simplesmente delícia

16 de junho de 2013

  • Existem tantas ‘receitas’ de limão preservado quanto de príncipes encantados em romances de aeroporto. Sabe aqueles romances que tem na capa um rapaz invariavelmente lindo, com uma donzela ainda mais bonita, abraçados e/ou se beijando, com cabelos ao vento e algum tipo de paisagem encantadora? Esses mesmos. Pois é, são muitas versões de limão preservado. E depois de muita pesquisa e pelo menos uma grande bobagem (usei sal grosso no primeiro pote que fiz, e bem, ficaram incomíveis), cheguei aonde eu queria. Ao contrario da maioria das formas de preparo, eu acrescentei uma colher de açúcar para cada copo de sal. Não, eu não inventei moda: segui o conselho do chef Eric Ripert do excelente Le Bernardin, em Nova Iorque.

  • Na minha ultima aventura preservando limões, fiz dois potes: um com especiarias (canela, pimenta em grãos, louro) e um natural, e devo dizer que uso o limão preservado natural mais frequentemente. Gosto do deu perfume límpido e claro, sem outras interferências. Como o tempo de espera é longo, na duvida sugiro você fazer dois potes menores, um natural e outro com especiarias, para testar as diferenças.

  • Eu já li em vários lugares que dá para fazer esses limões preservados com os nossos limões verdes, tipo Taiti, mas pessoalmente eu prefiro a sutileza do limão siciliano aqui; acho que o limão verde é um pouco adstringente e duro na boca demais para esse proposito. Mas se você usar os limões verdes, não deixe de escrever um comentário aqui contando como ficaram.
  • Os limões preservados no sal ficam bem com pratos tão diferentes quanto peixe grelhado (misture o limão bem picado com uma boa manteiga e passe em cima do peixe já grelhado: excelente!) ou feijões. Carnes brancas e saladas também ficam mais ricas e perfumadas com alguns pedacinhos de limão preservado.  Na duvida, use os limões preservados como você usaria azeitonas por exemplo, sempre bem picado pois são fortes e muito perfumados.
  • Aliás, os limões ficam uma delicia servidos misturados às azeitonas (compre boas azeitonas!) temperadas, para aperitivo.
  • Os limões preservados não são para os que gostam de coisas rápidas e imediatas. Mas são fáceis de preparar e depois de 3 semanas (no mínimo), você terá um coringa na cozinha. Pedacinhos de limão preservado vão enriquecer vários tipos de prato e como diz uma leitora do blog, temos a enorme vantagem de poder falar casualmente no meio de uma conversa com amigos que fazemos uma deliciosa salada de massa simplíssima (é a palavra chave aqui!) , com limões preservados…

    ingredientes

  • 1 copo de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 7 a 10 limões sicilianos, dependendo do tamanho do pote
  • Pau de canela, folha de louro, pimenta em grãos, coentro em grãos, alecrim, etc. (opcional)
  • 1 pote de vidro com tampa (ou dois potes pequenos)
  • modo de preparo

  • 1.       Numa vasilha misture o sal e o açúcar. Lave bem o pote e seque-o.
  • 2.       Lave bem os limões e seque-os. Para a forma mais clássica, parta os limões em X na sua altura, sem cortar até o fim - as quatro partes ficam presas pela ponta. Mas na realidade não muda nada se você cortar os limões até o final e salga-los dessa forma (ver foto). A única diferença é que provavelmente desse jeito você vai poder por mais limões no pote.
  • 3.       Se os limões estiverem cortados em quatro na sua altura mas seguros pela ponta, ponha no meio do limão partido uma boa colherada (colher de sopa) da mistura de sal e açúcar. Ponha o limão recheado de sal no fundo do pote e aperte ligeiramente para liberar os sucos. Vá fazendo isso com todos os limões, apertando sempre. Procure apertar sem quebrar a casca do limão. Se você partiu os limões inteiramente, é só colocar os pedaços na vasilha com sal, misturar bem e depois ir arrumando no pote.
  • 4.       Se você for usar os temperos, vá encaixando-os nas paredes do pote à medida que for pondo os limões salgados.
  • 5.       Quando chegar ao topo do pote, verifique que os limões estão bem apertados e o pote está cheio de suco de limão.  Se os limões não estiverem cobertos do seu próprio suco, acrescente mais suco de limão de outras frutas. Eu descobri que invariavelmente tenho que espremer mais limões no pote. Atenção para o suco cobrir bem os limões na parte de cima. Tampe e leve a geladeira por pelo menos 3 semanas.
  • 6.       Após as três semanas, ou quando for usar depois disso, retire um limão, passe na agua para tirar o excesso de sal, retire e descarte a polpa. Corte a casca em pedaços pequenos e use conforme sua receita. Os limões preservados no sal guardam por pelo menos 6 meses na geladeira.
Outra Boa Idéia: Massa com Molho Cremoso de Limão Siciliano

 

6 comentários

  1. Helena Bricio disse

    16 jun 2013, 3:52 pm

    Querida Flavia,
    Amei esta receita, fiz um pote hoje com limão galego, e eu o acho delicioso. Trouxe do pomar da Fazenda do Engenho, em Ibitipoca, onde passei a semana. Era o limão, que tinha em casa hoje. Amanhã vou fazer o com sal e limão siciliano. Depois te conto. Bjs e obrigado mais uma vez.

  2. argas disse

    16 jun 2013, 7:44 pm

    Simples e devem mesmo ficar maravilhosos!

  3. CLAUDIA SIMONI disse

    17 jun 2013, 9:18 am

    Que delícia de receita e de post, belas palavras,não sei ainda o que amei mais.
    bjs
    Cláudia
    Ibitipoca deve ser um sonho (j’y)

  4. Elizabeth Donato disse

    17 jun 2013, 3:06 pm

    Muito boa a idéia e as dicas,vou experimentar fazer.Bjs.

  5. Carol disse

    22 jun 2013, 2:47 pm

    Ai, socorro! Que receita maravilhosa! Adoro casca de frutas cítricas para dar um “brilho” na minha salada de todos os dias! Vou fazer assim que achar limões bonitos!

  6. Leola F. Zamora disse

    03 ago 2013, 5:24 am

    Preserved lemons, tradução.. não sei! Pesquisei, pesquisei e acabei por não chegar a uma conclusão. Dei com coisas como limões em conserva, pickles de limões, limões preservados, limões em sal por isso se alguém souber :) Vi algum tempo esta receita num programa sobre Marrocos, fiquei logo com vontade de a fazer. Estes limões podem ser utilizados por inteiro picadinhos ou só o sumo, são utilizados em receitas Marroquinas mas acho que ninguém nos multa se usarmos na nossa.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem