- Simplesmente Delícia - http://www.simplesmentedelicia.com -

Bolo Gelado de Biscoito e Marshmallow

Posted By flaviapantoja On maio 12, 2017 @ 6:24 pm In bolos e tortas | 49 Comments

A idéia era voltar por essas bandas com alguma receita mais ilustrativa da maneira como minha família e eu temos nos alimentado nos últimos anos. Mas a verdade é que, essas duas últimas semanas, os dois filhos estavam em período de prova na faculdade, e por alguma razão que eu desconheço, eles ficam particularmente enlouquecidos atrás de açúcar. Nessas horas não adianta tentar trapacear e apresentar a eles um doce com menos cara de doce (na concepção deles, claro). Algo como meu querido [1] bolo de amêndoas e abobrinha. Isso é ótimo, e rola de tempos em tempos - apesar dos protestos do filho, que não simpatiza com a inclusão das amadas abobrinhas no bolo! Mas tem certas horas, certos momentos fatídicos, em que só uma dose letal de açúcar resolve o problema. Sim, aquela dose capaz de por uma cidade inteira em coma diabético.

Eu usei chocolate ao  leite misturado com o chocolate meio-amargo (procure um chocolate meio-amargo com teor mais elevado de cacau, acima de 44%) para equilibrar um pouco mais os sabores, e ficar menos doce e enjoativo, mas você pode usar apenas o chocolate meio-amargo também. Se não quiser usar os marshmallows, use mais biscoitos, ou então passas, nozes ou castanhas.

Ingredientes

150 gramas de chocolate ao leite

150 gramas de chocolate meio-amargo

200 gramas de biscoitos tipo Oreo ou Negresco, sem o recheio, picados grosseiramente

200 gramas de biscoitos tipo Leite Maltado (Piraquê)  , picados grosseiramente

100 gramas de marshmallows picados

150 gramas de manteiga sem sal, à temperatura ambiente

1 gema de ovo, orgânico e bem fresco

100 gramas de chocolate meio-amargo

Biscoitos de chocolate e marshmallos para decorar

Modo de Preparo

1. Pique os chocolates e ponha numa tigela pequena. Pouse essa tigela em cima de uma panela com 3 dedos de agua, e derreta o chocolate em banho-maria. Atenção para não deixar o fundo da vasilha tocar na agua fervente da panela. Deixe esfriar um pouco.

2. Enquanto isso, pique os biscoitos e os marshmallows e ponha tudo numa vasilha grande.

3. Na vasilha da batedeira, ponha a manteiga, e bata muito bem até ela estar bem pastosa e lisa e ligeiramente mais clara. Adicione a gema e bata mais um pouco. Quando o chocolate derretido estiver resfriado um pouco (não queremos ele quente para não derreter a manteiga!) junte à manteiga e bata só até tornar o creme homogêneo.

4. Entorne o creme de chocolate no mix de biscoitos e marshmallows, e com uma espátula, mexa com cuidado, até todos os pedaços estarem envoltos do creme.

5. Forre uma vasilha ou assadeira de aproximadamente 22 X 22 cm com filme plástico. Entorne a mistura de biscoitos nela, e aperte bem. Fica mais fácil cobrir tudo com mais um pedaço de filme plástico e apertar com os dedos até não haver mais vácuos entre os biscoitos e marshmallows. Leve a geladeira por pelo menos 4 horas.

6. Para a calda de cobertura, derreta o chocolate meio-amargo (100gr) em banho-maria (como explicado acima). Deixe esfriar um pouco. Retire o bolo de biscoito da geladeira, desenforme retirando o filme plástico e ponha num prato. Espelhe o chocolate por cima, enfeite com biscoitos, marshmallows e granulados, e leve a geladeira mais um pouco para endurecer o chocolate. Ou sirva imediatamente se preferir a calda mais cremosa. Eu recomendo guardar esse bolo na geladeira e retirar um pouco antes de servir.


Article printed from Simplesmente Delícia: http://www.simplesmentedelicia.com

URL to article: http://www.simplesmentedelicia.com/?p=2796

URLs in this post:
[1] bolo de amêndoas e abobrinha: http://www.simplesmentedelicia.com/?p=1449

Copyright © 2009 Simplesmente Delícia. All rights reserved.