simplesmente delícia

8 de fevereiro de 2009

Esse bolo é um verdadeiro milagre! Bem, não um milagre como o nascimento de uma criança ou um eclipse do sol, mas um milagre da culinária!! São duas camadas que no forno se juntam graças à água quente e formam um namoro delicioso entre um bolo e um pudim… e só nós sabemos como eu adoro namoros e casamentos… Mas a primeira vez que fiz essa receita, tive certeza que havia algum erro na quantidade de água (3 copos!! ) , mas fiquei encantada de descobrir que estava totalmente errada. A água em cima da massa do bolo vai, no forno, servir para criar a camada de pudim dessa sobremesa. Depois de pronto, o pudim fica cremoso e se mistura sinuosamente entre as camadas de bolo criando o perfeito pano fundo para uma bola de sorvete- não que precisássemos de mais uma desculpa para um sorvete pois com o calor que está fazendo aqui, quem está contando calorias??

  •  ingredientes

  • 2 copos de farinha
  • 4 colheres de sopa de cacau
  • 4 colheres de sobremesa de fermento em pó
  • ½ colher de sobremesa de sal
  • 1 ½ copo de açúcar
  • 1 copo de leite, à temperatura ambiente
  • 6 colheres de sopa de óleo de canola (ou 60 ml)
  • 2 colheres de sobremesa de extrato de baunilha
  •  
  • 1 copo de açúcar mascavo, bem apertado no copo
  • 1 copo de açúcar
  • ½ copo de cacau
  • 3 copos de água fervente
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte ligeiramente com manteiga um pirex de 30 x 24 cm. Separadamente, na vasilha de uma batedeira misture a farinha, o fermento em pó, a primeira quantidade de cacau, o sal, e a primeira quantidade de açúcar. Adicione o leite, o óleo e a baunilha. Em velocidade media, bata por 1 a 2 minutos e ponha no pirex preparado.
  • 2. Numa outra vasilha, misture o açúcar mascavo, a segunda quantidade de cacau, e a segunda quantidade de açúcar. Delicadamente, esparrame sobre a massa preparada no pirex.
  • 3. Com uma colher de sopa, devagar ponha por cima do bolo toda a água fervente, tomando muito cuidado para não mexer nas camadas.
  • 4. Asse por 45/ 48 minutos ou até a massa soltar das bordas do pirex. Deixe esfriar pelo menos 25 minutos antes de partir. Esse bolo fica perfeito vários dias se guardado coberto com um filme plástico na geladeira. É só esquentar um pouco no forno antes de servir de novo com uma bola de sorvete!

 

30 comentários

  1. Canela disse

    08 fev 2009, 7:47 pm

    Flavia
    Já provei,tenho uma receita e nunca fiz!
    Essa textura é uma tentação!
    Bj

  2. Talita disse

    09 fev 2009, 8:09 am

    Humm! Tem um aspecto delicioso! Gostei da receita, porque nem sempre tenho o chocolate em barra, mas sempre tenho cacau. Acompanhado de um sorvetinho… Hummm! Gostei!

  3. pipoka disse

    09 fev 2009, 10:04 am

    Tal como a Canela, também tenho uma receita desse pudim, mas nunca fiz. Tenho uma de chocolate e uma de limão, que também deve ser bem bom.

    O seu está de “comer e chorar por mais”.

    bjs

  4. maria eduarda galvao disse

    09 fev 2009, 3:21 pm

    Oi Flavia,queria saber se o cacau pode ser substituido por chocolate em pó?

  5. Flavia Pantoja disse

    09 fev 2009, 5:47 pm

    Eduarda, o chocolate em pó é adicionado de açucar portanto acho que pode ficar muito doce. Mas eu nunca testei…O ideal seria reduzir a quantidade de açucar no resto da receita para compensar. Eu experimentaria reduzir o açucar pra 3/4 copo na segunda medida. Depois me conta como ficou! Um bj, Flavia

  6. maria eduarda galvao disse

    10 fev 2009, 2:36 pm

    Acabei fazendo a receita original mesmo.Ficou uma delicia!!! O único problema é que acabei comendo uns 3 pedações de uma vez só!!!! E ainda nem comprei o sorvete… Bjs

  7. anabela martins disse

    11 fev 2009, 2:20 pm

    Ola, fiz o Pudim e ficou delicioso, obrigado pela receita, e tb ja fiz as cookies , obrigado pela resposta das medidas e ficaram divinas.Parabens, um abraço ;) anabela martins

  8. Sandro Sperandei disse

    16 fev 2009, 12:29 pm

    Flaviaaa!!! Dúvidas!

    1. O tal óleo de canola pode ser substituído por outro óleo? Qual?

    2. As 4 colheres de fermento são de sobremesa mesmo?

    Parabéns mais uma vez!

    Bjs

    S

  9. laura disse

    25 abr 2009, 9:58 am

    Pq do açucar mascavo, será q poderei colocar somente o refinado?

  10. Mauro disse

    23 jul 2009, 2:14 pm

    Fiz o bolo, ficou igual da foto! Mas achei que ficou com gosto aguado… sera que fiz algo de errado?

  11. Flavia Pantoja disse

    23 jul 2009, 2:27 pm

    Oi Mauro: Voce usou cacau em pó?? ou chocolate ou nescau?? Porque nessa receita faz muita diferença. O cacau nao é acrescido de açucar portanto o sabor é mais acentuado. Se voce usou outra coisa, fica menos saboroso mesmo. Agora se voce usou cacau em pó e mesmo assim achou fraco, voce pode aumentar a quantidade para 6 ou até mesmo 8 colheres de sopa de cacau na massa. Espero que isso te ajude! Um beijo,Flavia

  12. Laura disse

    14 set 2009, 11:05 pm

    Flávia,

    Será que você podia responder me dizendo onde comprar cacau ou, se eu posso usar chocolate 70% cacau? Outra coisa posso trocar o óleo e o açúcar? Muda o gosto?
    Obrigada pela atenção.

  13. flaviapantoja disse

    15 set 2009, 6:55 am

    Oi Laura: normalmente o cacau fica nos supermercados do lado de chocolate em pó. Voce poderia usar chocolate em barra no lugar da primeira parte de cacau, quando ele deve ser incorporado a massa, mas teria que derreter antes e juntar a massa depois. Nao saberia te dizer ao certo quanto de chocolate em barra voce deveria usar mas acho que umas 50/70 gramas. Na segunda parte, quando o cacau tem que ser incorporado ao açucar, aí tem que ser cacau em pó mesmo. Voce pode usar outro oleo contanto que nao tenha muito sabor , como o oleo de girassol por exemplo. Quanto ao açucar, não é recomendavel voce mudar muito a quantidade pois pode alterar a composiçao do bolo. Voce poderia mudar o tipo de açucar mas irá alterar o paladar ja que o mascavo proporciiona um gosto muito particular a essa sobremesa! Espero que isso te ajude! Um bj,Flavia

  14. Camila disse

    15 out 2009, 6:56 pm

    É um “grand gateau”, hahaha, adorei!

  15. Renata disse

    09 mar 2010, 12:36 pm

    Achei doce demais… uma pena, porque a consistência ficou maravilhosa, um bolo bem macio entremeado de calda super cremosa e casquinha crocante. Acho que cortaria meia xícara de açúcar da “farofa” que vai por cima da massa da próxima vez.

  16. Carla Duclos disse

    09 mar 2010, 7:00 pm

    Flavia,

    Que tentação! :)

    Beijo,

  17. Daiana disse

    19 mar 2010, 8:28 pm

    Oi, Adorei a receita, mas achei meio aguado tb como o Mauro disse. A Renata achou doce demais eu achei que ficou um pouco sem doce meio sonso… será que fiz errado?? Fiquei pensando em colocar meia lata de leite condensado na agua que coloca por cima da farofa, será que dá certo??? Achei essa sobremesa linda! A gente olha e da vontade de comer na hora.
    Obrigada

  18. flaviapantoja disse

    28 mar 2010, 9:40 pm

    Oi Daiana: ass voce usou cacau mesmo (e nao chocolate em pó ou nescau) ?? POrque o cacau não é acrescido de açucar ja os outros são e poderia afetar o resultado final. De qualquer forma, esse bolo não fica nada liquido , fica bem cremoso, entao me pergunto se nao seria um problema de tempo no forno. Se o teu forno estivr mal calibrado, talvez o bolo tenha que ficar mais tempo assando. Outra pergunta é em relaçao ao tamanho do copo medidor usdo: o copo padrao tem 250 ml. Espero que isso te ajude! Um bj e desculpa pela demora em te responder, mas tive uma semana super ocupada! Flavia

  19. Isadora disse

    07 abr 2010, 1:34 am

    Olá Flávia!
    Há algum tempo acompanho seu site e esta foi a primeira receita que fiz. Segui a receita e deu super certo, foi o maior sucesso!
    Obrigada por todas estas delícias que compartilha conosco. Parabéns pelo site lindo e detalhado.
    Abçs

  20. Cristiana disse

    19 mai 2010, 4:18 pm

    Oi Flavia,
    fiz essa receita e ficou uma delicia!! Foi sucesso total na família, que pede repeteco..
    Pela sua foto, o meu ficou um pouco mais durinho, talves tenha deixado o forno um pouco mais quente do que deveria, mas mesmo assim não comprometeu em nada!
    obrigada pela receita e até a próxima!!

  21. telma nunes disse

    07 jun 2010, 2:31 pm

    Oi Flávia,

    Vc além de competente, é superatenciosa!!! Obrigada pela dica, que inclusive eu já havia feito e adoro! Valeu a intenção! Vou testar o que eu comí e se der certo te passo. Bjos.
    Telma Nunes

  22. Marciana disse

    08 jun 2010, 11:15 am

    Oi Flávia,

    Ontem foi aniversário de uma amiga e fiz o hot fudge que ficou ótimo, só faltou o sorvete..rsrrs Não sei onde vou parar comendo tanta sobremesa.
    Bjs,
    Marciana

  23. Moira disse

    20 ago 2010, 7:28 am

    Numa altura em que a blogosfera portuguesa anda assim meio paradona, ando a vasculhar os teus arquivos, quem sabe encontrarei o bolo certo para o meu aniversário que se aproxima.
    Essa é sem dúvida uma das receitas mais estranhas que encontrei até hoje. Mas ao mesmo tempo muito cativante exactamente pela diferença. Tenho qua a fazer pois a curiosidade assim o obriga.
    Bj

  24. flaviapantoja disse

    20 ago 2010, 8:59 am

    Moira, querida, essa receita é mesmo surprendente. A primeira vez que a fiz, tinha certeza que havia algo muito errado! Mas funciona e faz bastane sucesso. Fica delicioso servido com sorvete. Um beijo!

  25. Paula disse

    28 set 2010, 1:44 pm

    Oi Flávia, leio sempre o blog mas nunca escrevi nenhum comentário. As receitas são divinas! Já fiz algumas e ficaram ótimas. Mas essa aqui não deu certo. Fiz duas vezes, uma vez com chocolate em pó (diminuindo a quantidade de açúcar) e outra exatamente como a receita pede. Nas duas vezes a textura ficou perfeita mas o gosto ficou de açúcar puro. Provei a “massa” sozinha e tinha gosto de chocolate, acho que é a farofa que está desandando. As proporções estão certas? Abraços, Paula

  26. flaviapantoja disse

    28 set 2010, 2:07 pm

    Oi Paula, sim, a receita está correta. Não consigo entender aonde voce está errando, assim não estou conseguindo te ajudar. Mas talvez seje apenas que essa receita não é do teu paladar. Quer dizer, talvez voce esteje fazendo tudo certo mas acha mesmo muito doce. O uso do cacau, ao inves de chocolate em pó , é mesmo muito importante aqui porque nao tem uma quantidade grande (de cacau). Enfim, é uma sobremesa legal mas é algo bem “informal”, tipo lanche da tarde, algo para as crianças comerem com sorvete. Experimente a Mousse assada como um bolo. Acho que voce vai gostar mais dessa!! Um beijo, FLavia

  27. Lucinda disse

    07 out 2010, 10:06 am

    Olá
    Gostaria que me informasse se posso alterar a farinha de trigo por outra…. é que a minha filha é elergica ao gluten e a farinha de trigo tem .
    obg

  28. flaviapantoja disse

    07 out 2010, 12:28 pm

    Lucinda, eu não saberia te dizer se dá certo com outras farinhas. Acho que, se sua filha puder comer a farinha integral, vale essa tentativa. As outras farinhas, eu realmente nao conheço a ponto de te afirmar que daria certo. Um beijo ! Flavia

  29. Heloina disse

    08 jun 2013, 11:02 am

    Olar , se eu não tiver o Acucar mascavo ,qual acúcar posso usar para substituí lo?

  30. flaviapantoja disse

    08 jun 2013, 12:49 pm

    Heloina, subsitua por açucar refinado comum, porem voce vai perder no sabor ja que o mascavo dá uma certa profundidade e perfume de melado à sobremesa. Reduza o açucar comum para 3/4 xicara. Um bj, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem