simplesmente delícia

4 de fevereiro de 2009

Vou dizer logo: eu nunca gostei de quiabo, de forma alguma, nem quando me juravam de pés juntos que a tal baba não estava lá, que aquela era uma receita perfeita, que aquele prato com quiabo tal e tal era feito desde sei lá quando e todo mundo amava. Nem assim eu achava a menor graça. Até que o meu mais novo amigo de infância grande amor, o Ottolenghi, a quem continuo fazendo juras de amor eterno me prometeu a mesma coisa… Mas o quê não fazemos por amor, perguntei eu??? Não resisti ao pedido, ali na pagina 43, feito com tanto carinho, para experimentar a receita. Obedeci prontamente e hoje mesmo testei a receita. E tenho que admitir, totalmente isenta de más intenções, é uma delicia. Mesmo.

 O quiabo tem que ser assado inteiro. E a pontinha dele, a do caule, tem que ser cortada rente ao caule, para não entrar ar nas sementes, o que produz a tal baba. Esses quiabos podem ser servidos quentes, ou em temperatura ambiente, e fazem uma excelente refeição para esses dias de calor aqui no Rio de janeiro. Serve 2 a 4 pessoas.

  •  ingredientes

  • 500 gramas de quiabos
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho
  • 1 pedaço de gengibre (10 gramas aproximadamente), picadinho
  • ¼ colher de chá pimenta calabresa
  • 300 gramas de tomatinhos cereja (ou 3 tomates grandes bem maduros)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 ½ colher de sopa de coentro picado
  • Sal e pimenta
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno a 200°C. Prepare o quiabo: com uma faca, corte a pontinha do caule dos quiabos tomando cuidado para não expor as sementes. Esse detalhe é fundamental para não criar a textura gelatinosa dentro do legume.
  • 2. misture o quiabo com 3 colheres de azeite, sal e pimenta do reino. Leve ao forno por 15 a 20 minutos ou até ficar tenro porem ainda crocantes.
  • 3. Enquanto isso, prepare o molho. Numa frigideira grande, aqueça o azeite. Junte o alho picado, o gengibre e a pimenta calabresa. Frite por 2 minutos . Adicione os tomates, o açúcar, e sal e pimenta a gosto. Cozinhe o molho por 10 minutos até ele engrossar um pouco.
  • 4. Quando o quiabo estiver pronto, retire do forno e ponha na frigideira com o molho. Esquente por mais 2 minutos. Sirva quente ou à temperatura ambiente, com o coentro picado por cima.
  •  

 

20 comentários

  1. Canela disse

    06 fev 2009, 7:32 am

    Flavia
    Eu gosto de quiabo,mas confesso que me deixo sugestionar pela baba….Aqui em Portugal é caro.Esse prato é mais um que vai enriquecer as minhas receitinhas com este vegetal.Obrigada!
    Bj

  2. maria eduarda galvao disse

    06 fev 2009, 11:55 am

    Flavia,adorei conhecer se blog. A receita do quiabo fiz ontem aqui em casa. Maravilhoso!!! Vale a pena deixar de lado o preconceito contra quiabos e experimentar. O prato, alem de delicioso é lindo, colorido, alegre, a cara do verao. Acabei de fazer os cookies e ficaram otimos. As crianças vao amar. Um sucesso!!

  3. Flavia Pantoja disse

    06 fev 2009, 12:19 pm

    Eduarda! Que bom te ver por aqui! Eu era a primeira a ter preconceito contra o coitado do quiabo mas essa receita me fez mudar de ideia… Fico feliz que voce tenha gostado! As crianças estao bem, eu espero?? Um bj, Flavia

  4. Malu Ramos disse

    06 fev 2009, 3:21 pm

    A foto mais do que o quiabo dão água na boca. Vou experimentar, já que aqui em casa temos um pézinho carregado de quiabo.
    Mais uma vez parabéns.
    Malu

  5. Luciana Betenson disse

    08 fev 2009, 9:55 am

    Flavia, que delícia!! Eu gosto de quiabo, vou fazer esta receita, parece incrível. Cada dia que passa eu tenho mais vontade de adicionar o Ottolenghi à minha gastronoteca… :) Até hoje me mordo por não ter lido seu blog antes e ter ido lá em Londres no ano passado :) Se bem que foi por conta de Londres que eu te achei! Beijos!!

  6. Maria G. disse

    10 fev 2009, 3:44 pm

    É verdade que eu ao contrário de vc gosto de quiabo mas nunca tinha visto quiabo ao formo! Adoooooooooooooooorei a idéia, bjs

  7. Moira disse

    13 fev 2009, 8:01 pm

    Há muitos anos que não como quiabo, lembro dele de quando vivi em Angola, há muitos anos atrás. Fiquei curiosa com a sua receita e como o aspecto é realmente apetitoso, assim que encontrar quiabos vou experimentar.
    Bjs
    Moira

  8. vania disse

    16 nov 2009, 7:43 pm

    amo quiabo mais vou fazer esta receita achei otima
    obrigado
    vania

  9. Macleiton disse

    15 dez 2009, 6:13 pm

    Quiabo é tudo de bom. A baba não me incomoda, principalmente porque sempre o preparo de forma a evitá-la (rsrsrs). Achei essa sua receita bem exótica, vou experimentar mesmo. Abraços.

  10. Ruth disse

    15 jan 2010, 8:49 am

    Parece uma delícia, vou experimentar hoje mesmo! Adora quiabo de todos os jeitos, mas frito em rodelas é minha favorita. Boas lembranças de minha infância na Florida comendo “southern fried okra” na casa de amigas. Infelizmente minha mãe e eu nunca acertamos esta receita.

  11. Miguel disse

    23 jan 2010, 5:57 pm

    olá a todos, foi a primeira vez com os quiabos. ficou um preparado delicioso, partilhei este manjar com a minha esposa, resultado.
    uma noite de amor inetenso e infindável. recomendo a todos vivamente este vegetal e que ponderem na dose do gengibre. se adicionar uma malagueta picada em substituição da pimenta, origina uma noite de amor super interessante. obrigados pela receita e continuem com os quiabos no corpo :-)

  12. marco gonçalves disse

    17 mai 2010, 7:21 pm

    onde poderei encontrar sementes de quiabo para semear? obrigado

  13. flaviapantoja disse

    17 mai 2010, 7:46 pm

    Oi Marco, puxa, eu não sei mesmo!! Adoraria ter uma horta mas é um sonho distante ainda pois moro em apartamento ! Dê uma procurada na internet, googlando “semente quiabo”. Espero que voce consiga achar ! Um abrço, Flavia

  14. Maria Gomes disse

    15 jun 2010, 8:30 am

    Adoro quiabo com galinha, ou mesmo outra carne qualquer,
    como tenho um quintal até tenho uns ainda pequeninos vamos lá ver se dão alguma coisa
    abraço
    M.C.

  15. marcilio disse

    07 dez 2010, 9:30 am

    Bem que tal essa rexeita

  16. Edna Maria de Souza albuquerque disse

    28 ago 2011, 7:42 pm

    Esta receita deve ficar ótima. Gosto muito de quiabos e faço várias receitas. Obrigada, por mais uma receita com quiabos.

  17. Dry Campos disse

    20 out 2011, 9:55 pm

    Nossa me deu água na boca! Adoro quiabo. Estou grávida e tendo muita vonta de comer, e agora ainda mais depois dessa receita. Só me diz uma coisa, o açúcar cai bem? É que não sou muito fã de agridoces, será que se trocar por sal fica bom tbm? A cara está ótima!

  18. flaviapantoja disse

    21 out 2011, 9:21 am

    Dry, omita o açucar se voce não gosta de agridoce! Um bj, Flavia

  19. Xana disse

    21 mar 2013, 6:08 pm

    Experimentei a receita. Amei! Gosto de quiabo e nunca imaginei come-los no forno. obrigada…

  20. Maria Bergamo disse

    15 jul 2015, 4:19 pm

    Veja que delicia. Farei amanhã

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem