simplesmente delícia

7 de dezembro de 2008

Confesso que nunca fui muito fã desses brownies cheio de coisas: passas, nozes, pedaços de chocolate, etc. Mas recebi um livro novo, La Brea Bakery, que alias já está repleto de bilhetinhos coloridos com anotações das receitas que ainda quero fazer, e logo meu radar detectou uma receita promissora. A primeira vista, para mim seu potencial era baseado unicamente na enorme proporção de chocolate X álcool. Como eu havia avisado antes, eu adoro álcool em sobremesas: Cointreau (um dos meus favoritos- excelente em mousses), Amaretto, Grand-Marnier (um crepe fininho com Grand-Marnier- excelentíssimo!!!), Marsala (o que é exatamente um Tiramissú sem Marsala??? Uma heresia), cachaça (Três-Leches sem cachaça não pode, não é mesmo…). Eu acho que adiciona um certo “je-ne-sais-quoi” absolutamente irresistível. Nessa receita, o whisky é o carro chefe portanto se você não gosta, essa receita não é para você. Agora, se você gosta, então vai se deliciar. Esse brownie fica bem denso, concentrado no sabor, cheio de avelãs e passas perfumadas do whisky. Corte em pedacinhos pequenos e não se preocupe com o teor alcoólico. O álcool evapora no forno deixando o brownie livre para ser devorados por pequenos e grandes.

  • ingredientes

  • 1 copo de avelãs
  • 340 gramas de chocolate meio-amargo
  • 230 gramas manteiga sem sal
  • 1 ¼ copo de whisky
  • 1 ½ copo de passas
  • 2 copos de açúcar
  • 4 ovos
  • ½ colher de sobremesa de sal
  • 2 ¼ copo de farinha
  • Cacau em pó (opcional)
  • modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno a 160° C. Espalhe as avelãs em um tabuleiro e leve o forno por 10 a 15 minutos ou até elas começarem a levemente tostadas. Retire do forno e deixe esfriar alguns minutos. Ponha-as numa toalha e esfregue-as no pano para soltar as peles. Reserve. Quando estiverem frias, pique grosseiramente.
  • 2. Forre o fundo de um tabuleiro de 24 x 36cms com papel-manteiga. Unte com manteiga e polvilhe o tabuleiro todo de farinha. Reserve. Ponha as passas e 1 copo de whisky numa panelinha e leve ao fogo por aproximadamente 5 minutos, até reduzir o whisky. Apague o fogo e deixe esfriar.
  • 3. Aumente a temperatura do forno para 180° C. Numa vasilha, ponha a manteiga e o chocolate e derreta em banho-maria até ficar homogêneo. Retire do fogo e deixe esfriar.
  • 4. Na vasilha da batedeira, bata os ovos, o açúcar e o sal em velocidade media/alta até a mistura dobrar de volume e ficar amarela clarinha. Adicione a farinha em 3 vezes, misturando cuidadosamente, em velocidade baixa, cada vez. Desligue a batedeira e adicione o chocolate derretido e misture com uma espátula, levantando bem a massa. Adicione as avelãs, as passas, e o ¼ copo restante de whisky.
  • 5. Ponha a massa no tabuleiro preparado e leve ao forno por 25/30 minutos ou até um palito sair quase seco. O tempo exato de cozimento vai depender de cada forno, mas comece a checar a partir de 25 mns. O palito deve estar ainda um pouco úmido quando você retirar do bronwie, mas não seco. Deixe esfriar, envolva num filme plástico e leve a geladeira por 2 horas pelo menos antes de partir.
  • 6. Já o cacau opcional é para ser polvilhado em cima depois que o brownie estiver assado e a temperatura ambiente. O ideal é voce polvilhar e depois passar um pincel por cima para tirar o excesso e criar um acabamento aveludado.

 

15 comentários

  1. Canela disse

    08 dez 2008, 8:08 pm

    Só me ocorre uma palavra;DELICIOSO!
    Bj

  2. Mary disse

    09 dez 2008, 2:06 pm

    Adorei todas as suas receitas, esta de Brownies com a junção de whiskey e passas nunca tinha visto, é original e tentadora! Volta e meia passo por cá, para saber asber as novidades :)

  3. Christiane disse

    09 dez 2008, 8:11 pm

    Sem dúvida será a sobremesa do Natal ! sounds very good !

  4. Glau disse

    28 dez 2008, 8:31 pm

    Não conhecia seu blog e fiquei completamente encantada! Parabéns! Tudo de mto bom gosto!

    Bjo, Glau

  5. christiane disse

    10 jun 2009, 6:44 pm

    Tive visita de última hora e não havia previsto nenhuma sobremesa , recorri ao Simplesmente Delícia e encontrei essa sugestão . Fácil de fazer e delicioso ! Servi morno com sorvete de baunilha , foi um sucesso !

  6. Renata disse

    04 out 2010, 9:54 pm

    Hummmmmmmmm… Que delicia!!! Só exclui as passas porque não gosto. Foi a sobremesa do fim de semana!!! Minha irmã, meus pais e meu marido amaram. O sabor é muito bom e a massa tem uma textura divina. Sua receitas são demais, Flávia!!! Quero experimentar todas. Obrigada!

  7. Eliza disse

    07 mar 2011, 2:44 pm

    Flávia, posso substituir o Whisky por Rum? Fica bom? Beijo e obrigada!

  8. flaviapantoja disse

    07 mar 2011, 6:21 pm

    Eliza, pode substituir sim! Um bj, Flavia

  9. Marcy disse

    13 jun 2012, 3:47 pm

    Flavia, será que eu posso trocar as passas por outro ingrediente?

  10. flaviapantoja disse

    13 jun 2012, 6:52 pm

    Marcy, sim, claro, troque por qualquer outra fruta seca (damasco picado, figo seco etc) ou então substitua por mais avelãs ou até nozes. Um bj, Flavia

  11. Nina disse

    07 mar 2013, 3:02 pm

    Oi Flávia,

    Conheci seu Blog ontem por acaso e estou completamente maravilhada. Suas receitas são incríveis mas a sua paixão pela comida é algo que chama a nossa atenção. O carinho que você tem com o blog, com as explicações, o passo a passo nas fotos e as referencias gastronômicas. realmente fantástico. Parabéns!! bj

  12. junior disse

    07 jun 2016, 1:43 pm

    Olá, boa tarde, suas receitas são muito boas, estou querendo fazer essa mas estou em duvida qto ao chocolate em pó opcional, quanto e quando adicionar….e a manteiga, tem que ser derretida junto com o chocolate?

  13. flaviapantoja disse

    07 jun 2016, 5:55 pm

    Oi Junior. Sim, a manteiga é derretida junto com o chocolate em banho-maria (ver numero 3). Já o cacau opcional é para ser polvilhado em cima depois que o brownie estiver assado e a temperatura ambiente. O ideal é voce polvilhar e depois passar um pincel por cima para tirar o excesso e criar um acabamento aveludado. Essa receita tem tantos anos e ninguem, até agora, tinha percebebido que o cacau ficou sem essa explicacão! Um bj, Flavia

  14. Vera Lucia disse

    21 mar 2018, 7:22 pm

    Qual medida do copo?

  15. flaviapantoja disse

    11 abr 2018, 5:51 pm

    Oi Vera , em todas as minhas receitas o copo medidor tem 250ml. Um Bj, flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem