simplesmente delícia

9 de outubro de 2017

Sabe quando o Universo conspira a teu favor e tudo dá certo? Aquela hora que você está atrasada para uma reunião e acha uma vaga em frente ao local? Ou aquele dia em que você tem tanta coisa para fazer, com tanto potencial para dar tudo errado e milagrosamente alguém lá em cima ouve teu suspiro e tudo se resolve ? Então. Foi o que aconteceu com essa receita.
Não começou da melhor maneira possivel, lógico. Eu tinha preparado um monte de batata doce assada uma singela quinta feira à noite mas, meus adoráveis filhos não apareceram para jantar. A  adolescência faz dessas coisas. Eles não esquecem o celular (afinal este está amarrado ao corpo deles) mas avisar a mãe que ‘temos outros planos para jantar’  é uma coisa muito complicada. Enfim.
Sexta feira acordei com um monte de batata doce assada e à procura de inspiração. Foi quando me deparei com essa receita e me apaixonei à primeira lida. O que me chamou à atenção foi o mango chutney. Eu nunca o tinha usado em molho de salada , e nada melhor do que uma experiência nova para inaugurar o pote que eu tinha comprado havia algumas semanas, absolutamente sem motivo. Mas de novo, vou acreditar no poder do Universo e achar que na realidade só comprei o Mango Chutney porque já havia um plano em ação para que esse prato se concretizasse.
Eu tinha também em casa as  cranberries secas e sementes de abóbora (que queria usar no lugar das amêndoas da receita original). Agora me digam se não é um sinal? Mas o mais importante é que o prato final é tudo que eu gosto na vida: ligeiramente picante, crocante, colorido, perfumado e delicioso.
Não se desespere com a enorme lista de condimentos para temperar as batatas. Eu adoro esse mix especificamente mas você pode temperá-las apenas com azeite, sal e pimenta. Ou siga essa receita mais simples e nao menos gostosa. Ou outra mistura de especiarias que você tiver em casa. Lembre de servir esse prato à temperatura ambiente; nunca gelado.
Ingredientes
5 batatas doce médias
3 ou 4 colheres de sopa de azeite de oliva (ou o suficiente para criar uma fina camada de óleo em todos os pedaços de batata)
1 boa pitada de sal
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de coentro em pó
1 colher de chá de curry
1 colher de chá de cominho em pó
½ colher de chá de gengibre em pó
½ colher de chá de pimenta caiena (ou outra pimenta de sua preferência)
6 colheres de sopa de vinagre balsâmico (eu prefiro o balsâmico branco)
4 colheres de sopa de mango chutney
2 colheres de soa de mostarda tipo Dijon
2 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de azeite de oliva
½ cebolas  roxa grande fatiada bem fina
2 colheres de sopa de um bom vinagre de vinho tinto
2/3  copo de passas brancas ou cranberries secas
½ copo de sementes de abóbora sem casca (ou amêndoas fatiadas)
1 copo de cibulete bem picada (ou use ½ copo de cebolinha bem picada)
Modo de Preparo
1. Pre-aqueça  o forno a 180 graus. Lave e seque bem as batatas. Não precisa descasca-las. Corte-as em pedaços de 6cm aproximadamente, e em seguida parta os pedaços em palitos. Cuide para que os pedaços tenham mais ou menos o mesmo tamanho, para que assem por igual no forno. Ponha todos os pedaços numa vasilha grande e junte o azeite, sal, açúcar, coentro, curry, cominho, gengibre e pimenta caiena. Misture bem.
2. Forre um tabuleiro grande com um pedaço de papel manteiga e arrume as batatas lado a lado, sem que se sobreponham. Leve ao forno quente por 20 minutos, retire o tabuleiro e vire as batata de lado, e asse por mais uns 20 minutos, ou até estarem cozidas por dentro e  douradas por fora. Retire do forno e reserve.
3. Enquanto isso, numa vasilha misture bem o vinagre balsâmico, o mango chutney, a mostarda, o mel, o azeite, sal e pimenta. Reserve.
4. Fatie a cebola roxa finamente, em rodelas, e ponha numa pequena tigela. Regue com 1 colher de sopa de um bom vinagre de vinho tinto e uma pitada de sal. Deixe a cebola amolecer 10 minutos. Toste as sementes de abóbora  (ou as amêndoas)  numa frigideira, de preferência antiaderente. Cuidado para não queimá-las! Quando elas estiverem tostadas e perfumadas, retire do fogo e ponha-as em um prato. Pique as cibuletes (ou as cebolinhas se estiver usando-as).
5. Ponha as batatas doce mornas numa vasilha grande e junte metade do molho. Adicione metade da cebola, metade passas (ou cranberries), metade das sementes de abóbora  (ou amêndoas ), e metade da cibulete. Misture com carinho. Arrume num prato de servir, e distribua por cima o restante da cebola, das passas, das sementes de abóbora  e da cibulete. Sirva a temperatura ambiente, com mais molho a parte, se precisar.

 

1 comentário

  1. Vanessa disse

    18 out 2017, 6:12 pm

    Farei agora! :P

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem