simplesmente delícia

23 de junho de 2017

A primeira vez agente nunca esquece. Seja ela o primeiro beijo, o primeiro coração partido, o primeiro emprego ou o primeiro pedaço de bolo de sorvete com suspiro. Bem eu não costumo esquecer nunca qualquer coisa que envolva suspiro, ou caramelo, especialmente caramelo com sal, ou qualquer outra coisa doce e crocante. E parece que minha irmã também não esqueceu porque no seu aniversário ela me pediu -entre outros, obviamente, porque ela é daquelas que quando você pergunta o que ela quer, achando que ela vai te dizer: um bolinho está bom, mana!- ela vem com uma singela lista bem detalhada, de múltiplos  itens.
Isso também acontece fora do âmbito ‘comida’. Por exemplo, quando ela me pede para ir cuidar dos gatos dela em São Paulo porque ela vai viajar (eu moro no Rio de Janeiro) eu digo: claro, fico uma semana com eles. Ela logo fala que são 10 dias, ou 12 dias. E explica, com aquele nivel de detalhamento digno de seu diploma de engenheira, porque eu preciso ficar 12 dias, como isso é absolutamente vital para a Terra não sair do seu eixo.
Mas voltando ao bolo de sorvete. É tão fácil e tão gostoso que eu costumo me surpreender com o sucesso que invariavelmente faz quando o sirvo. Basta um pouco de planejamento pois tem que começar a ser preparado de véspera.
Em vez de bolo, você pode usar uma camada de brownie também (aqui no blog tem uma ótima receita de brownie com doce de leite- é só omitir o doce de leite para fazer essa sobremesa).
Eu normalmente não compro sorvete industrial pois faço sorvete em casa, mas para essa sobremesa, um sorvete feito em casa (que não tem conservantes, espessantes etc.) pode dificultar porque ele derrete muito rápido.
Experimente com diversos sabores! Usei sorvete de flocos, o preferido da aniversariante, e mais importante, o preferido do meu cunhado querido, mas o céu é o limite em termos de combinações e perfumes diferentes.
Essa versão do suspiro com os dois tipos de açúcar fica particularmente boa e menos doce, mas se você só tiver em casa o açúcar comum (refinado) pode usar apenas esse (2 copos de açúcar refinado).
Ingredientes
2 potes de sorvete de 1,5 litros cada
1 pedaço de bolo um pouco maior do que a forma a ser usada para o sorvete (usei metade dessa receita)
1 copo de claras (aproximadamente 6 ovos)
1 copo de açúcar refinado
1 copo de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
Modo de preparo:
1- Forre uma forma funda de 11 X 28 cm com filme plástico.  Forre-a toda, deixando um pedaço maior para fora porque isso vai ajudar na hora de desenformar o sorvete.
2- Ponha colheradas  de sorvete na forma preparada com o filme plástico, apertando bem com uma colher para nao haver vacuos (vide foto).  Leve ao freezer por pela menos 12 horas. O sorvete enformado tem que estar bem firme!
3- Enquanto isso, asse uma camada de bolo, um pouco maior do que o tamanho da forma do sorvete. Eu assei uma camada de bolo de chocolate em uma forma de 30 X 20 e cortei um pedaço do tamanho adequado.
4- Ponha o pedaço de bolo no prato aonde vai servir a sobremesa. Quando o sorvete enformado estiver bem, bem firme, retire o bloco de sorvete ajudada pelo filme plástico e pouse em cima do bolo, deixando um pouco de bolo aparecer nas laterais (vide foto e filme). É importante deixar um pedaço de bolo maior do que o bloco de sorvete porque o suspiro tem que cobrir bem todo o sorvete, e deixar tudo vedado.  Leve ao freezer por mais algumas horas.
5- Ponha as claras, os açucares e o sal na vasilha da batedeira. Ponha a vasilha em cima de uma panela com uns 3 dedos de agua. Cuidado para o fundo da vasilha não tocar na agua. Esquente as claras e açúcares em banho-maria até atingir uma temperatura de aproximadamente 40 graus. Use o dedo para testar: é tipo o nosso verão carioca!
6- Quando as claras e açucares estiverem quentes, leve a vasilha a batedeira e bata em velocidade alta até as claras estarem firmes.
7- Retire o sorvete do freezer, e rapidamente cubra com o suspiro. Atenção para cobrir todo o sorvete, levando o suspiro até o prato. Não deixe nem um pedaço sem suspiro. O bolo de sorvete tem que ser bem vedado! Agora use um maçarico para queimar o suspiro ou leve ao forno (modo ‘GRILL”) por no máximo 5mns . O bolo de sorvete, se estiver bem vedado com o suspiro, aguenta 5 minutos no grill do forno. Mais do que isso, e você terá um desastre nas mãos… e no forno!
8- Leve ao freezer de novo até a hora de servir, ou sirva imediatamente.
9- Para cortar, o ideal é ter uma faca grande e ao lado, uma vasilha grande com água quente. Molhe a faca na água quente, seque rapidamente com uma toalha, e vá partindo o bolo.

 

8 comentários

  1. Sonia disse

    26 jun 2017, 4:48 pm

    P A R A B É N S!!!
    Pelo aniversário da mana!
    Pela lista detalhada de pedidos! (Amei)
    Pelo posts deliciosa leitura
    e
    é claro

    PELO BOLO LINDO DE SE VER E COM CERTEZA DELICIOSO DE COMER.
    Sônia

  2. Julia disse

    27 jun 2017, 6:38 am

    Apesar de ter sido MEU PEDIDO E MEU ANIVERSARIO, mal consegui comer a pontinha de um dos meus bolos e menos ainda o suspiro, que eu tanto salivava à espera, pq ele foi absolutamente devorado em menos de 5 minuyos. Mais uma vez demonstrando que eu tinha total razao de pedir mais de um bolo (assim como os exatos 12 dias de pet sitter)
    Mas ainda assim, esse ai ta no meu top 3 de preferidos ever!!

  3. André Valente (o cunhado querido) disse

    27 jun 2017, 6:49 am

    Estou salivando só de ler sobre essa que é, sem dúvida, a sobremesa que comi com menos pudor e educação em toda a minha vida. Sabe quando você precisa esperar todos se servirem para repetir? Então, não foi possível.

    Simplesmente uma maravilha! Para os fanáticos por sorvete (como eu), é um absurdo de bom!!!

  4. flaviapantoja disse

    27 jun 2017, 10:36 pm

    Sonia, obrigada pelo carinho! Um beijo, Flavia 

  5. Ariadna disse

    07 jul 2017, 9:25 pm

    Flavia vc tem Instagram? Essa semana compartilhei com meus amigos a melhor receita de cookies que já testei!
    A sua!!! Óbvio q com o link e créditos. Meu filho ama aquela receita! Obrigada!
    Grande abraço

  6. flaviapantoja disse

    09 jul 2017, 4:24 pm

    Oi Edna, tenho sim, é Flavia Guimaraes Pantoja. Um beijo, Flavia

  7. patricia disse

    09 jul 2017, 11:24 pm

    Oi Flávia! Você poderia verificar o link para a receita que você usou? Não está acessível.
    Obrigada!
    Patrícia

  8. flaviapantoja disse

    15 jul 2017, 7:54 pm

    Oi Patricia, desculpa nao ter visto tua mensagem antes. Ja atualizei o link para a receita de bolo. É essa aqui: http://www.simplesmentedelicia.com/?p=1018 Um bj, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem