simplesmente delícia

23 de novembro de 2017

Eu adoro cozinhar e eu adoro comer. São duas das coisas que conheço sobre mim, com absoluta certeza. Lógico que existem outras coisas, algumas certas (nao gosto de caju nem de doce de ovos, adoro comédias românticas e tenho certeza que o Colin Firth é o unico Sr Darcy possivel) outras um tanto quanto incertas (ainda não sei se gosto mesmo de cenouras; mesmo o lado do meu cérebro mais racional não tem certeza que o Universo precisa de verão; e definitivamente não tenho certeza que poderia me decidir entre o Gabriel Macht e o Ryan Gosling).
Mas dito isso, me considero uma pessoa com relativo bom auto controle. Consigo olhar para uma panela de brigadeiro -quente – e não sair raspando-a como se amanhã fosse nosso último dia na Terra, por exemplo. Fato do qual me orgulho consideravelmente. Mas esse bolo gerou qualquer coisa de inusitado dentro de mim. E não foi nem uma pequeno deslize, como comer um  bombom  de nozes no final da tarde pensando que aquilo pode ser tua cota de proteína do dia. Não. Foi algo como ligar para tua pizzaria local e encomendar 3 pizzas grandes – calabresa, quatro queijos e portuguesa- e fazer o entregador acreditar que tem mais 6 pessoas escondidas dentro do teu apartamento.
E não estou nem brincando. Fora uma fatia que pus na marmita da minha filha, comi o bolo todo. A calda é deliciosa mas se você não tiver sementes de abobrinha e/ou nibs de cacau, pode omiti-los. Você vai perder um pouco da textura crocante mas continua sendo um bolo delicioso.
.
.
Como sempre, eu uso o copo medidor dito ‘americano ‘ que tem 250 ml.
.
Essa receita é uma adaptação daqui.
Ingredientes
1 pedaço de abóbora japonesa de aproximadamente 500 gramas (ou o equivalente para fazer 1 copo, 250 gramas, de purê)
Um pouco de azeite para untar a abóbora
1 1/2 copos de farinha de trigo
1 ½ colher de chá de fermento em pó
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela em pó
½ colher de chá de noz moscada moída
1 colher de chá de sal
½ colher de chá de pimenta do reino, moída na hora
3 ovos grandes a temperatura ambiente
1 1/3 copos de açúcar
1 copo de azeite de oliva extravirgem (250 ml)
150 gramas de chocolate meio-amargo (de preferência com 60% de cacau)
..
1 ¼ copos de açúcar de confeiteiro
3 ou 4 colheres de sopa de água fervente
3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
2 colheres de sopa de sementes de abóbora (sem casca)
2 colheres de sopa de nibs de cacau
Modo de preparo
1- Pré-aqueça o forno a 200 graus. Corte a abóbora japonesa em pedaços, unte-os com um pouco de azeite, ponha numa assadeira forrada com um silpat ou papel manteiga, ou papel alumínio, e leve ao forno quente por 45 Mn ou até uma faca entrar facilmente na abóbora. Retire d forno e deixe esfriar.
2- Numa vasilha, peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato, a canela, a noz moscada e o sal e a pimenta.. Reserve. Unte bem uma forma retangular de 26 X 12 cm com manteiga e reserve-a.  Eu gosto de sempre forrar a forma com um pedaço de papel manteiga e unta-lo de manteiga também.
3- Pre-Aqueça o forno a 160 graus. Quando a abóbora estiver fria, retire a casca e ponha na vasilha do processador. Triture até formar um purê liso. Retire todo o purê da vasilha e meça 1 copo (250 gr) do purê. Ponha esse copo de purê de volta na vasilha do processador e junte os ovos e o açúcar. Triture até formar um creme liso. Junte o copo de azeite e processe mais um pouco. Pare o processador e junte a mistura de farinha. Processe rapidamente só até misturar os ingredientes. Você pode fazer isso a mão também mas é muito importante não ‘trabalhar’ muito a farinha depois que ela é adicionada ao resto dos ingredientes. Junte o chocolate bem picado, e entorne na forma preparada. Leve ao forno por 70/90 minutos ou até uma faca sair limpa do centro do bolo.
4- Retire do forno e deixe esfriar em cima de uma grelha por 20 minutos antes de desenformar. Depois de desenformado, deixe o bolo esfriar totalmente em cima da grelha antes de prosseguir com a calda.
5- Toste as sementes de abóbora numa frigideira até dourá-las. Reserve.
6- Numa vasilha, misture o açúcar de confeiteiro e a água fervente aos poucos, até obter uma calda grossa. Se preciso, acrescente mais água, mas bem aos poucos. Junte então o azeite e misture bem. Entorne em cima do bolo empurrando com uma pequena espátula, para os lados, para a calda derramar um pouco nas laterais. Imediatamente salpique as sementes de abóbora e os nibs de cacau, se for usá-los.

 

2 comentários

  1. eloisa disse

    30 nov 2017, 8:47 am

    Olá Flávia, seguidora sua de primeira hora! Adoro suas receitas. Fiz o bolo, ficou delicioso. Muitos pedidos da receita, divulguei o blog! Obrigada <3

  2. flaviapantoja disse

    01 dez 2017, 11:48 pm

    Obrigada pelo carinho, Eloisa! Um beijo grande

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem