simplesmente delícia

26 de junho de 2018

Os bolos de cenoura são resquícios de uma (outra) época de histeria de comidas ‘saudáveis‘ quando se achava que o óleo era necessariamente mais saudável do que a manteiga e a cenoura iria servir de  adoçante natural. Bem, bolos de cenoura não são melhores ou mais saudáveis do que bolo de, digamos, chocolate. Mas essa receita de bolo de cenoura com coco está para as demais receitas  de bolos de cenoura o que o Concerto N 20 para piano de Mozart está para a música de elevador.
.
Existem muitas receitas de bolos de cenoura circulando por aí, mas minha maior questão é com todas aquelas que decidem por a cenoura no liquidificador, perdendo assim toda a linda textura que elas poderiam agregar à massa do bolo. Procure usar cenouras orgânicas nessa receita (e sempre que puder, claro): as cenouras estão entre os dez produtos com mais agrotóxicos segundo a lista de 2017 da ANVISA.
.
Para a calda, eu não sou fã da (omnipresente aqui no Brasil) calda de chocolate, preferindo uma calda mais neutra ou levemente cítrica, para complementar e aguçar o perfume delicado do bolo.
.
Receita inspirada na Dorie Greenspan, no seu livro Baking, From My Home to Yours.
.
Ingredientes
2 copos de farinha de trigo (280 gramas)
2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de canela em pó (opcional)
3  copos de cenoura ralada fina; eu usei o processador para isso (privilegie cenouras orgânicas)
2 copos de coco ralado (adoçado ou não, tanto faz)
2 copos de açúcar (400 gramas)
1 copo de óleo de girassol ou canola (250ml)
4 ovos grandes
.
Modo de preparo
1- Unte duas formas de 24 cm com manteiga e polvilhe-as com farinha. Reserve. Pre-aqueça o forno a 180 graus.
2- Numa vasilha, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela. Reserve. Em outra vasilha, ponha a cenoura ralada e o coco.
3- Na vasilha da batedeira, bata o açúcar com o óleo em velocidade média, com a pá, até estar bem homogêneo. Adicione os ovos um por um e continue batendo até o creme estar liso. Reduza a velocidade e junte a mistura de farinha. Bata devagar somente até não haver mais traços de farinha.
4- Pare a batedeira e junte as cenouras e o coco misturando com cuidado com uma espátula. Dívida a massa entre as duas formas e leve ao forno quente por 30/40 mns.
5- Cada forno assa diferentemente por isso comece a verificar aos 25 mns. Os bolos tem que estar levemente dourados e uma faca deve sair seca do centro de cada bolo. Retire-os do forno e deixe esfriar em cima de uma grelha por uns 20mns antes de desenformar.
6- Ponha um bolo no prato que for servir, passe uma boa camada de doce de leite em cima, e cuidadosamente cubra com o outro bolo.
7- Opcional: Faça uma calda simples com açúcar de confeiteiro, adicionando água e/ou suco de limão aos poucos até obter uma consistência pastosa. Derrame aos poucos, empurrando a calda com uma espátula até as bordas para que ela escorra um pouco nas laterais.

 

5 comentários

  1. Karla Maria disse

    26 jun 2018, 2:28 pm

    Que delícia de bolo, Flávia.

  2. eloisa disse

    27 jun 2018, 1:49 pm

    Cada vez que você aparece… simplesmente delícia! <3

  3. Priscila disse

    27 jun 2018, 3:21 pm

    salivei aqui, vou ter que testar :)

  4. Nice disse

    09 ago 2018, 10:00 pm

    Parece delicioso, vou fazer, preciso experimentar rsrsr

  5. Katia disse

    25 ago 2018, 3:53 pm

    Feliz demais por encontrar você por aqui novamente. Obrigada pela receita.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem