simplesmente delícia

13 de fevereiro de 2009

Aproveitei que aqui no Rio a temperatura caiu só um pouquinho para fazer o spaghetti alla carbonara que tinha namorado ali no site do David Leite. Como provei bravamente com o quiabo, estou numa fase onde procuro pôr os preconceitos de lado para revisitar certos pratos que normalmente não fazem bater meu coração…

 Mas fiquei pensando no que me afastou tanto tempo desse clássico. Acho que muito provavelmente as inúmeras vezes onde a carbonara era uma mera desculpa para uma sopa de creme de leite com minúsculos pedaços de bacon (ou seriam aqueles pedacinhos de bacon artificial??). Na realidade a verdadeira carbonara é feita com pancetta ou guanciale (porco salgado e curado). Na Itália, o prato leva somente os ovos, pancetta ou guanciale, e queijo. Já nos Estados-Unidos e na França, o creme de leite é incorporado junto com os ovos. Essa versão do David (a italiana) me pareceu muito mais leve e saborosa, já que concentra os sabores, do que a versão com creme. Como não encontrei pancetta aqui no Rio, usei o melhor bacon, um delicioso bacon defumado, com pouca gordura (está bem, menos gordura…) que deu um perfuma delicioso ao prato. Até meu filho que havia, do alto dos seus 10 anos, me comunicado de forma enfática e decidida que não comia bacon, virou a casaca.

serve 3 a 4 pessoas

  •  
  • ingredientes

  • 1 colher de sopa de azeite
  • 170 gramas de bacon defumado, picado
  • 2 colheres de sopa de sal
  • 500 gramas de spaghetti
  • 3 ovos + 1 gema, bem batidos com um garfo
  • ¾ copo de Parmigiano-Reggiano 
  • ¼ copo de Pecorino Romano (se nao encontrar, use somente o Parmigiano)
  • ¾ copo de agua fervente do cozimento do macarrao
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Numa frigideira, esquente o azeite em fogo médio. Junte o bacon e frite-o até estar crocante. Reserve.  
  • 2. Numa panela grande, ponha  água e o sal. Quando  estiver fervendo, ponha o macarrão. Cozinhe por 12 minutos, ou até al dente.  Separe ¾ copo da água quente e escorra o macarrão. Volte- o rápido para a panela, e em fogo bem baixo, junte os ovos, o bacon e sua gordura acumulada, e metade dos queijos ralados. Bem devagar,  vá juntando a água quente até a mistura estar cremosa. Muita pimenta do reino moída na hora. Sirva imediatamente.
  •  
  • * evite usar ovos tirados da geladeira pois estes tendem a coagular quando em contato com a água quente, formando assim pedaços de ovo cozido
  • * outra idéia é pôr um pouquinho da água quente nos ovos batidos antes de pó-los na panela assim o choque térmico é diminuído e os ovos não cozinham em pedaços.

 

8 comentários

  1. Canela disse

    14 fev 2009, 4:54 pm

    Flavia
    Adorei essa receita sem natas que desconhecia,hei-de experimentar.
    Bj

  2. Alexandre disse

    15 fev 2009, 8:44 pm

    Como acho que sou o unico ser na terra que nao sou muito fa de doces, achei a receita muito legal.
    Vou experimentar!
    Bjs

  3. Guilherme Isnard disse

    16 fev 2009, 9:28 pm

    O Spaghetti à Carbonara é uma insólita criação de caserna Norte Americana, cozinha de guerra. A receita surgiu quando as tropas de libertação desembarcaram na bota e encontraram uma população faminta. Tudo o que os italianos ainda dispunham era macarrão e os soldados americanos tinham ovos e bacon, daí alguém teve a boa idéia de confraternizar as dispensas. I like it! ;)

  4. Paula disse

    21 mar 2009, 8:34 am

    Encontrei o seu site há poucos dias e adorei!
    Esta carbonara parece-me de longe muito melhor que aquela vulgar em que se juntam natas. Vou experimentar com toda a certeza.

    Parabéns pelo magnífico blog!

  5. Carine disse

    10 jun 2009, 6:06 pm

    O segredo esta na agua quente dos espaghettis. Ela ajuda o macarraõ a absorber o molho. Aqui em casa, o chef Vincent é adamante sobre sempre guardar um pouco da agua quente e juntar ao molho, qual que seja, tomate, carbonara, vongole… hum, deu fome, até mais!!

  6. Raul disse

    22 set 2009, 4:09 am

    So pra acrecentar… a pancetta citada na receita nada mais eh do que o bacon mesmo.

    Muito bom o site

  7. José Marcos disse

    03 jan 2010, 1:35 pm

    Melhor ainda, pancetta, de pança mesmo, é na realidade uma parte do bacon chamada de … barriga, parte do animal da qual é feito.Discordo com alguns, tudo com natas, creme de elite, fica melhor … e mais engordativo, claro.

  8. Solange Mazzeto disse

    17 mai 2011, 9:03 pm

    Parabéns pelo seu site e receitas. Lindas fotos! Voltarei com mais tempo!

    :)

    Solange Mazzeto

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem