simplesmente delícia

11 de setembro de 2008

Eu sempre achei que os aperitivos eram uma portinha de entrada para a refeição, uma janela para o que vinha pela frente.  Não é a toa que essas comidinhas têm o delicioso nome de “amuse-bouche” na França - literalmente brincando com a boca. É o momento de criar expectativa, de introduzir algo que vá atiçar as papilas! Daí minha frustração quando me deparo com um simples prato de amendoins… Não que amendoins não sejam merecedores de meu apreço: nada como um bocado de amendoins numa salada de quinoa, ou uma cumbuca de amendoins caramelizados, ou até mesmo um delicioso bolo de chocolate com cobertura de amendoins e caramelo… Mas vamos deixar os amendoins para uma próxima vez.  Estava à procura de algo para servir na hora dos aperitivos quando me lembrei de uma receita que tinha guardada, de bolo de milho com bacon. Esse tipo de bolo é tradicionalmente servido como lanche ou nesse caso, como café da manha. Mas fiquei intrigada e resolvi experimentar. Puxa daqui, estica dalí e cheguei ao ponto certo! Um aperitivo cheio de bossa, com um gostoso perfume de bacon defumado e ligeiramente picante: ideal para acompanhar uma caipirinha!

ingredientes

  • 50 ml de óleo de canola
  • 1 cebola pequena, picada
  • 300 gramas de bacon defumado, fatiado e bem picado
  • 320 gramas de milho
  • 225 ml de iogurte desnatado
  • ½ colher de chá de Tabasco
  • 1 ovo
  • 1 abobrinha grande (200 gramas aprox.), ralada
  • 125 gramas de farinha de milho pré-cozida
  • 150 gramas de farinha de trigo
  • 1 colher de chá, rasa, de açúcar
  • 3 colheres de chá de fermento
  • 1 boa pitada de sal

modo de preparo

  • 1. Numa frigideira, aquecer o óleo, juntar a cebola e refogar. Reduzir o fogo e deixar cozinhar por 5 minutos. Juntar o bacon picado e refogar por mais 5 minutos. Adicionar o milho e cozinhar por mais 5 minutos. Retirar do fogo, pôr numa vasilha grande e deixar esfriar por pelo menos 15 minutos.
  • 2. Após os 15 minutos, juntar o iogurte, o Tabasco e o ovo. Em seguida, adicionar a abobrinha ralada e a polenta.  Misturar até formar uma massa homogênea e incorporar a farinha, o açúcar, o fermento e o sal.
  • 3. Pré-aquecer o forno a 180°. Preparar um tabuleiro com papel manteiga, untar de manteiga e polvilhar de farinha. Despejar a massa levar ao forno por pelo menos 25 minutos. Retirar do forno e deixar esfriar antes de cortar em pedaços.  Fica delicioso à temperatura ambiente ou ligeiramente aquecido.

 

22 comentários

  1. Maria G. disse

    16 set 2008, 4:41 pm

    Não percam esta receita!!! Antes de um almoço tardio de fim de semana, este bolinho não somente sossega os amigos mais esfomeados quanto desperta até nos mais distraídos a atenção para o que está sendo servido… Uma variação charmosíssima e perfumada para empadinhas e compania sem perder o clima rustico do feito em casa!

  2. Queta disse

    19 set 2008, 4:03 pm

    Caracaaaaaaaaaaa! Já engordei só de olhar a foto…o que não me impediu de imprimir a receita rpa tentar fazer amanhã!!! Flavia, se eu ficar + gorda ainda vou te mandar a nota do nutricionaista….hehehe. Estou amando o site! Bjk.

  3. priscilla disse

    10 out 2008, 9:11 am

    Posso fazer sem a abobrinha? Dá certo??? Parece delicioso…

  4. Carol disse

    10 ago 2010, 9:19 pm

    Olah!
    Amo seu site e principalmente as receitas!!! o milho… coloco o milho de sabuco debulhado ou de lata??? …
    obrigadaaa
    bjinho
    Carol

  5. flaviapantoja disse

    10 ago 2010, 9:59 pm

    Oi Carol, nesse caso, o milho e de lata. Voce pode usar o milho debulhado porem terá que dar uma cozida nele antes. Um beijo, Flavia

  6. Queta disse

    19 nov 2010, 4:29 pm

    Flavia, já fiz esse bolinho inúmeras vezes - é fácil e sempre dá certo! Pena que vicia…

  7. Ana Paula disse

    04 jan 2011, 11:59 am

    Oi, sou nova por aqui. Estou descobrindo esse novo mundo.

    Achei linda a fota dessa receita e como adoro caipirinha… comprei todos os ingredientes e fiz a receita como está descrito. Foi uma catástrofe!!! Não sei o que fiz de errado. Talvez seja o ponto da polenta, como se faz a polenta? a polenta deve ficar dura?
    Obrigada pela atenção
    Beijo
    Ana

  8. flaviapantoja disse

    04 jan 2011, 12:11 pm

    Oi Ana, voce precisa me descrever melhor o que deu errado pois só com o que voce diz, não posso saber o que aconteceu. A polenta (milharina) é incorporada seca na mistura; voce nao deve cozinha-la antes. É só misturar tudo, deixando esfriar bem a mistura de bacon antes de juntar o resto (ovo, etc). Depois voce deve levar ao forno, já no tabuleiro, até assar. Cada forno é diferente então pode ser que no teu asse em 25 minutos ou em 35 minutos. Infelizmente não conheço 2 fornos que assem iguais… Um bj, Flavia

  9. Ana Paula disse

    04 jan 2011, 5:38 pm

    Oi Flavia, eu já sei o que fiz errado, quando li na receita polenta, eu pensei que era para fazer a polenta com a farinha de milho. Vou refazer a torta, pois quando olho para aquela foto da torta fico com caipirinha na boca! rs
    Um grande beijo
    Brigadão
    Ana

  10. Sandra Mara disuse disse

    02 set 2011, 9:30 pm

    Oi , Flavia a sua receita de bolinho de milho com bacon ,vc deve colocar que é milho em lata e que a polenta é milharina para ser usada comoros ingredient seco .
    Fora esta correçāo que se faz necessario , para que as pesos consign fazer e ter um result ado positivo
    Parabens pelo sue site
    Abraço Sandra

  11. Cristina disse

    07 dez 2011, 10:21 am

    Olá!! Amei essa receita e pretendo fazer muito em breve (final de semana, pois dia-a-dia a dieta ta pegando, hehe). Então, gostaria de saber se posso substituir a abobrinha por outro ingrediente ou simplesmente não colocar. Vai mudar o ponto do bolinho ou algo do tipo??
    Abração e obrigada pelas receitas maravilhosas!!

  12. flaviapantoja disse

    07 dez 2011, 10:25 am

    Cristina, a abobrinha faz diferença aqui sim (na estrutura). Eu não vejo outra opção (a cenoura daria um paladar estranho aqui) mas se o problema é que voce não gosta de abobrinha, não se preocupe pois te prometo que a abobrinha some no bolinho e voce não vai sentir o gosto. E se for outra pessoa que não gostar, basta voce não dizer nada (ou falar que é salsinha eheheh)!!! Ninguem vai perceber e esse bolinho é uma delicia! Bjs Flavia

  13. Cristina disse

    07 dez 2011, 10:28 am

    Ok, muito obrigada, Flávia!!
    O problema da abobrinha é meu marido, ele não come de jeito nenhum! Mas se o jeito é esse, vou enganá-lo então! hehehe
    Bjs, Cris

  14. Lucienne disse

    02 mar 2012, 1:29 pm

    Só agora que eu descobri o seu site e etou adorando tudo. Mas gostaria de saberse pode ser usado farinha de milho no lugar da polentina. Sou mineira e adoro farinha de milho equela com bastante biju.
    Obrigada

  15. Fernanda Zanetti disse

    06 mar 2012, 11:54 am

    Adorei o blog!
    Vou testar!

  16. analisa braga disse

    12 abr 2012, 10:18 am

    Querida, como vc adoro cozinhar e receber os amigos para degustarem as delícias que preparamos.Amei entrar no teu site.As receitas são muito boas.Que Deus te abençoe por dividir conosco essas gostosuras.Um forte abraço.

  17. Marina Maria disse

    29 mai 2012, 6:56 pm

    Ei Flávia, tudo bem? Estou com essa receita salva aqui há um tempão esperando uma chance de fazer. Vou receber uns amigos amanhã e estou em dúvida sobre o rendimento: você tem ideia de quantos pedaços ou qual o tamanho da assadeira que você usou? Um beijo e obrigada!

  18. flaviapantoja disse

    29 mai 2012, 7:16 pm

    Oi Marina, eu não tinha percebido que não havia o tamanho do tabuleiro. E eu não faço ha tanto tempo que nao tenho certeza absoluta mas é algo como 36 x 24 ou menor. Espero que isso te ajude e desculpa-me o trastorno. Um bj, Flavia

  19. Paula Abreu disse

    03 abr 2013, 11:58 pm

    Olá , a farinha seria de mesa ou de trigo ?
    Parabéns pelo blog

  20. flaviapantoja disse

    04 abr 2013, 9:54 am

    Paula, farinha de trigo. Um bj, Flavia

  21. Bárbara disse

    30 abr 2013, 1:30 pm

    Olá Flávia,
    Parabéns pela forma leve que escreve e pelas receitas. Já fiz algumas. O petisco de abobrinha assada e recheada, apenas para citar um exemplo, é um sucesso.
    Uma perguntinha, para você e para as leitoras. Alguém já tentou fazer essa receita com fubá? Eu uso lá em casa fubá de moinho de pedra para tudo: polenta, mingau e broa (aquela broa que é tipo bolo, não aquela broinha que parece um pãozinho). Como dá certo para fazer bolo, imagino que deve funcionar. Estou com preguiça de comprar a farinha pré-cozida só para uma receita.

  22. Bárbara disse

    30 abr 2013, 1:31 pm

    Ah! Um abraço e obrigada!

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem