simplesmente delícia

1 de julho de 2013

  • Eu virei a casaca. Sim, é verdade. Depois de tantos anos fazendo juras de amor a minha granola preferida, mudei de time.
  • Tudo começou em Nova Iorque, onde mora uma amiga muito querida. Essa amiga é daquele tipo de amiga que manda foto de um cardápio bacana de um restaurante novo, ou me fala de um lugar incrível aonde se faz um doce delicioso, ou tira uma foto de um prato lindo que a fez lembrar-se de mim, ou atiça meu paladar me mandando mensagem pelo Whatsapp de dentro do Momofuku falando de um prato com tomates que ela não sabe nem começar a descrever mas era maravilhoso.  Resumindo: é o melhor tipo de amiga! E foi ela que me ligou no dia seguinte de ter ido num restaurante que está na minha lista “Precisoirdesesperadamente”, o Eleven Madison Park, para me contar que não somente o jantar estava perfeito, mas de quebra, cada pessoa ganha na saída um vidro de granola. E ela disse: essa granola redefine o que é mesmo uma granola.
  • Putz. Isso era tudo que eu precisava ouvir. Agora eu estava com dois problemas. Quero mais do que nunca ir ao Eleven Madison Park, mas também quero detalhes sobre essa granola. E bem, minha amiga é muito, muito querida, mas ela não é lá muito boa de descrições. É algo assim: ‘Tinha uma coisa laranja na granola’. Serio, ela me descreveu dessa forma. Respirei fundo, e ao mesmo tempo em que falava com ela pelo Skype, batia ferozmente no teclado do computador googlando todas as combinações possíveis de granola + Eleven Madison Park . E devo dizer que não foi muito difícil chegar a receita original já que esta apareceu inclusive no New York Times. Eu desconfio porem que a granola que eles presenteiam agora no restaurante já é outra pois na receita do NYT não há qualquer coisa laranja…
  • A receita original é uma delicia, mas praticamente inviável aqui no Brasil devido ao preço do maple syrup e a impossibilidade de se achar ‘sour cherries’, as ginjas, que alias eu adoro. Testei a receita de varias formas e a que mais chegou perto da original foi essa aqui abaixo, minha mais nova amiga de infância. Os damascos azedos talvez sejam o que mais se aproxima das ‘sour cherries’, mas para agradar o povo de casa, tenho usado passas brancas. Para substituir o maple syrup, usei mel, e reduzi o açúcar mascavo. E sim, a quantidade de sal está correta.
  • ingredientes

  • 2 3/4 copos de aveia em flocos grossos (280 gramas)
  • 1 copo de castanhas do Pará (140 gramas)
  • 1 copo de flocos grossos de coco (100 gramas)
  • 1/3 copo de sementes de girassol (50 gramas)
  • 1/3 copo de azeite de oliva extra-virgem (70 ml)
  • 1/3 copo de mel (100 ml)
  • ¼ copo de açúcar mascavo (50 gramas)
  • ¾ colher de sopa de sal
  • ¾ copo de passas (ou damascos picados, ou cranberries)
  • modo de preparo

  • 1.       Pré-aqueça o forno a 160 graus. Atenção à temperatura do forno pois a granola pode queimar se o forno estiver quente demais. Procure manter abaixo de 180 graus.  Forre uma assadeira grande com papel manteiga e reserve-a.
  • 2.       Numa vasilha grande, misture a aveia, as castanhas, o coco e as sementes de girassol. Reserve. Numa panela pequena, ponha o azeite, o mel, o açúcar mascavo e o sal. Leve ao fogo médio até o açúcar dissolver no liquido. Entorne a calda na vasilha com os ingredientes secos e misture bem com uma espátula. Faça isso com carinho para todos os ingredientes estarem bem envoltos com a calda.
  • 3.       Espalhe os ingredientes na assadeira preparada com o papel manteiga e leve ao forno quente por 35/40 minutos, misturando a granola uma ou duas vezes ao longo do tempo. Cuidado para não deixar a granola queimar!
  • 4.       Retire do forno e deixe granola esfriar. Adicione as passas (ou damascos, ou cranberries).
Outra Boa Ideia: Croissants de Amendoas

     

    14 comentários

    1. Simone disse

      01 jul 2013, 10:39 am

      Amei a granola, o texto e etc e tal!!! Agora quero experimentar a sua granola, claro! Tenho certeza que será muito melhor q a do elevenmadison - ela já vem personalizada :-)!

    2. Eloisa Vidal Rosas disse

      01 jul 2013, 11:03 am

      Oi Flávia, não sei se já comentei com você, eu faço uma granola salgada, não só com azeite mas também com curry, fica uma delícia para salpicar a salada, sou tão alucinada por ela que coloco até na sopa! Beijão. Vou experimentar a sua, doce.

    3. Julius disse

      01 jul 2013, 5:43 pm

      Eu jah tenho duas missoes… Encontrar alguem pra me levar ao restaurante e tentar fazer a granola… Na Inglaterra eu encontro maple syrup… Entao vou tentar usar!

    4. flaviapantoja disse

      01 jul 2013, 5:55 pm

      Julius, eu acho que voce só tem uma missao: (tentar) fazer a granola! A outra missão já está resolvida! 

      PS: usando o maple syrup, aumente o açucar mascavo para 1/2 copo. 

    5. Priscila disse

      02 jul 2013, 11:58 am

      Amooo suas receitas!
      Essa granola parece muito com a do Jamie Oliver, do livro Revolução na Cozinha. Faço sempre e amooo. Ele faz com mel e eu já fiz algumas vezes com o maple, uma delícia!
      Massssss por acaso eu tenho maple que meu irmão trouxe do Canadá e aqui no Chile volte e meia aparecem guindas ácidas, assim que apenas encontre vou fazer a receita original e volto prá te contar!
      Beijos

    6. Jamile disse

      03 jul 2013, 3:53 pm

      Oi Flavia, tudo bem?
      Não lembro se foi aqui no seu blog (que eu amo!!!) que li sobre isso… Mas talvez você saiba me dar uma dica.
      Tenho mil livros de receitas e acabo esquecendo o que tem em cada um e coisa e tal.
      Foi você que uma vez deu uma dica de um lugar onde vc cadastrava os livros de receita que tinha e depois podia fazer buscas nele?
      Se sim, você se incomodaria de refrescar minha memória? Se não, conhece algo de gênero para me recomendar?
      Beijos e parabéns pelo blog,
      Jamile

    7. flaviapantoja disse

      03 jul 2013, 4:28 pm

      Oi Jamile, nao fui eu! mas voce já tentou procurar/googlar na internet? Um bj e obrigada pelo carinho! Flavia

    8. dilma disse

      04 jul 2013, 2:08 pm

      Talvez as frutinhas laranjas pode ser goji berry e são deliciosas.

    9. Mariana disse

      11 jul 2013, 11:20 pm

      Flavia, uma vez você disse que seu pai compra favas de baunilha no Pará. Onde é vendido? Ele traz frequentemente? Gostaria de algumas. São caras?

    10. flaviapantoja disse

      13 jul 2013, 7:39 pm

      Mariana, meu pai trabalha com alimentos e visitou um produtor no Pará, de favas. Se nao me engano, esse produtor nao vende diretamente ao publico.  Um bj, Flavia

    11. Vivi disse

      23 jul 2013, 5:27 pm

      Que demais Flavia ! Vou fazer ! Amo suas dicas e receitas ! Um beijo com carinho

    12. Samanta disse

      27 jul 2013, 12:11 pm

      Flávia, fiz a granola (excelente!), no lugar das passas damasco e como gosto bastante, coloquei só um pouquinho de amendoins torrados bem crocantes… ficou bem legal! Obrigada pela receita!Beijos

    13. Monica disse

      05 jun 2014, 9:42 pm

      Olá! acabei de fazer sua receita de granola… realmente fantástica!!
      eu nunca comi nada parecido, sempre comprei somente essas de mercados!!!
      Só que acrescentei minha farinha de banana verde (que eu mesma faço e bato menos, daí ela fica mais granulada)
      Obg, suas receitas são demais1 bj

    14. flaviapantoja disse

      05 jun 2014, 10:53 pm

      Oi Monica, que bom que voce gostou! Depois que comecei a fazer a minha propria granola, nunca mais consegui comer as granolas prontas de mercado… Experimente a outra receita que tem no blog (http://www.simplesmentedelicia.com/?p=540 ); meu cunhado só jura por ela! E tem uma granola de chocolate que é bem legal tambem, sobretudo para crianças… Bjs! Flavia

    Trackback URI | RSS de Comentários

    comente!

    Mensagem