simplesmente delícia

18 de maio de 2017

Eu não sempre gostei de repolho. Aliás, me lembro exatamente da receita que me fez virar a casaca. Foi a receita da salada de repolho, ervas e amendoim, que aliás faço regularmente e continuo gostando tanto quanto no primeiro dia fatídico. Depois dessa receita, um Mundo se abriu e eu passei a realmente adorar essa verdura.

Entendo perfeitamente bem que não seja alguma coisa que justifique termos um disfribilador na cozinha. Acho que ninguém vai ter sérias palpitações ao ver um repolho… , mas será que não deveríamos (vocês, claro) lhe dar outra chance? É realmente uma verdura muito versátil. Ela é perpetuamente disponível nos mercados (sua época é fevereiro/março, quando o preço está mais baixo) e é sempre indulgente em qualquer receita. Eu admito preferir o repolho crú, como em saladas, mas nessa receita ele é apenas cozido, e com os ovos, faz desse prato, para mim, uma refeição inteira. O repolho casa muito bem com o vinagre branco e o azeite, e as ervas dão aquele certo je-ne-sais-quoi  , aquele charme que eleva um prato qualquer a algo realmente delicioso.
Sirva morno ou a temperatura ambiente.
Eu postei essa receita no Facebook em Setembro 2014

Ingredientes

1 repolho verde médio, ou ½ repolho grande

4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco (um BOM vinagre branco, ou vinagre Balsamico Branco)

Sal e pimenta do reino

4 colheres de sopa de azeite de oliva

4 ovos (de preferencia orgânicos)

1 copo de ervas frescas, picadas (salsinha, coentro, manjericão, endro, etc)

Modo de Preparo

  1. Pique o repolho em fatias finas, tomando cuidado para retirar o talo duro que tem no centro dele. Esquente o vinagre numa panela grande. Quando o vinagre estiver quente, junte todo o repolho picado e mexa por um ou dois minutos até ele murchar ligeiramente. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta do reino e regue com todo o azeite. Mexa delicadamente e tampe a panela para o repolho ‘marinar’ uns 20 minutos.
  2. Enquanto isso, ponha os ovos numa panela media com agua. Leve ao fogo e quando começar a ferver, ligue o cronometro para 6 minutos. Quando apitar 6 minutos, escorra os ovos e passe-os debaixo da agua fria para cessar o cozimento. Aproveite e descasque-os debaixo da agua corrente. É bem mais fácil assim!
  3. Depois que o repolho tiver marinado, junte as ervas frescas, misture de novo e arrume num prato. Pique os ovos grosseiramente por cima e sirva morno ou a temperatura ambiente.
Outra Boa Opcao: Salada de Repolho e Macas com Molho de Curry

 

5 comentários

  1. Juçara disse

    18 mai 2017, 3:20 pm

    Gentche, vc voltou!!!
    Obaaaaaaaaaaa
    Obrigada!
    Bjsssss

  2. Leticia Zero disse

    19 mai 2017, 10:01 am

    AMO repolho e nunca preparei desse jeito cozinhando/marinando no vinagre. Preciso de um pé de repolho urgentemente.
    Eu tenho gostado de fazer ‘bife’ de repolho: cortar as fatias grossas mantendo o miolo para não separar, e grelhar na frigideira até caramelizar cada lado <3

  3. Sonia disse

    19 mai 2017, 10:05 am

    Repolho é tudo de bom, o roxinho também, e me permita acrescentar ele nos auxilia nessa idade das senhoras, comam repolho, comam melão, comam nabo raladinho, comam inhame, bem tudo com moderação é super bom.

    Farei repolho como ovo como você indicou, ainda não havia feito com ovo, sempre faço com tomate refogadinho.

    Obrigada por compartilhar,
    Sônia

  4. Vanilda disse

    19 mai 2017, 6:20 pm

    Hummmm, sinceramente não sou muito fã do repolho não… Mas se vc postou essa receita aqui é porque feito dessa forma fica MUITO BOM!!!!! Obrigada!!

  5. Renata disse

    20 mai 2017, 8:17 pm

    Que alegria!!!! Nem acredito que vc voltou!!! Durante esses anos sem seus posts não encontrei outro blog que eu confiasse piamente que eu (um tanto leiga) acertaria receitas fabulosas como as suas. Só você explica tão bem e detalhadamente o passo a passo. Animadíssima com seu retorno!

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem