simplesmente delícia

15 de julho de 2013

  • Parece que eu estou sempre à procura de uma coisa diferente. Há quem diga que eu não faço nada da forma mais ‘normal’. Mas as coisas são o que elas são, e quando eu vi mais uma receita de cannoli recheados com chocolate (um doce da Sicília de massa frita recheado com um creme a base de ricota) lembrei logo dos nossos canudos.
  • Até pouco tempo, era difícil achar os canudos prontos aqui no Rio de Janeiro, então eu vivia das minhas lembranças de canudos recheados devorados nas idas a fazenda da minha tia querida no interior de São Paulo. Não me esqueço das caixas de papelão cheias daqueles pequenos cones de massa frita, repletos de doce de leite, que sempre esperavam por nós. Mas doce de leite foi o único recheio ao qual fui propriamente apresentada. Às vezes tinha um coco ralado por cima do doce de leite mas era só. E confesso que isso já me bastava. Depois soube que no sul do Brasil tambem recheia-se o canudo com misturas salgadas e fiquei devidamente curiosa.
  • Mas por enquanto, a mousse de chocolate já é uma novidade no meu repertorio. Procure usar um chocolate com bom teor de cacau (pelo menos 55% cacau). O interessante é o contraste da massa crocante e doce com o chocolate forte e macio.
  • Para 30 canudos aproximadamente
  • ingredientes

  • 220 gramas de chocolate meio-amargo (eu gosto do Garoto Cacau 55%)
  • ½ colher de chá de gelatina em pó incolor
  • 1/2 colher de sopa de agua fria
  • ½ copo de creme de leite fresco, gelado
  • 2 colheres de sopa de café quente
  • 2 gemas de ovo grandes
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • Pitada de sal
  • 30 canudos
  • modo de preparo

  • 1.       Numa pequena vasilha, pique em pedaços grandes 100 gramas de chocolate meio-amargo. Ponha para derreter em banho-maria, sem deixar o fundo da vasilha encostar na agua fervente. Retire a vasilha do banho-maria, mexa para homogeneizar o chocolate. Mergulhe as pontas dos canudos no chocolate derretido e vá pondo os canudos com a borda de chocolate em cima de uma grelha ou num pedaço de papel manteiga. Deixe secar. Ou leve a geladeira para secar mais rápido. Reserve os canudos.
  • 2.       Numa outra pequena vasilha, derreta em banho-maria o restante das 120 gramas de chocolate, sem deixar o fundo da vasilha tocar na agua fervente. Retire do banho-maria e deixe o chocolate amornar. Em outra vasilha bem pequena, polvilhe a gelatina em pó na agua fria e deixe amolecer.
  • 3.       Na vasilha da batedeira , ou a mão, bata o creme de leite até firmar em ponto de chantilly. Lembre-se de vigiar de bem perto pois o creme de leite vira manteiga rápido. Na duvida, bata a mão: é pouca quantidade de creme, portanto os braços não vão sofrer! Reserve o creme batido na geladeira.
  • 4.       Lave a vasilha da batedeira e bata nela (com o balão) as gemas de ovo com o açúcar até formar um creme grosso e claro. Enquanto isso, derrame o café quente na gelatina e misture até dissolve-la. Derrame a gelatina com o café nas gemas, batendo sem parar. Adicione o chocolate derretido (as 120 gramas). Limpe as laterais da vasilha com uma espátula e bata mais um pouco (um ou dois minutos) para incorporar bem o chocolate e a gelatina. Pare a batedeira, e com uma espátula, junte o creme de leite batido. Leve a mousse a geladeira por pelo menos 4 horas, coberta com filme plástico. A mousse pode ser feita de véspera.
  • 5.       Se você tiver sacos de confeiteiro, use-os para rechear os canudos. Senão use uma colher pequena.  Reserve os canudos recheados na geladeira até a hora de servir.

 

12 comentários

  1. leila disse

    15 jul 2013, 3:53 pm

    Na minha casa tínhamos esses canudos recheados com maionese de legumes e era uma festa!!!

  2. Marina Maria disse

    15 jul 2013, 5:17 pm

    Oi Flávia! Aqui em BH temos um festival famoso chamado “Comida de Buteco”, em que os bares disputam o prêmio do melhor petisco. O ganhador desse ano foi um canudinho como esse, recheado com ragu de linguiça calabresa e molho de gorgonzola por cima! Achei super esquisito quando vi na minha frente, mas era delicioso! Assim como deve ser esse que você inventou!

    Um beijo

    Marina.

  3. marina disse

    15 jul 2013, 6:43 pm

    uma das memórias mais tenras da minha infância envolve minha vó recheando esses canudos com maionese de legumes e azeitona. até hoje gosto mais que qualquer versão doce <3

  4. Tammy disse

    15 jul 2013, 11:15 pm

    Aqui em Recife a gente recheia com tudo…carne moída, camarão, creme de queijo. Todos são uma delícia =D

  5. claudia disse

    16 jul 2013, 9:32 am

    Moro em SP e por aqui além do doce de leite, recheamos os canudos com doce de côco, tipo beijinho. Os salgados ficam uma delícia com a boa e velha salada de batata com maionese, com palmito ou com camarão…

  6. Léia disse

    16 jul 2013, 10:26 pm

    Nossa Flavia me lembrei da infância agora.Eu adorava esses canudinhos com doce de coco, naquela época ainda não faziam sabores variados como hoje.Adorei.Beijos querida.

  7. Daniella disse

    18 jul 2013, 9:27 pm

    E onde encontrar esses canudos prontos aqui no Rio de janeiro??? Essa já está no topo da lista das receitas a serem feitas no fim de semana! Beijos.

  8. flaviapantoja disse

    19 jul 2013, 12:01 am

    Daniella, eu comprei esses no Hortifruti, mas tambem tem nas Casas Pedro e acho que já vi no Mundial (nao tenho certeza absoluta). Mas no Hortifruti tem sempre! Um bj, Flavia

  9. Sana Moraes disse

    22 jul 2013, 11:42 am

    Aqui no Nordeste eles são conhecidos como “rabinho de tatu” e são recheados com creme de galinha, farofa, maionese temperada, carne moída e afins. Raramente encontramos variações doces como a sua. Eu fiquei com água na boca!

  10. flaviapantoja disse

    22 jul 2013, 11:51 am

    Sana, não conhecia esse nome (rabo de tatu) mas faz todo sentido né? É impressionante como nosso país é grande e variado! Um bj, Flavia

  11. Barbara disse

    12 set 2013, 4:43 pm

    Eu AMOOOOOOOOOOOO esse blog!!!!

  12. christiane disse

    22 fev 2014, 11:06 pm

    Eu faco rabinho de tatu para vender, na verdade trabalho
    Com esse tipo de salgado e gracas a Deus vendo muito bem.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem