simplesmente delícia

18 de setembro de 2017

Sábado 16 de setembro é o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. É aquele dia em que mundo afora pessoas saem para ajudar a limpar suas praias e seus rios da quantidade assombrosa de lixo que ali flutua. Eu desci na minha praia local, munida de sacos de lixo (biodegradáveis) e luvas e a quantidade de plásticos que catei foi impressionante. Mas até aí tudo mais ou menos bem, afinal todo nós sabemos o quão sujos estão nossos mares,certo? O que me assombrou verdadeiramente foi a quantidade de canudos de plástico que recolhi na areia.
Os números são assustadores. No Mundo todo, 90% do lixo dos oceanos é plástico. Apenas nos Estados Unidos, são 500 milhões de canudos descartados diariamente (não achei um numero fiável para o Brasil). Pense nisso. Todos os dias 500 milhões de canudos vão para o lixo apenas naquele país. E esses canudos não são biodegradáveis, o que quer dizer que levam até 100 anos para decompor (quem não lembra do triste vídeo da tartaruga). Por serem tão leves, os canudos voam e rapidamente terminam nos mares e areias piorando o desastre ecológico.
Os canudos de plásticos correspondem a 4% do lixo plástico do mundo, mas por terem a vida útil  tão curta (afinal o descartamos imediatamente assim que terminamos a bebida) são uma das coisas cujo hábito podemos mudar rapidamente e sem sofrimento. Pense nisso cada vez que for a um bar, restaurante ou lanchonete. Diga NÃO aos canudos oferecidos.
Nos, consumidores, temos o poder nas mãos. Temos o dever de provocar uma mudança radical nos nossos hábitos.
#mareslimpos
E não se esqueçam de levar BOLSAS REUTILIZÁVEIS para o mercado! Os sacos plásticos também são um gigantesco problema!

 

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem