simplesmente delícia

14 de janeiro de 2009

Não sei mais se estou me repetindo ou se eu penso tanto neles que já perdi o juízo, mas eu adoro suspiros. Adoro o crocante do suspiro, adoro suspiro com sorvete, adoro suspiro em bolos, adoro até suspiro cru, antes de ir para o forno. Alias acho que é meu preferido. Como sobraram algumas claras por aqui, resolvi fazer uma combinação que há muito tempo perturbava meu sono, inspirada numa receita do Ottolenghi de suspiro com pistache. E ficou simplesmente deliciosa. Eu acho que as castanhas são perfeitas com laranja, e a água de flor de laranjeira acrescenta um perfume exótico irresistível.

Mas para fazer um bom suspiro, ou merengue, é necessária uma boa batedeira elétrica, já que à mão torna-se inviável devido ao longo tempo necessário para as claras chegarem ao ponto certo. E também um forno que asse em temperatura baixa, neste caso 110°C. Mas não deixe isso afastar você dos suspiros pois a partir do momento que a técnica é adquirida, abre-se um mundo de opções .  Aproveite nosso verão e sirva-os após um jantar leve, perfumado com ervas aromáticas e regado a um excelente chá gelado ou um copo de vinho. Sirva com uma bola de sorbet de laranja ou até um sorvete de creme e você terá um final de refeição memorável.

Aproveitando a deixa, estou saindo de férias para uma deliciosa semana na beira da praia. Volto semana que vem possivelmente bronzeada e verdadeiramente descansada!

 Para 12 suspiros bem grandes

  •  ingredientes

  • 600 gramas de açúcar
  • 300 gramas de claras de ovos
  • 2 colheres de chá de água de flor de laranjeira (eu uso 3 colheres)
  • 80 gramas de castanhas do Pará picadas
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno a 200°C. num tabuleiro grande, forrado de papel-manteiga, espalhe o açúcar todo. Leve ao forno por 8 minutos ou até o açúcar ficar bem quente (100°C). As bordas do açúcar vão começar a derreter.
  • 2. Enquanto o açúcar estiver no forno, ponha as claras na vasilha da batedeira. Quando o açúcar estiver quase pronto para ser retirado do forno, ligue a batedeira e em velocidade alta, comece a bater as claras em neve.
  • 3. Bata as claras por 1 minuto e lentamente acrescente o açúcar quente. Quando tiver adicionado todo o açúcar, entorne a água de flor de laranjeira. E continue batendo por 10 minutos ou até o suspiro estar frio. Nesse ponto, as claras vão estar sedosas e firmes. Prove e acrescente mais água de flor de laranjeira se for preciso.
  • 4. Reduza a temperatura do forno para 110° C. Forre 2 tabuleiros com papel manteiga. Para firmar o papel no tabuleiro, ponha uma pontinha de merengue nas pontas para grudar. Ponha as castanhas picadas num prato.
  • 5. Com uma colher grande faça bolas enormes (do tamanho de uma maçã) de suspiro. Com ajuda de outra colher, empurre o suspiro para o prato de castanhas e gentilmente, role e metade do suspiro nas castanhas. Com cuidado, ponha-os no tabuleiro forrado. Faça um espaço entre cada suspiro pois eles crescem muito no forno.
  • 6. Leve ao forno por 2 horas. Retire, e deixe esfriar. Os suspiros ficam perfeitos por vários dias se estiverem bem guardados em caixa fechados.

 

8 comentários

  1. Nina disse

    15 jan 2009, 10:01 am

    se me concentrar, posso sentir o perfume daqui…rs

  2. Canela disse

    15 jan 2009, 11:01 am

    Flávia
    Que lindos suspiros!Gostei dos ingredientes que usastes.
    Umas ferias optimas para ti e bom descanso!
    Bj

  3. Maria G. disse

    16 jan 2009, 2:17 pm

    Tudo bem que também sou fã de suspiros mas o texto, as descrições, é tudo tão charmoso que até me vejo relendo receita que sei pertinentemente que não executarei (implico no caso com castanha do pará). Parabéns pelo site, venho sempre em busca de um momento prazeroso e nunca me arrependo! beijos

  4. Cris disse

    17 jan 2009, 10:15 pm

    De suspirar… não só os suspiros mas o blog todo. Bjs!

  5. AndreaDomingas disse

    18 jan 2009, 4:42 pm

    Irresistíveis Flávia! Castanhas do Pará são raras por aqui, por isso, se tentar a sua receita, vai ser mesmo com as pistaches.
    Beijos

  6. Flavia Pantoja disse

    19 jan 2009, 5:24 pm

    Oi Andrea !! A versao do Ottolenghi com pistaches leva agua de rosas ao inves de agua de flor de laranjeiras. Um beijo e boa sorte!!!Flavia

  7. Margarida disse

    27 jan 2009, 12:24 pm

    Que suspiros lindos!!
    Com castanha do pará devem ficar uma delicia!
    Boas férias
    **

  8. Silvana Nunes disse

    19 set 2010, 12:27 pm

    Ai !…

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem