simplesmente delícia

31 de maio de 2017

Muitas vezes escrevi aqui por essas bandas da minha rotina de café da manhã, que durante muito tempo se resumia a iogurte feito em casa e variacoes da minha granola (aqui e aqui). Mas a vida anda, a rotina muda e eu não tinha tido a oportunidade de compartilhar minhas novas manias.
Essa receita caiu no meu colo totalmente por acaso. Bem, talvez não tão ‘por acaso’ assim, já que quais as reais chances de estarmos ‘por acaso’ navegando horas a fio no Pinterest? Mas foi daquele universo que saiu essa receita, que hoje é mais adequada a dieta da minha casa. Ela é bem menos doce, mais seca e mais crocante.
Como essa granola tem pouca gordura e açúcar, é ainda mais importante respeitar as medidas para que todos os ingredientes tenham chance de ficar envoltos no óleo e mel. Use um copo medidor de 250ml para as medições. Nas fotos que acompanham esse post, eu usei nibs de cacau (também conhecidas por sementes de cacau) no lugar de sementes de girassol, e o resultado fez muito sucesso - sobretudo com o filho! Eu também já acrescentei noz moscada à canela, assim como pimenta do reino moída na hora.
A receita original está aqui
Ingredientes

1 1/2 copos aveia

1/2 copo coco ralado grosso, sem adição de açúcar
1/2 copo de amêndoas picadas grosseiramente
1/2 copo de sementes de abóbora, sem casca, sem sal
1/4 copo de sementes de girassol sem sal
2 colheres de sopa de óleo de canola ou girassol
2 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de canela em pó
Modo de Preparo
Pre-aqueça o forno a 180graus por pelo menos 15 minutos.
Junte a aveia, o coco, as amêndoas, as sementes de abóbora, as sementes de girassol em uma vasilha grande.
Em outra pequena vasilha, misture o óleo, o mel, o sal e a canela. Entorne na vasilha grande e misture bem, tomando cuidado para que todas os ingredientes estejam bem envoltos de um pouco de óleo+mel.
Forre de papel manteiga, papel alumínio ou um silpat uma assadeira grande aonde a granola caiba em uma camada. Leve ao forno por 10 mns, misture de novo, e ponha no forno de volta por mais 10 minutos ou até A granola estar levemente dourada. Vigie de perto pois a granola queima facilmente! Retire do forno e deixe esfriar completamente. Guarde em vasilha bem fechada.

 

6 comentários

  1. eloisa disse

    01 jun 2017, 11:06 am

    Arrasando de novo! Que bom que você está de volta! <3

  2. Marlene disse

    01 jun 2017, 12:04 pm

    Sensacional!!!
    Amei!
    Obrigada!

  3. Vanilda disse

    01 jun 2017, 12:12 pm

    Eu A D O R E I!!!!! Amanhã mesmo vou fazer esta danada…

  4. luciana* disse

    06 jun 2017, 9:21 pm

    Que bacana que você tá de volta! Frequentei seu blog por alguns anos, mas depois que você abandonou, também abandonei. Hoje procurando por receitas de biscottis salgados no Google, caí aqui e tô feliz de te ver de volta. :*

  5. Rita Castro disse

    08 jul 2017, 8:37 am

    É com enorme alegria que vejo que regressou Flávia! Sou sua fã!!!
    Descobri o seu blog por acaso e adorei a forma como imprime amor nas suas obras de arte culinárias e adoro a forma como escreve.
    beijinhos
    Rita******

  6. flaviapantoja disse

    09 jul 2017, 4:22 pm

    Obrigada pelo carinho Rita! Um beijo, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem