simplesmente delícia

19 de dezembro de 2008

Os dias estão passando, o ano está acabando, e eu não consigo tempo para sentar aqui e bater papo com vocês. Tenho varias receitas feitas e fotografadas e por um motivo e por outro, não aparecem horas extras nas minhas insuficientes 24 horas diárias para postar qualquer coisa. Enfim, vamos parar logo de lamentações pois ainda tenho que comprar todos alguns presentes de Natal…

Falando em presente, foi pensando em mais alguma coisinha gostosa para levar para casa de amigos que me lembrei de apresentar vocês a esses amendoins. É uma longínqua inspiração nos amendoins do David Lebovitz, pâtissier americano extraordinaire.

Aqui em casa, já fiz varias variações nas especiarias, como por exemplo um mix de pimentas, Chachere’s (um condimento da Louisiana, favorito da minha filha), somente canela e alecrim fresco, ou pimenta da Jamaica. O importante é sempre misturar os temperos no final para não queimarem. Mas uma coisa é certa, depois que você experimentar esses amendoins, não vai querer nunca mais voltar à versão industrial. È também uma excelente idéia de presente de Natal: ponha os amendoins num vidro esterilizados, dê um laço com uma fita, e ponha a receita junto… Um presente feito em casa, no melhor espírito Natalino!

  •  ingredientes

  • 2 copos de amendoins sem sal
  • 75 ml de água
  • 200 gramas de açúcar
  • 1 ½ colher de sopa de curry
  •  ½ colher de chá de cuminho em pó
  • 1 ½ colher de chá de coentro em pó
  • ½ colher de chá de canela moída *
  • ½ colher de chá de gengibre em pó
  • 1 colher de sobremesa de sal
  •  * se você tiver um excelente ralador, experimente ralar os bastões de canela: você vai se surpreender com a diferença de perfume com a  canela comprada moída já.
  •  
  • modo de preparo

  • 1.. Misture numa vasilha todos os temperos: curry, coentro, canela, gengibre e sal. Reserve.
  • 2. Numa frigideira grande, ponha o açúcar, a água e os amendoins. Leve ao fogo médio, misturando sempre. Após alguns minutos, o açúcar vai começar a cristalizar. Os amendoins vão parecer secos, mas isso é normal. Continue misturando sempre para não queimar. Abaixe o fogo e não pare de mexer para os amendoins ficarem uniformemente recobertos do açúcar e terem igual contato com a fonte de calor.
  • 3. O açúcar vai agora começar a caramelizar, então vigie de perto, para todos os amendoins ficarem recobertos do caramelo, sem parar de mexer com a colher!!Agora começa a única parte mais sensível pois o caramelo queima rapidíssimo. Não desgrude o olho da frigideira e se começar a sair fumaça, tire do fogo para esfriar um pouco antes de repor. O ideal é o amendoim ficar bem caramelizado sem por isso queimar.
  • 4. Quando achar que está no ponto certo, junte os temperos, e mexa rápido para espalhá-los. Retire do fogo e vire os amendoins no mármore ou granito, ou em um tabuleiro, espalhando bem .Deixe esfriar completamente e depois separe os amendoins com as mãos.

 

11 comentários

  1. Canela disse

    20 dez 2008, 10:29 am

    Adorei a sugestão!Ainda vou tentar fazer,apesar de não ter todos os ingredientes…
    Bom fim de semana!

  2. Canela disse

    21 dez 2008, 7:14 pm

    Flavia
    Um Natal muito Feliz,em boa companhia e harmonia!
    Um abraço

  3. Maria G. disse

    07 jan 2009, 1:48 pm

    Ese mix é uma perdição de tão bom!!!

  4. Leila disse

    26 mai 2009, 8:46 am

    Sou tarada por amendoins mas só posso comer a cada 4 dias caso contrario dá pane no meu meu aparelho digestivo.

    acucarados entao…delicia.

  5. Reginaldo Marcos disse

    06 ago 2009, 10:09 pm

    Vou ver se funciona com nozes pecã e no recheio de bolo.

  6. Heloisa disse

    06 ago 2011, 7:20 pm

    Flávia ,
    Adoro este amendoim !!! Na minha “memória afetiva” de receitas deliciosas, lembro de já ter devorado um pote destes sozinha. Além do amendoim, fica gostoso se misturarmos outros nuts ? Quais você indica?
    Um beijo!
    Heloisa

  7. flaviapantoja disse

    06 ago 2011, 10:42 pm

    Helo, eu uso castanha do Pará, castanha de caju (crua, sem sal, o que as vezes é dificil de achar) e amendoas. As castanhas , voce pode partir em 2, antes de caramelizar,  e as amendoas, eu uso com casca, partidas em 2 tambem. Beijos e parabens pelo aniversario da filhota! Flavia  PS: as castanhas de caju sem sal, eu encontro nas Casas Pedro. 

  8. Natália disse

    09 ago 2011, 5:50 pm

    Gente, fiz com nozes partidas e ficou divino!

  9. Reginaldo disse

    28 out 2012, 5:54 pm

    Com nozes pecã picadas grandes fica muuuito bom!!! Com chocolate então, é fantástico!

  10. Helena disse

    16 jul 2013, 5:31 pm

    Oi Flávia!
    Esses amendoins são crus ou já torrados?
    beijos
    Helena

  11. flaviapantoja disse

    16 jul 2013, 6:01 pm

    Helena, o ideal são amendoins crus, sem sal. Mas eu ja fiz com os amendoins torrados, sem sal, e funcionou tambem. Um bj, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem