simplesmente delícia

21 de novembro de 2008

Desde que voltei de Paris onde comi uma delicieuse mousse au chocolat cuite comme un gateau (mousse de chocolate assada como um bolo) vinha querendo reproduzi-la. Essa receita do Christophe Felder foi uma excelente surpresa pois é simples de fazer e o resultado final é delicioso. Achei que pelo fato do chocolate ser amargo, as crianças da minha vida não iriam apreciar mas, mais uma vez, fico feliz de estar enganada. Minha vizinha de 5 anos se deliciou… Esse bolo não leva farinha alguma, se sustentando apenas dos ovos. A qualidade do chocolate nessa receita também é importante. O chocolate com alto teor de cacau (60% pelo menos) confere a sobremesa um sabor puro e marcante. Não testei essa receita com chocolate meio-amargo mas teria que diminuir o açúcar para balancear a receita. Sirva o bolo com sorvete de café ou uma creme anglaise. Pessoalmente, acho uma pena não fazermos mais uso de café nas sobremesas aqui no Brasil. Eu adoro café nos doces. Encharco meu tiramissu de expresso e amo um brownie com um pouco de essência de café… Mas enfim, tudo isso é outra estória.

  •  ingredientes

  • 175 gramas de chocolate 60% cacau (no mínimo)
  • 140 gramas manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 7 ovos
  • 210 gramas de açúcar
  • 35 gramas de cacau em pó
  • Modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno a 210ºC. Unte de manteiga e polvilhe de farinha uma forma ou pirex (20 cms por 9 cms de altura).
  • 2. Derreta o chocolate em banho-maria. Quando estiver quase todo derretido, retire do banho-maria e adicione a manteiga. Misture delicadamente até a manteiga estar totalmente incorporada ao chocolate. Reserve.
  • 3. Quebre os ovos e separe gemas das claras. Na vasilha da batedeira, bata as gemas com 150 gramas do açúcar até formar um creme amarelo bem clarinho. Entorne o chocolate no creme de gemas, adicione o cacau em pó e misture delicadamente. Reserve.
  • 4. Agora bata as claras em neve. Quando as claras começarem a crescer, junte o restante do açúcar (60 gramas) e bata até formar um suspiro liso e brilhoso. Junte as claras em 3 vezes ao creme de chocolate e gemas, levantando sempre a massa com uma espátula para ela não perder volume.
  • 5. Ponha na vasilha até 1 cm da borda (senão entorna!) e leve ao forno por 20 a 25 minutos- no meu forno que está bem calibrado foram exatos 25 minutos. O meio do bolo permanece úmido e um pouco cru. Pode ser servido quente ou à temperatura ambiente. Sirva na própria vasilha.

  •  

 

53 comentários

  1. dri haddad disse

    25 fev 2009, 4:38 pm

    Oi flavia!!!
    vc acredita que eu tenho essa receita???
    e faço há anos…aprendí com uma amiga belga que fazia para vender…é realmente o máximo…
    um beijão
    dri

  2. paula correia disse

    06 mar 2009, 12:14 pm

    parece muito bom…
    vou experimentar
    paula

  3. Fernanda disse

    08 mai 2009, 1:39 pm

    É para assar em uma únicavasilh ou em porções individuais ?
    Obrigada
    Parece uma delícia..

  4. Flavia Pantoja disse

    08 mai 2009, 5:47 pm

    Fernanda: É uma vasilha só, essa que usei na foto tem aproximadamente 20 cms. Se voce quizer fazer porçoes individuais, tem que ajustar o tempo de cozimento pois vai assar muito mais rapido. Um bj.

  5. fernanda 2 disse

    30 mai 2009, 9:17 pm

    Flávia, adorei a receita, obrigada por tê-la postado aqui!
    há anos achava que assar uma mousse devia ficar bom, mas nunca tinha achado que podia fazer isso, até ver a receita.
    fiz com a minha moussezinha básica (1 barra de chocolate, 4 ovos e 4 colheres de açúcar), e ficou divino, amanhã vou fazer com a sua receita completa, que tenho visitas.

    eu e uma amiga adoramos o site, olhamos sempre!

    beijos e obrigada de novo!

    Fernanda

  6. Rafael disse

    27 jun 2009, 12:22 pm

    Vou experimentar fazer hoje para o aniversário de minha esposa. Ela adora mousse de chocolate. Colocarei como acompanhamento o sorvete de creme e uma calda (caseira) quente de morango. Valeu pela dica.

  7. Sebastião disse

    09 set 2009, 5:05 pm

    Olha realmente é muito boa fiz em um aro e depois de fria coloquei uma mousse de avelã com crocante de chocolate e vou colocar no proxímo folder da pralliné confeitaria. bjs

  8. marianna sislayne disse

    26 nov 2009, 7:10 pm

    adorei essa receita pois irei fazer agora pela essa foto é uma delícia

  9. Lucia disse

    27 nov 2009, 6:49 pm

    Oi Flávia,

    Eu tenho essa receita há anos, mas faço como mousse gelada.
    Fica d-e-l-i-c-i-o-s-a!!!
    Todo mundo me pede a receita.
    Vou experimentar no forno.

    >> A única diferença, é que a minha não leva cacau, e eu coloco só 6 ovos.
    É de comer rezando!

    :)

    Bjs

  10. Raqs disse

    11 dez 2009, 1:39 pm

    ola flávia,também sou louca por chocolate e tenho-me deliciado com o seu blog, já experimentei duas receitas!
    Fiz este bolo de mousse que já andava a tentar fazer por outras receitas e nunca tinha ficado satisfeita. Mas esta é perfeita!Obrigada =)
    Amanhã vou fazer em porções individuais e com a variante de chocolate branco! espero que fique igualmente maravilhoso!
    Muitos parabéns e continue porque o blog é fantástico!

  11. flaviapantoja disse

    11 dez 2009, 2:17 pm

    Oi Raqs: o chocolate branco não é tecnicamente um chocolate pois só tem a gordura do cacau. Estou  mencionando isso porque o resultado final fica totalmente diferente em qualquer receita, e nessa em especial. Se voce for fazer mesmo assim, use o melhor chocolate branco que encontrar , de preferencia importado, pois no padrao brasileiro, a taxa de gordura é ainda mais alta (alias em todos os chocolates, nao somente o branco…) . Me conte como ficou! Um bj,Flavia

  12. Raqs disse

    14 dez 2009, 1:28 pm

    olá! antes de mais obrigada pelo conselho! ;) os bolinhos ficaram mais ou menos, não em correu lá muito bem. Se bem que até gostei da combinação do chocolate branco, mas perde muito por ser em doses individuais!
    Eu sou de Portugal, cá existe pelo menos uma marca que tem chocolate branco próprio para culinária que é o pantagruel, conhece? de qualquer forma não sei se será o melhor…
    Muito obrigada pelas dicas. beijinhos

  13. Samanta disse

    12 abr 2010, 4:57 pm

    Flávia,

    Fiz essa receita e como sempre era muito melhor do que o que eu esperava, apesar de eu ter errado em alguma coisa. Primeiro, o recipiente não pôde ser um de 20 cm por que a massa rendeu muito (eu pesei tudo certinho!), segundo, a casquinha soltou-se da massa e quebrou toda e terceiro a massa levantou no cozimento e depois baixou. Desconfio que o meu forno (que apesar de estar novinho eu não tenho gostado dele) não esteja fiel à temperatura marcada. Falando assim parece que não ficou gostoso, mas levei para um almoço na casa de um amigo e não sobrou nadinha, servimos com sorvete de creme e quando eu falava que alguma coisa deu errado as pessoas me olhavam sem entender nada, foi um sucesso!

  14. flaviapantoja disse

    12 abr 2010, 5:59 pm

    Oi Samanta: que bom que todos gostaram! Mas deixa eu so te dizer que esse bolo  cresce muito e depois afunda quando começa a esfriar fora do forno. E quando ele vai afundando, a superficie dele vai quebrando mesmo (voce pode ver isso na foto inclusive). Isso é normal. O que eu não entendo é como a vasilha não coube…Eu medi de novo e a minha vasilha tem 20 cms de diametro por 9 cms de altura. 

    O forno pode até estar errado mas isso nao explica o creme nao dar na vasilha… Enfim, estou feliz por teus amigos terem gostado! Um dia experimente o fondant de chocolate! É um escandalo de gostoso! Um beijo e boa semana!

  15. Larissa disse

    20 jun 2010, 1:27 pm

    Oi Flávia,gostaria de saber se tem como fazer sem cacau,e se pode fazer em uma forma grande pra bolo.Obrigada

  16. flaviapantoja disse

    20 jun 2010, 1:58 pm

    Larissa, se voce usar um bom chocolate (no minimo 60%de cacau) não tem problema. Porem se voce for usar um chocolate meio-amargo comum (tipo Garoto, Lacta etc -que tem no maximo 41 % de cacau), haverá comprometimento no paladar. O cacau em pó serve mais para intensificar o gosto de chocolate. Quanto a forma, o importante é voce usar uma forma do tamanho certo. Se voce for usar uma forma maior, o bolo vai ficar achatado e não crescerá da forma desejada! Um bj! Flavia

  17. ISADORA disse

    09 ago 2010, 2:09 pm

    É dos Deuses essa receita!!!! Fez o maior sucesso no meu dia dos pais! Fiz com creme anglaise.

  18. Lucia disse

    11 ago 2010, 11:34 am

    Oi Flávia!
    Sempre olho o seu site e ontem fiz esta mousse de chocolate assada como um bolo, ficou uma delícia! vou testar outras receitas…

  19. Paula disse

    11 out 2010, 8:37 am

    Oi Flávia, segui sua sugestão e testei essa receita no fim de semana. É uma delícia, fez o maior sucesso! Beijos, Paula

  20. cloves v marques disse

    18 nov 2010, 5:15 pm

    oi, adorei essa receita, mas devido a dificuldade de encontrar as coisa por aqui, queria saber se osso fazer so com o chocolate em po (tipo do,padre da garoto), pois o chocolate em barra por aqui alem de dificil de encontrar, quando encontro é muito caro, desde ja aradeço.

  21. flaviapantoja disse

    18 nov 2010, 9:04 pm

    Cloves, eu nao sei te dizer como adaptar a receita ao chocolate em pó. Voce teria que dilui-lo em alguma coisa antes de acrescentar as gemas mas nao sei se o resultado final ficaria bom. Acho que no caso da mousse, o chocolate em barra é essencial. Um bj, Flavia

  22. Catarina Paulo disse

    28 nov 2010, 11:56 am

    Oi Flávia, adorei a receita ,você poderia me falar uma marca de chocolate com 605 de cacau e onde encontrar?Estou em Salvador-Bahia.

    Beijos

  23. flaviapantoja disse

    28 nov 2010, 8:31 pm

    Catarina, eu não conheço Salvador portanto não sei te dizer aonde encontrar o chocolate. A Garoto está fazendo um excelente chocolate chamado CAcau que tem 55% de cacau e fica otimo na mousse. De qualquer forma, qualquer marca de chocolate vai ter escrito na embalagem, na frente e de forma bem “chamativa”, se o chocolate tiver mais do que a media normal, que é 30, 31%. Um beijo, Flavia

  24. Giovana disse

    25 fev 2011, 12:22 pm

    Pelos ingredientes e resultado final, diria que pode se parecer com a receita de um lugar aqui de SP chamado “O melhor bolo de chocolate do mundo”, que só vende esse bolo, versão tradicional ou meio amargo. Já tinha ouvido falar q nao levava farinha. Preciso experimentar fazer a receita.

  25. Bruna Martinho disse

    19 mar 2011, 3:51 pm

    parece ter muito bom aspecto vou experimentar

  26. Andrea disse

    27 mar 2011, 11:07 am

    Oi Flavia! Tenho uma dúvida, posso preparar a massa com antecedência ( 1 hoea) e depois assar? Te pergunto isso pois sempre quero fazer, mas como vou servir de sobremesa não tenho como preparar na hora pois os convidados jà estão em casa. Obrigada ? Andrea

  27. flaviapantoja disse

    27 mar 2011, 11:22 am

    Andrea, a massa vai perder muito volume se voce deixa-la esperar 1 hora. Porque voce nao assa logo antes dos convidados chegarem? Assim voce serve o bolo morno. Um bj, Flavia

  28. Rosi disse

    20 abr 2011, 11:03 pm

    tÁ DE PARABENS, FLÁVIA
    NÃO CONSIGO SAIR DO SITE. É O MELHOR!!!

  29. Valquiria disse

    09 mai 2011, 2:13 pm

    Flávia, já experimentei essa receita e ficou uma delicia. Vou receber uns amigos em casa e queria servir essa mousse, você fala num creme anglaise pra acompanhar, acho que cairia bem sim, mas não tem a receita postada. Será que poderia dividir mais esse conhecimento conosco? bjs

  30. flaviapantoja disse

    09 mai 2011, 2:21 pm

    Oi Valquiria, não tenho como postar a receita da crème anglaise agora mas vou por na lista! um bj e boa semana, Flavia

  31. Valquiria disse

    18 mai 2011, 1:51 pm

    ótimo Flávia, obrigada! beijo

  32. Luci Bel disse

    22 jun 2011, 12:52 pm

    Simplesmente maravilhoso. O meu ficou identico ao da foto, mesmo sendo feito com o chocolate lacta com 45 de cacau. Obrigada por partilhar um receita tão maravilhosa com todos.

  33. Valquiria disse

    02 set 2011, 5:53 pm

    Flavia, essa receita já virou um clássico lá em casa. Já indiquei seu blog pra amigos que se deliciaram. Estou pensando em inovar com um pouco de café, o que acha? Não tomo café, pq não gosto, mas curiosamente, amo café em doces, especialmente quando é misturado com chocolate´. Um beijo!

  34. flaviapantoja disse

    02 set 2011, 5:59 pm

    Valquiria, eu acho uma otima ideia! Eu tambem adoro café em doces… Derreta o chocolate com um pouco de café forte ou melhor ainda espresso, que  já é mais forte. Depois é só prosseguir com a receita. Um bj, Flavia

  35. ana disse

    07 set 2011, 2:23 pm

    estou a escrever de Portugal onde há um bolo de chocolate que parece um queijo amnteigado:por fora fica com a consistencia de capa de queijo e quando parte fica a derreyer o chocolate. Adorava saber fazer, tem alguma ideia sobre isto? obrigada pela ajuda Ana

  36. flaviapantoja disse

    07 set 2011, 5:54 pm

    Ana, não conheço esse bolo! Um bj, Flavia

  37. Joice disse

    04 dez 2011, 5:16 pm

    Olá!
    Tentei fazer essa receita, mas 20 minutos no meu forno foi demais pra mousse. Ao tirar do forno, não estava com a mousse por dentro, e sim como um bolo normal mal assado… tanto que vou colocar pra acabar d assar e assumí-lo como um bolo comum msm…
    Bom, fica pra próxima, bj

  38. flaviapantoja disse

    04 dez 2011, 6:59 pm

    Oi Joice, o teu forno está calibrado muito quente então! Fornos são dificilimos mesmo e não conheço dois que assem igual. Idealmente voce precisa chamar alguem para calibrar o forno ou entao comprar um termometro de forno que vai te  dar a temperatura correta. Dê uma olhada nesse post que escrevi: http://www.simplesmentedelicia.com/?p=1683

    Um bj

    Flavia

  39. tayna daval disse

    31 mai 2012, 6:58 pm

    Boa noite livia.
    Acho que cometi um erro, fui no mercado agora comprar os ingredientes desta receita e ao inves de comprar manteiga, comprei margarina!
    Se eu utilizar a margarina, a receita dara certa?
    Beijos e obrigada

  40. flaviapantoja disse

    01 jun 2012, 2:44 am

    Tayna, a receita dá certo mas o sabor fica totalmente alterado. Um abraço, Flavia

  41. Dani disse

    16 jul 2012, 11:53 am

    Ola Falvia, pude perceber no seu comentario mais acima que vc acrescenta o cacau somente para acentuar o sabor. Nesse caso, se eu colocar so o chocolate meio amargo em barra, nao vai alterar na concistencia da receita?
    Eu sempre compro o chocolate 72% de cacau e como vivo nos EUA tenho facilidade de comprar os melhores chocolates, e isso facilita ne? :)
    Bjos e obrigada pela receita!!!

  42. flaviapantoja disse

    16 jul 2012, 11:59 am

    Dani, nesse caso, altera a consistencia sim porque o cacau é usado como um ingrediente “seco’ da receita. Se voce não quiser usar o cacau, substitua por farinha de trigo. Um bj, Flavia

  43. Renata disse

    20 jul 2012, 9:52 pm

    Hmmm quero muito fazer mas gostaria de saber qual o rendimento (qtas pessoas)!
    Muito obrigada!

  44. Renata disse

    22 jul 2012, 6:15 pm

    Queria também fazer me potes individuais, como eu sei que já ficou bom, pela casquinha que se forma?
    Abs

  45. flaviapantoja disse

    22 jul 2012, 7:09 pm

    Renata, é dificil dizer o rendimento por pessoa. A vasilha usada tem 20cms por 9 cms de altura e isso deve servir umas 6 a 8 pessoas. Quanto aos potes individuas, essa mousse nao fica com uma ‘casca’ propriamente dita pois assa pouco tempo. Se voce assar em vasilhas pequenas, asse uns 15 a 20 minutos nao maximo. Um bj, Flavia

  46. Cris disse

    31 jan 2013, 10:24 pm

    adorei a receita vou tentar fazer…

  47. Ana Beatriz disse

    08 nov 2013, 9:57 pm

    Oi Flávia!

    Amei seu blog!!! Parabéns!
    Gostaria de saber se consigo desenformar esse bolo… quero decorá-lo com kit kat para o aniversário da minha filha… Você acha que fica bom?
    Pensei em também assar separadamente uma massa bem fina, mas firme de bolo para servir como base… assim montaria o mousse já assado e pronto por cima e cobriria com ganache para conseguir fazer a decoração com o chocolate… o que acha?
    Muito obrigada!
    Beijo!

  48. flaviapantoja disse

    09 nov 2013, 11:40 am

    Ana Beatriz, essa receita não desenforma e nem vai te dar estrutura para passar ganache em cima. É quase como uma mousse quente, e fica mole depois de cozida. Um bj, Flavia

  49. Marinidia Tonetto disse

    03 set 2014, 9:27 am

    Flavia, quero experimentar sua receita como rocambole, sera que da para enrolar depois? Bjs

  50. flaviapantoja disse

    03 set 2014, 2:20 pm

    Marinidia, essa receita não dá para enrolar! É como um souflé, bem fofa e com pouca estrutura. Bjs

  51. Verinha Estêvão disse

    07 mai 2016, 8:03 pm

    Olá, moro em Portugal, já comi desta mousse, mas com amêndoas granuladas,uma delíiiciiiiiaaaa!!
    Obrigada por partilhar a receita, vou tentar fazer, bjinhos a partir de Portugal.

  52. Alessandra disse

    21 ago 2016, 6:24 pm

    Boa tarde?
    É possível desenformar?

  53. flaviapantoja disse

    22 ago 2016, 1:48 pm

    OI Alessandra, não é possivel desenformar a mousse! um bj, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem