simplesmente delícia

7 de junho de 2013

  • A questão da felicidade tem preocupado poetas, filósofos e companhias de produtos farmacêuticos há milhares de anos. Obviamente, é uma questão complexa e subjetiva. Mas aqui entre nós, algumas coisas objetivas ajudam. Um lindo pôr do sol e beijo na boca são algumas dessas coisas. Chocolate e caramelo são outras.  E algumas coisas deixam agente satisfeito o suficiente para chegarmos perto desse elusivo estado de felicidade. Aí entra o alfajor, pelo menos para mim.
  • Mas eu sei que alfajores são como coentro: ou se ama, ou se odeia. Bem talvez no caso dos alfajores ninguém realmente os odeie mas certamente eles não vão mover montanhas por eles.
  • Eu adoro.
  • Eu já havia brincado com algumas receitas de alfajores, há alguns anos atrás, e por algum motivo acabei não publicando aqui. Recentemente, por algum outro motivo que também não sei explicar, resolvi voltar à busca de uma boa receita de alfajores. Veja bem, esses não são os alfajores industriais - que eu também gosto. São a versão caseira de um doce clássico da América da Sul (existem na Espanha também mas são bem diferentes). Então não me venham reclamar que esse alfajor é diferente do Havana ou qualquer outra versão de loja. É diferente sim. Mas é igualmente delicioso, muito mais saudável, e altamente viciante.

  • Essa receita dão 69 biscoitos de 5 cm, ou 34 alfajores

    ingredientes

  • 200 gramas de farinha de trigo
  • 300 gramas de Maizena
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 200 gramas de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
  • 150 gramas de açúcar
  • 3 gemas de ovo
  • 1 colher de sopa de Conhaque (opcional)
  • Raspas de 1 limão
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (ou aroma)
  • Doce de leite
  • Coco ralado (eu usei o coco não acrescido de açúcar mas o outro serve também)
  • modo de preparo

  • 1.       Numa vasilha peneire a farinha, a Maizena e o fermento em pó. Reserve.  Na vasilha da batedeira, ponha a manteiga e o açúcar. Bata (com a pá da batedeira) em velocidade media/alta até formar um creme bem fofo. Adicione então as gemas, uma por uma, e bata por mais uns 3 ou 4 minutos. Junte o Conhaque, as raspas de limão e a baunilha e bata até homogeneizar.
  • 2.       Diminua a velocidade da batedeira e acrescente os secos (farinha, Maisena, fermento). Bata somente até os secos sumirem na massa. Se necessário, pare a batedeira e acabe de incorpora-los com uma espátula. Forme um disco, envolva com filme plástico e leve a geladeira por pelo menos uma hora.
  • 3.       Pré-aqueça o forno a 180 graus e forre dois tabuleiros com papel manteiga (eu usei um Silpat). Retire o disco de massa da geladeira. Polvilhe uma superfície com um pouco de farinha. divida a massa em 2 ou 3 pedaços para facilitar seu manuseio. Com um rolo, abra um pedaço de cada vez até uma espessura de 0,5 cm. Use então um cortador redondo de 5 cm para cortar os biscoitos.  Quando houver cortado toda a massa, junte os restos de massa, abra de novo e corte o restante dos biscoitos. À medida que for cortando os biscoitos, arrume no tabuleiro preparado, espaçando-os de 1 ou 2 cm pois eles crescem um pouco no forno.
  • 4.       Leve o tabuleiro ao forno pré-aquecido por 10 a 12 minutos. O biscoito fica assado porem ele não doura por cima, só na parte debaixo, em contato com o papel manteiga. Retire do forno e deixe esfriar totalmente.
  • 5.       Usando uma pequena colher ou uma faca de ponta redonda, ponha um pouco de doce de leite em um biscoito, e cubra-o com outro biscoito, fazendo um sanduiche. Passe doce de leite nas laterais do alfajor e passe essa parte no coco ralado. Faça isso com todos os biscoitos. Guarde em vasilha fechada.
Outra Boa Idéia: Moon Pies, Biscoitos Recheados de Marshmallow

 

15 comentários

  1. Danielle disse

    07 jun 2013, 2:16 pm

    Flávia, vc fez o doce de leite tb? Está com uma textura maravilhosa!

  2. Isadora disse

    07 jun 2013, 2:33 pm

    Ai! Quanto amor (L)

  3. flaviapantoja disse

    07 jun 2013, 2:45 pm

    Danielle, eu comprei o doce de leite! Alias, nesse caso eu misturei duas qualidades: o Viçosa e o Itambé, pois o Viçosa (meu preferido) é liquido demais para usar de recheio.  Um bj, Flavia

  4. Tamy disse

    07 jun 2013, 3:45 pm

    Uau, vc leu meus pensamentos… to com um potão de doce de leite em casa dando sopa e não tinha ideia do que fazer com ele… =)

  5. Clarissa disse

    07 jun 2013, 4:28 pm

    Olá Flávia! Gostaria de saber se os biscoitos ficam crocantes ou mais macios! Obrigada!

  6. flaviapantoja disse

    07 jun 2013, 10:56 pm

    Clarissa, é um biscoito mais macio pr conta da quantidade de maizena. Um bj, Flavia

  7. Verena Buschinelli disse

    08 jun 2013, 12:11 am

    Flavia,
    não conhecia essa versão caseira…adorei! Com certeza vou experimentar…Ficaram tão lindos! Imagina dar de presente uma lata de alfajores feitos em casa? Obrigada pela receita.
    Beijocas!

  8. Andréa disse

    09 jun 2013, 5:21 pm

    Olha, amo todas as suas receitas, mas as doces são incríveis!!!! Tenho que testar essa!!!

  9. Katherine disse

    13 jun 2013, 7:27 am

    Olá!
    Estou louca para testar essa receita.
    Mas tenho uma dúvida. Nos ingredientes você colocou 200g de margarina. Eu posso substituir por manteiga sem sal?

  10. flaviapantoja disse

    13 jun 2013, 8:43 am

    Katherine, eu acho que voce deve ter misturado os ingredientes pois eu coloquei ‘manteiga’ na lista. Eu não uso margarina, e nao recomendo a substituição: voce vai comprometer o paladar e possivelmente o resultado final do produto pois margarina NÃO é substituição para manteiga. Um beijo, FLavia

  11. Damaris Miquelin disse

    15 jul 2013, 11:43 am

    Existem receitas que assim que vejo fico desejando fazê-la e esta de alfajor foi uma delas porque alem de amar alfajor é um doce que lembra muito minha infância, me recordo da minha mãe fazendo a massa, cortando os discos e eu sempre ficava com a tarefa de passar o coco em volta. Assim que li seu post, me vi totalmente nostálgica querendo logo fazer.
    Fiz neste fim de semana e simplesmente foi a melhor receita que ja provei!! Massa impecável, uma textura ímpar além de muito saborosa e delicada ao mesmo tempo!
    Meu esposo não conhecia o que eu considero o verdadeiro alfajor, ja havia provado aqueles industrializados cheio de essências, massa borrachuda e chocolate duvidoso e ele amou essa descoberta.

    Obrigada pela receita, vou guardar À 7 chaves.

    Um abraço,

    Damaris

  12. flaviapantoja disse

    15 jul 2013, 12:18 pm

    Damaris, que bom que voce aprovou! Adorei saber das tuas lembranças! Um bj e boa semana, Flavia

  13. Raquel campos disse

    20 nov 2013, 2:34 pm

    nossa adivinha o que acabei de tirar da geladeira? minha manteiga! rsrsrsr já tô com água na boca! Vou rechear com o doce que eu faço, com aquele método da vovó, cozinhei a minha lata de leite condensado pois é o doce que mais amo! Mais tarde volto pra dizer como foi minha experiência! bjo

  14. mivia disse

    29 out 2015, 2:46 pm

    ola….achei o massa essa receita .queria saber se posso banha-los em chocolate ?

  15. flaviapantoja disse

    30 out 2015, 12:20 pm

    Mivia, pode sim, claro. Um bj, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem