simplesmente delícia

3 de março de 2009

Existem inúmeras receitas de massa de pizza. É claro que algumas melhores do que as outras, mas o importante é saber o que cada um procura na sua massa ideal já que nenhuma receita pode ser considerada perfeita ou insuperável.  Pessoalmente não gosto tanto de massa muito fina, nem de massa crocante. Nem de pizza com um trilhão de ingredientes, nem de pizza sem molho de tomate. E não importa a situação, ou o lugar, eu só consigo comer pizza com as mãos…E com um copo de vinho…Tinto, claro…. Ei ! Eu nunca disse que eu era fácil!!!!

Essa receita de massa de pizza (nos Estados-Unidos é conhecida como pan pizza, ou deep-dish pizza) produz uma massa rica e bem úmida, com uma textura tenra e sabor mais forte do que a massa comum.  A adição de batatas na massa tem vários efeitos diretos na massa: adiciona sabor e textura ao produto final. O amido da batata retém a umidade durante o cozimento criando uma massa muito mais… bem, úmida! E por outro lado, como a batata tem menos proteína do que a farinha, menos glúten é formado resultando numa massa muito mais tenra. E finalmente, antes que meus amigos  italianos horrorizados comecem a clamar contra essa suposta heresia, verifiquei  que varias receitas italianas de focaccia (prima-irmã da pizza !!) levam batatas na massa! Assim fica aqui provado que não há nenhuma deturpaçao de sistemas filosóficos, ideologias politicas, paradigmas cientificos, movimentos artisticos ou outros, nessa receita. Essa massa é simplemente deliciosa.

  •  
  • ingredientes

  • 3 batatas médias, ou o equivalente a 1 1/3 copo de purê de batatas
  • 3 ½ copos de farinha de trigo
  • 1 ½ colher de sobremesa de fermento biológico seco instantâneo
  • 2 colheres de sobremesa de sal
  • 1 copo de água morna, à temperatura 40ºC.
  • 6 colheres de azeite extra-virgem + para passar na vasilha
  •  
  • Para o recheio
  • 1 lata de tomates inteiros + 2 dentes de alho + 2 colheres de azeite
  • 300 gramas de mozzarella de búfala
  • Folhas de manjericão a gosto
  • Pimenta do reino moída na hora

  •  
  • modo de preparo

  • 1. Para o recheio: refogue numa panelinha os dentes de alho picados em 2 colheres de azeite. Quando estiverem levemente dourados, adicione os tomates. Use uma colher de pau para quebrar os tomates e cozinhe por 20 minutos ou até o molho secar um pouco. Reserve.
  • 2. Numa panela pequena, cozinhe as batatas até estarem tenras. Escorra-as e deixe esfriar o tempo suficiente para poder manipulá-las. Tire a pele das batatas e esprema como para um purê. Precisamos do equivalente a 1 1/3 copo, sem apertar no copo. Descarte o resto.
  • 3. Na vasilha de um processador, ponha a farinha, o sal e o fermento. Com o motor funcionando, adicione a água morna até a massa formar uma bola. Adicione então o purê de batatas e 2 colheres de sopa de azeite e processe até incorporá-los na massa. Transfira a massa para uma vasilha untada com bastante azeite. A massa vai estar bem pegajosa e úmida. Vire a massa para envolvê-la toda de azeite, cubra a vasilha com filme plástico e reserve em local bem quente. A massa deve dobrar de volume (vai levar de 30 a 45 minutos).
  • 4. Pré-aqueça o forno a 260 º C. Ponha dentro do forno uma pedra de pizza para ela ir esquentando bem. Unte com as 4 colheres de azeite restantes uma assadeira redonda, com bordas, de 31 cm de diâmetro. Retire o filme plástico da vasilha com a massa e soque esta delicadamente. Ponha a massa numa superfície de trabalho (mármore, granito) polvilhada com um pouco de farinha. Forme um disco de aproximadamente 28 cm com a massa de. Deixe repousar por uns 10 minutos.
  • 5. Ponha a massa na assadeira preparada com o azeite. Com as pontas dos dedos vá abrindo a massa, criando uma borda mais alta de 2 a 3 cm. Deixe repousar 20 a 30 minutos. Depois de descançar, pique toda a massa com um garfo. Reduza a temperatura do forno para 220ºC.
  • 6. Ponha a assadeira com a massa em cima da pedra de pizza no forno e asse por uns 20 minutos ou até a massa começar a ficar seca e levemente dourada. Retire do forno. Ponha o molho de tomate e a mozzarella (ou outros recheios a gosto) e leve ao forno por mais 10 a 15 minutos, ou até o queijo começar a derreter. Retire de novo do forno, salpique as folhas de manjericão e bastante pimenta do reino moída na hora. Volte a massa ao forno por mais 5 minutos até o queijo começar a tostar. Retire do forno e sirva imediatamente.

 

18 comentários

  1. Canela disse

    03 mar 2009, 4:19 am

    Sem duvida uma bela pizza,com bons ingredientes.
    Fiquei curiosa quanto ao sabor da massa,com a batata,hei-de testar.
    Bj

  2. Sandro disse

    03 mar 2009, 12:50 pm

    Mestra,

    Humilde gafanhoto não sabe se o fermento citado é aquele em barra ou um em pó mesmo, parecido com farinha de rosca. Ilumina minha mente, please?

  3. Flavia Pantoja disse

    03 mar 2009, 1:09 pm

    Sandro: o fermento é aquele granulado, que vende normalmente em envelopes, ligeiramente parecido com “farinha de rosca” rsrsr. Esse fermento de barra é o fermento fresco. bj!

  4. Anne disse

    06 mar 2009, 5:59 am

    Acabo de achar esta receita, pode ter certeza de que irei faze-la para os meninos fão N°1 das receitas da Fravia (como diz o menor).Alias PARABENS por todas estas receitas basicas e simples de fazer, principalmente para quem tem de inventar receitas diarias…
    Continue assim!!!

  5. Gasparzinha disse

    16 mar 2009, 11:37 pm

    Flávia, eu costumo fazer um pão de batata que fica com uma consistência óptima, mas nunca me lembrei de adptar a massa para pizza.

    Agora que vi esta tentação, fiquei com vontade de experimentar! :)

  6. maria eduarda disse

    17 mar 2009, 7:19 pm

    Flavia, assim como vc, a maioria la de casa prefere pizza macia e mais grossinha. Esperimentei fazer sua receita com batatas no domingo a noite. Foi um sucesso. Confesso que nunca tinha ouvido falar de massa de pizza com batata e adorei. SEmpre pedimos pizza fora aos domingos, mas a partir de agora vou tentar estabelecer o hábito de fazer em casa. è muito mais divertido e muitissimo mais gostoso.
    beijos

  7. Carolina Rocha disse

    16 abr 2009, 8:28 pm

    Oi Flavia!!

    Estou super fã do seu blog (as fotos estão de dar água na boca!). Já testei muitas receitas de massa de pizza mais “fofinha” mas não consigo achar uma boa… você acha que vai dar certo no forno de pizza?!

    Bjos e Parabéns
    Carol

  8. Renata disse

    18 mai 2009, 12:42 am

    Oi!
    estou adorando seu blog!
    fiquei com uma dúvida sobre esta receita: dá pra guardar a massa pra usar depois? Em que estágio do preparo ela deve ser guardada e por quanto tempo?
    obrigada!

  9. flaviapantoja disse

    18 mai 2009, 12:12 pm

    Oi Renata,
    A massa resseca muito na geladeira. Se for para usar no mesmo dia, ou para guardar algumas horas, deixe a massa do lado de fora da geladeira mesmo, coberta com um pano, num recipiente levemente untado de azeite. Se nao for usar imediatamente, é melhor congelar, bem embrulhada em filme plastico. Dessa forma , ela fica boa varias semanas. Para descongelar, é so tirar e deixar voltar a massa a temperatura ambiente antes de usar, isto é , quando for por na forma.
    Um abraço,
    Flavia

  10. Ivaneide Passos disse

    13 nov 2009, 8:45 pm

    Parabéns muito bom seu blog. Por favor esse copo medida é americano ? quantos ml? obrigada

  11. flaviapantoja disse

    13 nov 2009, 11:00 pm

    Oi Ivaneide: obrigada pelo carinho! Eu uso o copo americano que tem 250 ml. um bj, Flavia

  12. Ivaneide Passos disse

    15 nov 2009, 5:17 pm

    Obrigada Flávia!

  13. Márcia disse

    28 ago 2010, 8:48 pm

    Não tenho processador. Posso usar a batedeira ou liquidificador?

  14. flaviapantoja disse

    28 ago 2010, 9:37 pm

    marcia, o liquidificador não funciona nesse caso. A batedeira pode dar certo mas nunca expeimentei então não posso te garantir! Um beijo, Flavia

  15. Ingrid Felicidade disse

    01 set 2010, 12:31 pm

    Flávia,

    Fiz a pizza e fico ótima, porém não tenho a pedra. Percebi que ao assar ela deu uma queimada embaixo e não assou tão bem ao meio. Devo deixar em fogo mais baixo e por mais tempo?
    Beijos

  16. flaviapantoja disse

    01 set 2010, 6:05 pm

    Ingrid, sem uma pedra fica mesmo muito dificil pois a massa tem que assar em forno em alta temperatura e a pedra ajuda a assar por igual ja que transmite o calor por toda superficie dela. Existem algumas formas especiais para pizza mas ate essas nao dao o resultado da pedra. Alias, qualquer pedra serve: eu mesma tenho um pedaco velho de granito que eu limpei e so uso para pizza! Um beijo, Flavia

  17. JULIA disse

    01 abr 2012, 7:24 pm

    EHHHH MT MT MT MT BOM
    POEM MAIS PIZZAS DE SSABORES DOCES E SALGADOS.
    BJOS

  18. JULIA disse

    01 abr 2012, 7:25 pm

    ADOREI

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem