simplesmente delícia

15 de março de 2009

Sabe aqueles dias em que agente acha que sabe o que quer mas não consegue verbalizar?? Ou pensa que sabe mas quando decide, não é nada daquilo?? Bem, eu passei o final de semana querendo comer algum doce que não sabia bem qual era. Até fiz uma tentativa inútil com um bolo novo de chocolate cuja receita eu tinha guardado há algum tempo mas realmente não era nada disso que estava procurando. Tudo bem que a dita receita não era mesmo muito boa e o tal bolo permanece praticamente intocado na mesa da cozinha. Até que no domingo de manhã resolvi que o que eu queria mesmo era uma boa tarte tatin, cheia de maças carameladas e com o gostinho bom da manteiga da massa . Mas aí surgiu outro probleminha…. Eu estava com uma baita preguiça de fazer a tal massa deliciosa cheia de manteiga e em seguida ainda ter que esperar a massa descansar, etc. o que faria que minha torta só estaria pronta dali algumas longuíssimas horas. Foi aí que meu cérebro resolveu despertar e lembrou-se dessa receita de bolo de maças carameladas. A receita é muito simples; o único momento um pouco mais delicado é a hora de retirar a forma. Levante o fundo da forma bem devagar, passando sempre uma faca rente ao fundo para desgrudar eventuais pedaços de maça que tenham ficado grudados. Se sua forma, como a minha, não é totalmente vedada (já que o fundo tem que ser removivel) , envolva  a forma toda, por fora, sem esquecer a parte de baixo, com papel-aluminio  para o caramelo não vazar para o forno. Esse bolo é tão gostoso de manhã com uma xícara de café quanto a tarde servido ainda morno com uma bola de sorvete de creme.

ingredientes

  • 1 copo + 2 colheres de sopa de farinha
  • 1 ½ colher de  chá  de fermento em pó
  • 1 ¾ copo + 2 colheres sopa de açúcar
  • 1 colher de  chá  baunilha
  • 6 ovos
  • 1,125 kg de maçãs (eu gosto de misturar vários tipos de maçãs, mas especificamente FUJI e Granny Smiths, a maçã verde)

  • modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com bastante manteiga uma forma com as laterais removíveis de aproximadamente 26 cms. Envolva a forma com papel-aluminio para, na eventualidade de algum caramelo passar pelas frestas, este não derrame no forno.
  • 2. Descasque as maças, retire as sementes e corte em pedaços grandes. Reserve.
  • 3. Numa panelinha, ponha ¾ de copo de açúcar com ¼ copo de água e faça um caramelo. Cuidado para não queimá-lo. Assim que estiver pronto, despeje na forma preparada.
  • 3. Na vasilha da batedeira, misture a farinha e o fermento em pó. Adicione 1 copo + 2 colheres de sopa de açúcar, a baunilha e os ovos. Bata em velocidade alta até formar um creme bem leve, de 5 a 8 minutos. Quando o creme estiver pronto, despeje na forma pronta com as maçãs. Leve ao forno por 50 a 60 minutos. A massa tem de estar bem dourada.
  • 4. Deixe o bolo esfriar uns 15 minutos. Aí com muito cuidado, passe uma faca nas laterais para soltar o bolo. Vire o bolo num prato. Com muito cuidado, retire a lateral da forma. Com uma faca grande, solte o fundo da forma do bolo passando a faca para ir soltando qualquer pedaço de maça que possa ter ficado grudado no fundo da forma. Levante o fundo da forma bem devagar. Deixe o bolo acabar de esfriar.

 

34 comentários

  1. Sarinha disse

    16 mar 2009, 11:39 am

    Uauuuuuuuuuu…..que receita divina!
    Amei o resultado! Fotos lindas!
    Bjos, Sarinha

  2. Bia disse

    16 mar 2009, 4:28 pm

    Oi Flavia,

    Qual o tamanho da forma?

    Obrigada!

  3. Maria G. disse

    16 mar 2009, 6:08 pm

    Graças a deus sou casada e tenho uma filha senão eu não teria direito e nenhuma prova das delicias que minha irmã prepara (ela só paparica a afilhada e o cunhado, a irmã sendo apenas uma cobaia coadjuvante…) Enfim minha filhota teve direito a uma generosa fatia desta torta de maçã e, como cobaia gulosa, assaltei a geladeira e não consegui deixar nem um pedacinho! Não vou saber explicar como acontece mas a massa quando junta com a maçã e o caramelo fica com uma textura entre o brigadeiro e o marzipan, qualquer coisa divina!!!

    Obs: fica aqui minha sugestão para que Flavia coloque no site a receita da Tarte Tatin dela para podermos analisar as diferenças entre cada torta. E deixo vcs avisados: vaõ ter muito trabalho se resolverem procurar algum lugar que sirva uma tão boa!

    Beijos,
    Maria

  4. Flavia Pantoja disse

    16 mar 2009, 8:02 pm

    Bia: A forma tem 26 cms. Esqueci de por no texto… Um bj!
    Mary: Deixa de ser injusta! Voce me falou que nao queria brownie pq estava de regime…!!! Mas é verdade que minha sobrinha tem preferencia… :)

  5. Luciana Betenson disse

    17 mar 2009, 9:55 am

    Flavia, amei!! E com esta propaganda de textura de brigadeiro e marzipan deu mais vontade ainda! :)
    Receita anotadíssima!
    Um beijo,
    Luciana

  6. Luciana Macêdo disse

    17 mar 2009, 6:35 pm

    Acabei de ver uma outra receita de bolo de maçã em outro blog, chego aqui me deparo com esta delícia, quem é que resiste?
    Este bolo parece com o de banana que sempre faço, deve ser muito bom.
    Bjs!

  7. maria eduarda disse

    17 mar 2009, 7:11 pm

    Flávia, amei essa receita!! Vou fazer logo que possivel, ou seja, amanha mesmo.Adoro qq doce feito com maçãs e tinha uma receita antiga de um bolo parecido c esse so que de abacaxi. Depois te digo como ficou. bjs

  8. AndreaDomingas disse

    18 mar 2009, 4:15 pm

    Já estou há algum tempo sumida e quando apareço, eis que encontro exatamente o tipo de receita que me agrada! Fantástico e prático! Está anotada para ser feita em breve!
    Bjs

  9. Rapha disse

    19 mar 2009, 2:11 am

    Sacanagem :) como eu vou dormir agora?

  10. Canela disse

    21 mar 2009, 4:59 am

    Flavia
    Esse bolo ficou simplesmente lindo e de certeza delicioso!
    Bj

  11. Juliana disse

    21 mar 2009, 5:15 pm

    A torta é realmente linda. estou começando a aventurar na cozinha, portanto é pergunta de iniciante. a maça verde perde um pouco da acidez? tenho várias aqui em casa e queria fazer essa torta só com elas mas tenho medo de ficar muito acido.

  12. Flavia Pantoja disse

    21 mar 2009, 6:17 pm

    Oi Juliana, A maça nao perde a acidez no cozimento. O que acontece é que o açucar corta um pouco. Eu acho que se voce fizer so com maças verdes, vai ficar otimo. Eu tenho sempre da Fuji aqui em casa pq é a que prefiro para comer. Mas para cozinhas, a verde é excelente. A tarte-tatin francesa é feita so com as maças verdes !! Um bj, Flavia

  13. rossi disse

    16 abr 2009, 11:38 am

    oi estava procurando uma receita assim ha dias……………vou fazer agora mais sera que posso fazer sem a baunilha…………..bjs….

  14. Raquel disse

    23 abr 2009, 12:49 pm

    Flavia, Parabens!!!
    Tenho feito as suas receitas e elas sao perfeitas e divinas!!!

    Nao querendo abusar, mas voce teria receita daquela torta de maça do tempo da vovó? Massa fininha embaixo e por cima aquela toda trançadinha…meu marido adora, mas nao acho nenhuma receita facil e gostosa…

    bjs

  15. Ana Paula Ribeiro disse

    11 mai 2009, 2:35 am

    Toda vez que passo aqui saio com fome ou com vontade de comer … isso é que é um bom trabalho! Vovó fazia tortas de maçã e fico buscando nas receitas o sabor da infância. Mais uma para ser feita com calma e todo carinho. Beijo!

  16. Fatima disse

    10 out 2009, 9:45 am

    Este bolo deve ser uma tentação.
    Espectacular…
    Obrigado pela partilha
    beijinho
    Bom fim de semana

  17. Oneide Bezerra Albino Gomes disse

    07 mar 2010, 4:03 pm

    Menina num é que deu certo? Amei! foi um sucesso com minhas amigas e vizinhas…olha que minha fama não é assim tão boa no diz respeito a fogão, mas foi um sucesso absoluto!

  18. Valentina disse

    22 mar 2010, 11:36 am

    Adorei a receita, ja esta no forno, depois conto o resultado! estou fazendo da França, meus sogros adoram bolos brasuleiros!

  19. Bruna disse

    14 jun 2010, 2:54 pm

    Oi Flavia,
    esse bolo realmente está com uma cara ótima. Só uma dúvida, esse bolo também combina com a massa do bolo de dasmasco? Ou pra maçã essa massa combina mais?

  20. flaviapantoja disse

    14 jun 2010, 9:56 pm

    Bruna: os dois bolos que voce menciona são bolos “invertidos” (com as frutas por baixo). Porem as massas sao diferentes: uma é bem mais fofa que a outra porem nao quer dizer que uma seje melhor. É somente uma questao de gosto. A massa do bolo de maçã é mais fofa e delicada, ja a outra é mais parecida com um bolo branco comum. Voce deve poder mudar as frutas sem problemas: basta seguir as instruçoes do preparo. Um beijo, Flavia

  21. Livia disse

    13 mar 2011, 1:24 pm

    esse bolo é tudo!!

  22. KELLY disse

    21 jun 2011, 3:57 pm

    NÃO FIZ “AINDA”, PQ SÓ TENHO UMA DÚVIDA, A FORMA REMOVÍVEL ELA TAMBÉM TEM QUE ESTAR UNTADA COM MANTEIGA E PASSADA A FARINHA DE TRIGO E DEPOIS COLOCA O CARAMELO?
    AGUARDO RESPOSTA URGENTISSÍMA, POIS ESTOU ANCIOSA PARA SABOREAR ESTA DELÍCIA.

  23. flaviapantoja disse

    21 jun 2011, 4:19 pm

    Kelly, como diz o texto, basta untar com manteiga. Um bj, Flavia

  24. Maria Angelica Salim disse

    24 jul 2011, 8:49 pm

    Oi Flávia,

    Ontem pela primeira vez e por acaso acessei suas receitas e já fiz duas, o bolo de maçã e a couve flor assada. Ficaram ótimos.
    Agora quando quiser ver algo diferente, buscarei suas receitas, que tenho certeza, sempre agradará o povo aqui de casa.

    Abraços e foi muito bom acessar seu site

    Angelica

  25. gisela oliveira disse

    20 set 2011, 8:12 am

    Cá estou eu de novo, porque esta receita, vou fazer proximamente, mas deixe-me dizer-lhe que há um bolo de ananás fresco das Ilhas dos Açores que (de aspecto)é muito parecido e também é óptimo!

  26. Patrícia disse

    23 set 2011, 8:05 am

    Olá Flávia,

    Encontrei o seu blog por acaso enquanto procurava reeitas com maças e estou viciada! Já fiz este bolo e ele fez um sucesso enorme! Toda a gente adorou e, claro, pediu a receita. Obrigada pela partilha!
    Um beijo de Lisboa

  27. Rosiane disse

    22 nov 2011, 8:17 pm

    Jesuss….q deliciaaaaaaaaaaaaaa………….

  28. Marisa disse

    13 fev 2012, 9:14 pm

    Achei a receita mto fácil…tá no forno!Agora é só esperar depois falo o resultado.Bjs

  29. Cris disse

    27 mar 2012, 10:50 pm

    Fiz essa delícia agora à noite, ficou lindo e realmente deliciosa, até postei a foto no facebook.

    Obrigada pela receita

  30. cris disse

    11 fev 2014, 11:17 am

    Olá!
    Lindo bolo! Sou iniciante na cozinha e estou em dúvida da medida do seu copo. Por favor, poderia informar quantos ml ele tem? É o mesmo que uma xícara?
    Grata desde já e parabéns pelo seu site.

  31. flaviapantoja disse

    12 fev 2014, 6:29 pm

    Oi Cris, uma otima pergunta já que temos varios tamanhos de copos e xicaras aqui no Brasil! O copo que eu uso tem 250 ml. Se voce tiver um copo de 240ml, não tem problema: a diferença é quase imperceptivel nesse caso. Um bj! Flavia

  32. Andresa disse

    24 fev 2014, 10:48 am

    Fiz esse bolo no fim de semana e ficou D-I-V-I-N-O!!!
    Será que dá certo com peras ou bananas? =D
    Como não tinha sorvete, comi com chantilly mesmo, e ficou muito bom também!!! Rsss
    Achei que ele ficou bem mais saboroso no outro dia!!!

    Obrigadinha pela receita!!!

    Bjo

  33. flaviapantoja disse

    24 fev 2014, 2:35 pm

    Oi Andresa, que bom que voce gostou! Sim, deve dar certo com peras e bananas tambem. Um bj, Flavia

  34. Gildah Pereira disse

    07 ago 2014, 8:14 pm

    Amei a receita vou fazer aqui em casa amanha !

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem