simplesmente delícia

20 de julho de 2013

  • Foi lendo uma menção a berinjela grelhada em outro blog , que realizei que nunca tinha realmente feito minha ode de amor a minha grelha por aqui. Sim, ela é minha companheira há alguns anos, e minha melhor amiga na cozinha. Eu uso, abuso, tripudio dela, e ela continua ali firme e forte, sempre pronta para mim, sempre disponível, até nos momentos mais difíceis.
  • É com ela que eu faço legumes grelhados a perfeição , que se tornam saladas, aperitivos, massas etc., é com ela que eu faço o meu atum preferido, com a crosta bem crocante e a carne ainda vermelha, ou o frango preferido do filho, marinado com seu tempero querido; é minha grelha que me permite matar as saudades de batatas com vinagre e sal (resquício dos meus anos morando na terra do Tio Sam) e é ela também que me dá pancakes levinhos no café da manhã e bolinhos grelhados perfeitos.
  • No inicio, era uma só. Mas filho único não era minha praia então abri meu coração para mais uma grelha, maior, bem maior, daquelas de ferro, que pesam um sem-número de quilos, que carreguei praticamente no colo, vinda de uma viagem.  E elas me fazem muito feliz.
  • Essa salada de berinjela e abobrinha é rápida. Quer dizer, depois que se grelha os legumes, é só juntar tudo (na foto: berinjela, abobrinha, grão de bico cozido e tomates-cereja), regar com um excelente azeite, uma boa colherada de um ótimo vinagre balsâmico, talvez algumas folhas de manjericão, e pronto. É uma refeição.
  • Alguns truques: o fogo que aquece a grelha tem que ser médio, pois ela esquenta muito. Não unte a grelha nem as fatias de berinjela e abobrinha. Elas grelham ‘a seco’ mesmo. Grelhe as berinjelas e abobrinhas em fatias grandes de aproximadamente 5 a 8 mm, e depois corte-as.

 

9 comentários

  1. Guita Borensztajn disse

    20 jul 2013, 9:13 pm

    Flavia, com qual grelha daqui vc acha que poderia se comparar +/- com a sua?

    Estou cada vez mais apaixonada pelas suas receitas, saudaveis, praticas e gostosas.

    SIMPLESMENTE DELICIA!!!

    Bjss

  2. flaviapantoja disse

    20 jul 2013, 9:21 pm

    Oi Guita! A minha menor, eu comprei aqui mesmo, é da marca Le Creuset. Comprei na Tutto Per La Casa, mas ja tem um bom tempo; nao sei se eles ainda tem mas vale a pena voce conferir. Um beijo! Flavia

  3. Maura disse

    22 jul 2013, 2:09 pm

    Humm também adoro!!!

  4. Diva Bonney disse

    26 jul 2013, 1:12 pm

    Flavia
    Comprei uma grelha/panini da Cuisinart ha dois meses e estou ainda engatinhano, me sinto meio insegura…Imagino que a sua segunda grelha seja esta (olhando as beiradinhas da foto) Tenho feito alguns legumes na grelha, salsichas. e naturalmente paninis, Nao esta ainda claro o que posso fazer com a face lisa? panquecas? que mais? POR FAVOR me de algumas dicas.Um beijo grande.

  5. Grazzi disse

    16 set 2013, 9:11 pm

    flavia, esta receita é maravilhosa! Mas só um problema! Onde compro uma grelha dessa igualzinha a sua?
    Beijo grande e seu blog deixara saudades!

  6. flaviapantoja disse

    17 set 2013, 8:00 am

    Oi Grazzi, procure em boas lojas de produtos de cozinha. Nao sei aonde voce mora mas aqui no Rio de Janeiro, tem na Tutto Per La Casa por exemplo. Um bj e boa semana! Flavia

  7. Neusa Linda de Paula e Maia disse

    19 nov 2013, 9:14 am

    Hoje vou experimentar esta salada de grelhados. Já tenho grelha graças a Deus e muita vontade de variar nas saladas completas.
    Obrigada

  8. flaviapantoja disse

    19 nov 2013, 12:06 pm

    Oi Neusa, eu AMO minha grelha! Essa semana mesmo fiz uma massa com beringela, abobrinha e cogumelos grelhados! Tem varias receitaas no blog que usam a grelha; dá ma olhada…Um bj, Flavia

  9. Maxilane Silva disse

    14 dez 2013, 12:38 am

    Flávia tenho uma frigideira com grelhas da Lê Creauset e quase não uso, mas já estou me inspirando a usar mais vezes. Na verdade, ela virou até um suporte para colocar óleo, azeite, vinagre etc ao lado do fogão! Paguei tão caro pra ficar parada?? Nãoooooo, graças a vc estou animada a tirá-la da pia direto para o fogão kkk

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem