicos, KING OF PALMS, claro). E devo confessar que até a salada de alface (momento de confissão: não entendo mesmo qual a graça na tal folha verde) fica um pouco mais atrativa com um molho de mostarda por exemplo…
  • Esse molho de gergelim é uma pura delicia… isso claro, se você gosta de gergelim. Como eu adoro, esse molho está sempre na geladeira e ele fica perfeito com a salada de cenouras por exemplo. Ou também com peixes grelhados. Esse molho engrossa depois de gelado, portanto quando tirar da geladeira, não deixe de mexer bastante com um garfo e possivelmente pingar um pouquinho de água para diluí-lo. 
  • O molho de iogurte é um básico e fica delicioso com folhas verdes: alface, agrião, rúcula etc. Você pode facilmente adaptá-lo e usar outros temperos como coentro, dill, e hortelã. Às vezes gosto de por um pouquinho de mostarda tipo Dijon também.
  • E o molho de mostarda, é uma versão da clássica vinagrete francesa. Esse molho é mais puxado na mostarda e fica particularmente bom com salmão e com carnes brancas frias.
  •  

 molho de gergelim

ingredientes

150 ml da tahine (pasta de gergelin)

150 ml de água

80 ml de suco de limão

2 dentes de alho

½ colher de sobremesa de sal

 modo de preparo

1. Ponha todos os ingredientes no liquidificador e bata até formar um creme. Se o molho ainda estiver grosso demais, acrescente um pouco de água. O molho deve estar cremoso mas não liquido.

 molho de iogurte e ervas

ingredientes

1 copo de iogurte natural, ou natural desnatado

2 colheres de sopa de azeite extra-virgem

1 copo de salsinha

2 colheres de sopa de manjericão

1 colher de sopa cebolinha

Sal e pimenta a gosto

Tabasco a gosto

 modo de preparo

1. Ponha todos os ingredientes no liquidificador e triture bem. Triture até não haver mais pedaços de folhas (eu ponho no turbo do aparelho).

 Vinagrete de mostarda

ingredientes

1 colher de sopa de mostarda tipo Dijon

1 ½ colher de sopa de vinagre de vinho tinto

1 colher de sopa de suco de limão

¾ copo de azeite de oliva extra-virgem

Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

 modo de preparo

1. Misture numa vasilha a mostarda, o vinagre, o suco de limão, e o sal. Com um garfo, adicione o azeite aos poucos, quase no gota a gota, batendo sem parar para criar um molho bem cremoso. Vai demorar um pouquinho mas não deixe de ir pingando o azeite e batendo sem parar, para criar uma emulsão.

 Os molhos guardam na geladeira, em recipiente fechado,  por varios dias.

 

25 comentários

  1. Sarinha disse

    19 mar 2009, 11:17 am

    Flavinha, é verdade! Um molhinho faz toda a diferença! Só consigo comer salada com bastante molho!hahah
    Bjim

  2. Luciana Betenson disse

    19 mar 2009, 11:34 am

    Flavia, você é TUDOOOOO :)
    Adoro aprender molhos novos… qualquer regime fica melhor assim. Um beijo!

  3. Gasparzinha disse

    19 mar 2009, 1:11 pm

    Flávia,a vinagrete de mostarda (à qual eu sempre junto mel) é o meu molho favorito, mas o de iogurte e ervas tb meagrada muito.
    Fiquei curiosa em relação ao de gergelim…

  4. Canela disse

    21 mar 2009, 5:02 am

    Não conhecia o de gergelim,fiquei com vontade de experimentar…..
    Bj

  5. Gina disse

    21 mar 2009, 8:22 pm

    Adoro gergelim e esse molho me parece muito bom, mas os outros não deixam nada a dever… Maravilha.
    Beijos.

  6. Carine disse

    24 mar 2009, 9:45 am

    Vou esperimentar o de gergelim. O de iogurte eu uso sempre et gosto tambem de pôr um pouco de curry amarelo ou paprika, pra dar um pequeno tchan. Beijos suiços e gelados (esta nevando pela não sei quantésima vez…)

  7. dri haddad disse

    25 mar 2009, 2:56 pm

    oi flavia!!!
    o molho de gergelim é divino..se chama TARATUR eu uso muito..minha avó fazia peixe ao taratur quase todas as sextas feiras com arroz com lentilhas..hehehe
    adorei os outros…parabéns

  8. Patricia disse

    01 jul 2010, 11:42 am

    Oi adorei seu site, só gostaria de saber onde posso encontar esse livro sobre condimentos, temperos. E tb gostaria que vc me esclarecesse o que é tabasco? Adorarei receber suas msgs sobre receitas e palpites de temperos e condimentos,pq adoro cozinhar e usar temeperos diferentes.

  9. flaviapantoja disse

    01 jul 2010, 12:04 pm

    Patricia: o Tabasco e um tipo de pimenta liquida, que vende em muitos supermercados. O livro voce deve procurar em boas livrarias da tua cidade. Se nao tiver na loja, eles tem como pedir. Para receber os posts em tua caixa postal, voce pode se inscrever no botao ASSINAR do blog, do lado esquerdo da pagina! Um beijo! Flavia

     

  10. Robinho Arantes disse

    11 jul 2010, 4:58 pm

    Muito bom o molho de iogurte e ervas!

  11. carla ribeiro disse

    18 nov 2010, 10:59 am

    Oi Flavia adoro suas receitas ja fiz muitas delas e ate hoje nao teve nenhuma que eu nao gostasse.
    Eu nao sei se vc ja comeu uma salada que os japoneses servem muito como entrada nos restaurantes dos USA que leva um molho meio alaranjado mas que e muito gostoso e acredito que leve gengibre,eu adoraria saber fazer esse molho.Vc conheceria esse molho??
    Obrigada e continue sempre assim super talentosa…

  12. flaviapantoja disse

    18 nov 2010, 11:42 am

    Carla, eu realmente nao estou sabendo qual esse molho! Se voce tiver mais dicas para ajudar a descobrir seria bom: nome do prato, etc. Um bj, Flavia

  13. Lady disse

    02 dez 2010, 1:11 pm

    Amei as dicas… Esse molho de gergelim vou ter q experimentar…
    Já o molho verde eu tenho outra receita… Faço ele pra saladas mas o pessoal nos churrascos adoram passá-lo na carne…
    Bato 1 ovo, 1 limão e um bom bocado de coentro e cebolinha, depois vou batendo e adicionando óleo a fio até obter ponto de maionese e acertando o sal com liquidificador em velocidade máxima…

    Aii, lendo o comentário da colega sobre o peixe ao molho de gergelim me deu água na boca… Vou experimentar esse fim de semana e volto pra responder… kkkk Desculpa boa hein?!

  14. vaniasoares disse

    21 jan 2012, 5:54 pm

    flavia,td bem? conheci o seu site e fiquei viciada!nao cozinho quase nada fico so admirando para quem sabe um dia chego a trocar algumas ideias com vc! quando vc usa vinho branco ou tinto em comida qual a marca q vc usa? agradeco desde ja sua atençao.

    Vania

  15. flaviapantoja disse

    21 jan 2012, 7:06 pm

    Vania, depende do uso que vou fazer. Para um prato aonde o vinho é muito importante, o vinho tem que ser de melhor qualidade. Mas quando voce for usar só um pouco, basta um vinho mais barato. Eu nao tenho uma marca especifica, mesmo porque, nao uso muito vinhona cozinha. De uma forma muito geral, usa-se vinho tinto mais para cozinhar carnes, e eu nao como praticamente nenhuma carne. O vinho branco eu uso mais porque adoro peixe, camarao etc. e acabo usando dessa forma. Espero que tenha te ajudado. Um bj, Flavia

  16. SUELY disse

    23 jun 2012, 3:09 pm

    Por favor, me informe quais são os molhos que podem ser armazenados na geladeira e por quanto tempo. Agradeço.

  17. flaviapantoja disse

    23 jun 2012, 3:15 pm

    Suely, todos os molhos devem ser armazenados na geladeira. Eles guardam bem varios dias. Um bj, Flavia

  18. george pastor disse

    11 ago 2012, 4:38 am

    Oi, Flavia!
    Sou aprendiz de cozinheiro e tenho uma dúvida cruel de como e quando se deve adicionar os molhos nas saladas, em especial as verdes. Nestas, quando o molho é ácido, caso não sejam adicionados imediatamenete antes de servir, eles desidratam muito as folhas ,tornando-as aquosas. Uma das maneiras que já fiz foi a de temperar, incialmente , a salada verde com sal , pimenta, etc, e, uisar o molho como acompanhamento, ou complemento a gosto. Qual sua oponição , por gentileza? Abraços e obrigado pela atenção.

  19. flaviapantoja disse

    12 ago 2012, 11:13 am

    George, de fato a salada verde só deve ser temperada na hora de servir mesmo, senão as folhas murcham. Eu não tempero com sal e pimenta pois uso esses ingredientes no molho. O sal desidrata, então contribue para que as folhas murchem mais rapido. Um bj, Flavia

  20. Luciana disse

    06 nov 2012, 11:25 am

    Olá Flávia, tudo bem? Acompanho seu site há alguns meses após uma amiga de SP me falar sobre vc. Também não sou fã de carne vermelha e amo saladas e por isso, adorei a receita dos molhos.
    Tem um molho cremoso que é servido quente com os espetinhos de frango (satai de frango servido normalemte em restaurante chines)que eu gosto muito, você tem alguma idéia de como eu poderia fazê-lo? Obrigada pela gentileza, um beijo.

  21. flaviapantoja disse

    06 nov 2012, 11:30 am

    Luciana, eu nao sei de que molho se trata. Voce tem mais alguma informação? Um bj, Flavia

  22. gerisberto florencio. disse

    26 nov 2012, 5:25 pm

    Adorei o molho de gergelim, o pessoal aqui do restaurante esta adorando,eu trabalho na area a muito tenpo e ainda ñ tinha visto um molho tão gostoso.

  23. claudia disse

    06 mai 2013, 1:22 pm

    Flavia, Estes molhos duram quanto tempo na geladeira ?obrigada

  24. flaviapantoja disse

    06 mai 2013, 2:14 pm

    Claudia, na geldaeira vai guardar pelo menos uns 4 a 5 dias. Um beijo, Flavia

  25. sandra disse

    12 ago 2013, 9:03 pm

    tenho trabalhado mto fazendo molhos pra salada achava estranho agora não consigo mais parar.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem