simplesmente delícia

28 de dezembro de 2008

Um pouco antes do Natal, me ligaram e comunicaram que eu era responsável pela sobremesa da ceia da família. Bem, naquele frenesi da véspera natalina não era uma idéia que eu estava namorando mas como a única outra opção era uma torta congelada de brigadeiro com sabor de isopor de alguma loja com nome tentador, achei que era melhor fazer face ao meu estresse. Não havia muita duvida: tinha que ser algo com chocolate. Depois de muitas idas e vindas aos meus queridos livros, cheguei à conclusão que naquele momento preciso da minha vida, eu estava mesmo precisando de algo simples e chique, algo cheio de sabor, algo que tivesse texturas diferentes, e algo que pudesse agradar um pouco a todos. Lembrei dessa receita de fondant de chocolate e logo a associei ao divino sorvete de caramelo (já mencionei aqui que a-do-ro caramelo???) com fleur de sel do David.  O fondant servido sozinho é maravilhoso mas eu acho que ele pede um acompanhamento, que seja ele  sorvete (baunilha ou café me parecem escolhas perfeitas) ou uma crème anglaise. Esse bolo tem que ser feito com chocolate com um alto teor de cacau. O nosso chocolate meio-amargo padrão, i.e. Nestlé, Garoto, etc. têm apenas 32% cacau e não confere o sabor e aroma que esse fondant pede. A calda é opcional mas dá um toque profissional à sobremesa. E por fim, o bolo pode ser pequeno em tamanho mas o rendimento é grande pois apenas uma pequena fatia, incrivelmente, basta. Serve facilmente 8 pessoas.

  •  ingredientes

  • 200 gramas de chocolate com teor alto de cacau, no mínimo 52%
  • 200 gramas de manteiga sem sal
  • 50 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 70 gramas de açúcar
  • 5 ovos
  • 40 gramas de maisena
  • Pitada de sal
  •  
  • Para a cobertura:
  • 150 gramas de chocolate com teor alto de cacau, no mínimo 52%
  • 75 gramas de manteiga
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno a 180° C. Forre uma forma de 20 cm com lados removíveis, com um pedaço de papel-manteiga e reserve.
  • 2. Em banho-maria, derreta o chocolate com a manteiga. Tome cuidado para o fundo da vasilha não tocar a água quente para não queimar o chocolate. Retire assim que o chocolate tiver derretido e mexa com uma colher até a mistura ficar homogênea.
  • 3. Ao chocolate, adicione o sal e os açucares. Misture bem com um batedor. Adicione os ovos um por um, misturando bem entre cada um, e enfim adicione a maizena. Ponha essa massa na forma preparada e leve ao forno. Se você quiser uma massa mais crua (como a da minha foto) asse por 22 a 25 minutos. Se você preferir um massa com textura mais próxima de um bolo, asse por 30 minutos.
  • 4. Retire do forno e deixe esfriar. Envolva no filme plástico e deixe descansar no mínimo 8 horas.
  • 5. Para a cobertura: duas horas antes de servir o fondant, derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas, tomando cuidado para não deixar o chocolate queimar. Ponha o bolo já retirado da forma numa grade, e despeje a calda devagarzinho sobre ele, espalhando com uma espátula. Deixe o bolo repousar em um local fresco (mas não na geladeira) e sirva à temperatura ambiente.

 

37 comentários

  1. Canela disse

    28 dez 2008, 12:21 pm

    A apresentação é fabulosa e o bolo deve ser delicioso,mas eu sou suspeita pois adoro chocolate negro.
    Bj

  2. Mary disse

    28 dez 2008, 12:22 pm

    Quero um pedacinho!
    E quanto mais cacau tiver melhor, adoro chocolate amargo/negro!
    Que bela forma de terminar o ano! :)

  3. Carolina Santos disse

    28 dez 2008, 7:01 pm

    Flavia, parabéns pelo espaço incrível. Receitas maravilhosas e layout fabuloso. Muito legal aqui, voltarei sempre. Feliz 2009. Um grande beijo.

  4. AndreaDomingas disse

    30 dez 2008, 1:51 pm

    Divino Flávia! Tenho acesso fácil ao chocolate com alto teor de cacau e vou fazê-lo para presentear uma amiga que é chocolátra!

    Beijos e um Feliz Ano Novo!

  5. Canela disse

    30 dez 2008, 3:19 pm

    Flávia
    Venho agradecer a mensagem no blog e desejar-te um optimo ano de 2009!

  6. Marcelli Falcão disse

    31 dez 2008, 1:48 pm

    Olá, Flávia!

    Tive uma grata surpresa hoje, dia 31/12, último dia de 2008, ao encontrar este blog encantador! Estava eu navengando pela net, pesquisando a respeito do “clafoutis de cereja”, doce francês que será a sobremesa da ceia de hoje à noite. Encontrei uma receita bárbara do chef Christophe Felder e pretendo me arriscar a fazê-la. Deseje-me sorte!!!

    Me apaixonei a primeira vista pelo seu blog e pretendo voltar mais vezes!!!
    Feliz 2009!
    Bjs,
    Marcelli.

  7. Flavia Pantoja disse

    01 jan 2009, 7:55 pm

    Oi Marcelli: que bom que voce gostou do blog! Volte sempre com ideias e sugestoes! Um abraço, Flavia PS: como ficou o clafoutis?

  8. Marcelli Falcão disse

    05 jan 2009, 4:16 pm

    Oi, Flávia!

    O clafoutis ficou di-vi-no!!!! Quem comeu pediu bis e quem não comeu ficou na vontade só de ouvir falar!!!

    Qualquer dia desses vou me aventurar com uma de suas receitas!

    Bjs,
    Marcelli.

  9. luis carvalho disse

    18 ago 2009, 1:33 pm

    reamente é uma delicia. Mas eu faço o meu fondant com uma forma pequena,redonda. Vai ao forno convetor,ele tem de ficar cru por dentro e cozido por fora. Ou talvez lhe xamem o PETIX GATEUX.se tiverem mais alguma receita de outros fondant,agradecia que me enviassem.Eu tenho um rest. em mozambike. Ja tenho tambem o de caramelo. obrigado bjs e abraços

  10. Flavia Pantoja disse

    18 ago 2009, 6:24 pm

    Luis: o fondant é diferente do nosso “petit gateau”. O petit gateau fica mesmo crú por dentro e é servido quente ou morno. O fondant é mais denso porem nao chega a ser crú por dentro, e é comumente servido a temperatura ambiente, para o chocolate poder ser mais apreciado. Por isso o uso de um chocolate com alto teor de cacau ! A outra receita aqui no blog é de mousse de chocolate assada com um bolo, que é uma delicia tambem! O petit gateau fica para uma proxima ocasião!!
    Um abraço,
    Flavia

  11. Ingrid S. disse

    28 ago 2009, 9:20 am

    Oi! sempre volta e meia venho ler o blog e faço alguma receita! tá de parabéns!
    Fiz esse fondant e ele deu certinho, mas levei o maior susto quando tirei do forno: ele tava ENORME. Parece que ele criou bolhas de ar que cresceram assim.. fiquei tão nervosa que acabei furando as malditas pra ele abaixar (não sei se deveria) será que fiz algo errado pra isso acontecer?

  12. flaviapantoja disse

    28 ago 2009, 11:54 am

    Oi Ingrid! Pela tua descriçao, me parece que voce bateu a massa demais e/ou em velocidade alta demais (ja que o bolo nao leva fermento em pó e isso nao poderia ser a causa). Da proxima vez, depois que voce tiver posto a massa na forma, bata levemente ela sobre uma superficie dura para eliminar qualquer bolha que estive dentro da massa. Espero que isso te ajude! Eu adoro esse bolo. Acho -o requintado e com o sabor puro do chocolate! Espero que voce dê a ele mais uma chance!!! :)

  13. Ingrid S. disse

    03 set 2009, 3:43 pm

    É verdade, tinha me esquecido da técnica de bater a forma. Creio que você tenha acertado em cheio o motivo do meu probleminha. Valeu pela dica!

    Já experimentou o bolo suzy? é de matar qualquer chocólatra. no Chocolatria tem uma receita excelente.

    Um abraço!

  14. karina disse

    09 out 2009, 5:29 pm

    Amo seu site!! Adoro as receitas!
    Queria uma ajuda… Gostaria de saber qual medida em xícaras dessa receita! Não tenho como saber em gramas!

    BJs
    Karina

  15. flaviapantoja disse

    09 out 2009, 8:56 pm

    Oi Karina, use o meu post sobre medidas como referencia:

    http://www.simplesmentedelicia.com/?p=329

    Um beijo!

  16. Raqs disse

    11 dez 2009, 2:36 pm

    olá mais uma vez! esta foi a outra receita que eu fiz mas ainda não provei, mas aconteceu me uma coisa curiosa a bater a massa, ao juntar os ovos de repente ficou fofa e alta assim como suspiros..é normal? vou levá-lo hoje para um jantar de natal,à parte da particularidade da massa parece me fantástico! Obrigada mais uma vez!

  17. Chef alemão Heiko Grabolle disse

    25 mai 2010, 8:29 pm

    Simplesmente crei água na boca. Fondant de Chocolate com sorvete é maravilhoso. Meus parabéns.

    Abraços,
    Chef alemão Heiko Grabolle.

  18. ISADORA disse

    09 ago 2010, 2:19 pm

    Flavia, não sei se você já conhece, mas a Nestlé tem agora uma barra de chocolate de cobertura de 500g de chocolate 70% de cacau. Usei apra fazer o Mousse assado e ficou divino. Comprei uma vez na Rua Paula Souza, aqui em São Paulo, e nem precisava no dia (mas sabia que quando precisasse não acharia…). Quebrei os quadrados e congelei num saquinho bem vedado. Um abraço!

  19. flaviapantoja disse

    09 ago 2010, 2:50 pm

    Oi Isadora, as barras de chocolate de cobertura não são inguais as barras comuns. O chocolate de cobertura tem uma outra dosagem de gordura que permite que ele não tenha que se submeter a “temperagem” na hora do seu manuseio. Apesar da Nestle e outras marcas usarem um maior teor de cacau nessas barras, é um chocolate de qualidade bem inferior, daí inclusive o menor preço (se comparado com as barras comuns). O chocolate de cobertura é legal para fazer a casca de bonbons, copinhos de chocolate e coberturas! Da proxima vez, experimente um chocolate comum mesmo e voce verá a fdiferença!! Um beijo! Flavia

  20. ISADORA disse

    13 ago 2010, 5:26 pm

    Ai, Flavia… fiquei mega decepcionada agora… vou ter que fazer o SACRIFICIO de fazer de novo o mousse assado… ah… que pena… saindo do trabalho vou ter que passar no super e comprar umas barras de chocolate… tct… como a vida é dura!!!! Um beijo!!

  21. Maria Carloto disse

    28 out 2010, 1:33 pm

    Olá!
    Esse bolo tem um aspecto delicioso… Apetece comer td d uma só vez!
    Diz-m uma coisa que chocolate usas-t para o bolo e para a cobertura? E quanto à manteiga usas-t mesmo manteiga ou margarina?
    Obrigado ;)
    Maria

  22. flaviapantoja disse

    28 out 2010, 2:50 pm

    Maria, eu errei na resposta que te passei antes. Achei voce estivesse perguntando do ultimo bolo de chocolate que está postado no blog! Em relação ao fondant, eu uso da marca CASINO que encontro facil aqui no Rio de Janeiro. Use um chocolate onde esteje bem marcado o teor de cacau na embalagem( no minimo 52%-eu gosto até 60-70%). Nessa receita, o uso de um chocolate com alto teor de cacau é fundamental para o sucesso do fondant.  E em relação ao uso de margarina, eu nunca uso. Uso exclusivamente manteiga. Um bj !

  23. Elaine disse

    25 dez 2010, 12:33 pm

    Oie! Primeiro Feliz Natal e parabéns pelo blog. Fiz a receita ontem e foi um sucesso. Essa receita é o máximo! Um beijo!

  24. Fernanda disse

    11 jan 2011, 5:57 pm

    Se eu dobrar a receita, porque tenho um almoço para doze pessoas, devo aumentar o tempo da massa no forno?

    Eu já fiz a receita com chocolate 70% e foi um sucesso!

  25. flaviapantoja disse

    11 jan 2011, 6:24 pm

    Oi Fernanda, sim, se voce aumentar o tamanho da forma, voce vai ter que prolongar o cozimento. É dificil para mim te dizer exatamente quanto tempo voce deve deixar no forno pois nao sei que tamanho de forma voce vai usar e nao conheço o teu forno. Mas provavelmente vai extender o tempo em algo como 8 mns, talvez até uns 10 minutos. O lance vai ser voce ficar checando de 3 em 3 mns.. Um bj, Flavia

  26. Valquiria disse

    14 mai 2011, 8:24 pm

    Flávia, só tenho forma de 24cm, será que compromete a receita? Me dê sua opinião por favor. Obrigada,bj

  27. flaviapantoja disse

    14 mai 2011, 8:51 pm

    Valquiria, voce teria que dobrar a receita porque se fizer essa mesma na forma maior, o fondant vai ficar super fino! Um bj, Flavia

  28. Paula disse

    06 dez 2011, 7:31 pm

    Flávia, seu blog é maravilhoso!!! Parabéns!!!
    Todas as receitas são muito bem explicadinhas e é sempre bom saber o que você acha da receita e com o que você a relaciona. É muito aconchegante. :)
    Em relação a esta receita, gostaria de saber se posso usar chocolate com teor de cacau de 70%. Ainda não a fiz. Fico com medo de ficar muito forte ou amargo, apesar da quantidade de açúcar.
    Obrigada e um beijo!
    Paula

  29. flaviapantoja disse

    06 dez 2011, 8:24 pm

    Paula, sim , esse fondant deve ser feito com chocolate com no minimo 52% cacau. 70% está otimo. Isso não vai tornar o fondant mais amargo mas sim, mais perfumado. Esse fondant é uma delicia, e muito requintado. Um bj, Flavia

  30. Paula disse

    10 dez 2011, 12:20 pm

    Flávia, obrigada!!
    Esqueci-me de perguntar outra coisa… Essas 8 horas de descanso fazem uma diferença muito grande? Eu queria muuito fazer esta receita para hoje à noite, mas não me atentei a esse detalhe. Agora estou entre fazer a mesma receita e diminuir essas horas de espera para umas 4, ou fazer outro dos bolos de chocolate maravilhosos do seu blog!
    Obrigada de novo e um beijo!
    Paula

  31. flaviapantoja disse

    10 dez 2011, 1:18 pm

    Paula, esse bolo fica melhor feito de vespera mesmo (ou 8 horas antes), mas se voce já fez, sirva- o mesmo assim! Ele certamente não vai estar ruim…  :) Um bj, Flavia

  32. Yo disse

    24 dez 2011, 12:05 am

    Obrigado pela receita ficou maravilhoso :))))
    Este vai ser um dos bolos na competição do Natal Hehe
    Feliz Natal e bom ano novo tão bom este bolo Bj Yo!

  33. Liliana costa disse

    17 mar 2012, 1:15 pm

    olá adorei comoficou e gostaria que me desse um auxilio pois quando faço bolo de chococote numa forma sem buraco acontece que ele tem a tendência para queimar pois nao coze bm no centro do bolo. Como posso melhorar isso agradeço que me diga algo pelo email.

    muito obrigada

  34. flaviapantoja disse

    17 mar 2012, 5:22 pm

    Liliana, provavelmente o problema é o teu forno. Ponha sempre o bolo na parte mais alta do forno. E verifique se a temperatura do forno está correta (um termometro de forno é muito util aqui). Eu nao conheço dois fornos que assem por igual. Provavelmente o teu forno está quente demais assim o bolo queima nas bordas antes de assar no meio. Um abraço, Flavia

  35. Mauren disse

    02 jun 2012, 3:38 pm

    oi Flavia, adoro o blog!
    caí nesta receita pelo link dos bolos de chocolate…
    como seria a equivalencia do açúcar e da maisena em xícara?
    obrigada e um fim de semana com muito bolo.

  36. flaviapantoja disse

    02 jun 2012, 4:08 pm

    Mauren, 1 copo de açucar de confeiteiro são 140 gramas. E 40 gramas de maizena são 1/3 copo raso. Um bj, Flavia

  37. Ana CC disse

    22 mai 2013, 6:45 pm

    MELHOR BLOG DE CULINÁRIA DE SEMPRE!!
    BEIJINHOS DE PORTUGAL

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem