simplesmente delícia

14 de agosto de 2017

Estamos na segunda quinzena de agosto. Como pode isso? Como chegamos aqui tão rápido? Finado o susto desse tempo que só voa, veio a lembrança do aniversario do filho, meu leonino preferido. Aí eu lembro que ele está fazendo 19 anos e outro susto abala os alicerces dessa pessoa que vos escreve. Serio isso? Ele nasceu ontem. Literalmente ontem.

Naquela noite estava tendo um show de musica de uma banda famosa numa casa de espetáculo em frente ao hospital.  A região estava toda parada, o transito não circulava e o pai quase não chega a tempo de ver seu pequeno rebento de 4kgs nascer. Isso foi ontem. Não sei aonde foram passar os últimos anos.

E esse foi o seu bolo de aniversario esse ano. Sim, é o tipo de bolo que vai te fazer cair em tentação depois que você foi uma boa, aliás, uma muito boa, pessoa durante muito tempo e acha que não cai mais em armadilhas como essa… Mas como tudo na vida tem um lado positivo, esse bolo é tão rico e denso, que apenas uma pequena mordida já te põe no caminho direto para o Nirvana.

Você pode usar tranquilamente quatro latas de leite condensado para o recheio, mas eu queria brigadeiro escorrendo pelas laterais, com esse efeito de ‘excesso’ mesmo, e por isso usei as seis latas. Se você for mais comedido e razoável do que eu, diminua para quatro latas.

Ingredientes

420 gramas de farinha de trigo

75 gramas de cacau em pó

½ colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de sal

350 gramas de manteiga sem sal

350 gramas de chocolate meio amargo (60% cacau)

680 gramas de açúcar

6 ovos

3 gemas

6 latas de leite condensado

9 colheres de sopa de achocolatado

6 colheres de sopa de manteiga

Para decoração:

2 latas de leite condensado

6 colheres de sopa de achocolatado

2 colheres de sopa de manteiga

Granulado

Modo de Preparo

1. Forre com papel manteiga, unte com manteiga e polvilhe de farinha 3 formas redondas de 24 cm. Reserve. Pré-aqueça o forno a 180 graus.

2. Numa vasilha, peneire a farinha, o cacau, o fermento e o sal. Reserve.

3. Ponha a manteiga e o chocolate picado em uma vasilha grande. Pouse a vasilha em cima de uma panela com 3 dedos de água. Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria, misturando de vez em quando. Retire do fogo e reserve 5 a 10 minutos.

4. Adicione então o açúcar e misture bem com uma espátula. Junte os ovos, um por um, e as gemas. Quando estiver homogêneo, junte os secos (farinha, cacau etc) em 3 vezes, misturando com cuidado para ter certeza que os secos estão bem incorporados ao chocolate.

5. Entorne nas 3 formas preparadas e leve ao forno por 35 minutos ou até o brownie estiver soltando das laterais da forma e o centro do brownie estiver firme mas ainda úmido. Retire do forno e deixe esfriar totalmente numa grelha.

6. Para o recheio de brigadeiro branco, ponha 3 latas de leite condensado numa panela junto com 3 colheres de sopa de manteiga. Cozinhe em fogo bem baixo até soltar do fundo da panela. Atenção para não cozinhar demais; queremos o recheio bem cremoso. Retire do fogo e reserve com a panela tampada.

7. Em outra panela, faça o  brigadeiro de chocolate com 3 latas de leite condensado, 3 colheres de sopa de manteiga e 9 colheres de achocolatado. Cozinhe até soltar do fundo da panela, mas de novo, não cozinhe demais. Para o recheio, o brigadeiro tem que ficar mais cremoso do que o ponto para ‘enrolar’. Reserve com a panela tampada.

8. Ponha uma camada do brownie no prato de servir. Entorne uma parte do brigadeiro branco em cima. Ponha bastante brigadeiro: tipo 2/3 da quantidade total! A ideia é que ele entorne um pouco do bolo. Ponha outra camada de brownie por cima e recheie com o brigadeiro preto. Termine coma última camada de brownie e espelhe por cima o resto dos 2 tipos de brigadeiros, deixando entornar um pouco nas laterais.

9. Se voce quiser enfeitar com brigadeiros como na foto, use 2 latas de leite condensado, 6 colheres de achocolatado e 2 colheres de manteiga para fazer um brigadeiro para enrolar. Passe no granulado e enfeite o bolo. Eu usei 27 brigadeiros para cobrir o bolo.

 

6 comentários

  1. Maci Nogueira disse

    15 ago 2017, 10:55 am

    WOW !!! Você não simplesmente surpreende! Você está vários oceanos acima de qualquer expectativa dos mortais! Belíssimo, é o superlativo que me ocorre para definir o seu talento. Parabéns ao seu jovem filho que se sentiu muito querido degustando tal delícia! Bjus

  2. flaviapantoja disse

    15 ago 2017, 12:32 pm

    Maci querida, muito obrigada pelo carinho! Um beijo, Flavia

  3. joana disse

    15 ago 2017, 12:41 pm

    Que lindo bolinho!
    Está um espanto e deve ser delicioso.
    Um beijinho

  4. Telma Nunes -João Pessoa-PB disse

    19 ago 2017, 5:47 pm

    Flávia,

    Isso não é normal,realmente coisa do outro mundo, ou dos deuses que nos rodeiam? Arrasouuu.
    Telma Nunes

  5. Violet disse

    25 ago 2017, 8:25 am

    Não, para tudo o.0
    Você voltou a escrever? :)
    Que ótima notícia, que demais.
    Ah deixe eu me apresentar, sou uma fã, uma admiradora do seu trabalho, da pessoa que você é , de tudo que você escreve enfim te adoro de paixão.
    Lá em 2008 quando eu me aventurava na internet, o seu blog foi o único em português que me encantou, eu entrava todos os dias para ver não apenas uma receita mas todo uma história por detrás dela escrita de maneira simples e impecável como deve ser a minha tão amada e sonhada França *-*
    Tenho um grande pressentimento que tenha sido francesa em alguma vida passada rs.
    Você me fazia sair da paisagem cinza do Japão onde moro há 20 anos e me levava junto com você por campos de lavanda…
    seja bem vinda ao nossos lares Flávia
    E me de um cantinho nesse seu mundo incrivel ;)
    Beijos mil

  6. flaviapantoja disse

    05 set 2017, 12:52 pm

    Violet, que privilegio meu receber essa tua mensagem! Saiba que eu AMO o Japao! Viajei para la ha 3 anos, e passei 3 semanas maravilhosas nesse pais. Fui sozinha e foi uma viagem inesquecivel. Agora so penso em voltar! Um beijo grande e muito obrigada pelo teu carinho! Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem